Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

As despesas gerais familiares e as de restauração, não se colocam, aparecem automaticamente na simulação. Na própria declaração diz lá "Em alternativa aos valores comunicados à AT, pretende declarar as despesas e saúde, da formação e educação, os encargos com imóveis e os encargos com lares relativos ao agregado familiar?" e o título desse quadro 6C é mesmo só "DESPESAS DE SAÚDE, FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO, ENCARGOS COM IMÓVEIS E LARES"

Então mas não fazem todos parte do mesmo? Como é que eu sei então se os valores estão certos ou errados? Eu já fiz a simulação com e sem as despesas de saúde, e os valores que me aparecem são exactamente os mesmos.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

E se algo está mal que fazemos? Devia dar 1200, está a dar à volta de 800. A renda não está a entrar, e mesmo carregando o anexo H não aparece nada. Estar a por tudo manualmente tb não me parece opção, isso iria durar horas...

Para a renda entrar, tens que adicionar o Anexo H e no quadro 6C clicas em "Sim" escreves de novo a tua password e hão-de aparecer as tuas rendas, bem como os gastos em saúde, educação e lares (se for o caso).

Estou a preencher agora o anexo H e qual é a diferença entre Titular e Arrendatário?

Campo "Arrendatário" - A coluna NIF do arrendatário apenas deve ser preenchida quando, na primeira coluna seja indicado o código 02 - Juros de dívidas contraídas até 31 de dezembro de 2011, respeitantes a prédios arrendados para habitação permanente do arrendatário (alíneas b) e c) do n.º 1 do artigo 78.º-E do Código do IRS).

Campo "Titular" - A coluna Titular destina-se à identificação do membro do agregado familiar que suportou o encargo

Então mas não fazem todos parte do mesmo? Como é que eu sei então se os valores estão certos ou errados? Eu já fiz a simulação com e sem as despesas de saúde, e os valores que me aparecem são exactamente os mesmos.

Sim, são todos deduções à coleta mas os únicos que são passíveis de ser alterados são os gastos com saúde, educação, imóveis e lares. As despesas gerais familiar e as da exigência de fatura (oficinas, restauração, alojamento e cabeleireiros) só conta o que já está no efatura.

Se fores ao resumo do efatura consegues saber qual é o total das tuas deduções somando as diversas categorias que lá estão. Ao simulares o IRS, confirmas se o valor que a apareceu nas "Deduções à coleta" é igual à soma que fizeste no resumo do efatura. Se for igual é porque foi tudo considerado e o IRS pode ser submetido.

Exemplo:

1- Resumo do efatura

eMTNJa2.png

Somando todas as deduções tenho: 250 + 1,37 + 270 + 11,90 = 533,27 €

2 - Quadro 6C (anexo H)

Penso que os encargos com rendas estejam com algum problema. Simulando sem adicionar o anexo H as rendas não me apareciam. Mas adicionei o anexo e pedi para me mostrar as despesas no quadro 6C

J3vMT6B.png

Como vês, só aparecem as que são possíveis de alterar no meu caso que são as de saúde e as dos imóveis. (se tivesse lares e educação também apareceria)

3 - Simulação

Apesar de naquele quadro só estarem aquelas duas rubricas de despesas, na simulação as gerais familiares e as de restauração são tidas em conta como podes verificar pelos 533,27€ nas deduções à coleta.

n3FOkU6.png

Compartilhar este post

Link para o post

Gunthi, no quadro 6C se responderes que 'Sim', aparecem-te essas despesas e no fundo estás a dizer que não queres que utilizem os valores comunicados à AT e só irão contar os que forem adicionados nesse quadro. No meu caso, como está tudo correcto coloquei 'Não'.

Obrigado pela tua explicação ;)

Editado por Catchumbo

Compartilhar este post

Link para o post

Gunthi, no quadro 6C se responderes que 'Sim', aparecem-te essas despesas e no fundo estás a dizer que não queres que utilizem os valores comunicados à AT e só irão contar os que forem adicionados nesse quadro. No meu caso, como está tudo correcto coloquei 'Não'.

Obrigado pela tua explicação ;)

Sim, mas isso só se refere às despesas de Saúde, Educação, Imóveis e Lares. As Despesas Gerais Familiares e as da Exigência de Fatura entram SEMPRE.

Nesse caso que eu apresentei as despesas realmente estão todas no resumo do efatura, só que por alguma razão se eu fizer a simulação sem acrescentar o quadro 6C ele não me englobava as deduções dos imóveis. Ao inclui-los dessa forma apesar de no quadro não estarem as outras deduções (Gerais Familiares e Exigência de Fatura) o valor das mesmas é tido em conta na simulação.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, seja como for, vou receber uma miséria, comparado com o ano passado.

Compartilhar este post

Link para o post

onde é que aparecem os dados da efatura? simulei e apareceu 0 nas deduções à coleta, quando deveria aparece 308 euros.

Compartilhar este post

Link para o post

site das finanças -> entregar a declaração -> e depois tens uma coisa que diz: simular.

_____

ebdf4733b91c7c822fc40b0c04ce88c5.png

969d3ca604f613a9f0c21c849d2d9329.png

pelas contas deveria aparecer 306,45, correto? Mas não aparece..

O que tenho de fazer?

Editado por depina

Compartilhar este post

Link para o post

acho que havia um problema qualquer com o chrome.

eu usei o firefox.

btw para acederes tens de ter a tua pass do portal das finanças.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que havia um problema qualquer com o chrome.

eu usei o firefox.

btw para acederes tens de ter a tua pass do portal das finanças.

Eu tenho, só que é a primeira vez que vou fazer isto. Está tudo para me atrapalhar :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Depina, no teu não aparecem as deduções porque não tens colecta, uma vez que os rendimentos são baixos. Daí chamarem-se deduções à colecta. Também nem precisarias delas já que consegues ir buscar tudo o retiveste. Se quisesses nem tinhas de enviar IRS porque estas dispensado por o teu rendimento não atingir os 4104€.

King JC, o Chrome e o Microsoft Edge não dão. Ou sacas outro browser ou sacas a aplicação na secção de downloads do portal das finanças.

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado pela resposta! sendo assim vou submeter ;)

receber 52euros já é bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu passei de receber 500€ para receber 120€, os estágios IEFP ainda têm as suas vantagens afinal.

Compartilhar este post

Link para o post

Depina, no teu não aparecem as deduções porque não tens colecta, uma vez que os rendimentos são baixos. Daí chamarem-se deduções à colecta. Também nem precisarias delas já que consegues ir buscar tudo o retiveste. Se quisesses nem tinhas de enviar IRS porque estas dispensado por o teu rendimento não atingir os 4104€.

King JC, o Chrome e o Microsoft Edge não dão. Ou sacas outro browser ou sacas a aplicação na secção de downloads do portal das finanças.

E qual é ? Aparece tudo para pc.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas!

Eu sei que o anexo B é apenas para o próximo mês mas gostaria de saber se há por aí algum simulador sério para poder comparar resultados, pois a patroa tem esse anexo e eu não. Queria saber o que será mais vantajoso mas só apanho simuladores da treta.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

É só mesmo para deixar o meu agradecimento ao gunthi por ser o w0 da contabilidade. :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

O código 730 do ano passado, que se encontrava no anexo H, quadro 7, já não existe. Trata-se de um seguro de saude, agora já não é declarado?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...