Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
André Sousa

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

Foi exactamente isso que pensei no final do jogo mas o Jesus teima em jogar com dois médios em vez de recuar um pouco o Aimar. Contudo, André, isso não iria tirar capacidade física ao Aimar, fazendo com que ele não chegue ao final dos 90'? Eu sei que ele já fez recuperações de quase 20/30 metros mas não sei se aguentaria o jogo todo assim...

Para ti, o Aimar, jogando mais recuado na linha do Witsel e à frente do Javi, iria beneficiá-lo?

Eu queria que o Aimar jogasse na linha do Witsel, ou ligeiramente mais à frente, mas em organização defensiva e ofensiva. Não apenas em organização defensiva.

Claramente. Joga de frente para o jogo, numa zona mais recuada do terreno que entende muito bem (quantas vezes, no modelo habitual do JJ, não vinha ele buscar jogo à zona do Javi), dá mais um apoio que é bastante importante para o Witsel e para o Javi, que ganham soluções para endossar a bola, o que nos dá muito mais segurança em posse. A defender as diferenças são óbvias.

SOUSA, O TEU AVATAR. <3

Maior Deus de sempre.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é: porque é que o JJ o continua a colocar naquela posição? Parece-me que ele quer manter a pressão alta, colocando 2 homens em cima dos centrais. O problema é que os 4 de trás, por vezes não dão conta do recado. É uma das coisas que detesto no JJ, a necessidade de constante pressão no adversário, por vezes exageradamente alta. Só desgasta os nossos jogadores e abre espaços cá atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas aquilo não é pressão alta nenhuma. Nem o Cardozo nem o Aimar têm características para serem os primeiros homens a cair na defesa do adversário. Prova disso é que saem a jogar muito facilmente e aquela linha parece inexistente.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas aquilo não é pressão alta nenhuma. Nem o Cardozo nem o Aimar têm características para serem os primeiros homens a cair na defesa do adversário. Prova disso é que saem a jogar muito facilmente e aquela linha parece inexistente.

Eu quis dizer que o JJ os queria lá de forma à defesa adversária sentir 2 adversários a morderem-lhe os calcanhares. Ou tentarem. O que eu estou a tentar perceber é o porquê das opções dele, esta sendo uma delas.

Editado por OneDream_89

Compartilhar este post

Link para o post

Isso faria sentido se o Benfica ligasse o sector do meio campo ao do ataque. Mas naquela situação, é uma espécie de 4x2, até 5x2, se considerarmos o trinco adversário. Sair dali é demasiado fácil e o golo que sofremos contra a Académica, tem como principal causa, a inferioridade numérica que temos no meio campo devido a isso.

Compartilhar este post

Link para o post

«O Nolito é um grande jogador. Esteve alguns anos no Barcelona B e sempre gostámos muito dele, como futebolista e como homem. É explosivo e sabe criar jogadas do nada para fazer golo»

@ Director da formação do Barça.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste caso poderias ter dado instruções ao Aimar para fechar mais ao meio e pressionar o Fernando sempre que este tivesse a posse de bola e tentar não deixar chegar-lhe a bola.

O problema é que a pressão do Benfica não é eficaz devido à superioridade que o adversário consegue naquela zona do terreno. Os centrais têm mais do que uma opção de passe e torna-se fácil sair dali com a bola minimamente controlada.

Eu queria que o Aimar jogasse na linha do Witsel, ou ligeiramente mais à frente, mas em organização defensiva e ofensiva. Não apenas em organização defensiva.

Claramente. Joga de frente para o jogo, numa zona mais recuada do terreno que entende muito bem (quantas vezes, no modelo habitual do JJ, não vinha ele buscar jogo à zona do Javi), dá mais um apoio que é bastante importante para o Witsel e para o Javi, que ganham soluções para endossar a bola, o que nos dá muito mais segurança em posse. A defender as diferenças são óbvias.

O Jesus não fez isso esta época com ele, recuando-o um pouco para a linha do Witsel? Tenho essa ideia, ainda que muito ténue, num jogo desta época.

Ainda ontem o Javi e o Witsel (mas mais o Javi) tiveram dificuldades para circular a bola, uma vez que os médios do Porto estavam sempre em cima deles e eles eram obrigados a jogar rápido e às vezes mal, como aconteceu por mais de uma vez com o Javi, onde perdeu a bola porque não tinha linhas de passe.

Compartilhar este post

Link para o post

O Jesus não fez isso esta época com ele, recuando-o um pouco para a linha do Witsel? Tenho essa ideia, ainda que muito ténue, num jogo desta época.

Ainda ontem o Javi e o Witsel (mas mais o Javi) tiveram dificuldades para circular a bola, uma vez que os médios do Porto estavam sempre em cima deles e eles eram obrigados a jogar rápido e às vezes mal, como aconteceu por mais de uma vez com o Javi, onde perdeu a bola porque não tinha linhas de passe.

A única vez que colocou três homens no meio campo, foi quando meteu o Matic em campo, com o Witsel e o Javi. Fora isso, era o Aimar a jogar (demasiado) perto do Cardozo, onde recuava algumas vezes por instinto.

E ontem foi o exemplo mais gritante disto porque o adversário tinha mais qualidade que os que já enfrentámos. Fazia faltaum 3º médio para oferecer outro tipo de soluções ao jogo colectivo. Pode parecer que não, mas mais um homem, naquele tipo de situações, faz imensa diferença. O Javi e o Witsel, num bom par de vezes, tinham de aguentar e lateralizar o jogo. Com um homem a mais, obrigava o meio campo do Porto a ter outro tipo de precauções e dificultava a pressão que eles exerciam. E permitia jogar mais apoiado e explorar algumas dificuldades do Porto em transição defensiva. Retirava-se a bola de zonas de pressão com muito mais facilidade e, por exemplo, tinha-se muito mais possibilidade de se chegar ao corredor contrário em menos tempo, aproveitando alguma desorganização defensiva do Porto. Agora assim...

Compartilhar este post

Link para o post

Pareceu-me tê-lo visto mais recuado mas deve ter sido impressão apenas. O Aimar joga quase na posição do Saviola quando este fazia parelha com o Cardozo.

E só não correu pior devido aos jogadores do Porto terem dado o berro no segundo tempo porque, até aquele momento, o Witsel e o Javi estavam a ter algumas dificuldades para soltar a bola. Não consigo entender o porquê do JJ continuar a apostar num meio-campo assim...

Editado por Hugo®

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que a pressão do Benfica não é eficaz devido à superioridade que o adversário consegue naquela zona do terreno. Os centrais têm mais do que uma opção de passe e torna-se fácil sair dali com a bola minimamente controlada.

Se jogasses com o Aimar na posição 10 original a saida de bola do Porto era minimizada porque ficava Aimar para Fernando, Witsel para Moutinho e Javi para Guarin. A atacar, davas a possibilidade de o Aimar recuar mais no terreno e levar a bola consigo, se o Fernando subisse no terreno para o marcar, automáticamente criava um buraco entre a defesa e o meio campo do Porto, que podia ser explorado por um dos nossos extremos, mas existem n variantes.

Compartilhar este post

Link para o post

13, no outro dia quando o Benfica empatou com o Manchester falámos sobre empates que sabem a vitória e empates que sabem a derrota.

Para mim ontem aquele empate foi um dos que soube a vitória. És da mesma opinião?

A mim soube-me a empate, mesmo- ainda há essa hipótese. :grin:

Soube-me a vitória pelo resultado e a derrota pela exibição. Não posso deixar de classificar um empate no Dragão como positivo, especialmente quando não fizemos uma exibição que justificasse mais do que isso. Tivéssemos vencido e saber-me-ia ainda a empate, a vitória injusta, inglória. Ontem fomos resultadistas e não fizemos uma exibição à altura dos nossos pergaminhos, no entanto saímos satisfeitos. Porventura será maior a sensação de alívio por não acabarmos enrabados, do que a de satisfação. Eu penso assim. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria que o Aimar jogasse na linha do Witsel,

Maior Deus de sempre.

Eu preferia que fosse ao contrário, com o Witsel a subir mais para a linha do Aimar na fase de construção e este a fechar o meio com o belga. Tanto o Witsel, como o Aimar estão a jogar demasiado "puxados" para os respetivos lados- um muito recuado e o outro muito subido. O resultado é que acabam por se perder um do outro e até de si mesmos, quebrando as nossas transições.

MJ :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

O Aimar ganha muito em jogar na linha do Witsel. Ligeiramente mais à frente, mas percebe-se. E já se percebeu que ambos gostam de combinações directas, pelo que era a melhor maneira de ir progredindo no terreno com bola. Depois, consoante o adversário, ajustava-se isso.

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho é que o Jesus já se apercebeu daquele erro que estava a acontecer frequentemente e que resultava da falta de cobertura ao Javi, daí que o Witsel tenha estado menos à frente do que o costume.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, também me parece. E esta é a situação perfeita para a analogia do lençol que ora tapa a cabeça, ora os pés. Só que a solução não pode passar exclusivamente pelo trio do meio. Um dos extremos tem de descer e formar a linha de pressão intermédia- à imagem do Sálvio, na época passada- e o outro tem de saber procurar espaços interiores para combinar com o Aimar. E, em certa medida, tanto o Nolito, como o Gaitán têm feito isso- o espanhol melhor na pressão e o Gaitas melhor no apoio- mas sem as rotinas desejadas. Talvez seja essa a explicação do adiantamento do Aimar, para que o Cardozo não fique sem apoio quando os extremos se envolvem noutras movimentações.

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post

Isto às vezes mais vale cair em graça do que ser engraçado.

Vi agora as notas d'A Bola para cada um dos nossos jogadores, e dão apenas nota 5 ao Nolito, dando 7 e melhor do Benfica ao Gaitan. Vale o que vale, é certo, mas é cada calhau com olhos que até chateia.

E com essas pequenas coisas se vão influenciando a opinião de muita gente por esse país fora. Com papas, com jornais e com bolos se enganam os tolos.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi agora as notas d'A Bola para cada um dos nossos jogadores, e dão apenas nota 5 ao Nolito, dando 7 e melhor do Benfica ao Gaitan. Vale o que vale, é certo, mas é cada calhau com olhos que até chateia.

E com essas pequenas coisas se vão influenciando a opinião de muita gente por esse país fora. Com papas, com jornais e com bolos se enganam os tolos.

Por acaso também me está a irritar um bocado. O Gaitán marcou um golo e já anda uma campanha tal atrás dele, que se não soubesse, diria que é candidato a melhor jogador do mundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso também me está a irritar um bocado. O Gaitán marcou um golo e já anda uma campanha tal atrás dele, que se não soubesse, diria que é candidato a melhor jogador do mundo.

O Gaitan vai ter de render alguns milhões no final da época.

Compartilhar este post

Link para o post

Maior Deus de sempre.

Já cansa esse amor ao Nani...

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Sem a menor dúvida. É o melhor jogador do Benfica para muito boa gente, seja ela benfiquista ou não. Tão certo como Enzo Perez não valer nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Ó Ibra, isso também se passou por aqui...

O Gaitán não jogou nada, zero. Mas marcou um golo que soube a vitória e afinal já fez uma boa exibição. Que se há de fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

Mika e Luís Martins nos eleitos de Jesus

O Benfica divulgou os 21 jogadores convocados para o jogo com o Otelul Galati, na Roménia, terça-feira, da segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

Guarda-Redes: Artur, Eduardo e Mika;

Defesas: Emerson, Luisão, Maxi Pereira, Garay, Miguel Vítor, Jardel e Luís Martins;

Médios: Ruben Amorim, Javi García, Bruno César, Nolito, Aimar, Nicolás Gaitán, Matic e Witsel

Avançados: Cardozo, Rodrigo Moreno e Saviola.

Compartilhar este post

Link para o post

O Gaitán não jogou nada, zero. Mas marcou um golo que soube a vitória e afinal já fez uma boa exibição. Que se há de fazer.

O Gaitan está mais que marcado por aqui, foi o maior desiquilibrador da equipa, marcou um golo, esteve em tudo o que foi jogadas de perigo, ganhou lances individuais, sacou amarelos, rematou... e nao jogou nada... o que faria se jogasse.

Porra, pá nem sei que diga... se "lá fora" se criou uma onda pro.Gaitan, aqui no Forum, é o perfeito oposto...

Entao e já deram o Oscar de melhor interpretaçao dramática ao Fucile? Porra, que palhaçito...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...