antifa Publicado 4 Abril 2025 (editado) Citação de Hammerfall, há 10 minutos: Eu vou várias vezes por ano a Alijó, a mim dava jeito :mrgreen: Além de que em Macedo tens aquela praia fluvial, o que é um esticão do crl de carro, para mim que vou do Porto, por exemplo. A coisa iria-se dinamizar mais para quem não quer estar a conduzir 2 horas e meia e passar um dia espetacular e depois mamar com mais 2 horas e meia de carro. Tem que se dinamizar o interior. E são estes pequenos detalhes e pormenores que vão fazendo a diferença. Eu concordo com isso tudo, mas para a linha ser competitiva e usada nesses termos não pode ser de uso exclusivo de AV nem pode ter as estações a serem "nos quintos". Pessoalmente vou muitas vezes por ano a Bragança e por comodidade até admitiria ir num comboio mesmo que não fosse AV e demorasse tanto ou um pouco mais do que de carro, mas se for para além do comboio ainda ter de usar 3 transportes para chegar ao destino final (casa-estação inicial, estação final-centro, centro-destino final) já não me parece que compense assim tanto. Editado 4 Abril 2025 por antifa 1 Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 4 Abril 2025 O grande trunfo do comboio (e o que realmente o torna um concorrente viável aos aviões na Europa) é a conveniência de embarcar em St Pancras e desembarcar na Gare du Nord, evitando deslocações extra até Stansted ou Heathrow e a chegada a aeroportos como Orly ou Beauvais. Entrar no centro de Viena e sair no centro de Munique. Pode demorar um pouco mais, mas o conforto compensa. Dito isto, a estação central de Berlim é, provavelmente, a maior obra de engenharia e arquitetura que já vi. Fiquei completamente boquiaberto quando lá estive. Se há dinheiro para investir, mais vale fazê-lo com critério e gastar mais para criar algo bem pensado, em vez de resolver “à portuguesa” só para dizer que se fez. Se afastarmos os comboios dos centros urbanos e os colocarmos longe da "civilização", o desfecho é óbvio – e certas decisões fazem-me suspeitar que este seja mesmo o objetivo, seja por influência de lobbies, interesses diretos ou o que for. As pessoas vão simplesmente continuar a usar os autocarros expresso (ou os carros) e ignorar os comboios. O comboio até pode ser mais rápido no percurso principal, mas se tiver de fazer trocas de transporte no início ou no fim da viagem, qual é a vantagem? Se posso ir de A a B diretamente, por que motivo haveria de complicar? Já disse várias vezes que há decisões inexplicáveis que parecem ter como único propósito sabotar a ferrovia em Portugal. 6 Compartilhar este post Link para o post
saidex Publicado 4 Abril 2025 Citação de Hammerfall, há 36 minutos: Eu vou várias vezes por ano a Alijó, a mim dava jeito :mrgreen: Além de que em Macedo tens aquela praia fluvial, o que é um esticão do crl de carro, para mim que vou do Porto, por exemplo. A coisa iria-se dinamizar mais para quem não quer estar a conduzir 2 horas e meia e passar um dia espetacular e depois mamar com mais 2 horas e meia de carro. Tem que se dinamizar o interior. E são estes pequenos detalhes e pormenores que vão fazendo a diferença. O Azibo. Tenho família em Bragança e passei lá muitos verões. 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 4 Abril 2025 Citação de antifa, há 30 minutos: Eu concordo com isso tudo, mas para a linha ser competitiva e usada nesses termos não pode ser de uso exclusivo de AV nem pode ter as estações a serem "nos quintos". Pessoalmente vou muitas vezes por ano a Bragança e por comodidade até admitiria ir num comboio mesmo que não fosse AV e demorasse tanto ou um pouco mais do que de carro, mas se for para além do comboio ainda ter de usar 3 transportes para chegar ao destino final (casa-estação inicial, estação final-centro, centro-destino final) já não me parece que compense assim tanto. Citação de pedropb13, há 9 minutos: O grande trunfo do comboio (e o que realmente o torna um concorrente viável aos aviões na Europa) é a conveniência de embarcar em St Pancras e desembarcar na Gare du Nord, evitando deslocações extra até Stansted ou Heathrow e a chegada a aeroportos como Orly ou Beauvais. Entrar no centro de Viena e sair no centro de Munique. Pode demorar um pouco mais, mas o conforto compensa. Dito isto, a estação central de Berlim é, provavelmente, a maior obra de engenharia e arquitetura que já vi. Fiquei completamente boquiaberto quando lá estive. Se há dinheiro para investir, mais vale fazê-lo com critério e gastar mais para criar algo bem pensado, em vez de resolver “à portuguesa” só para dizer que se fez. Se afastarmos os comboios dos centros urbanos e os colocarmos longe da "civilização", o desfecho é óbvio – e certas decisões fazem-me suspeitar que este seja mesmo o objetivo, seja por influência de lobbies, interesses diretos ou o que for. As pessoas vão simplesmente continuar a usar os autocarros expresso (ou os carros) e ignorar os comboios. O comboio até pode ser mais rápido no percurso principal, mas se tiver de fazer trocas de transporte no início ou no fim da viagem, qual é a vantagem? Se posso ir de A a B diretamente, por que motivo haveria de complicar? Já disse várias vezes que há decisões inexplicáveis que parecem ter como único propósito sabotar a ferrovia em Portugal. Obrigado. É exactamente isto. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 4 Abril 2025 Citação de pedropb13, há 4 minutos: O grande trunfo do comboio (e o que realmente o torna um concorrente viável aos aviões na Europa) é a conveniência de embarcar em St Pancras e desembarcar na Gare du Nord, evitando deslocações extra até Stansted ou Heathrow e a chegada a aeroportos como Orly ou Beauvais. Entrar no centro de Viena e sair no centro de Munique. Pode demorar um pouco mais, mas o conforto compensa. Dito isto, a estação central de Berlim é, provavelmente, a maior obra de engenharia e arquitetura que já vi. Fiquei completamente boquiaberto quando lá estive. Se há dinheiro para investir, mais vale fazê-lo com critério e gastar mais para criar algo bem pensado, em vez de resolver “à portuguesa” só para dizer que se fez. Se afastarmos os comboios dos centros urbanos e os colocarmos longe da "civilização", o desfecho é óbvio – e certas decisões fazem-me suspeitar que este seja mesmo o objetivo, seja por influência de lobbies, interesses diretos ou o que for. As pessoas vão simplesmente continuar a usar os autocarros expresso (ou os carros) e ignorar os comboios. O comboio até pode ser mais rápido no percurso principal, mas se tiver de fazer trocas de transporte no início ou no fim da viagem, qual é a vantagem? Se posso ir de A a B diretamente, por que motivo haveria de complicar? Já disse várias vezes que há decisões inexplicáveis que parecem ter como único propósito sabotar a ferrovia em Portugal. Citação de Tio Hans, há 8 minutos: Obrigado. É exactamente isto. Lá está, é a falta de investimento no interior a revelar-se novamente um problema. Só há grandes centros urbanos no litoral, agravando assim uma sobrepopulação nessas zonas. Portugal não são meia dúzia de distritos. Somos tão pequenos, e no entanto, encolhemo-nos ainda mais perante estas (não) decisões. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 4 Abril 2025 (editado) Citação de Hammerfall, há 5 minutos: Lá está, é a falta de investimento no interior a revelar-se novamente um problema. Só há grandes centros urbanos no litoral, agravando assim uma sobrepopulação nessas zonas. Portugal não são meia dúzia de distritos. Somos tão pequenos, e no entanto, encolhemo-nos ainda mais perante estas (não) decisões. No litoral faz-se o mesmo, infelizmente. As principais estações de Porto e Lisboa são nos limites das cidades. A estação de AV de Leiria também vai ficar nos arrabaldes da cidade. A estação de Braga, ficando próxima do centro da cidade, fica no meio de terrenos vazios: Editado 4 Abril 2025 por Tio Hans 3 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 4 Abril 2025 Citação de Tio Hans, Agora: No litoral faz-se o mesmo, infelizmente. As principais estações de Porto e Lisboa são nos limites das cidades. A estação de AV de Leiria também vai ficar nos arrabaldes da cidade. A estação de Braga, ficando próxima do centro da cidade, fica no meio de terrenos vazios: Sim, faz parte do tema "transportes públicos em Portugal são uma cagada" infelizmente Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 4 Abril 2025 Citação de Tio Hans, há 2 minutos: No litoral faz-se o mesmo, infelizmente. As principais estações de Porto e Lisboa são nos limites das cidades. A estação de AV de Leiria também vai ficar nos arrabaldes da cidade. A estação de Braga, ficando próxima do centro da cidade, fica no meio de terrenos vazios: Pelo menos o porto e Lisboa têm depois comboio/metro para o centro logo na estação o que não é horrível. Estações nos quintos de outras cidades do interior que não têm um serviço assim é coisa para ser péssima. Mas é como estavam a dizer, se não for AV mas sair no centro já seria excelente para dinamizar o interior, tanto em termos de turismo como de trabalho Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 4 Abril 2025 Citação de Sandes., há 11 minutos: Pelo menos o porto e Lisboa têm depois comboio/metro para o centro logo na estação o que não é horrível. Estações nos quintos de outras cidades do interior que não têm um serviço assim é coisa para ser péssima. Mas é como estavam a dizer, se não for AV mas sair no centro já seria excelente para dinamizar o interior, tanto em termos de turismo como de trabalho Repara numa coisa, a prioridade é ter um linha Porto-Madrid e, portanto, tem que ser AV. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 4 Abril 2025 (editado) Citação de Tio Hans, há 14 minutos: Repara numa coisa, a prioridade é ter um linha Porto-Madrid e, portanto, tem que ser AV. Pois, eu isso entendo. O meu problema é que ser essa a prioridade sem ter dinheiro para fazer as estações mais perto dos centros, é descartar a outra prioridade que é dinamizar o interior. Acaba por ser uma escolha. Provavelmente a AV Porto Madrid é melhor para a economia, mas acho vai intensificar ainda mais a diferença interior/litoral se não houver opções porreiras nas outras cidades. Mas eu sou leigo nisto, não vou fazer de conta que percebo ponta. Só gosto de andar de comboio e gostava de poder ir a vila real e sair no centro, e depois poder ir de vila real a Viseu de comboio, fazer uma viagem de Viseu até à Guarda e por aí adiante. E já agora, também na meia linha, gostava de poder entrar no comboio e sair em Madrid também. Editado 4 Abril 2025 por Sandes. 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 4 Abril 2025 Citação de Sandes., há 7 minutos: Pois, eu isso entendo. O meu problema é que ser essa a prioridade sem ter dinheiro para fazer as estações mais perto dos centros, é descartar a outra prioridade que é dinamizar o interior. Acaba por ser uma escolha. Provavelmente a AV Porto Madrid é melhor para a economia, mas acho vai intensificar ainda mais a diferença interior/litoral se não houver opções porreiras nas outras cidades. Mas eu sou leigo nisto, não vou fazer de conta que percebo ponta. Só gosto de andar de comboio e gostava de poder ir a vila real e sair no centro, e depois poder ir de vila real a Viseu de comboio, fazer uma viagem de Viseu até à Guarda e por aí adiante. Tens razão. E é por isso que eu acho que a proposta da associação não tem pernas para andar e que isto não passa de uma ideia. Mas nota uma coisa importante, a associação é uma associação de TOM. São os próprios que propuseram isto, lol. Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 5 Abril 2025 Há uma certa probabilidade de as estações de Braga, Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria ficarem a vários Km's do centro da cidade. Algo absurdo e que vai tornar a alta velocidade num fiasco. Já agora, em Viseu, que não tem comboio, mas prepara-se para tal, o PDM mete uma eventual estação junto ao nó da A25, a uns 10/15 minutos de carro do centro da cidade (e sem transportes, claro). A incompetência e falta de visão de quem decide estas coisas é surreal. Falei com a deputada municipal do BE e nem ela tinha grande opinião e achava que com um metro ligeiro o problema seria resolvido lol. Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 5 Abril 2025 Ninguém fala aqui da notícia de abrir a CREP aos camiões? É uma maravilha de notícia. Trabalho em logística e quando tinha motoristas a fazer rotas para norte do Porto, era sempre nacional porque eles ficavam com horário a sobrar e nunca compensava mandar pela autoestrada. O resultado é que ficavam presos na VCI só porque ainda havia horário para gastar. Mau para eles e mau para o trânsito. 2 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 9 Abril 2025 Ora então o Eduardo Vítor Rodrigues, tb conhecido por Ezequiel Valadas de Gaia, andou a negociar alterações ao traçado do tgv em Gaia, bem como a mudança da estação para uma zona de moradias, às escondidas da IP e da câmara do Porto. 1 Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 10 Abril 2025 Citação de Tio Hans, há 13 horas: Ora então o Eduardo Vítor Rodrigues, tb conhecido por Ezequiel Valadas de Gaia, andou a negociar alterações ao traçado do tgv em Gaia, bem como a mudança da estação para uma zona de moradias, às escondidas da IP e da câmara do Porto. Que passou-se? Aposto que a nova solução é mais barata e que os espertos da Lusolav foram ter o gajo que era mais fácil de enganar. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 10 Abril 2025 Citação de challenger, há 6 minutos: Que passou-se? Aposto que a nova solução é mais barata e que os espertos da Lusolav foram ter o gajo que era mais fácil de enganar. https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/lusolav-quer-alterar-tracado-da-linha-do-tgv-e-construir-duas-pontes-sobre-o-douro/ Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 10 Abril 2025 Vilar do Paraíso? Isso tem dedo do David Bruno. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 13 Maio 2025 Já há Metrobus @Tio Hans? 😂 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 13 Maio 2025 Citação de Petar Musa, há 1 hora: Já há Metrobus @Tio Hans? 😂 Achas? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 13 Maio 2025 Citação de Tio Hans, há 16 minutos: Achas? Li há pouco no Reddit que só para o final do ano. Ao mesmo tempo que, via na Instagram, o novo administrador dos transportes da AM Porto em campanha com o PS. Gostei da ironia Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 13 Maio 2025 Citação de Petar Musa, há 5 minutos: Li há pouco no Reddit que só para o final do ano. Ao mesmo tempo que, via na Instagram, o novo administrador dos transportes da AM Porto em campanha com o PS. Gostei da ironia O que sei é que os autocarros estavam encravados. Os chineses não conseguiam por aquela m*rda a funcionar e havia (não sei se ainda) várias pessoas do Salvador Caetano na China a tentar resolver o assunto. Mais não sei. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 13 Maio 2025 Citação de Tio Hans, há 28 minutos: O que sei é que os autocarros estavam encravados. Os chineses não conseguiam por aquela m*rda a funcionar e havia (não sei se ainda) várias pessoas do Salvador Caetano na China a tentar resolver o assunto. Mais não sei. Nao sei se é igual lá em baixo mas, aqui no Norte, transportes públicos é algo especial. Em Gondomar havia uns cartazes que o metro vinha para aqui, o substituto do PNS esteve aqui e tudo. Perguntei a um deputado da AM de Gondomar como estava a coisa porque tinha visto uns cartazes do PCP em contrário. Afinal, o Ministério das Infraestruturas só disse "sim senhor, o metro vai para Gondomar". Mas não há planos, traçado, nada. Só um passou bem e talvez um papelinho a dizer que "sim senhor, vai haver um dia metro no Souto" 1 Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 13 Maio 2025 Citação de Petar Musa, há 3 minutos: Nao sei se é igual lá em baixo mas, aqui no Norte, transportes públicos é algo especial. Em Gondomar havia uns cartazes que o metro vinha para aqui, o substituto do PNS esteve aqui e tudo. Perguntei a um deputado da AM de Gondomar como estava a coisa porque tinha visto uns cartazes do PCP em contrário. Afinal, o Ministério das Infraestruturas só disse "sim senhor, o metro vai para Gondomar". Mas não há planos, traçado, nada. Só um passou bem e talvez um papelinho a dizer que "sim senhor, vai haver um dia metro no Souto" Tiveste em conta que o senhor pode não ter percebido o que disseste? 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 13 Maio 2025 Citação de Petar Musa, há 5 minutos: Nao sei se é igual lá em baixo mas, aqui no Norte, transportes públicos é algo especial. Em Gondomar havia uns cartazes que o metro vinha para aqui, o substituto do PNS esteve aqui e tudo. Perguntei a um deputado da AM de Gondomar como estava a coisa porque tinha visto uns cartazes do PCP em contrário. Afinal, o Ministério das Infraestruturas só disse "sim senhor, o metro vai para Gondomar". Mas não há planos, traçado, nada. Só um passou bem e talvez um papelinho a dizer que "sim senhor, vai haver um dia metro no Souto" A linha para o Souto está prevista para a próxima fase do metro. Está previsto estar pronta em 2029. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 13 Maio 2025 Citação de Tio Hans, há 39 minutos: A linha para o Souto está prevista para a próxima fase do metro. Está previsto estar pronta em 2029. Mas, pelos vistos, não há planos algum. Sabe-se que vai haver uma linha, mas ninguém sabe mais nada. Compartilhar este post Link para o post