Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Goku

Aeroporto da Madeira continua a impor respeito

Publicações recomendadas

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

Aeroporto da Madeira continua a impor respeito

O Aeroporto Internacional da Madeira, que no próximo sábado será alvo de um Exercício de Emergência à Escala Total, é a principal via de entrada de estrangeiros na Madeira, ilha turística por excelência que recebe a visita de milhares de turistas ao longo do ano.

Embora ainda seja um estigma para muitas pessoas chegar à Madeira por avião, a verdade é que ao longo dos tempos o medo diminuiu drasticamente em virtude das constantes obras de alargamento da única pista de aterragem existente.

O Aeroporto Internacional da Madeira, em tempos conhecido como Aeroporto do Funchal ou Aeroporto de Santa Catarina, fica localizado no concelho de Santa Cruz, a cerca de 10 quilómetros do Funchal. Inaugurado a 8 de Julho de 1964 com uma pista de 1600 metros, a primeira aterragem de um avião na Madeira aconteceu, contudo, em 1957 numa pista que ainda era experimental.

Em 1972, perante a incapacidade da infra-estrutura em dar resposta ao crescente aumento de visitantes, começou a ser pensado o alargamento do aeroporto. Entre 1982 e 1986, a pista foi, então, aumentada para 1800 metros tal como a plataforma de estacionamento de aviões. Contudo, foi a 15 de Setembro de 2000 que ficou concluída a maior ampliação da infra-estrutura.

Além dos diversos melhoramento nas zonas de chegadas e partidas, o que mais saltou à vista foi o aumento da extensão da pista de aterragem para 2781 metros e que foi construída parcialmente em laje sobre o mar ficando assente em 180 imponentes pilares. De um aeroporto que apenas podia receber aviões de pequeno porte, actualmente está qualificado para a aterragem de aviões Boeing 747, assim como qualquer tipo de aviação civil.

Engenharia reconhecida
A pista do Aeroporto da Madeira é considerada uma das mais difíceis e perigosas do mundo em termos de aproximação e aterragem. Tudo devido à turbulência sentida quando o vento é superior a 15 nós. Na aproximação à pista, ventos descendentes e ascendentes são algo que muitos pilotos têm que contar.

Outra dificuldade sentida por quem comanda o avião é a força ascendente quando a aeronave sobrevoa a pista, dando a sensação que o avião não quer aterrar. Por isso, devido às dificuldades técnicas apresentadas aos pilotos, é necessário uma licença especial para as operações no Aeroporto da Madeira e apenas pilotos com experiência em operações diurnas poderão realizar aterragens nocturnas.

A obra de extensão do aeroporto inaugurada em 2000 é reconhecida mundialmente como uma das mais difíceis de realizar em virtude da tipologia dos terrenos em que foi edificada. Em 2004, a Associação Internacional de Pontes e Engenharia Estrutural atribuiu à obra de ampliação da pista do Aeroporto da Madeira o prémio IABSE Outstanding Structure Award, galardão que só é atribuído a obras de engenharia reconhecidas mundialmente.

Fatídico 19 de Novembro de 1977
Apesar do medo que ainda hoje muitas pessoas sentem em aterrar na Madeira, a verdade e que ao longo da sua existência apenas um acidente grave se verificou na referida infra-estrutura. Aconteceu a 19 de Novembro de 1977, quando um Boeing 727-200 da TAP despenhou-se no final da pista, sentido Santa Cruz/Funchal.

No mais grave acidente da história da aviação em Portugal, morreram 131 pessoas sendo que apenas 33 pessoas sobreviveram. As más condições atmosféricas, vento, chuva e nevoeiro, e o facto da pista, de então, ser curta, foram algumas das principais razões para o trágico acidente. Menos grave, deu-se outro acidente, em 1979, quando um Boeing 727 falhou a aterragem e caiu no mar provocando dezenas de feridos.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade, mas tem umas vistas ao aterrar e descolar :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Estive lá há pouco tempo, é verdade que impoe respeito mas as vistas são mesmo fantástica (como ja foi dito) e é um excelente destino de férias.

Recomendo

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quando lá fui não tive medo nenhum. Adorava estar na piscina e ver os aviões chegar :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor pista do Mundo. :heart:

Da primeira vez não deves ter achado isso de certeza. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Da primeira vez não deves ter achado isso de certeza. :mrgreen:

Da 1ª vez por acaso não. :mrgreen: Aterrei ainda no tempo em que a pista tinha só 1800 metros. Foi um bocado assustador, ainda para mais de noite... o avião utilizou a pista toda.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou a tirar uma licenciatura de Gestão de Operações de Voo (para ser Controlador) e posso vos dizer que esta pista é mesmo difícil pois, como também é referido na notícia com o acidente, é uma pista que também tem associada o nevoeiro que é algo muito comum na Madeira, e por vezes apenas permite ao piloto fazer uma aterragem por instrumentos que é mais perigosa porque usa apenas os radares que por variadas razões (erro do piloto ou falhas dos aparelhos) podem não estar certos, do que uma aterragem visual e com os instrumentos, que permite ao piloto ver a pista e ser auxiliado pelos radares

Compartilhar este post

Link para o post

Da 1ª vez por acaso não. :mrgreen: Aterrei ainda no tempo em que a pista tinha só 1800 metros. Foi um bocado assustador, ainda para mais de noite... o avião utilizou a pista toda.

x2

Compartilhar este post

Link para o post

Quando fui à madeira o aviao nao conseguiu à primeira e foi dar mais uma voltinha à ilha para aterrar xD

Compartilhar este post

Link para o post

Há pouco tempo vi um documentário no canal História sobre os aeroportos mais perigosos para aterrar aviões e o aeroporto da Madeira ficou em 9º lugar.

Compartilhar este post

Link para o post

Incrivel foi tudo á madeira menos eu. Forever Alone.

Compartilhar este post

Link para o post

lol.. eu vivo cá e nunca tive medo de sair/entrar de avião na Madeira

Compartilhar este post

Link para o post

Incrivel foi tudo á madeira menos eu. Forever Alone.

Não estás sozinho.

btw, nem todos os pilotos da aviação comercial podem aterrar na Madeira.

Compartilhar este post

Link para o post

lol.. eu vivo cá e nunca tive medo de sair/entrar de avião na Madeira

Tenho mais medo de levantar do que aterrar e de tantas viagens que fiz aterrei sempre à primeira.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca lá fui.. e só por causa disso quando o buraco tiver tapado vou lá de barco :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho mais medo de levantar do que aterrar e de tantas viagens que fiz aterrei sempre à primeira.

É mais ou menos isto, basicamente ao aterrar estou mais preocupado em desentupir os ouvidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi a primeira viagem que fiz, há uns longos anos e não tive medo nenhum...

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu gosto mais é de levantar voo, a aterragem é sempre igual: uns abanões valentes, a asa parece que irá bater bater na pista e no final todo o mundo a bater palmas porque o avião já está em terra, fdx que seca. Deve ter uns 12 ou mais anos que vim do Porto Santo na aeronave antiga e só na terceira tentativa de aproximação é que ele conseguiu dar inicio a aterragem, a aeronave abanou tanto, um sem-número de sustos... valentes..fdx.

Não conheço até a data nenhum outro aeroporto que apresenta tanta dificuldade na aproximação e aterragem.

Em relação ao acidente em 77, conheço um dos sobreviventes.

Compartilhar este post

Link para o post
' date='21 Outubro 2011 - 10:58 ' timestamp='1319187538' post='7090887']

Em relação ao acidente em 77, conheço um dos sobreviventes.

E mais do que a pista, a principal causa acabou por ser um piloto que quis aterrar sem condiçoes...

Compartilhar este post

Link para o post

E mais do que a pista, a principal causa acabou por ser um piloto que quis aterrar sem condiçoes...

Compartilhar este post

Link para o post
' date='21 Outubro 2011 - 09:58 ' timestamp='1319187538' post='7090887']

Não conheço até a data nenhum outro aeroporto que apresenta tanta dificuldade na aproximação e aterragem.

Kai Tak em Hong Kong, já fechado, e o ainda aberto Tegucigalpa acho que metem esse a um canto. (mas existem muito mais)

Tegucigalpa:

WsWhI.jpg

Su64V.jpg

Vr7wC.jpg

Kai-Tak:

PXdE2.jpg

PFcBy.jpg

t9O6J.jpg

icon_syda.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...