pedropb13 Publicado 13 Abril 2023 (editado) Mas o aeroporto de Beja está aberto, a funcionar. Só não tem movimentos porque ninguém quer voar para lá. Edit: ups, sorry Tio 😅 Editado 13 Abril 2023 por pedropb13 Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 13 Abril 2023 Acho estas comparações com Paris e assim um pouco tontas, para ser sincero. Áreas metropolitanas completamente diferentes e certamente não é por terem um aeroporto ali ou acolá que tornou aquelas zonas populosas e desenvolvidas. E, a partir do momento em que o objetivo é construir um aeroporto para servir principalmente Lisboa, não faz sentido ir tão longe. Nem estou muito por dentro da maneira como preços, slots e essas coisas funcionam, mas é rentável ter um aeroporto assim tão longe sequer, num país como Portugal? Acredito que só companhias low-cost, a preços mesmo muito baixos, é que voariam para lá. Isso daria rentabilidade ao aeroporto ou tiraria pressão suficiente sobre a Portela? Não percebo quase nada de aeroportos, mas diria que não. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 13 Abril 2023 Citação de Jpa, há 7 minutos: Acho estas comparações com Paris e assim um pouco tontas, para ser sincero. Áreas metropolitanas completamente diferentes e certamente não é por terem um aeroporto ali ou acolá que tornou aquelas zonas populosas e desenvolvidas. E, a partir do momento em que o objetivo é construir um aeroporto para servir principalmente Lisboa, não faz sentido ir tão longe. Nem estou muito por dentro da maneira como preços, slots e essas coisas funcionam, mas é rentável ter um aeroporto assim tão longe sequer, num país como Portugal? Acredito que só companhias low-cost, a preços mesmo muito baixos, é que voariam para lá. Isso daria rentabilidade ao aeroporto ou tiraria pressão suficiente sobre a Portela? Não percebo quase nada de aeroportos, mas diria que não. Quanto ao primeiro parágrafo, tens toda a razão. Quanto ao segundo, os slots têm direitos históricos. Ou seja, não podes obrigar nenhuma companhia a abandonar a Portela. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 13 Abril 2023 Governo aprova BRT em Braga e propõe 100 milhões para os TUB construirem duas novas linhas (ominho.pt) 🚌🚌🚌 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 13 Abril 2023 Citação de Tio Hans, há 3 horas: . Caso contrário, no limite, use-se o Sá Carneiro com o +1. Com o TGV vai ficar a pouco mais de uma hora de Lisboa... Nem tu acreditas nisso😛 Citação de Ghelthon, há 52 minutos: Governo aprova BRT em Braga e propõe 100 milhões para os TUB construirem duas novas linhas (ominho.pt) 🚌🚌🚌 Que linhas vão construir? Não é comprar autocarros e mete-los na estrada? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 13 Abril 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 13 minutos: Nem tu acreditas nisso😛 Que linhas vão construir? Não é comprar autocarros e mete-los na estrada? Estava a ser irónico... Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Abril 2023 No Porto, parece que, finalmente o Rui Moreira permitiu que lhe construíssem uma avenida no jardim e a avenida Nun'Álvares, vai finalmente avançar. Espero que sirva para, finalmente, tirar trânsito automóvel à Foz, quiçá até proibi-lo entre o Castelo do Queijo e o Castelo de S. João da Foz. Reabre hoje o tabuleiro inferior da Ponte D. Luiz. Ninguém concebe como será, ainda, possível haver trânsito automóvel na ponte, que devia ser exclusivamente pedonal mas a verdade é que sem uma alternativa à cota baixa, não há muito a fazer. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 14 Abril 2023 (editado) Usar a D. Luiz como ligação de cota baixa também é só para quem tem negócios no Cais de Gaia ou não está bem da cabeça. Entre ter de se enfiar no caos da baixa do Porto e no lado de Gaia ter de andar às voltas e subir por ruelas até General Torres para seguir em qualquer direcção, parece-me que é uma ligação que não serve para nada. A recuperação da D. Luiz devia ter tido em consideração o conselho da presidente da câmara de Matosinhos, que propôs restabelecer a linha de eléctrico desde Leixões (terminal de cruzeiros), pela marginal, até à Ribeira. E, digo eu, fazia sentido acrescentar uma ligação para o cais de Gaia e eventualmente até à Afurada. Acho que seria espetacular ter uma espécie de tram ligeiro a fazer todo o percurso das marginais, claro que seria maioritariamente usado por turistas, mas seria algo prático para toda a gente. Editado 14 Abril 2023 por antifa Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Abril 2023 Citação de antifa, há 21 minutos: Usar a D. Luiz como ligação de cota baixa também é só para quem tem negócios no Cais de Gaia ou não está bem da cabeça. Entre ter de se enfiar no caos da baixa do Porto e no lado de Gaia ter de andar às voltas e subir por ruelas até General Torres para seguir em qualquer direcção, parece-me que é uma ligação que não serve para nada. A recuperação da D. Luiz devia ter tido em consideração o conselho da presidente da câmara de Matosinhos, que propôs restabelecer a linha de eléctrico desde Leixões (terminal de cruzeiros), pela marginal, até à Ribeira. E, digo eu, fazia sentido acrescentar uma ligação para o cais de Gaia e eventualmente até à Afurada. Acho que seria espetacular ter uma espécie de tram ligeiro a fazer todo o percurso das marginais, claro que seria maioritariamente usado por turistas, mas seria algo prático para toda a gente. Claro que é para turista. No sábado levei a miúda a fazer passeio alegre-infante de elétrico e cobraram-me 5 euros por bilhete de adulto. O tabuleiro de baixo é usado essencialmente por quem quer ir ou está na Baixa. O desvio para ir apanhar uma das pontes à cota alta não compensa. Mais a mais, das 3 pontes à cota alta abertas ao tráfego rodoviário, duas obrigam a usar a VCI... Estou em crer que, se a coisa for bem feita, o que é sempre duvidoso, os elevadores que querem instalar na nova ponte do metro podem ser extremamente úteis para aliviar a pressão sobre a Ponte D. Luiz. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 14 Abril 2023 Citação de Tio Hans, há 4 minutos: Estou em crer que, se a coisa for bem feita, o que é sempre duvidoso, os elevadores que querem instalar na nova ponte do metro podem ser extremamente úteis para aliviar a pressão sobre a Ponte D. Luiz. Espero que sejam bem grandes porque vão estar sempre carregados de malta de bicicleta, já que não há nenhuma forma suave de passar da cota baixa para a alta do lado do Porto. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Abril 2023 Citação de antifa, há 4 minutos: Espero que sejam bem grandes porque vão estar sempre carregados de malta de bicicleta, já que não há nenhuma forma suave de passar da cota baixa para a alta do lado do Porto. Se a coisa for bem feita... Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Abril 2023 Citação de antifa, há 4 horas: Usar a D. Luiz como ligação de cota baixa também é só para quem tem negócios no Cais de Gaia ou não está bem da cabeça. Entre ter de se enfiar no caos da baixa do Porto e no lado de Gaia ter de andar às voltas e subir por ruelas até General Torres para seguir em qualquer direcção, parece-me que é uma ligação que não serve para nada. A recuperação da D. Luiz devia ter tido em consideração o conselho da presidente da câmara de Matosinhos, que propôs restabelecer a linha de eléctrico desde Leixões (terminal de cruzeiros), pela marginal, até à Ribeira. E, digo eu, fazia sentido acrescentar uma ligação para o cais de Gaia e eventualmente até à Afurada. Acho que seria espetacular ter uma espécie de tram ligeiro a fazer todo o percurso das marginais, claro que seria maioritariamente usado por turistas, mas seria algo prático para toda a gente. Olha afinal só podem passar transportes públicos. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 14 Abril 2023 Citação de Tio Hans, há 54 minutos: Olha afinal só podem passar transportes públicos. Acho bem. Mas da parte da CMP, uma câmara que se preocupa tanto com imagem e marketing, é ridículo isto ser comunicado literalmente no minuto em que é aberta a passagem. Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 14 Abril 2023 Citação de Tio Hans, Em 13/04/2023 at 12:01: Claro que posso. Beja não trabalha porque ninguém quer voar para lá, com excepção de uns charters aqui e ali. Não há nada que impeça companhias aéreas de voar para Beja. Nada, com excepção de que ninguém quer perder dinheiro. mas investiu-se nele? criou-se infraestruturas fora dele? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 Abril 2023 Citação de Adriano17, Em 14/04/2023 at 20:59: mas investiu-se nele? criou-se infraestruturas fora dele? Mas queres que se crie o quê? Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 17 Abril 2023 O único uso para Beja é por algum milagre conseguir que se torne economicamente atrativo criar ali um hub logístico para voos de carga de uma UBS/DHL da vida, tipo uma primeira ligação da América/África para transbordo à Europa, ou algo do género. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 Abril 2023 Citação de antifa, há 10 minutos: O único uso para Beja é por algum milagre conseguir que se torne economicamente atrativo criar ali um hub logístico para voos de carga de uma UBS/DHL da vida, tipo uma primeira ligação da América/África para transbordo à Europa, ou algo do género. Beja tem imenso potencial para negócios conexos à aviação. Escolas de pilotagem (é assim que se diz), parqueamento de aviões, fábricas de aviões ou de peças, manutenção de aeronaves, etc. A pista é gigante e pode e deve ser usada para isso. Para hub logístico, parece-me demasiado no meio do nada. Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 17 Abril 2023 Citação de Tio Hans, há 1 hora: Beja tem imenso potencial para negócios conexos à aviação. Escolas de pilotagem (é assim que se diz), parqueamento de aviões, fábricas de aviões ou de peças, manutenção de aeronaves, etc. A pista é gigante e pode e deve ser usada para isso. Para hub logístico, parece-me demasiado no meio do nada. foi o que fizeram na minha cidade temos aqui um aeroporto que tem uns 10 voos por semana no maximo 😄, mas ao mesmo tempo malta vem para aqui aprender a pilotar Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 Abril 2023 Citação de a.lopes, há 11 minutos: foi o que fizeram na minha cidade temos aqui um aeroporto que tem uns 10 voos por semana no maximo 😄, mas ao mesmo tempo malta vem para aqui aprender a pilotar Pá, é preciso ser-se inteligente e fazer as coisas em condições. Aqui há uns anos fui a Tours, em França, uma viagem que ficou marcada por uma daquelas coisas que me acontece vezes de mais e que inclui um cartão do cidadão deixado em casa, no bolso de um casaco, trocado 30 segundos antes de sair de casa. Uma cidade cuja área metropolitana tem mais do dobro de toda a população do distrito de Beja, mais rica e com os conhecidos castelos do Loire nas imediações. O aeroporto, mesmo assim tinha um voo por dia, excepto ao sábado onde havia dois, todos subsidiados pelas autoridades franceses. Mas o problema de Beja é falta de "investimento no aeroporto e nas infraestruturas à sua volta". Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 17 Abril 2023 (editado) Beja parece-me um bocado demasiado longe de Lx.. 2 horas de carro? Fdx Os exemplos de sucesso de aeroportos que "ficam longe" p.ex Stansted, Beauvais, Bergamo, Malpensa, Memmingen ficam todos mais perto da cidade que estão a servir, entre 50mins a 1h30. Acho que há um limite de deslocação pós-aeroporto o qual as pessoas estão dispostas a fazer. Também depende do que é que tem ali à volta do aeroporto e se há outros centros populacionais que pode servir para além da grande cidade P.ex em Portugal tirando o facto do aeroporto já existir, se estivéssemos a olhar para isto a partir duma folha em branco, Santarém parece-me uma localização muito mais natural para um "aeroporto longe", que Beja Editado 17 Abril 2023 por noikeee Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 17 Abril 2023 (editado) Santarém até podia ser um bom aeroporto para lowcosts, embora mesmo assim seja longe para a dimensão quer do país quer da zona metropolitana de Lisboa. A questão é que convém acautelar como será feita essa distribuição de voos entre aeroportos, uma vez que é algo que não está nas mãos nem do governo, nem das entidades que gerem os aeroportos, mas sim das próprias companhias. Ora, a partir do momento em que uma ryan air ou uma easy jet da vida se estabeleceram em Lisboa e têm o direito assegurado de voar para a Portela, não vão abrir mão desse privilégio e trocar para um aeroporto que trará bem mais inconvenientes aos seus potenciais clientes, que se virem que ainda têm de mamar hora e meia de transportes e pagar mais x para chegar ao centro de Lisboa e perder uma manhã e uma tarde dos 2 dias de férias, se calhar optam por outro destino. Editado 17 Abril 2023 por antifa 1 Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 17 Abril 2023 Citação de Tio Hans, há 7 horas: Mas queres que se crie o quê? Já existe ferrovias de Beja para Lisboa? Não faço ideia. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 Abril 2023 Citação de Adriano17, há 7 minutos: Já existe ferrovias de Beja para Lisboa? Não faço ideia. Sim. Não é famosa mas existe. Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 17 Abril 2023 Citação de Tio Hans, há 4 minutos: Sim. Não é famosa mas existe. Provavelmente poderia ajudar assim como publicidade para o exterior. Eu nem fazia ideia que Beja operacional Compartilhar este post Link para o post
Stromp Publicado 18 Abril 2023 Mas por que é que se fez o aeroporto de Beja, mesmo? Era suposto ser um aeroporto normal? Não me lembro sequer de se falar nisso na altura. Compartilhar este post Link para o post