Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
ze_miguel

Mais de 65 mil pessoas têm carta caducada e estão em risco de condução ilegal

Publicações recomendadas

publico.jpg

Mais de 65 mil pessoas têm carta caducada e estão em risco de condução ilegal

Milhares de pessoas estão a conduzir sem carta de condução em todo o país' date=' sem o saberem. Isto porque, em Janeiro de 2008, entrou em vigor uma legislação que alterou as idades em que é obrigatória a renovação da carta, tendo perdido valor a data de validade que consta no próprio documento. Quem completou 50 e 60 anos a partir de 2008 tinha que renovar a carta antes desse aniversário, quando anteriormente só necessitava de fazê-lo aos 65 anos.

Muitos, desconhecendo a mudança, deixaram passar o período de dois anos para revalidar a carta sem necessidade de fazer um novo exame de condução, o que significa que, para efeitos legais, estão a cometer o crime de conduzir sem habilitação legal. Por isso, quando são apanhados, são detidos e notificados para se apresentarem em tribunal, incorrendo numa pena de prisão até dois anos ou multa até 240 dias se guiarem motociclo ou automóvel.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), que emite e revalida as cartas, precisa que há mais de 65.800 condutores de motociclos e de viaturas ligeiras "cujo prazo de validade do título de condução caducou há mais de dois anos e que não efectuaram pedido de renovação" (33.310 que não revalidaram a carta aos 50 anos e 32.537 aos 60). O IMTT refere não saber a razão pela qual estes condutores não solicitaram a renovação, indicando que outros 7.139 pediram para realizar o exame de condução especial que lhes permitiu revalidar a carta. Ou seja, cerca de 73 mil condutores tiveram a carta caducada e, muitos, podem continuar a conduzir.

Um responsável do IMTT, que pediu o anonimato, diz que pelo número de pessoas que surgem aos balcões da instituição com este problema há milhares de pessoas no país a conduzir com carta caducada, que só porque tem um acidente, são apanhados numa operação da polícia ou avisados por amigos descobrem que estão a guiar ilegalmente. Na PSP e na GNR, a convicção é a mesma. "Há milhares de pessoas que desconhecem por completo esta realidade e, por isso, continuam a conduzir", acredita o comissário Paulo Flor, porta-voz da PSP. "As pessoas estão habituadas a olhar para a validade da carta e não se apercebem que já não estão habilitadas a conduzir", explica.

Também o coronel Carlos Duarte, da GNR, diz não ter dúvidas que há milhares de pessoas a conduzir com a carta caducada. "Se forem apanhadas antes de passar o prazo dos dois anos são multadas com uma coima entre 120 e os 600 euros, que normalmente é aplicada pelo mínimo", adianta. "Após passarem os dois anos, as pessoas são detidas e presentes a tribunal por estarem a conduzir sem carta". Sobre o desfecho destes casos, Carlos Duarte diz que conhece pessoas que foram absolvidas. O presidente da Associação dos Industriais do Ensino de Condução, Vieira Dias, lamenta que muitos condutores esperem entre dois a três meses para fazer o exame de condução especial, porque a lei não autoriza que estes se realizem nos centros privados.

[/quote']

Editado por ze_miguel

Compartilhar este post

Link para o post

"O IMTT refere não saber a razão pela qual estes condutores não solicitaram a renovação"

Se calhar porque as pessoas não têm conhecimento disso, talvez, não sei...

Compartilhar este post

Link para o post

Dava para encher o estádio da Luz :mrgreen:

O IMTT deve saber quem são. E se realmente souber devia alertar as pessoas para a sua situação.

Editado por Ghitshu

Compartilhar este post

Link para o post

eu agora ando mais de meio dia na estrada, e vejo com cada marmejo a conduzir que até mete nojo...

Compartilhar este post

Link para o post

vou avisar o j

O J sabia, até pq é uma pessoa interessada e que lê e vê noticias. No entanto fica mto mal o IMTT dizer o que diz (em 2008 já havia IMTT ou ainda era DGV?) e ser tão simples como enviar uma carta a quem estava nessas condições.

Aliás sempre defendi que qualquer alteração às regras do código da estrada (e neste caso da validade da documentação) tal deveria ser obrigatório. Pois se têm acesso à morada das pessoas podiam ser inteligentes e usá-la

eu agora ando mais de meio dia na estrada, e vejo com cada marmejo a conduzir que até mete nojo...

E paras o carro e vais perguntar a idade das pessoas e se já renovaram a carta? é que não se percebe qual a relação entre o que disseste e o que está em causa no tópico

Compartilhar este post

Link para o post

O J sabia, até pq é uma pessoa interessada e que lê e vê noticias. No entanto fica mto mal o IMTT dizer o que diz (em 2008 já havia IMTT ou ainda era DGV?) e ser tão simples como enviar uma carta a quem estava nessas condições.

Aliás sempre defendi que qualquer alteração às regras do código da estrada (e neste caso da validade da documentação) tal deveria ser obrigatório. Pois se têm acesso à morada das pessoas podiam ser inteligentes e usá-la

Caça à multa!

Há que ajudar o país a sair da crise e todas as oportunidades são de aproveitar.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda hoje vinha a falar disso com um primo meu e ele comentou que o pai dele tem 54 anos e ainda nem renovou a carta dele. Supostamente renovava aos 50, mas já teve uma operação Stop ainda há uns meses e eles nem ligaram a isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Caça à multa!

Há que ajudar o país a sair da crise e todas as oportunidades são de aproveitar.

Já foste apanhado por não teres feito a renovação aos 65? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Já foste apanhado por não teres feito a renovação aos 65? :mrgreen:

Ele aprendeu essa lição nos anos 90 8-[

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda hoje vinha a falar disso com um primo meu e ele comentou que o pai dele tem 54 anos e ainda nem renovou a carta dele. Supostamente renovava aos 50, mas já teve uma operação Stop ainda há uns meses e eles nem ligaram a isso.

O teu pai do teu primo, pelo que está na noticia, só tem que renovar a carta aos 60, porque em 2008 teria 51/52 anos

Compartilhar este post

Link para o post

Se devolvessem a minha carta é que era :asneirento:

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

É certo que o IMTT podia enviar cartas, mas os condutores são obrigados a conhecer o Código da Estrada. Uma vez que este é actualizado de tempos em tempos, os condutores têm é de estar atentos às alterações que podem surgir.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Eu era capaz de jurar como foram emitidas cartas a avisar os condutores.

Eu sou capaz de jurar que não, senão não haveria 65000 condutores em incumprimento. É que as consequências disto não é uma simples multa. Isto é crime e dá lugar a detenção.

Compartilhar este post

Link para o post

O teu pai do teu primo, pelo que está na noticia, só tem que renovar a carta aos 60, porque em 2008 teria 51/52 anos

O meu pai teve de renovar em Novembro porque já tinha 50 nessa altura e até já estava expirada desde Março desse mesmo ano..

Editado por tiagos

Compartilhar este post

Link para o post

Eu era capaz de jurar como foram emitidas cartas a avisar os condutores.

Eu tenho a certeza que não foi enviado.

É certo que o IMTT podia enviar cartas, mas os condutores são obrigados a conhecer o Código da Estrada. Uma vez que este é actualizado de tempos em tempos, os condutores têm é de estar atentos às alterações que podem surgir.

Essa letra, sim não passa disso, é muito bonita, mas quando apanhares uma multa por uma coisa parecida não vais achar muita piada. Principalmente quando isto tudo se podia evitar com cartas, emails, SMS's, publicidade televisiva, etc. Hoje em dia é tão fácil, e barato, dar a conhecer esse tipo de informações realmente úteis.

Mas enfim, neste caso aliou-se o útil ao agradável, sendo o agradável as multas aos tais mais de 65 mil pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa letra, sim não passa disso, é muito bonita, mas quando apanhares uma multa por uma coisa parecida não vais achar muita piada. Principalmente quando isto tudo se podia evitar com cartas, emails, SMS's, publicidade televisiva, etc. Hoje em dia é tão fácil, e barato, dar a conhecer esse tipo de informações realmente úteis.

Mas enfim, neste caso aliou-se o útil ao agradável, sendo o agradável as multas aos tais mais de 65 mil pessoas.

Que eu saiba (e posso estar errado) os condutores são obrigados a conhecer o Código da Estrada, bem como todas e quaisquer alterações que lhe possam ser feitas. Daí que...

Compartilhar este post

Link para o post

Que eu saiba (e posso estar errado) os condutores são obrigados a conhecer o Código da Estrada, bem como todas e quaisquer alterações que lhe possam ser feitas. Daí que...

Ok, não deixas de ter razão. Mas quero crer que essa "frieza" advém do facto de nunca teres levado um "castigo" porque a informação não chegou a ti.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, não deixas de ter razão. Mas quero crer que essa "frieza" advém do facto de nunca teres levado um "castigo" porque a informação não chegou a ti.

o gelson também não sabia que aquele sentido proibido estava lá

trololo

Compartilhar este post

Link para o post

Como o Lopes fez questão de dizer, já levei uma multa por burrice minha, mas isso não altera nada. E não é pelo facto de tu ou alguém próximo de ti ter levado uma multa dessa forma que tens de deixar de ver as coisas como elas são.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pessoa é obrigada a conhecer o codigo da estrada mas também os organismos responsaveis sao obrigados a divulgar as alteraçoes de modo a que cheguem a toda a gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca podes declarar que não conheces uma lei

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...