Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Solero

Exames Nacionais 2012

Publicações recomendadas

Ah isso também é assim na faculdade? Podes optar?

Podes. Só vais à fase normal se quiseres. Podes fazer X cadeiras em Normal e as outras em Recurso.

Compartilhar este post

Link para o post

Fisico-Quimica, Biologia, Português e Matemática.

Não era suposto teres feito já pelo menos um deles?

Compartilhar este post

Link para o post

acho muito bem! Não queres não estudes e fica la a olhar po tecto. Agora é normal que queiram que o pessoal tenha melhores notas, muitos são os meninos que so vao a uma fase e depois chumbam e se for na 2ª, ai então ficam logo fdds.

Eu não acho nada bem, qual a ideia da 1º fase ser obrigatória? Porquê que tem de ser tudo junto?

Compartilhar este post

Link para o post

Não era suposto teres feito já pelo menos um deles?

Mas quero melhorar. Tive 17 a BG e 16 a FQ.

Compartilhar este post

Link para o post

E que culpa têm eles disso? Desculpa mas não tens grande razão para reclamar.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem? Isso depende lol. Pode não ter uma média interna a rondar o 19 e depender do valor dos exames para entrar no que quer...

Compartilhar este post

Link para o post

Não li (nem me apetece ler) o tópico todo mas não podes, por exemplo, só te inscrever a BG e FQ na 2ª fase? Assim ninguém te obriga a fazer na 1ª...

É uma má medida obviamente e só quem é tolinho pode dizer que isto é bom ou comparar isto à Faculdade (li a primeira página e achei ridículos certos comentários). Isto vai beneficiar os alunos que vão concorrer este ano com notas do ano passado, o que nunca deve ser encarado como positivo.

Solero, vê lá a minha sugestão, tenta falar disso com a Secretaria/Directores de Turma e boa sorte, tanto a ti como aos restantes. Sei bem o que isso custa...

Compartilhar este post

Link para o post

Então se queres ir melhorar não podes ir na 2ª fase?

Compartilhar este post

Link para o post

É engraçado gente que está na faculdade vir cá dizer "ahah é para verem o que vos espera, blá blá blá"... Pá também estou na faculdade e partilho a opinião daqueles que aqui dizem que são degraus diferentes. Num ano mudamos muito, no secundário não dá para subirmos esse degrau. O choque é grande mas não é porque vão obrigar os alunos a estudar para 4 exames numa semana que alguém vai ganhar algo com isso. Estes exames são muito importantes para as nossas vidas, porque são estas décimas ou centésimas que escolhem o que podes ser no futuro. É que viver sem se fazer o que se gosta.... :|

Editado por 1906

Compartilhar este post

Link para o post

Que culpa têm eles do quê? De alguém querer repetir os seus exames no sentido de ter melhores notas e eles, sabe-se lá porquê, tornarem isso muito difícil, é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não estou a reclamar por causa disso, já disse que a responsabilidade é inteiramente minha. Só disse que isto vai complicar a vida a muita gente e não vejo quaisquer pontos positivos nesta medida...

Não li (nem me apetece ler) o tópico todo mas não podes, por exemplo, só te inscrever a BG e FQ na 2ª fase? Assim ninguém te obriga a fazer na 1ª...

É uma má medida obviamente e só quem é tolinho pode dizer que isto é bom ou comparar isto à Faculdade (li a primeira página e achei ridículos certos comentários). Isto vai beneficiar os alunos que vão concorrer este ano com notas do ano passado, o que nunca deve ser encarado como positivo.

Solero, vê lá a minha sugestão, tenta falar disso com a Secretaria/Directores de Turma e boa sorte, tanto a ti como aos restantes. Sei bem o que isso custa...

"A primeira fase dos exames nacionais de 11.º e 12.º anos tem "carácter obrigatório" para todos os alunos internos e autopropostos."

Eu acho que me incluo nos autopropostos... Mas tenho que me informar melhor sobre isto.

Obrigado lucho ;)

Então se queres ir melhorar não podes ir na 2ª fase?

Lá está, eu estou incluído nos alunos 'autopropostos' sendo que a 1ª fase é obrigatória...

Compartilhar este post

Link para o post

E porque é que és autoproposto? Sendo assim, todas as melhorias eram autopropostas.

Compartilhar este post

Link para o post

E porque é que és autoproposto? Sendo assim, todas as melhorias eram autopropostas.

E não são?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem vi as datas dos exames, sinceramente. Nem sei durante quanto tempo decorre a fase de exames. Apenas acho que faz algum sentido que esses 4 sejam seguidos, porque não estão relacionados - são de anos diferentes.

Em certas escolas, há (ou pelo menos havia há uns anos) pessoas que apenas podiam escolher uma (BG ou FQ, no caso do agrupamento de Ciências) disciplina no 11º, sendo que a outra ficava para o 12º. Essas pessoas estão bem mais lixadas que tu, por exemplo.

Mas é o que te disseram aí, acho que podes ir a 2 na 1ª fase e a outros 2 na 2ª e mesmo assim candidatares-te à 1ª fase do concurso.

Compartilhar este post

Link para o post

posso perguntar qual é o problema de ter 4 exames numa semana?

não é suposto já terem tudo estudado na época de exames ou tão à espera de terem 2 dias antes de cada exame para estudarem? lol

Compartilhar este post

Link para o post

não é suposto já terem tudo estudado na época de exames ou tão à espera de terem 2 dias antes de cada exame para estudarem? lol

Acho que o maior problema nem se prende com isso, prende-se sim com o facto de um aluno não poder fazer dois exames no mesmo ano, pois são no mesmo dia à mesma hora, como por exemplo exames de línguas ou História e Economia.

Compartilhar este post

Link para o post

ah ok, isso já é outra coisa, mas eu so vi a primeira página e tavam a falar era disso, 4 exames numa semana

Compartilhar este post

Link para o post

Acho muito bem.

Senão apanhassem o "choque" agora apanhavam na faculdade.

Eu também me queixava por ter 2 exames com 2 dias entre eles só, e agora faço 4 numa semana e nem pio. É da maneira que se aprende a não deixar tudo para a época de exames mas sim ir fazendo um trabalho continuo e não estudar só na vespera.

No secundário vai dando para safar na faculdade não, acreditem, por isso quanto mais cedo melhor. A transição é algo absurda, eu falo pelo menos da minha parte e da grande maioria das pessoas que conheço.

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês estão-se a esquecer que uma coisa é estar lá dentro e falhar outra é estar cá fora, tirar a melhor nota possível e mesmo assim não saber se se entra. São situações diferentes. Embora concorde que o nível na passagem do secundário para a faculdade sobe drasticamente numa questão de meses, não podemos tratar as situações nem compara-las porque são incomparaveis. Os níveis a que os exames submetem os examinandos, para quem já se esqueceu, é extrema. É a nota que te mete ou não naquilo que tu queres, ou isso ou então estás um ano a ver a banda passar porque te faltava 1 décima. Não se passa o mesmo na faculdade, de longe que a pressão não é a mesma, é alta mas seguramente não é a mesma. A importância daquele exame daquela cadeira não é a importância daquele exame de prova de ingresso para entrares no teu curso e é isto que voces estão a baralhar.

Não interessa se os alunos do secundário têm de ter uma ideia sobre como vai ser a faculdade, não devemos ir por ai, ou melhor a ir por ai devia de ser uma coisa feita todo o ano não nos dias mais importantes das suas vidas.

Compartilhar este post

Link para o post

ah ok, isso já é outra coisa, mas eu so vi a primeira página e tavam a falar era disso, 4 exames numa semana

Achas bem fazer 4 exames numa semana?

Compartilhar este post

Link para o post

Achas bem fazer 4 exames numa semana?

acho normal

provavelmente qdo andava no secundário não acharia, geralmente qdo marcavam 1 teste na semana em q ja tinhamos outro começava tudo a bater mal

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o maior problema nem se prende com isso, prende-se sim com o facto de um aluno não poder fazer dois exames no mesmo ano, pois são no mesmo dia à mesma hora, como por exemplo exames de línguas ou História e Economia.

História A e Economia A, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

acho normal

provavelmente qdo andava no secundário não acharia, geralmente qdo marcavam 1 teste na semana em q ja tinhamos outro começava tudo a bater mal

Exacto. Para nós, alunos do secundário, ter 4 testes numa semana já é motivo para reclamar; ter 4 exames deve ser motivo para rebentar com a escola toda.

E pá, não me venham outra vez com a da faculdade. Nós não andamos na mesma para aquilo ser igual. Se vamos apanhar choque? De certeza, mas isso também deve fazer parte do processo e para ter preocupações dessas, mais vale tê-las quando, efectivamente, lá andararmos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é o que te disseram aí, acho que podes ir a 2 na 1ª fase e a outros 2 na 2ª e mesmo assim candidatares-te à 1ª fase do concurso.

Não, não posso.

Isso era o que eu tinha planeado.

O problema é que 4 exames numa semana é muita fruta para o ritmo do secundário. Ainda para mais é no 12º ano que os profs facilitam mais um pouco e são menos exigentes para ajudar os alunos...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...