Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Homem do Bussaco

Portugueses nos três grandes

Publicações recomendadas

Cada vez mais se fala na ausência de portugueses nos três grandes de Portugal. Uns alegam que o importante é ganhar independentemente da nacionalidade dos jogadores outros afirmam que os clubes são obrigados a defender e a potenciar os seus próprios jogadores oriondos da formação.

Para onde caminha o futebol português e o que sentem ao ver os vossos clubes com tão poucos jogadores nacionais?

Nota: O Porto emprestou Beto. Luis Martins fica no plantel do Benfica. Isto significa que o Benfica tem oito portugueses, o Sporting tem sete e o Porto tem quatro. E fico sem perceber porque é que se fez deste problema um problema do Benfica.

9027823_tJ10j.png

Editado por David_slbenfica

Compartilhar este post

Link para o post

o porto joga com 3 portugueses ( Rolando , moutinho , varela ) agora que o micael saiu , senão eram 4 !

o benfica não joga com nenhum !

Compartilhar este post

Link para o post

A minha opinião é a seguinte: Para mim o importante é ter referencias na equipa. Jogadores experientes, com anos de casa e que saibam o que é a vida do clube. A partir daí pouco me importa a nacionalidade. No entanto sei que é muito mais fácil conseguir ligar emocionalmente um português ao meu clube do que um estrangeiro qualquer (consequentemente, tornar-se referencia). Para além disso, um jogador vindo da formação dá sempre lucro em caso de venda.

Defendo que os clubes portugueses abram espaço para os seus jovens jogadores, tentando fazer uma mescla nos seus planteis. A criação de equipas B também seria benéfica, para incluir os jovens no plantel, mas fazer com que nunca deixem de estar ativos se por alguns motivos não forem convocados em determinadas jornadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh, este tópico foi criado com o intuito de passar a 'batata quente' para o FCP, acusando-o de ser um dos principais causadores do problema? :lol:

btw, pensei que o Sporting tinha mais portugueses :\

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh, este tópico foi criado com o intuito de passar a 'batata quente' para o FCP, acusando-o de ser um dos principais causadores do problema? :lol:

btw, pensei que o Sporting tinha mais portugueses :\

Não, foi para discutir o problema e desmistificar aquela mentira que quase se tem tornado verdade: "só o Benfica é que não tem nenhum português, os outros ainda vão tendo"...

Compartilhar este post

Link para o post

Basta porém a regra do extra comunitário que isto tudo passa, realmente é um pouco vergonhoso apresentarmos tão poucos portugueses nos 3 grandes.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é um problema de grande parte das equipas portuguesas, acho eu, e não só dos três grandes.

Nem por isso. As outras equipas, tirando algumas excepções, estão bastante melhores nesse capitulo.

Compartilhar este post

Link para o post

Este tópico vai dar sempre ao mesmo...

Bla bla bla deve-se criar uma regra de minimo de jogadores portugueses. Uns são a favor, outros são contra.

Pessoalmente, acho que o problema não é só dos 3 grandes, mas de todas as equipas.

Depois há o problema de o nosso campeonato ser demasiado pequeno para jogadores como o Nani, CR, Meireles, Ricardo Carvalho, etc. É um campeonato que tem vindo a ganhar expressão na Europa do futebol mas ainda longe do Ingles, Espanhol e Alemão e isso podes comprovar pelo nossos jovens.

Se entrevistares um júnior de um dos 3 grandes e se perguntares qual é o sonho deles, muitos por cortesia vão responder que é ser titular no clube de formação, mas realmente querem partir para voos de clubes 'grandes' na Europa, enquanto que nos 3 países acima referidos o sonho é jogarem pelos maiores clubes dos seus campeonatos e tens a prova dos raros jogadores ingleses a jogarem fora de Inglaterra.

Outra coisa é também a desmotivação dos jovens portugueses que vem as suas equipas inundadas por brasileiros que lhes vem retirar o lugar

Basicamente este é um problema que vai ser resolvido com o crescimento da nossa liga, quando ela ganhar maior expressão a nível europeu e isso é 'step-by-step'.

Editado por OntheRadio

Compartilhar este post

Link para o post

Como acho que também se devem destacar os exemplos positivos, lembro que o Beira-Mar no último jogo jogou com 8 portugueses na equipa titular, por exemplo. E a Académica também tem jogado com muitos portugueses na equipa titular, lembro-me do Perep ter postado isso.

Isto não é um problema do futebol português, é um problema dos 3 grandes, que é diferente. O futebol português não são 3 clubes.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem por isso. As outras equipas, tirando algumas excepções, estão bastante melhores nesse capitulo.

Olha que pensava o contrário. Fui ao 00, ver os plantéis e pensava que havia mais brasileiros. Erro meu, então!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo com o Ontheradio e contigo Epic. Os três grandes querem chegar a voos mais altos (competir na Champions). O problema é que o nosso campeonato não é suficientemente bom para ter cá Ricardo Carvalho, Pepe, Ronaldo, Coentrão.... então somos obrigados a procurar muitos jogadores lá fora... parece-me que na Holanda, campeonato mais ou menos com a nossa dimensão, há maior aposta na formação, mas por isso, os clubes também não conseguem, tão regularmente, boas campanhas na Europa.

Como os outros 13 clubes não competem a um nível tão elevado podem muito bem apostar nos jovens portugueses. E é mesmo a melhor solução....

Compartilhar este post

Link para o post

E fico sem perceber porque é que se fez deste problema um problema do Benfica.

Porque desses sete, três são jogadores jovens que nem deviam estar no plantel porque não vão jogar, dois são também jovens que não jogam, e os que sobram são também eles suplentes.

Compartilhar este post

Link para o post

o problema não são os portugueses nos 3 grandes.

são os portugueses na liga. Porque isto não é só 3 grandes no futebol português e a falta de portugueses só danifica realmente a liga e o futebol. A falta de aposta nos jovens em detrimento de estrangeiros, especialmente sul americanos, não ajuda nem um bocadinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que pensava o contrário. Fui ao 00, ver os plantéis e pensava que havia mais brasileiros. Erro meu, então!

Gil Vicente -> 14 portugueses

Feirense -> 18 portugueses

Rio Ave -> 15 portugueses

Academica -> 14 potugueses

Vitória FC -> 17 portugueses

Beira-Mar -> 16 portugueses

Olhanense -> 14 portugueses

VFC -> 9 portugueses

Maritimo -> 13 portugueses (mas acho que entram os da equipa B)

o cenário melhora bastante... mas depois também há Leiria, Braga, Nacional que não passam dos 7

Compartilhar este post

Link para o post

Agora com a crise os clubes que nao sao à partida candidatos à subida apostam mais em portugueses. Prova disso é o Vitor de Setubal (desculpem, Vitoria Futebol Clube) que tem varios portugueses e alguns deles vieram da 2ª Divisao

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é um problema de grande parte das equipas portuguesas, acho eu, e não só dos três grandes.

Isto.

Em Inglaterra e Espanha, por exemplo, os grandes também têm poucos originais do próprio país (tirando o Barça, óbvio). A diferença está nas restantes equipas: enquanto que nesses países, as equipas de média/baixa reputação são, quase totalmente, constituídas por originais do país, em Portugal, as equipas de baixa/média reputação têm poucos portugueses (há excepções, obviamente).

Não, foi para discutir o problema e desmistificar aquela mentira que quase se tem tornado verdade: "só o Benfica é que não tem nenhum português, os outros ainda vão tendo"...

Uma mentira que se tem tornado verdade? wtf? Como se isso fosse verdade, que o Benfica seja o único 'sacrificado'. O problema do Benfica, o que torna o caso mais óbvio, é que não apresenta nenhum português nas escolhas habituais do treinador (para o 11 ou como suplente normalmente utilizado, entenda-se).

O Sporting começou o último jogo com 6 portugueses.

Entretanto foram 2 embora :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não é necessária a criação de equipas B. Se a memória não me falha, foram extintas por darem bastante prejuízo (o FC Porto B dava prejuízo de 1,2M€/ano, lembro-me de ler isso). E restringir o número de extra-comunitários é uma solução que abomino totalmente, afinal porque é que espanhóis, franceses, italianos, etc. devem ter regalias que brasileiros, argentinos e colombianos?

Eu consigo ver coisas boas onde as pessoas só vêm coisas más. Têm a noção de quantos jogadores portugueses dos três grandes são emprestados todos os anos a equipas de menor dimensão, grande parte delas portuguesas? No fundo estão a permitir-lhes que possam ter um plantel para competir com custos reduzidos. Se efetivamente brilhassem nessas equipas, com certeza que no ano seguinte seriam chamados à equipa principal.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Como acho que também se devem destacar os exemplos positivos, lembro que o Beira-Mar no último jogo jogou com 8 portugueses na equipa titular, por exemplo. E a Académica também tem jogado com muitos portugueses na equipa titular, lembro-me do Perep ter postado isso.

Isto não é um problema do futebol português, é um problema dos 3 grandes, que é diferente. O futebol português não são 3 clubes.

Sim, nós temos bastantes portugueses, felizmente.

o problema não são os portugueses nos 3 grandes.

são os portugueses na liga. Porque isto não é só 3 grandes no futebol português e a falta de portugueses só danifica realmente a liga e o futebol. A falta de aposta nos jovens em detrimento de estrangeiros, especialmente sul americanos, não ajuda nem um bocadinho.

Por acaso não. A liga está a ficar com mais portugueses no extra-três grandes, e menos nos grandes. A aposta na Orangina foi algo reforçada nos últimos anos.

De qualquer maneira, acho que o problema não é nem dos grandes nem dos pequenos. É da formação. É preciso aumentar a competição nos escalões jovens, porque os mais jovens em Portugal ou a) passam a formação a golear ou b) passam a formação a ser goleados. Isto é prejudicial para a evolução tanto de uns como de outros. Depois acabam por se perder nas divisões inferiores e quando "explodem" e chegam à primeira liga já estão a meio ou até fim da carreira.

Compartilhar este post

Link para o post

O Benfica tem 8 portugueses? E quantos deles são aposta regular? :-k O importante é ter portugueses para se dizer que tem ou apostar na sua evolução?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, nós temos bastantes portugueses, felizmente.

Por acaso não. A liga está a ficar com mais portugueses no extra-três grandes, e menos nos grandes. A aposta na Orangina foi algo reforçada nos últimos anos.

De qualquer maneira, acho que o problema não é nem dos grandes nem dos pequenos. É da formação. É preciso aumentar a competição nos escalões jovens, porque os mais jovens em Portugal ou a) passam a formação a golear ou b) passam a formação a ser goleados. Isto é prejudicial para a evolução tanto de uns como de outros. Depois acabam por se perder nas divisões inferiores e quando "explodem" e chegam à primeira liga já estão a meio ou até fim da carreira.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é necessária a criação de equipas B. Se a memória não me falha, foram extintas por darem bastante prejuízo (o FC Porto B dava prejuízo de 1,2M€/ano, lembro-me de ler isso). E restringir o número de extra-comunitários é uma solução que abomino totalmente, afinal porque é que espanhóis, franceses, italianos, etc. devem ter regalias que brasileiros, argentinos e colombianos?

Eu consigo ver coisas boas onde as pessoas só vêm coisas más. Têm a noção de quantos jogadores portugueses dos três grandes são emprestados todos os anos a equipas de menor dimensão, grande parte delas portuguesas? No fundo estão a permitir-lhes que possam ter um plantel para competir com custos reduzidos. Se efetivamente brilhassem nessas equipas, com certeza que no ano seguinte seriam chamados à equipa principal.

As equipas B quando foram extintas eram mais uns viveiros de maus reforços do que espaços para competição dos mais jovens.

Ah, outra coisa, este é um tópico que pode dar óptimas discussões, evitem aí as tretas para os egos e deixem de comparar as pilas dos grandes.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...