bobzz Publicado 22 Junho 2022 Citação de Pablo Honey, há 14 horas: Quanto a mim, vi ontem o meu primeiro filme há mais de um mês. eu já não me lembro da ultima vez que parei para escolher e ver um filme específico (provavelmente quando fui ver o Dune ao cinema), e ultimamente quase que sinto fisicamente falta disso. Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 22 Junho 2022 Citação de bobzz, há 9 minutos: eu já não me lembro da ultima vez que parei para escolher e ver um filme específico (provavelmente quando fui ver o Dune ao cinema), e ultimamente quase que sinto fisicamente falta disso. Então, estas à espera do quê? 😁 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 22 Junho 2022 Citação de Hammerfall, há 2 horas: grandessíssimo boi o terceiro é um shitfest autêntico lol o melhor é o segundo Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 22 Junho 2022 Citação de Puto Perdiz, há 9 minutos: o melhor é o segundo Gosto muito dos dois primeiros. Mas concordo que o segundo é melhor Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 22 Junho 2022 Vale a pena criar expectativas sobre o Bullet Train (próximo filme do Brad Pitt)? Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 23 Junho 2022 “Kontora” Sólido. História bastante simples, com foco no desenvolvimento da protagonista (‘coming-of-age story’). Leva o seu tempo, mas de uma maneira positiva, pois é um filme visualmente belo. Só denotei uns pequenos problemas, um erro de continuidade, deambulatório a certa altura na edição, e a câmara aos saltos numa cena em particular. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 24 Junho 2022 Doutor Estranho no Multiverso da Loucura Spoiler Está engraçado, a Wanda é amor (acho que aquele final é enganador...), visualmente está fantástico, mas tem cenas estupidas para caraças. O Reed Richards e o resto dos Illuminati então...que cepos. Mas pronto isto não é para ter grande lógica é mais para entreter. 1 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 24 Junho 2022 Citação de bmfpcdm, Em 21/06/2022 at 22:26: "The Lightship" Não antecipava deste filme tamanha tensão sexual entre o Duvall e o Brandauer. Boa surpresa e bom póster. Ora, feliz coincidência: ______________________________ Citação de Eden Hazard, há 10 horas: Peeping Tom Filmaço. Yup, vi aquando da primeira vez que dediquei o mês de outubro, exclusivamente, a filmes de terror. Este ano, inclusive, li um livro que integra uma pequena análise ao filme: Spoiler “(...) Michael Powell's Peeping Tom (1960) is concerned at every level with the manifestations of male spectatorial desire in its most extremely sadistic forms through the character of Mark Lewis, the filmmaker-within-the-film who is compelled to murder women and film them simultaneously. At the beginning of the film, we see Lewis as he executes a film/murder—first, as it ostensibly happens, then as the filmmaker watches the film in his home. The scene in his home alternates between shots where the film-within-the-film coincides with the screen of the film we are watching, and shots of the film-within-the-film as watched by Mark Lewis. As extreme close-ups of the woman's face—with her gaping mouth particularly foregrounded—appear on the screen, Lewis stands up in front of the screen and then collapses in his chair, suggesting the simultaneity of sexual release and identification with the woman as screen. In the course of the film, a potential relationship develops with the young woman who lives with her blind mother on the floor below Mark. At one point, the mother comes to Mark's apartment and asks that he "show" her his films. Mark projects the film of his latest murder, and he and the mother stand before the screen. She reaches out her hand to touch the image of the woman's face, and Mark throws himself at the screen in despair. The irony of the blind woman who possesses keen insight into Mark's condition is fairly obvious here. More interesting in the context of the present discussion is the crisis provoked when a female figure looms large on both sides of the screen. Indeed, the split between the dominant paternal voice—Mark's scientist/filmmaker father who made of his son an object of study, and whose invading eye is imprinted in his son's desire to film and to annihilate simultaneously—and the unattainable maternal image is conveyed at the film's conclusion. Mark commits suicide by thrusting himself upon the knife that he used to kill his victims, while he looks at the mirror in which he forced his victims to witness their own terror, thus, as Linda Williams puts it, "uniting voyeur and exhibitionist in a one-man movie of which he is both director and star." After the suicide, we hear the voice of Mark's father booming from one of the ubiquitous tape recorders in Mark's apartment, and Mark as a child saying "Good night, Daddy. Hold me." The camera moves from the tape recorder, to the projector with the film spinning on its take-up reel, to, finally, the screen, half in light, half in darkness. If Peeping Tom may be said to delineate the centrality of male voyeurism in the cinema, the screen functions in the film to suggest the different levels on which Mark desires not voyeuristic separation from the woman but rather regressive fusion with the female image—an image, that is, to "hold me." Peeping Tom in many ways demonstrates Metz and Baudry's theories of regressive desire and the cinema, and the desire thus delineated in Powell's film foregrounds in its turn the extent to which those theories are, precisely, very particular fantasies of how the cinema functions. Yet for all its closeness to the regressive desire postulated by Metz and Baudry, Peeping Tom suggests that the man's presumably heterosexual desire is inevitably complicit with a desire for the father, in which the boundaries between identification and erotic attachment are not clearly delineated. (...)” “The Woman at the Keyhole: Feminism and Women’s Cinema”, Judith Mayne 1 Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 24 Junho 2022 btw, quem é o Rodrigo do letterboxd? Compartilhar este post Link para o post
Keef Publicado 24 Junho 2022 Citação de Eden Hazard, há 1 hora: btw, quem é o Rodrigo do letterboxd? eu Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 24 Junho 2022 pensava que era o @bmfpcdm 😁 Compartilhar este post Link para o post
Lifehouse Publicado 24 Junho 2022 O Elvis está incrível! Caramba! 😃 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 25 Junho 2022 “La menace” Bom filme. Há uma cena que tem ecos leves de “Nights of Cabiria”, mas quando fui rever a cena que me fez lembrar, apercebi-me de que o contraste da qualidade da realização é enorme. Em “La menace” a ausência de dinamismo é gritante. Ainda assim, não deixa de ser um filme competente com uma história que, apesar dos meus receios, acabou por não me desiludir com a sua conclusão. Spoiler A certa altura tive o receio de que a personagem da Elsa Martinelli fosse responsabilizada pelos crimes. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 25 Junho 2022 https://www.rtp.pt/programa/tv/p42505 Documentário sobre Sérgio Leone. Compartilhar este post Link para o post
Apocalypse Now Publicado 26 Junho 2022 Citação de Lifehouse, Em 24/06/2022 at 18:50: O Elvis está incrível! Caramba! 😃 Vale a pena ver no imax? Compartilhar este post Link para o post
Lifehouse Publicado 26 Junho 2022 Acho que sim, a sonoridade, a imagem, o ritmo da história, no final só me apetecia bater palmas. Que coisa linda. Compartilhar este post Link para o post
Keef Publicado 26 Junho 2022 (editado) Top Gun Maverick acabou de ultrapassar a marca de 1 bilião de dólares. Reconhecimento merecido ao Tom Cruise, que dá sempre tudo na produção de um filme. Editado 26 Junho 2022 por Keef Compartilhar este post Link para o post
Pablo Honey Publicado 26 Junho 2022 Vi agora o All or Nothing, do Mike Leigh. Virei fã do realizador após ver o Naked, um dos meus filmes favoritos. Este apanhei na Netflix e é também muito bom. Há Cinema que não aparenta ser real. Histórias normalmente para poderem ser contadas partem por um evento que fuja à norma. Desde cenas da Marvel, até filmes surrealistas, olho para trabalhos desses como arte tentando ser algo maior do que o real, ganhando características que não são verosímeis. Depois há obras assim, que considero arte enquanto um espelho. Reflexão do quotidiano e do mundano. A câmara é crua enquanto se aproxima sem pudor das personagens, e vemo-las vulneráveis, a fazer caretas feias enquanto choram, os pais a discutir e as crianças a serem testemunhas disso tudo. A escolha dos atores e a respectiva performance carrega o filme, enquanto vemos as personagens frustradas no trabalho, a contar os trocos da carteira e os olhos embaraçados pousados no chão ao terem de pedir dinheiro emprestado. É um bocado de nós todos reproduzido em ecrã. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 26 Junho 2022 Na RTP Play estão três filmes do bunuel e o Pickpocket. Compartilhar este post Link para o post
Keef Publicado 26 Junho 2022 https://statsboxd.ml/ Para quem quiser ver as suas estatísticas no Letterboxd mas não é Pro. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 27 Junho 2022 (editado) “Marriage Story” Gostei no seu geral, mas há aspetos com os quais tenho problemas. O maior que encontrei foi a forma como o filme a certa altura trata a Nicole frivolamente, fica mesmo a ideia que toma o lado do Charlie; até no momento em que o Charlie vai longe demais nas ações e palavras, o texto como que o perdoa no mesmo fôlego. Este é o 4.º filme do Baumbach que vejo. Não me lembro bem do “The Squid and the Whale”, nem do “Greenberg”, pois já lá vão muitos anos. Contudo, eu sinto que em todos os filmes dele (“Frances Ha” é o outro) eu fico com um sentimento contraditório, sendo difícil de o qualificar. Ele parece ter uma abordagem naturalista, mas ao mesmo tempo a encenação, escrita, e até interpretações contêm uma qualidade artificial por design. A questão é que eu não tenho a certeza se eu gosto dos filmes dele por isso mesmo, ou apesar disso. A verdade é que essa artificialidade provoca um certo sentimento de segurança e conforto, pois há uma separação da realidade, como que se os personagens e o universo em que habitam estivessem contidos num globo de neve; porém, ao mesmo tempo, essa distância previne a tensão e ansiedade que alguns dos temas que ele aborda nos podiam provocar. Edit: Pensando melhor, globo de neve não é a melhor analogia, pois o grau de separação é demasiado grande, talvez sirva melhor para descrever um filme do Wes Anderson. Diorama é capaz de se enquadrar melhor com o Noah Baumbach. Editado 27 Junho 2022 por bmfpcdm 1 Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 3 Julho 2022 trailer de Men - parece ser um filme fixe Men - nevermind. Estou um bocadinho farto de sair dececionado com os filmes da A24 quando o tema, supostamente, é horror lol. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 4 Julho 2022 “Prospero’s Books” A excentricidade do Greenaway, a música do Nyman e a veteranice do Gielgud aliam-se para fazer deste filme uma experiência única e muito especial; porém, é importante estar familiarizado com o texto (Shakespeare's "The Tempest"). A sequência dos créditos iniciais é maravilhosa e perfeitamente evocativa da magia encerrada na peça. Compartilhar este post Link para o post