Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
André Sousa

[Benfica] Futebol de formação

Publicações recomendadas

Para um tipo que sai dos juniores pedir 20 mil por mês deve de se achar o maior

Compartilhar este post

Link para o post

Vi agora esse resumo. Parecemos tão fraquinhos. Os redes então...

Temos ali bons jogadores na teoria e que mostraram isso mesmo nos juvenis. O problema poderá residir em quem os está a trabalhar, que não potencia ao máximo a qualidade dos jogadores, tal como aconteceu no ano passado, apesar de este ano termos maior qualidade.

O Varela fez uma época bastante boa nos juvenis no ano passado. Depois temos o Bruno Gaspar, o Cardoso, o Cancelo, o Bernardo e o Duque que são bons defesas e dão garantias. No meio campo, para mim qualidade é o que não falta, desde que se saiba aproveitá-la. Desde o Teixeira (que para mim é amor :heart:), ao Cafú, Diego, Hélder Costa, Dino e mesmo o André Gomes, que desconhecia, mas tem tido bons apontamentos, são todos jogadores cheios de potencial e com qualidade.

Onde não temos grandes alternativas, mas até temos bons jogadores, é no ataque. Mas mesmo aí temos o Alseny e o Ivan que são óptimos jogadores e oferecem à equipa mobilidade e verticalidade, na medida em que são jogadores de apoio e de desequilíbrio.

Incluí o Dino, o Hélder e o Diego nos médios, mas a verdade é que eles são mais ofensivos que defensivos e eles próprios também fazem a posição de avançado, se for preciso, excepto talvez o Hélder.

Editado por Johnny05

Compartilhar este post

Link para o post

Não é isso, expliquei-me mal. O Nível de competição parece muito fraquinho. O Benfica em Espanha ou França lutaria pelo título nos escalões de formação?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Em Espanha, provavelmente, seria difícil, mas tínhamos equipa para estar nos primeiros lugares. Contra o Real, no fim da época passada, perdemos 1-0, a jogar com alguns jogadores mais novos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é isso, expliquei-me mal. O Nível de competição parece muito fraquinho. O Benfica em Espanha ou França lutaria pelo título nos escalões de formação?

Mas isso é algo que é bastante criticado à muito tempo. O desnível que existe entre o Sporting, Benfica, Porto, Vitória SC, em termos de formação é por demais evidente. Nos últimos tempos, o Nacional, Marítimo, Braga e também o Leiria (que tem vindo a apostar bem) têm encurtado distâncias, mas mesmo assim o campeonato em si, é muito pouco competitivo.

No entanto, é difícil especular se teríamos sucesso noutro campeonato que não o português, porque seria um panorama totalmente diferente. Eu acredito que os jogadores acabam por se acomodar um pouco à falta de competitividade o que também os prejudica, tanto a nível de desenvolvimento como de desempenho nos jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas se o nível competitivo for fraco, a formação acaba por ser infrutífera. Desde o Manuel Fernandes que ninguém da formação se assumiu como titular no Benfica. Tão cedo não estou a ver isso a acontecer mesmo que eu ache que o Yartey, Rosa, Simão e Nélson Oliveira tenham valor.

Compartilhar este post

Link para o post

A formação acaba por ser infrutífera porque os responsáveis são incompetentes. O Estrela tinha lugar para competir pelos juniores, de forma a não prejudicar a sua evolução. Isso é feito? Não. Anda ali a impor o físico nos juvenis para ganhar tudo o que é duelos individuais, óbvio que evolui pouco. O Romário tinha qualidade (devido ao físico também) para actuar pelos juvenis, quando na época passada era iniciado. Mas não, andava a jogar nos iniciados. Era bola no Romário e ele que resolvesse. Felizmente já está na equipa A, quando é juvenil B. E o que não falta são jogadores assim. Uma equipa B faz falta, muita falta.

Exemplo: Cafu ia para uma equipa B, assim como o Bruno Gaspar, e o Estrela subia aos juniores, assumindo o lugar como trinco e o David Carvalho como lateral direito titular. Simples.

Uma época numa competição profissional, por parte de dois jogadores jovens, permitia que a transição para sénior fosse muito melhor preparada e que daqui a uma/duas épocas tivéssemos jogadores aptos para jogar pela equipa principal. Com isto abriam-se vagas no próprio escalão de juniores, que fariam potenciar outros jogadores.

Mas isso dá muito trabalho. A formação, actualmente, quer-se para dar goleadas todas as semanas.

Compartilhar este post

Link para o post

O que chateia é que se tu consegues ver isso, o director da academia também deveria conseguir ver, reunir com todos e conversar. Os pais também devem conseguir ver isso. Os treinadores também...

Compartilhar este post

Link para o post

Se isso acontecesse e se os outros clubes grandes mantivessem o modelo actual, o mais provável era irmos à fase final. Chegávamos lá e perdíamos. Títulos? Zero.

Lá ia o responsável por estas medidas para o olho da rua. E uma coisa garanto. Tinham uma evolução muito maior do que se tivessem competido no seu escalão etário, mas não davam (tantos) títulos.

Compartilhar este post

Link para o post

Se isso acontecesse e se os outros clubes grandes mantivessem o modelo actual, o mais provável era irmos à fase final. Chegávamos lá e perdíamos. Títulos? Zero.

Lá ia o responsável por estas medidas para o olho da rua. E uma coisa garanto. Tinham uma evolução muito maior do que se tivessem competido no seu escalão etário, mas não davam (tantos) títulos.

Eu por acaso acho que nem seria tanto assim. Pelo menos a mim tanto me dá. Mas é capaz de ser isso, assim vão ganhando.

Compartilhar este post

Link para o post

O que é que não seria assim? A evolução ou a não conquista de títulos?

Eu não gosto. Aborrece-me um bocado ir ver um jogo ao Seixal e ver o Benfica a espetar 10 numa equipa qualquer. E chateia-me que parte da época seja andar de goleada em goleada.

Compartilhar este post

Link para o post

O que é que não seria assim? A evolução ou a não conquista de títulos?

Eu não gosto. Aborrece-me um bocado ir ver um jogo ao Seixal e ver o Benfica a espetar 10 numa equipa qualquer. E chateia-me que parte da época seja andar de goleada em goleada.

Acho que da parte dos adeptos essa exigência e essa cobrança para com equipas de formação não iria existir de maneira a que tivesse que ser alguém demitido. Mas é só o que acho, não faço ideia se isso é importante para as outras pessoas.

Com o que tu dizes concordo eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, pensava que estavas a falar da conquista de títulos ou da evolução não ser tão grande por não ganharmos a maior parte dos jogos por diferenças superiores a 5 golos. É importante para os responsáveis da formação, que precisam de apresentar resultados para parecerem competentes. O Rui Vitória (sim, o que está no Paços), por exemplo, não conseguiu a ida à fase final e foi posto no olho da rua.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, pensava que estavas a falar da conquista de títulos ou da evolução não ser tão grande por não ganharmos a maior parte dos jogos por diferenças superiores a 5 golos. É importante para os responsáveis da formação, que precisam de apresentar resultados para parecerem competentes. O Rui Vitória (sim, o que está no Paços), por exemplo, não conseguiu a ida à fase final e foi posto no olho da rua.

Então mas aí é estupidez de quem comanda o clube, tão simples quanto isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais do que 20k. Por outro lado, é melhor.

Não sei se é melhor, acho isso bastante discutível.

Supostamente o Airton fazia parte do grupo boêmio brasileiro do Benfica, custou uma carrada de dinheiro enquanto que o Danilo é português oriundo da nossa formação. Depois não sei qual dos dois terá mais potencial...

Se nos queixamos que não apostamos na formação aqui está um caso flagrante onde, na minha opinião, o deveríamos ter feito e não o fizemos. Tudo o que vem de fora, nomeadamente do Brasil, é que é bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é melhor, acho isso bastante discutível.

Supostamente o Airton fazia parte do grupo boêmio brasileiro do Benfica, custou uma carrada de dinheiro enquanto que o Danilo é português oriundo da nossa formação. Depois não sei qual dos dois terá mais potencial...

Se nos queixamos que não apostamos na formação aqui está um caso flagrante onde, na minha opinião, o deveríamos ter feito e não o fizemos. Tudo o que vem de fora, nomeadamente do Brasil, é que é bom.

Eu acho que não é nada discutível, técnica e tacticamente o Airton é bem superior ao Danilo, e mesmo fisicamente não lhe deve muito. Sim, é boémio, mas isso já é outro aspecto. De qualquer forma, acabaram de emprestar um que também é melhor que o Danilo, por uma boa margem.

Compartilhar este post

Link para o post

Falam ai tanto do Varela mas esquecem-se do José Costa. Nenhum deles é titular, estão constantemente a trocar a titularidade e ate já têm os dois contrato com o Benfica, estando também os dois inscritos na champions.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que há um titular. O Varela, depois da época que fez no ano passado, de ter sido convocado para ir à Turquia e de ter sido convocado aos sub-18 sendo ainda sub-17, só tem de ser considerado o titular. O José Costa começou a titular em Setúbal, no jogo seguinte o Varela foi titular e agora foi o José Costa, quiçá pela má performance do Varela no jogo contra o Louletano. Mas o dono da baliza, no princípio da época, era, de forma quase indiscutível, o Varela.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que há um titular. O Varela, depois da época que fez no ano passado, de ter sido convocado para ir à Turquia e de ter sido convocado aos sub-18 sendo ainda sub-17, só tem de ser considerado o titular. O José Costa começou a titular em Setúbal, no jogo seguinte o Varela foi titular e agora foi o José Costa, quiçá pela má performance do Varela no jogo contra o Louletano. Mas o dono da baliza, no princípio da época, era, de forma quase indiscutível, o Varela.

O José Costa e o Bruno Varela andaram a época passada toda em constantes trocas, este ano tem sido a mesma coisa e penso que assim vai continuar. Não há uma diferença assim tão grande entre eles os dois para algum deles ser considerado titular ou suplente, estamos bem servidos e ainda são os dois de 1º ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é óbvio que há um titular? O José Costa, na 2ª fase do ano passado, só jogou quando a coisa já estava mais ou menos feita. Na 3ª fase o Varela foi sempre titular. Durante o campeonato também deve ter sido utilizado mais vezes que o José Costa (não tenho estatísticas para o comprovar), mas só o facto de ter sido ele o titular na fase final demonstra bem quem é o titular. E é curioso, porque no ano em que foram campeões de iniciados, o José Costa era o titular e dono da baliza.

Compartilhar este post

Link para o post

É bem João Santos! :handclap:

Não o mandem embora. Só está a destruir uma das melhores gerações do clube.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...