Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Citação de Tio Hans, há 1 hora:

O problema é apresentarem isto como uma grande obra quando não o é. Não fizeram nenhuma alteração ao traçado da linha que permita aumentar a velocidade e reduzir o tempo de viagem.

eles na apresentação falaram em redução de 30 min na viagem inteira para comboios de passageiros. Há certas correções de traçado que permitem melhor estabilidade de velocidades, mas suponho que nesses 30 min também estejam a incluir "ganhos falsos", tempo que na verdade se foi perdendo com a degradação da via nos últimos anos.

em relação ao fecho completo, acredito que não havia melhor maneira de fazer as obras num prazo razoável se não fosse assim...estamos a falar de renovação integral da via, construção de novos trechos, abatimento de um túnel, etc. A linha vai continuar em obras durante os fins de semana depois de reaberta. É o que é possível com o orçamento imo

download.png

Editado por Rain Dog

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 2 minutos:

eles na apresentação falaram em redução de 30 min na viagem inteira para comboios de passageiros. Há certas correções de traçado que permitem melhor estabilidade de velocidades, mas suponho que nesses 30 min também estejam a incluir "ganhos falsos", tempo que na verdade se foi perdendo com a degradação da via nos últimos anos.

em relação ao fecho completo, acredito que não havia melhor maneira de fazer as obras num prazo razoável se não fosse assim...estamos a falar de renovação integral da via, construção de novos trechos, abatimento de um túnel, etc. A linha vai continuar em obras durante os fins de semana depois de reaberta. É o que é possível com o orçamento imo

download.png

Sim, só se forem esses ganhos falsos, como tu referes. Para além, disso, esta linha, segundo o PNS vai ser uma das que vai beneficiar do tgv, com um serviço híbrido, permitindo ganhos significativos nos troços Porto-Pampilhosa e Lisboa-Pampilhosa.

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto, e muito importante, segundo uma notícia do Porto Canal de ontem à noite, o plano apresentado esta semana para o TGV já foi alterado. Vá lá, que para melhor. A primeira fase do TGV deixa de ser Porto-Soure e passa a ser aeroporto do Porto-Soure.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse plano da ferrovia já tem o novo aeroporto incluído, independentemente de qual local seja escolhido?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, Agora:

Esse plano da ferrovia já tem o novo aeroporto incluído, independentemente de qual local seja escolhido?

Não. Mas sinceramente, e pensando melhor em relação ao que disse há dias, tem tempo. Há 3 localizações em estudo, Alcochete, Montijo e Santarém, sendo que para as duas últimas há a hipótese de ficarem a funcionar em conjunto com a Portela. Se houver aeroporto na margem sul do Tejo, terá que ser feita a TTT, não afectando minimamente este plano. Santarém como aeroporto único de Lisboa é uma hipótese tão imbecil que nem sei porque está em cima da mesa. Se a Portela ficar a funcionar, principalmente Portela+Santarém, aí sim, terá que se reformular o projeto. No entanto, o troço final da linha, entre Lisboa e Carregado só será feito depois de 2030. Há tempo para pensar no assunto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 59 minutos:

Não. Mas sinceramente, e pensando melhor em relação ao que disse há dias, tem tempo. Há 3 localizações em estudo, Alcochete, Montijo e Santarém, sendo que para as duas últimas há a hipótese de ficarem a funcionar em conjunto com a Portela. Se houver aeroporto na margem sul do Tejo, terá que ser feita a TTT, não afectando minimamente este plano. Santarém como aeroporto único de Lisboa é uma hipótese tão imbecil que nem sei porque está em cima da mesa. Se a Portela ficar a funcionar, principalmente Portela+Santarém, aí sim, terá que se reformular o projeto. No entanto, o troço final da linha, entre Lisboa e Carregado só será feito depois de 2030. Há tempo para pensar no assunto.

Faz sentido. Já agora, porque achas Santarem má ideia? Demasiado a norte de Lisboa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 18 minutos:

Faz sentido. Já agora, porque achas Santarem má ideia? Demasiado a norte de Lisboa?

Não é ser a norte ou ser a sul. De uma perspetiva meramente comercial e concorrencial entre aeroportos do país até faz mais sentido ser a norte porque capta mais facilmente passageiros do contro do país. É mesmo ser demasiado longe de Lisboa. Dir-me-ás que há inúmeros aeroportos tão ou mais longe das cidades por essa Europa fora e eu sou forçado a concordar, mas esses aeroportos são, normalmente, em áreas metropolitanas maiores que Lisboa e nenhum deles é o aeroporto principal da cidade (Milão-Bérgamo, Paris-Beauvais ou Vatry, Barcelona-Girona, Londres-Stansted, Luton, Southend, Bruxelas-Charleroi, Munique-Memmingen, Frankfurt-Hahn, Estocolmo-Skavsta, Oslo Torp e Rygge, etc.)

Acho que fica claro que como aeroporto principal de Lisboa, Santarém não faz qualquer sentido. Como complementar, até posso entender, mas pá, a área metropolitana de Lisboa não é a Londres ou Paris. Continuo a achar demasiado longe para um aeroporto complementar, porque não vejo que haja procura local que o sustente e que combinada com a malta que quer ir para Lisboa o rentabilize.

De qualquer forma, e só para meter um bocadinho de nojo, 1000 vezes Santarém a Beja.

Editado por Tio Hans
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

Não é ser a norte ou ser a sul. De uma perspetiva meramente comercial e concorrencial entre aeroportos do país até faz mais sentido ser a norte porque capta mais facilmente passageiros do contro do país. É mesmo ser demasiado longe de Lisboa. Dir-me-ás que há inúmeros aeroportos tão ou mais longe das cidades por essa Europa fora e eu sou forçado a concordar, mas esses aeroportos são, normalmente, em áreas metropolitanas maiores que Lisboa e nenhum deles é o aeroporto principal da cidade (Milão-Bérgamo, Paris-Beauvais ou Vatry, Barcelona-Girona, Londres-Stansted, Luton, Southend, Bruxelas-Charleroi, Munique-Memmingen, Frankfurt-Hahn, Estocolmo-Skavsta, Oslo Torp e Rygge, etc.)

Acho que fica claro que como aeroporto principal de Lisboa, Santarém não faz qualquer sentido. Como complementar, até posso entender, mas pá, a área metropolitana de Lisboa não é a Londres ou Paris. Continuo a achar demasiado longe para um aeroporto complementar, porque não vejo que haja procura local que o sustente e que combinada com a malta que quer ir para Lisboa o rentabilize.

De qualquer forma, e só para meter um bocadinho de nojo, 1000 vezes Santarém a Beja.

Pois, será que em termos de infrastruturas ficaria mais barato uma ligação santarem-lisboa (comboio) do que margem sul-lisboa (tunel de metro)?

A Ota fazia mais sentido, até.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 7 minutos:

Pois, será que em termos de infrastruturas ficaria mais barato uma ligação santarem-lisboa (comboio) do que margem sul-lisboa (tunel de metro)?

A Ota fazia mais sentido, até.

A Ota não fazia sentido nenhum porque não tinha possibilidade de expansão. Para além disso ia ficar caríssimo e ficava numa zona com ventos complicados para fazer aterragens. 

Não sendo eu engenheiro, para Santarém ser minimamente funcional terias que ligar o aeroporto à nova linha do TGV para quem viesse de Norte e duplicar a actual linha do norte entre Lisboa e Santarém (o que está previsto é fazê-lo apenas no troço Lisboa-Carregado). O acesso pela rede viária seria um pandemónio dado que seria feito pela A1.

Já o Montijo é um pouco diferente. Há mais soluções:

1. rodoviária que tem a ponte Vasco da Gama ali ao lado que sempre está mais folgada do que a A1.
  2. ferroviária, bastando construir 15/20 kms de linha férra, nem que seja em túnel até à estação do Pinhal Novo
  3. fluvial, já que o aeroporto fica perto do rio e pode usar-se um serviço de ferries até, p.e ao Parque da Nações. Não é uma distância muito maior que a dos barcos entre Lisboa e o Seixal, p.e.

Adicionalmente, mais tarde ou mais cedo, se a aposta na ferrovia avançar a TTT terá que ser uma realidade e ainda facilita mais.

Quanto a custos, não tenho noção, mas não tenho dúvidas que o Montijo teria maior facilidade de chegada a Lisboa.

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem um prof do IST defendia na RTP que a solução que faria mais sentido era algures em Alverca, em terrenos que já são do estado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 32 minutos:

Ontem um prof do IST defendia na RTP que a solução que faria mais sentido era algures em Alverca, em terrenos que já são do estado.

Também há um que defende que a TTT não é necessária para nada. Eu fico a pensar que um futuro tgv para sul vai atravessar o Tejo a nado. E o Rui Moreira também acha que a nova linha do metro vai atravessar o Douro a voar.

Editado por Tio Hans

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 6 horas:

Não, o Algarve não se lixa. O Algarve, e todo o Sul do país estão dependentes estão dependentes de uma obra basilar nas ligações norte-sul, a terceira travessia do Tejo. Sem isso, os comboios têm que andar às voltinhas na margem sul do Tejo, numa zona onde a linha está sobrecarregada e não há muito espaço. De qualquer forma, os alfas vão ficar mais folgados e será inaceitável que não haja, pelo menos, mais frequências na linha do Sul. Adicionalmente, eu acho que não vale a pena andar a investir na actual linha do sul. Aquilo é uma linha que não serve ninguém e passa no meio do nada. Faria muito mais sentido, na minha opinião, prolongar a linha de Lisboa-Beja até Faro. De qualquer forma, a linha do Algarve está a ser eletrificada, nos troços onde ainda não está, Tunes-Lagos e Faro-VRSA. Com os novos comboios a chegar daqui a uns anos, fica do lado da Renfe fazer a ligação Huelva-Ayamonte para que rapidamente se chegue do Algarve a Huelva, Sevilha, Madrid, etc.

A linha é uma m*rda, ires de Faro a Lisboa de Alfa em vez de IC tens, no máximo, um ganho de cerca de meia hora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

A linha é uma m*rda, ires de Faro a Lisboa de Alfa em vez de IC tens, no máximo, um ganho de cerca de meia hora.

Na minha juventude decidi ir ter com a malta a Portimão. Sai de Aveiro às 8h e cheguei quase às 15h. Já nem sei. Tive de mudar no oriente e depois ficámos parados para aí meia hora no meio do nada.

Só depois é que vi que havia um pendular directo 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 19 horas:

Na minha juventude decidi ir ter com a malta a Portimão. Sai de Aveiro às 8h e cheguei quase às 15h. Já nem sei. Tive de mudar no oriente e depois ficámos parados para aí meia hora no meio do nada.

Só depois é que vi que havia um pendular directo 😅

Tunes ou Vidigueira

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 horas:

Tunes ou Vidigueira

Acho que foi Tunes. Nem rede tinha no telemóvel. Foi mais secante a espera do que a viagem toda.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 3 minutos:

Acho que foi Tunes. Nem rede tinha no telemóvel. Foi mais secante a espera do que a viagem toda.

Tunes é onde se faz a divisão entre a linha do sotavento e barlavento algarvio. Um pouco semelhante do se faz em sete rios (?) quando se muda para a linha de sintra ou cascais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 6 horas:

Tunes é onde se faz a divisão entre a linha do sotavento e barlavento algarvio. Um pouco semelhante do se faz em sete rios (?) quando se muda para a linha de sintra ou cascais.

Não percebo nada disso 😅 Só sei que fui de IC e tivemos de esperar pelo AP pois tem prioridade 🙄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 2 horas:

Não percebo nada disso 😅 Só sei que fui de IC e tivemos de esperar pelo AP pois tem prioridade 🙄

Consequência de linhas obsoletas, mas cuidadas, congestionadas, etc. Culpa dos governos do Cavaco, que optou por andar a meter remendos em cima de remendos nas linhas ao invés de apostar em linhas novas.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

as pessoas esquecem-se que quem do Algarve para Lisboa, antes de 2000, tinha que descer no Barreiro e apanhar um barco para Lisboa. Dá para ver a porcaria que era, ou se tornou, a nossa rede ferroviária.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 18 minutos:

as pessoas esquecem-se que quem do Algarve para Lisboa, antes de 2000, tinha que descer no Barreiro e apanhar um barco para Lisboa. Dá para ver a porcaria que era, ou se tornou, a nossa rede ferroviária.

Era uma porcaria e todos os governos em democracia cagaram de alto na ferrovia. Duas excepções: o actual governo PS e os governos do Cavaco. Infelizmente os governos do Cavaco investiram na ferrovia mas investiram mal.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que a travessia da ponte e os alfa pendular foram ideia do governo do Guterres, para os algarvios foi uma enorme melhoria. Pena é que a linha seja uma porcaria e o alfa não consiga atingir velocidades decentes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 4 minutos:

acho que a travessia da ponte e os alfa pendular foram ideia do governo do Guterres, para os algarvios foi uma enorme melhoria. Pena é que a linha seja uma porcaria e o alfa não consiga atingir velocidades decentes.

O comboio na ponte foi ideia do indivíduo que supostamente caiu da cadeira. A obra inicial incluiu um túnel para comboios, salvo erro a sul do Tejo que ficou vazio durante décadas. De qualquer forma, foi o governo do Cavaco que deu início à coisa, tanto é que, na inauguração esteve lá o Ferreira do Amaral.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

O comboio na ponte foi ideia do indivíduo que supostamente caiu da cadeira. A obra inicial incluiu um túnel para comboios, salvo erro a sul do Tejo que ficou vazio durante décadas. De qualquer forma, foi o governo do Cavaco que deu início à coisa, tanto é que, na inauguração esteve lá o Ferreira do Amaral.

não sabia disso, tinha ideia que tinha sido começado com o guterres. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, Em 30/09/2022 at 14:40:

O Alfa é uma m*rda no geral. 

Há uns meses fiz Porto - Lisboa - Porto e fui de autocarro porque demorava apenas mais 15 minutos por viagem, por 1/5 do preço.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...