Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Solero

Exames Nacionais 2012

Publicações recomendadas

posso perguntar qual é o problema de ter 4 exames numa semana?

não é suposto já terem tudo estudado na época de exames ou tão à espera de terem 2 dias antes de cada exame para estudarem? lol

As coisas até funcionam assim e tudo...

Compartilhar este post

Link para o post

Quando chegares a faculdade, vais ter 4 numa semana e comes e calares.

ganda exagero

13,5 de média sem estudar um único dia sequer. Agora assim de repente lembro-me que tive 17 a mat, 9 em optica (teórica), 9 em electricidade(teórica) e 8 em mecânica(teórica). Inglês e filosofia não me recordo bem mas acho que foi 18 e 12 mais palmo menos dedo. Nas práticas só se fazem duas e tive 19 a óptica e 19 em electricidade. Depois tem é uma diferença porque existem coeficientes , ou seja mat por exemplo era 5x e inglês 2x. Sei que o sistema é um bocado confuso, mas não estou aqui para explicar como funciona o secundário francês, o que apenas queria dizer é que não se morre por causa de fazer x de exames numa semana.

Secundario ou faculdade?

Compartilhar este post

Link para o post

Até exame ao sábado faço lol

Ah e só tenho um dia de diferença do anterior, Programação em C dia 16 e Tec de Materiais dia 18 lol

Eu também costumo ter exames ao Sábado.

Só por curiosidade, a vossa época de frequência/exame normal/exame recurso é durante quanto tempo?

Editado por Goku

Compartilhar este post

Link para o post

Que letra do crl que vocês têm. :lol: Falam proque já passaram e não têm de fazer isto mas 4 exames na mesma fase e quase seguidos não é pêra doce. Quem vai para medicina e tem de tirar praticamente 20 nos 4 exames seguidos está bem lixado da vida.

Portanto quem quer ser um futuro médico ou qualquer outra profissão que envolva tirar o curso de medicina não pode realizar mais do que um exame por semana? A exigência no Secundário continua ser demasiado baixa, basta ver quem chega à Universidade e não consegue fazer nem metade das cadeiras. Estou totalmente de acordo com esta medida, querem boas notas, esforcem-se por elas. Se não são capazes de fazer mais do que um exame de secundário por semana vão enfrentar belas dificuldades na Universidade e no mercado de trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

posso perguntar qual é o problema de ter 4 exames numa semana?

não é suposto já terem tudo estudado na época de exames ou tão à espera de terem 2 dias antes de cada exame para estudarem? lol

Não!! Eles anunciaram em Fevereiro os exames são em Junho, já não há tempo para estudar!!

Compartilhar este post

Link para o post

Solero, não vi se já respondeste, mas assumindo que as disciplinas do 11º são apenas para melhoria, não podes simplesmente inscrever-te a essas na 2ª fase?

Não, porque a primeira fase é obrigatória também para os alunos auto-propostos (que é o meu caso).

13,5 de média sem estudar um único dia sequer. Agora assim de repente lembro-me que tive 17 a mat, 9 em optica (teórica), 9 em electricidade(teórica) e 8 em mecânica(teórica). Inglês e filosofia não me recordo bem mas acho que foi 18 e 12 mais palmo menos dedo. Nas práticas só se fazem duas e tive 19 a óptica e 19 em electricidade. Depois tem é uma diferença porque existem coeficientes , ou seja mat por exemplo era 5x e inglês 2x. Sei que o sistema é um bocado confuso, mas não estou aqui para explicar como funciona o secundário francês, o que apenas queria dizer é que não se morre por causa de fazer x de exames numa semana.

Morrer não morres, isso é verdade.

Duvido que uma pessoa que tenha tido positiva na 1ª fase do ano passado não possa fazer melhorias na 2ª deste ano...

Unreal, podes fazer melhoria na 2ª fase, mas já só vais poder usar essa prova de ingresso na 2ª fase de candidatura!

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, então é porque não tinha grande nota a português ou tinha uma média no limite. O meu14,6 soube-me a 21. Precisava de 14,5 para não descer :mrgreen:

Tinha 19 e tirou 10 :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto quem quer ser um futuro médico ou qualquer outra profissão que envolva tirar o curso de medicina não pode realizar mais do que um exame por semana? A exigência no Secundário continua ser demasiado baixa, basta ver quem chega à Universidade e não consegue fazer nem metade das cadeiras. Estou totalmente de acordo com esta medida, querem boas notas, esforcem-se por elas. Se não são capazes de fazer mais do que um exame de secundário por semana vão enfrentar belas dificuldades na Universidade e no mercado de trabalho.

O Donnie falou em "um exame por semana"? Mother of exaggeration...

Sim, é por se meter jovens de 18 anos a fazerem 4 exames numa semana que eles vão deixar de "enfrentar belas dificuldades na Universidade e no mercado de trabalho". Esta discussão está surreal.

Compartilhar este post

Link para o post

É sempre bom encontrar quem nos faça rir com assuntos sérios. AGORA AGUENTEM QUE NA FAC É IGUAL EHEHHEHEH

Não é nos exames que se faz a diferença. Existe um choque quando se entra na faculdade porque nada antes nos preparou. E tem que existir uma aproximação das duas partes, seja do secundário seja da fac. Porque os otários que nos dão aulas também não são bons professores, muitas vezes.

Esta medida só podia ser tomada, a ser tomada (algo com que nem concordo, mas passe-se à frente), para quem vai entrar para o ano no secundário. Porque tinha que fazer parte de um "pacote" de medidas e de alterações no programa que elevasse a exigência ao longo do secundário, e não apenas nos exames.

Assim é tudo feito à pressa e sem sentido. Como em Portugal no geral. Se admito que se possam seguir vários caminhos para um só objectivo, e quem nem só o que eu acho melhor é o que está certo, este é claramente um mau caminho.

É um pouco como cortar nas despesas sem se criar condições para o crescimento económico. Um absurdo.

Não li (nem me apetece ler) o tópico todo mas não podes, por exemplo, só te inscrever a BG e FQ na 2ª fase? Assim ninguém te obriga a fazer na 1ª...

É uma má medida obviamente e só quem é tolinho pode dizer que isto é bom ou comparar isto à Faculdade (li a primeira página e achei ridículos certos comentários). Isto vai beneficiar os alunos que vão concorrer este ano com notas do ano passado, o que nunca deve ser encarado como positivo.

Solero, vê lá a minha sugestão, tenta falar disso com a Secretaria/Directores de Turma e boa sorte, tanto a ti como aos restantes. Sei bem o que isso custa...

Also true.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive este ano na faculdade uma semana com 3 exames e uma oral. E quem anda na faculdade também passa por isso. Habituem-se. Não é facil, mas a vida é mesmo assim. Estudem com antecedência

A vida é mesmo assim? A típica patetice de quem acha que andar na universidade é chegar ao pináculo da vida. :lol:

A vida só é assim num país onde as coisas são mal organizadas. Não existe nenhum motivo lógico para enfiar os exames todos numa semana.

Compartilhar este post

Link para o post

É sempre bom encontrar quem nos faça rir com assuntos sérios. AGORA AGUENTEM QUE NA FAC É IGUAL EHEHHEHEH

Não é nos exames que se faz a diferença. Existe um choque quando se entra na faculdade porque nada antes nos preparou. E tem que existir uma aproximação das duas partes, seja do secundário seja da fac. Porque os otários que nos dão aulas também não são bons professores, muitas vezes.

Esta medida só podia ser tomada, a ser tomada (algo com que nem concordo, mas passe-se à frente), para quem vai entrar para o ano no secundário. Porque tinha que fazer parte de um "pacote" de medidas e de alterações no programa que elevasse a exigência ao longo do secundário, e não apenas nos exames.

Assim é tudo feito à pressa e sem sentido. Como em Portugal no geral. Se admito que se possam seguir vários caminhos para um só objectivo, e quem nem só o que eu acho melhor é o que está certo, este é claramente um mau caminho.

É um pouco como cortar nas despesas sem se criar condições para o crescimento económico. Um absurdo.

Also true.

Há aqui gente que parece que fala com rancor, não percebo...

Concordo com tudo, principalmente com isto:

"Porque tinha que fazer parte de um "pacote" de medidas e de alterações no programa que elevasse a exigência ao longo do secundário, e não apenas nos exames."

Partindo do princípio que os métodos do ensino universitário são inalteráveis e definitivos, acho que a solução para atenuar esse choque que existe entre o secundário e a faculdade passa por isto mesmo. Mas lá está, é como dizes: em Portugal as coisas são sempre feitas em cima do joelho.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas afinal há mais pérolas por aí, eu gostava era de saber os empregos dos heróis académicos que por aqui andam, devem trabalhar todos em centros de controlo nuclear. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não podia concordar mais com isto. Quem chegar à faculdade e se vir com trabalhos, trabalhinhos, exames, orais e teses tudo em cima dos mesmos dias até Ritalina enfia na goela para aguentar tudo (e isto é verdade, que já vi muito boa gente). A verdade é que se o trabalho ao longo do ano estiver bem feito, o exame nacional faz-se facilmente, principalmente para sortudos (como eu o fui) que andem em escolas semi/privadas em que o nível de exigência costuma ser maior.

E sim, concordo com a repercussão no mercado de trabalho e dou um exemplo que se verifica neste idade de transição para a faculdade: quem está habituado a uma rotina de estudo e trabalho ao longo do ensino obrigatório, faz a faculdade com naturalidade. A minha melhor amiga acabou de medicina sem nunca deixar uma cadeira para trás graças a isso. E não deixou de se divertir e embebedar como os outros.

Se alongarmos a cronologia, imaginem chegar ao mercado de trabalho sem rotina de trabalho; só significa que vão ter grandes problemas a adaptarem-se a uma rotina que requer concentração das 9h às 17h. A malta quer-se produtiva, porque sem produtividade o futuro mais certo é o desemprego.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que fiz 4 exames desde que estou na faculdade... :-

És um herói, parabéns... O que vale é que na faculdade levar um 13 ou 14, ou um 17, 18 vai dar ao mesmo, no secundário é o resto da tua vida que depende daquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso também é tudo muito bonito dos exames todos em cima uns dos outros e não sei quê, mas eu fiz 5 exames este semestre (entre fase normal e de recurso, não repeti nenhum) e ando numa faculdade onde quase não há cadeiras com frequências. E tive entre todos entre 5 e 8 dias de espaço.

Ainda bem que não fui para os vossos cursos...

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que fazer 4 exames numa semana não é para todos...

Lá vou ter que me adaptar não é...

Vou ter que aumentar o nível de exigência a partir de agora.

Compartilhar este post

Link para o post

És um herói, parabéns... O que vale é que na faculdade levar um 13 ou 14, ou um 17, 18 vai dar ao mesmo, no secundário é o resto da tua vida que depende daquilo.

QUÊ?

Estive agora numa aula e lembrei-me deste tópico. Estava a ouvir as exigências para o trabalho final de uma cadeira de Mestrado e a relembrar que durante a Licenciatura não me exigiam tanto. Isto tem tudo uma lógica, os trabalhos menos exigentes dos anos de Licenciatura preparam-nos para o Mestrado, e não tem qualquer lógica que quem chegue à faculdade apanhe logo com as exigências do Mestrado porque "quando chegarem ao mestrado também fazem isto, portanto habituem-se". Nem que seja porque há quem não siga para Mestrado, tal como há quem no 12º ano não vá para o Ensino Superior. São degraus diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

lol Estás bem encaminhado então.

Compartilhar este post

Link para o post

É esse o espírito. O que importa é entrar, como se sai é cagativo.

Compartilhar este post

Link para o post

É esse o espírito. O que importa é entrar, como se sai é cagativo.

Hein?

Falando por mim, a diferença entre um aluno, na minha faculdade e no meu curso, que tira 17 e 14 é nula. Às vezes quem tira 14 até sabe bastante mais. Eu não sou daqueles que estudo para tirar grandes notas, gosto de estudar aquilo que me vai ser útil quando trabalhar. Acho que deve ser esse o espírito. Porque infelizmente e falando na minha faculdade, não querendo generalizar, os testes e métodos de avaliação são tão ridículos que não espelham realmente o que sabes. Basta num teste de escolha múltipla errares umas poucas, se for a descontar já tens menos uns tantos valores... Um outro cagão fez o teste do ano passado que teve acesso e era igual tira um notão. É tão relativo isso.

Concluindo, no meu ponto de vista mais importante que sair com uma grande média é saíres com alguma coisa de útil que possas utilizar depois. Não é "cagativo" como disseste.

Já o secundário é bem diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não faz grande sentido, pelo menos no sentido (peço desculpa pela repetição) que lhe queres dar. Até concordo que o mais importante deve ser a utilidade dos conhecimentos, mas não tenhas ilusões sobre um 13 ou 14 ser o mesmo que um 17 ou 18.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...