Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doncorleone

Violento sismo no Japão causou inúmeras vítimas e um tsunami

Publicações recomendadas

As ondas gigantes provocadas pelo tsunani progridem à medida que o tempo passa. De acordo com os investigadores, as ondas deverão atingir a gosta Oeste do continente sul-americano cerca de 21 horas após o início do tsunani.

A Cruz Vermelha internacional alertou para o facto de muitas das ilhas situadas no Pacífico serem mais baixas do que a altura das ondas, pelo que deverão ser completamente cobertas pelas águas.

O aviso de tsunami foi lançado para o Havai e estende-se desde o México até aos países da América do Sul banhados pelo Pacífico.

Entre os países onde o alerta de tsunami mantém-se activo estão: Rússia, Taiwan, Filipinas, Indonésia, Papua Nova Guiné, ilhas Fiji, México, Guatenala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras, Chile, Equador, Colômbia e Perú.

A Austrália e a Nova Zelância, que inicialmente constavam da lista dos países sob aviso, foram retirados mais tarde, por se ter confirmado não haver risco de tsunami.

A guarda costeira do Taiwan mandou evacuar a escassa população residente junto ao mar. Mais tarde, o centro de meteorologia levantou o alerta de tsnunami já que eram esperadas ondas de apenas 10 centímetros, bem menores do que as de meio metro inicialmente previstas.

Compartilhar este post

Link para o post

Sabe-se se vai atingir (ou atingiu) alguma das grandes cidades costeiras como Tokyo, Yokohama, Osaka, Kobe ou Nagoya? É que pelo avançar das águas até por Kyoto temo :medinho:

Editado por SAS_Operative

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que vi hoje na TV antes de vir trabalhar, parece que os estragos\vitimas só não foram mais elevados devido ao excelente sistema anti-sísmico que os prédios no Japão possuem.

já estão habituados

Compartilhar este post

Link para o post

faotv7.jpg

:medinho:

Essa fenda foi originada pelo sismo???

Tanto país que pode ser afectado pelo tsunami. :o

Compartilhar este post

Link para o post

Ouvi na Al-Jazeera que um comboio de alta velocidade está desaparecido e foi declarada emergência nuclear.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que deve dar jeito.

Quanto à situação em si, o Japão é um país absolutamente habituado a situações destas (não aos tsunamis - embora a palavra seja japonesa), portanto não me parece que as mortes sejam muitas, como em 2004. De qualquer forma, catástrofes destas deixam sempre marcas, e dão imagens absolutamente incríveis.

Ouvi na Al-Jazeera que um comboio de alta velocidade está desaparecido e foi declarada emergência nuclear.

Isso é que é pior. Bem me parecia que as notícias que chegavam eram demasiado pacíficas. Agora, problemas nucleares são terríveis. :|

Compartilhar este post

Link para o post

Esses japoneses são doidos da marreca. Até os tsunamis deles são coisas inimagináveis :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Há um incendio numa estação nuclear com um incendio, mas nada de grande perigo. Desapareceu um comboio em Sendai com muitos passageiros e um barco com 100 pessoas foi arrastado e esmagado pelo Tsunami. Muitas vitimas estão previstas. 90 para já segundo as autoridades.

Compartilhar este post

Link para o post

Impressionante e devastador!!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é que é pior. Bem me parecia que as notícias que chegavam eram demasiado pacíficas. Agora, problemas nucleares são terríveis. :|

O Governo japonês declarou hoje estado de emergência depois de o sistema de arrefecimento ter falhado na central nuclear nº 1 de Fukushima, como consequência do sismo. As autoridades garantem que não existem fugas de radioactividade e que não existe perigo imediato, dado que a actividade da central foi suspensa. Noutro local, em Onagawa (Miyagi), deflagrou um incêndio no complexo nuclear mas longe do reactor nuclear, garante a empresa responsável, Tohoku Electric Power. Já foi activado no local um procedimento de arrefecimento emergência, mas a situação poderá ainda não estar debelada. O facto que está a originar a preocupação das autoridades e, segundo o jornal Phuket Word, o país estará numa situação de emergência nuclear.

In Publico.

Neste momento acredito que as mortes podem perfeitamente chegar aos milhares. É impressionante como um pais tão imensamente preparado mesmo assim sofre tantos danos. Agora, imagine-se se as grandes cidades não tivessem resistido ao maremoto como resistiram. Os danos humanos e estruturais seriam muitos mais que o dobro.

Compartilhar este post

Link para o post

Esses japoneses são doidos da marreca. Até os tsunamis deles são coisas inimagináveis :medinho:

Este nem foi muito grave. Como se pode ver na Infografia que deixei atrás, no tsunami de 2004 o tamanho máximo das ondas foi de 50 metros. Estas, segundo percebi, não passaram dos 10.

Compartilhar este post

Link para o post

Este nem foi muito grave. Como se pode ver na Infografia que deixei atrás, no tsunami de 2004 o tamanho máximo das ondas foi de 50 metros. Estas, segundo percebi, não passaram dos 10.

Já viste a força que ele está a entrar pelo país dentro? É devastador e assustador.

Compartilhar este post

Link para o post

Já viste a força que ele está a entrar pelo país dentro? É devastador e assustador.

Lá está, lembras-te das imagens de 2004? Foi muito pior, acho que este não chegará nem perto, em termos de vítimas. Espero estar certo.

Sinceramente o que me impressiona é a proximidade do epicentro à costa. Incrível como os edifícios aguentam tamanha força.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Ó Gel, não compares 2004 com o que se passa agora. As condições são completamente diferentes.

Só o facto das ilhas afectadas em 2004 terem uma superfície quase plana, aumenta exponencialmente as probabilidades de estragos, mortes, etc..

Editado por R3d

Compartilhar este post

Link para o post

acho q encontraram mais de 300 corpos numa praia :\

Tb ouvi na AlJazeera

Alguém sabe qual foi a falha que mexeu?

Foram três que mexeram. A euro-asiatica, a norte americana e a filipina. Pelo menos foi o que disseram na AlJazeera.

Compartilhar este post

Link para o post

Que medo...fgo.....só espero que recuperem rápido como só eles sabem...e que esteja tudo bem com a familia da noiva de um primo meu....

Compartilhar este post

Link para o post

na rtp no programa do jorge gabriel acho q tavam a dizer q foi a mesma falha q passa aqui mesmo a beira

Compartilhar este post

Link para o post

Falha não te sei dizer, mas o Japão encontra-se no Anel de Fogo do Pacifico (zona de intensa actividade sísmica) e a zona nordeste é a zona mais afectada por sismos. Mas terá o sismo terá sido desencadeado por uma numa zona de subducção.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...