Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Solero

Exames Nacionais 2012

Publicações recomendadas

Logo_jn.jpg

Calendário dos exames nacionais foi publicado

A primeira fase dos exames nacionais do Ensino Secundário realiza-se entre 18 e 26 de Junho com carácter obrigatório, havendo segunda chamada para situações excecionais, de 13 a 18 de Julho, segundo os termos publicados, esta sexta-feira, em Diário da República.

O mesmo despacho aprova também o calendário das provas de aferição do 1.º Ciclo e das provas finais dos 2.º e 3.º ciclos, que vão realizar-se nos meses de Maio, Junho e Julho.

A primeira fase dos exames nacionais de 11.º e 12.º anos tem "carácter obrigatório" para todos os alunos internos e autopropostos, ficando a segunda fase reservada aos alunos que na primeira chamada não tenham obtido aprovação e para aqueles que pretendam realizar melhoria da classificação em qualquer disciplina, especifica o Ministério da Educação e Ciência (MEC).

Em nota à Comunicação Social, o MEC reitera que foi possível antecipar em seis dias a afixação das pautas, em relação ao ano passado, no que diz respeito à primeira fase, e em oito dias para a segunda fase.

Os resultados dos processos de reapreciação vão ser antecipados em 10 dias.

"Por outro lado, assegura-se que as escolas e os docentes têm maior disponibilidade de recursos físicos e humanos" para preparar atempadamente o ano lectivo de 2012/2013, lê-se no texto.

O MEC diz ainda que este calendário exige aos alunos uma melhor gestão na preparação para os exames.

Os alunos que realizem os exames com sucesso na primeira fase poderão candidatar-se logo ao primeiro concurso de acesso ao Ensino Superior.

O calendário estabelecido para o Ensino Secundário vai permitir também antecipar em cerca de uma semana os resultados das candidaturas ao Superior.

As provas de aferição do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizam-se a 9 de Maio (Língua Portuguesa) e a 11 de Maio (Matemática).

No 2.º Ciclo, a primeira chamada para as provas finais está marcada para 18, 19 e 22 de Junho e é também obrigatória.

Para situações excepcionais, realiza-se uma segunda chamada a 25 e 27 de Junho e a 13 de Julho.

Estas provas pesam 25% na nota final do aluno pela primeira vez este ano, uma ponderação que vai subir para 30% a partir do próximo ano.

As provas finais do 9.º ano realizam-se a 18 e 21 de Junho (primeira chamada, obrigatória) e a 25 e 27 de Junho, para casos excepcionais

Fonte: JN

Epá, vergonhoso...

Eu, por exemplo, vou ter que fazer 4 exames em menos de uma semana. Incrível a incompetência destes gajos....

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, vergonhoso...

Eu, por exemplo, vou ter que fazer 4 exames em menos de uma semana. Incrível a incompetência destes gajos....

Quando chegares a faculdade, vais ter 4 numa semana e comes e calares.

Editado por 27th

Compartilhar este post

Link para o post

acho muito bem! Não queres não estudes e fica la a olhar po tecto. Agora é normal que queiram que o pessoal tenha melhores notas, muitos são os meninos que so vao a uma fase e depois chumbam e se for na 2ª, ai então ficam logo fdds.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando chegares a faculdade, vais ter 4 numa semana e comes e calares.

Quando chegar à faculdade, cheguei.

Ou começas a andar mal nasces? f*dasse..

acho muito bem! Não queres não estudes e fica la a olhar po tecto. Agora é normal que queiram que o pessoal tenha melhores notas, muitos são os meninos que so vao a uma fase e depois chumbam e se for na 2ª, ai então ficam logo fdds.

É isso tudo...

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, os gajos "apertam" mais um bocado e fica tudo indignado. Eu fiz 4 EN's o ano passado e não morri. Alias, há uns anos atrás a regra era esta. Depois é que foi mudada para poderes escolher e agora parece que "voltou" ao sistema de tudo na 1ª.

Compartilhar este post

Link para o post

Por incrivel que pareça, concordo com o 27th. Na faculdade tens muitas vezes várias avaliações num só dia e tens de aguentar. Aí é o mesmo. Até pq qdo entrares no mercado de trabalho o mais provavel é trabalhares 5 dias por semana e n trabalhar só um dia por semana.

Compartilhar este post

Link para o post

e qual é o problema de teres que fazer os 4 exames numa semana?Se quiseres nem estudas e ficas a olhar para o ntecto, ninguem te obriga a estudar materia de 4 disciplinas numa semana. Ainda para mais pela tua conversa não ias á primeira fase de algumas disciplinas, ou seja, reprovavas a uma dessas e ficavas tramado, basicamente esta obrigação vai-te obrigar a fazer uma coisa que deves fazer por ti só.

Btw andei uns anos no secundario e conheço pessoal que ainda la ande, todos eles fazem 4 exames em cada disciplina, 1ª fase exame nacional e de equivalencia á frequencia e 2ª fase exame nacional e equivalencia á frequencia, tendo assim 4 hipoteses de ter melhor nota apesar de so duas contarem para o ensino superior, e ainda á pessoal que se queixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto ajuda quem ainda não anda muito rotinado a isto e quer ficar com mais um mês a coça-los e vai apenas à segunda fase, o problema é que a maior parte das vezes estes espetam-se. Agora isto é mau para quem tem muitos exames a fazer, normalmente faz-se uns na 1ªfase e outros na 2ª para não sobrecarregar muito. Assim e mesmo que se vá para lá olhar para o tecto como já disseram depois na faculdade apenas se entra com essa específica na segunda fase. Mas isto também controla-se, estuda-se a específica para fazer na 1ªfase.

Compartilhar este post

Link para o post

Que letra do crl que vocês têm. :lol: Falam proque já passaram e não têm de fazer isto mas 4 exames na mesma fase e quase seguidos não é pêra doce. Quem vai para medicina e tem de tirar praticamente 20 nos 4 exames seguidos está bem lixado da vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, os gajos "apertam" mais um bocado e fica tudo indignado. Eu fiz 4 EN's o ano passado e não morri. Alias, há uns anos atrás a regra era esta. Depois é que foi mudada para poderes escolher e agora parece que "voltou" ao sistema de tudo na 1ª.

Ok, mas não estava à espera desta alteração à ultima da hora...

Compartilhar este post

Link para o post

Que letra do crl que vocês têm. :lol: Falam proque já passaram e não têm de fazer isto mas 4 exames na mesma fase e quase seguidos não é pêra doce. Quem vai para medicina e tem de tirar praticamente 20 nos 4 exames seguidos está bem lixado da vida.

True.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei senão os vou fazer todos outra vez este ano. Conheço quem tenha feito os 4 exames seguidos e "esteja bem" neste momento... Não é por ai.

Compartilhar este post

Link para o post

e qual é o problema de teres que fazer os 4 exames numa semana?Se quiseres nem estudas e ficas a olhar para o ntecto, ninguem te obriga a estudar materia de 4 disciplinas numa semana. Ainda para mais pela tua conversa não ias á primeira fase de algumas disciplinas, ou seja, reprovavas a uma dessas e ficavas tramado, basicamente esta obrigação vai-te obrigar a fazer uma coisa que deves fazer por ti só.

Btw andei uns anos no secundario e conheço pessoal que ainda la ande, todos eles fazem 4 exames em cada disciplina, 1ª fase exame nacional e de equivalencia á frequencia e 2ª fase exame nacional e equivalencia á frequencia, tendo assim 4 hipoteses de ter melhor nota apesar de so duas contarem para o ensino superior, e ainda á pessoal que se queixa.

Gostei do bold. Antes de falar à sorte, pensa um bocado.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive este ano na faculdade uma semana com 3 exames e uma oral. E quem anda na faculdade também passa por isso. Habituem-se. Não é facil, mas a vida é mesmo assim. Estudem com antecedência

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei senão os vou fazer todos outra vez este ano. Conheço quem tenha feito os 4 exames seguidos e "esteja bem" neste momento... Não é por ai.

Agora põe-te no lugar de quem quer altas classificações.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive este ano na faculdade uma semana com 3 exames e uma oral. E quem anda na faculdade também passa por isso. Habituem-se. Não é facil, mas a vida é mesmo assim. Estudem com antecedência

Epá eu também já estou na faculdade e dou graças a Deus por não ter de levar com esta regra. Quase que aposto que muito do pessoal que está aqui se apanhasse isto na altura ficava todo lixado. Na faculdade é outro ritmo que eu bem sei mas mesmo assim acho mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas partem todos em igualdade de critéritos não? Não és "só tu" que estas tramado, são todos que vão fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei do bold. Antes de falar à sorte, pensa um bocado.

Mas o que é que não percebes?

Se não querias ir á primeira fase é porque ias apenas na segunda. Certo? Então vai so na segunda fazer o exame que qualquer das formas ias fazer so na 2ª. Tens é que marcar presença na 1ª. é so essa a diferença. Qual a duvida?

Compartilhar este post

Link para o post

Epá eu também já estou na faculdade e dou graças a Deus por não ter de levar com esta regra. Quase que aposto que muito do pessoal que está aqui se apanhasse isto na altura ficava todo lixado. Na faculdade é outro ritmo que eu bem sei mas mesmo assim acho mal.

Atenção: eu também acho mal, agora não pode é ser desculpa pra falhanços ou tretas. Se estudarem com antecendência e aproveitarem o tempo conseguem os objectivos de certeza. Agora para os baldas e que estudam de véspera vai ser complicado

Compartilhar este post

Link para o post

Fisico-Quimica, Biologia, Português e Matemática.

E dado que tinha como objetivo tirar notas superiores a 17 em todos eles, à excepção de Matemática, a coisa complica. Só fico triste é que alguns users que já estão na faculdade, estejam aí cheios de razão. Aposto que se fosse com vocês, a vossa reacção seria a mesma. Mas não, é bem feito, 'quem quiser vai para lá olhar para o tecto!'.

Mas partem todos em igualdade de critéritos não? Não és "só tu" que estas tramado, são todos que vão fazer isso.

LOL e eu estou a falar por mim! Olha que crl...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu se calhar vou fazer os exames este ano, e não estou minimamente preocupado em ter de ir a 1ª a todos. Como te disse, o ano passado fiz os 4 na primeira e conheço quem tenha ido. Alias, isto deve ser para ver se baixam as médias que estavam altissimas.

Compartilhar este post

Link para o post

Se não querias ir á primeira fase é porque ias apenas na segunda. Certo? Então vai so na segunda fazer o exame que qualquer das formas ias fazer so na 2ª. Tens é que marcar presença na 1ª. é so essa a diferença. Qual a duvida?

Mas assim só me posso candidatar na 2ª fase de acesso ao ensino superior.

Compartilhar este post

Link para o post

A dúvida é que com isso vai às duas fases e, se quiser usar o exame como PI para entrar na universidade, só pode concorrer à 2ª fase.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao marcar presença num exame,suponhamos, de Matemática na 1ª fase, se o voltar a fazer na 2ª fase esta última nota já só conta para a 2ª fase de candidatura.

Editado por Apple

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...