Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Rei_Patricio

Sporting - Análise da época

Publicações recomendadas

''Sá Pinto ou outro? Quem?''

"Arbitragem é o principal factor pela classificação final do clube?"

Adicionadas.

a segunda é uma boa pergunta.já agora, Rei_Patricio, quando é que é para responder?

deve ser da depois da taça , fim de época portanto. (?)

Obviamente :biggrin:

Já estive a adicionar umas estatísticas na 1ª página, se alguém souber de mais coisas para meter que apite :compinchas:

E já agora, um banerzito, quem faz? :p

Compartilhar este post

Link para o post

Objectivos/Expectativas para a próxima época?

Editado por G1njas

Compartilhar este post

Link para o post

Nâo li a primeira pagina. Agora já tá respondido. E depois vai ser um batalhão de perguntas para responder vai ser respostas enormes que a maioria não vai ler nem responder.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que neste momento ninguém consegue responder alguma coisa que seja sem se deixar contagiar pelo sentimento do que se passou hoje.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem foi para ti o melhor jogador desta época?

Patrício. As suas defesas foram fundamentais para um menor insucesso nesta época negra.

Onze ideal?

Patrício, Pereira, Onyewu, Carriço, Insúa, Schaars, Martins, Matías, Izmailov, Capel, Ricky (imo)

Melhor contratação?

Insúa. A custo "zero" representou uma grande adição e um dos melhores laterais que passaram por aqui.

Pior contratação?

Bojinov. Demos dinheiro por ele e além disso demos um enorme jogador de seu nome Valdés

Jogador que mais te surpreendeu?

André Martins. Nunca pensei que desse alguma coisa de jeito pelo facto de não ter sido titular no Belenenses, contudo provou ter grande classe e categoria no meio-campo

Jogador que mais te desiludiu?

João Pereira. Depois de épocas de melhor nível fez esta miserável de época. Desceu muito na minha consideração

Onde achas que devemos reforçar-nos para a próxima época?

Guarda-Redes, Lateral Direito, Centrais, Médio Defensivo, PL

Melhor jogo da época?

Sporting 1-0 Manchester City

Pior jogo da época?

Marítimo 2-0 Sporting

Ponto mais alto da época?

Passagem ás meias da Liga Europa

Ponto mais baixo da época?

Vergonha no Norte e Final da Taça

Dentro das possibilidades financeiras do clube, quem contratavas ? E quem vendias ?

Não tenho nenhumas preferências em termos de jogadores.

Vendia o João Pereira, (Polga), (Ribas), Rodriguez, Elias.

Se pudesses escolher, o Sá Pinto ficava ? Caso a resposta seja negativa quem escolhias?

Não, porque não me parece que a equipa mostre qualidade ofensiva e criativa contra equipas piores. Espero estar enganado

Não tenho nenhum nome definido mas que fosse alguém com ideias de jogo positivas que meta a equipa a jogar como deve ser e a defender q.b

Onde errou o Domingos?

Em fazer a equipa depender de individualidades, além do seu desespero depois da lesão do Rinaudo e quando os resultados começaram a sair mal.

Arbitragem é o principal factor pela classificação final do clube?

Fomos prejudicados em vários momentos, mas no Sporting isso não pode ser desculpa para insucesso.

Editado por marte

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho que destacar dois: Schaars e Capel. O primeiro oferece um equilíbrio à equipa formidável, uma excelente capacidade de passe e uma boa visão de jogo, tem bastante experiência e sabe o que tem que fazer em campo. O segundo pela raça, pela combatividade que emprega em cada lance. É um verdadeiro leão. Excelentes arrancadas quase sempre travadas em falta. É um jogador à Sporting, daqueles que empolgam os adeptos. Falta-lhe só saber soltar melhor a bola.

Onze ideal?

Rui Patrício, Arias, Onyewu, Carriço, Insúa, Rinaudo, Schaars, Matías, Capel, Izmailov e Wolfswinkel. No meio-campo a coisa complica-se. É este o meu onze ideal, apesar de achar um crime deixar de fora o André Martins, o André Santos e o Carrillo.

Melhor contratação?

Schaars, sem dúvida. Para o que custou, teve um retorno desportivo soberbo.

Pior contratação?

É complicado, mas vou optar pelo Bojinov. Apesar de o Elias ter custado demasiado para o que demonstrou esta época. O Rodríguez, que para mim é o nosso melhor central, também se pode considerar uma má contratação, pois quase não jogou, mas também veio a custo zero. O Ribas... nem sei como quer continuar no Sporting.

Schaars pela versatilidade, Capel pela entrega.

Elias, esperava mais dele.

Assumindo que saem Polga e Rodríguez (que está constantemente lesionado), e ficando com Carriço definitivamente para central, devíamos fazer regressar o Nuno Reis e contratar outro titular indiscutível.

Melhor jogo da época?

Os da Liga Europa foram muito bons em termos emotivos. Talvez destaque o jogo em casa contra o Bilbao, a capacidade da equipa virar um resultado tremendamente injusto. Vibrei muito!

Pior jogo da época?

Na era Domingos, o jogo na Madeira contra o Marítimo foi patético. Jogar com a defesa alta (e com defesas lentos) perante uma equipa apostada em jogar no contra-ataque, com jogadores muito velozes na frente. Na era Sá Pinto, Setúbal e Final da Taça de Portugal. A atitude e a vontade de ganhar ficaram em Alcochete.

A passagem na eliminatória frente ao Manchester City.

Perder a Taça de Portugal, perante uma equipa que teve 16 jogos consecutivos sem vencer e quase a descer à Liga Orangina.

Dentro das possibilidades financeiras do clube, quem contratavas ? E quem vendias ?

Vendia Polga, Rodríguez (caso não esteja apto), João Pereira, talvez o Xandão, Renato Neto e Ribas.

Trazia o Nuno Reis, Cédric, Adrien, Wilson Eduardo e outro central. O problema é que o meio-campo ficaria super lotado, por isso, a muito custo, acho que também deixava sair o André Santos. Espero que daqui a uns anos não esteja a brilhar na Luz ou no Dragão. Acho que é sportinguista de coração, mas hoje em dia...

Se pudesses escolher, o Sá Pinto ficava ? Caso a resposta seja negativa quem escolhias?

Depois da Final de ontem, não sei. Parece-me que só sabe por a equipa a jogar em contra-ataque, futebol apoiado nem vê-lo. Por um lado merece uma oportunidade pela boa campanha na Liga Europa, por outro esta Final, para mim é quase motivo de despedimento. Humilhante.

Onde errou o Domingos?

Na atitude. Além de o achar um bocado mole, culpava os jogadores por erros seus. Insistiu demasiadas vezes nos mesmos erros, chegou a procurar soluções (ver jogo em Olhão) que demonstraram que estava completamente perdido. Eu que fiquei feliz com a sua contratação, achei que para o fim já se estava a cagar para o Sporting.

Óbvio que não. A (não) atitude da equipa demonstrada em momentos decisivos da época é que foi fatal. Existiram erros de arbitragem que nos prejudicaram, sim, mas com certeza que também ocorreram outros onde fomos beneficiados.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem me querer alongar demasiado...

É difícil dizer. Houve jogadores que se destacaram, e que gostaria de enunciar: Rinaudo (enquanto jogou...), Schaars, Insua, Ricky Van Wolfswinkel, e nesta recta final, Izmailov. Mas o prémio vai para um: Rui Patricio. O melhor GR que já vi jogar com a camisola do meu Sporting. Pode vir a ser top 5 da Europa. Se calhar até já é top 10...

Onze ideal?

407875_Sporting_Clube_de_Portugal_-_SAD.jpg

É claro que preferia um central mais "senhor" e um lateral direito que faça jus ao nome, mas pronto...

Melhor contratação?

Ainda tive dúvidas. E não tenho dúvidas que se o Rinaudo tivesse aguentado uma época inteira, estaria aqui.

Emiliano Insua. Melhor lateral esquerdo desde os últimos 2 anos do Tello.

Pior contratação?

Houve uns quantos. Dou um empate técnico entre o Rodriguez e o Ribas. O primeiro veio para rapar dinheiro, está sempre lesionado, mas é sempre chamado para a selecção do Peru. E o segundo porque trouxe o fantasma do Nalitzis e do Mota de volta.

Diego Capel. Por aquilo que dá ao jogo, pela forma como se entrega, por aquelas arrancadas fantásticas que faz de vez em quando, pelos amarelos que saca, por estar cá há menos de um ano e sentir a camisola como poucos...um dos meus jogadores favoritos!

Esperava mais do Jeffren. Muito mais. É certo que as lesões não ajudaram, mas...

Guarda - redes - Se o Rui Patricio sair, é absolutamente necessário. Não tenho medo de entregar a baliza ao Marcelo Boeck. Mas se puder vir algum melhor (falou-se no Akinfeev há algum tempo...), melhor. Senão, vai-se buscar um bom suplente.

Defesa central - É preciso um mandão. Um gajo que pegue de estaca e assuma a defesa. Ainda ninguém assumiu a defesa, ou tem capacidade para isso. O Carriço está queimado, o Onyewu é chefe, mas falta-lhe estabilidade e não se lesionar, o Rodriguez nem comento, o Xandão não tem qualidade.

Defesa direito - Já disse, Cedric e Arias não me convencem. Mas é, para mim, a zona menos prioritária.

Trinco - Pois, não há nenhum trinco a sério. E se o Rinaudo não aguenta? Eu sou da opinião de ir buscar um baratinho, se calhar até dentro da Primeira Liga.

Avançado - É preciso, além de um avançado para o lugar do Ricky, alguém rápido e eficaz nas costas, um "Liedson". O Ricky movimenta-se como ninguém, e é titular, mas às vezes faz falta um gajo que saiba procurar as costas, jogar no fora-de-jogo e aparecer ao primeiro poste em lances que ganhámos a linha dentro da pequena área. Acho que o Wilson não é gajo para isso.

Melhor jogo da época?

Em termos jogados, 1-0 ao Benfica. Demos um autêntico baile, do início ao fim. É incrível como tenha ficado só 1-0.

Em termos emotivos, a eliminatória toda frente aos barões do dinheiro.

Pior jogo da época?

Marítimo 2 - Sporting 0. Jogo que ditou a despedida do Domingos. Jogámos muito, muito mal.

Passagem frente ao City.

Antes diria a eliminação da Liga Europa. Agora digo, sem hesitar, perder a final da Taça.

Ora bem, para começar, vendia alguns jogadores.

Rodriguez (com certeza que tem mercado. Nem que seja na América do Sul. Penso que será fácil vende-lo por cerca de 2-3 milhões por essas bandas, bem enganadinhos!)

Evaldo (levem-no, por favor. uma bifana e um pacote de batatas fritas. Vá, por 500-900 mil euros. Deve estar sobrevalorizado por causa da época na Liga Europa)

André Santos (adoro o puto, mas já se viu que não tem lugar. Sendo assim, que se venda, e que vá espalhar classe para outros campos. Acho que seria possível vendê-lo entre 3 a 5 milhões).

Renato Neto (sim, vender. O gajo não serve para nada. Ainda dava para vender entre 500 mil e 1 milhão, na boa).

Provavelmente o Rui Patricio vai sair também, qualquer coisa entre 10M e 15M. Isto daria um resultado final de +- 15M para transferências. Eu usava o dinheiro que vendemos em jogadores APENAS em transferências, mas sem nunca superar os 10M - 15M.

Dispensava o Polga. bye bye.

As contratações é que era chato. Tendo em conta o nosso panorama financeiro, e de forma a suprir as nossas necessidades:

Guarda - redes - Se fosse possível ir buscar o Akinfeev, era um sonho. Mas deverá ser complicado. Gostam do Gomes, do Tottenham? Acho que com jeito, era gajo para vir. Senão, ia buscar o Diego do Vitoria para fazer de suplente experiente do Marcelo. Acho que poderia trazer muito, e era uma alternativa completamente segura.

Defesa central - No mercado nacional, não vejo mais ninguém senão o Luis Neto, do Nacional. Mas lá está o Rui Alves. Portanto, esqueçam. O Vilarreal desceu, era homem para atacar o Zapata, o Musacchio e o Marchena. Só acho possível os últimos dois, de qualquer forma. O Marchena ainda fazia a perna para 1 ou 2 temporadas, e gosto muito dele.

Trinco - Digo-vos, não me importava nada que o Custódio voltasse. Mas o Salvador deve estar a pedir ouro por ele. Também não desgosto do Roberto Sousa ou do Rafael Miranda do Marítimo, eram gajos para fazer a perninha enquanto o Rinaudo não pudesse. E não devem ser caros, penso eu. Também gosto muito do Caue da Olhanense.

Avançados - E que tal o Yakubu? Ou o Pedersen? O Blackburn já foi de vela, bem que podíamos aproveitar. Ou o Vaz Te? Recuperado...mas não deve querer sair da Premier League. Dentro da Liga não há muita coisa...quer dizer, há o Lima, mas deve custar cerca de 4-5 milhões, para ser suplente no thanks.

Sim, ficava. E espero que fique durante muito tempo.

Onde errou o Domingos?

Não ter plano B. Adaptou os jogadores ao que queria, e não o contrário. Mas estou curioso para ouvir o que muita gente tem para dizer.

Foi incrível o quanto nos prejudicaram. Foi o suficiente para nos tirarem o acesso à Champions. Claro que não é o principal factor pela classificação final do clube, mas teve muita influência. Aquele início de temporada manda abaixo qualquer um.

No global, época de m*rda.

Editado por Jone

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar ser sintético.

Rui Patrício.

Onze ideal?

Patrício; Pereirinha, Carriço, Onyewu e Insúa; Rinaudo, Schaars e Matías; Carrillo, Izmailov e Wolfswinkel.

Melhor contratação?

Insúa, Schaars e Wolfswinkel pelo que acrescentaram à equipa no imediato; Carrillo, pelo potencial.

Pior contratação?

Bojinov. Mas pela relação qualidade/preço, Elias.

Insúa.

Elias.

Um defesa central, um ponta-de-lança e talvez um defesa direito.

Melhor jogo da época?

Jogo contra o Athletic em Alvalade.

Pior jogo da época?

Foram demasiados para estar agora a particularizar.

Mais uma vez, joga contra o Athletic em Alvalade. Pelo menos, foi aquele em que mais vibrei.

Derrota na final da Taça de Portugal.

Nomes não sei, mas já ficava contente se apostassem em alguns dos muitos jogadores de qualidade que temos emprestados, casos do Cédric, do Nuno Reis, do Adrien ou do Salomão. Polga, Xandão, André Santos (não por razões desportivas), Renato Neto e Ribas. Rodríguez, Jeffren e Izmailov seriam casos a ponderar.

Sim. Até agora, mostrou muito pouco, mas estou disposto a dar-lhe o benefício da dúvida.

Onde errou o Domingos?

Em muita coisa, mas sobretudo nunca compreendeu onde é que estavam as forças e fraquezas do plantel.

Claro que não.

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo escolher um, mas para mim Schaars e Insúa estiveram uns furos (grandes) a cima da maioria, além de terem sido dos mais consistentes em termos exibicionais. Escolhendo só um, não seria nem um nem outro, Rei Patrício, é fantástico.

Onze ideal?

Dentro de quem jogou (e onde jogaram): Rui Particio - J.Pereira , Onyewu , Polga (é terrivel, mas acho que os outros ainda fizeram pior) , Insua - Rinaudo , Schaars , Matias - Izmailov , Capel - RvW.

Melhor contratação?

Entre Insúa e Schaars, claramente. Confesso que sou grande defensor do Ricky, gostei muito da aposta nele, mas não o coloco aqui porque para além de ter sido bem mais dispendioso ainda não atingiu nem metade daquilo que acredito que pode atingir.

Pior contratação?

Ui, tantas. Desde Rodriguez, lol, ao Ribas, duplo lol, até ao Boi9, ultimate lol. Venha o diabo e escolha.

Fico repartido mais uma vez. Diego Capel/André Martins. O primeiro, e apesar de já ter muito boa ideia dele quando chegou, surpreendeu-me muito pela sua aparente maneira de ser e estar em campo, extremamente dedicado e viveu com intensidade o clube. O segundo porque à partida, e por falha minha, não dava um chavo por ele e veio provar que estava errado, muita classe e um potencial muito grande.

Bruno Pereirinha. Irrita-me o facto de mais uma vez ter tido uma oportunidade caída do céu de ficar no plantel, teve a titularidade várias vezes, mas nunca as chega a agarrar, acho-o fraquissimo do ponto de vista psicológico ao ponto de parecer estar-se a "borrifar" e preferir esconder-se. Porra em situações destas ele tem de se esfarrapar, foram poucos os jogos em que o fez. Mas pronto, aparte deste hate, não escondo que esperava bem mais do Jeffren.

PS: quase me esquecia, matem-me por ser naive, há razão para isso, mas não posso deixar de admitir que o Domingos foi uma tremenda desilusão, esperava muito mas muito mais, até em termos de personalidade, foi um maricas.

Se Particio sair, baliza claro, gosto do Marcelo mas não acho mal que se apostasse num titular com qualidade superior.

Um central de qualidades óbvias, um Polga versão primeiros anos, que assuma a defesa e consiga jogar a época toda.

Lateral direito é uma incógnita para mim, vejo qualidade no Arias e até no Cedric, mas tenho algum receio se chegam...até pela juventude e pouca experiência a este nível.

Ponta de Lança. Alguém com experiência e com créditos firmados. Apoio a continuidade no 11 do Ricky, mas ele precisa de luta e acima de tudo alguém que lhe passe alguma "manha" e sabedoria.

Assim penso que era suficiente, dadas as nossas possibilidades financeiras. E isto contando que não sai ninguém fora do expectável claro. Apoio também o regresso do Wilson, Adrien, Cedric como já disse, e o Nuno Reis talvez, confesso que não conheço muito do rapaz para além do que mostrou no Mundial sub-20.

Melhor jogo da época?

Jogo em casa com o Benfica, claramente, e a primeira parte em Manchester.

Pior jogo da época?

Tantos, mas lembro-me do jogo em Aveiro, péssimo, o jogo fora com o Marítimo e agora a final da Taça.

A caminhada na Liga Europa, sobretudo contra os Ingleses claro. A caída contra o Bilbau foi penosa porque tínhamos tudo para passar, mas mesmo assim penso que não estragou o que de bom fizemos.

A Taça foi ridiculamente perdida, foi lastimável. Além disso, o campeonato que fizemos foi patético.

Para saídas, Polga e Rodriguez (infelizmente não estou esperançado que possamos fazer algum dinheiro com este, pelo menos que se veja) são prioridades, que degredo, assim como a devolução do Ribas. Depois para render algum dinheiro temos J.Pereira, Pereirinha, André Santos, Renato Neto (apesar de pouco...) e Matias/Izmailov. Estes dois tenho muita pena mesmo, mas penso que é arriscado contar com os dois, apesar de grande qualidade se formos a somar o que fazem numa época inteira, não chega para dois meses de competição, e penso que isso nos tem sido muito prejudicial. Além do mais confio nos extremos que temos, e tenho grandes esperanças no Labyad e no André Martins para a próxima época. Por fim, há o Evaldo, que coisa mais fraquinha e insignificante, mas para suplente (pouco utilizado) vai chegando, não há necessidade de se gastar já dinheiro aqui, e o Turan ainda precisa de jogar para mostrar alguma coisa.

Para entradas é mais complicado sugerir nomes em concreto, até pela nossa debilidade financeira. Penso que se poderá apostar nalguns jovens, na pré-época por exemplo, e tomar alguma atenção a clubes mais fragilizados, como o Villareal que desceu. No mercado Nacional sinceramente não vejo grandes opções a jeito, o Lima era sugestivo mas deverá ser muito caro.

Em retrospectiva ao trabalho que acabou por fazer? Não. Gosto muito dele mesmo, mas acho que não iria em nada elevar o patamar do Sporting. Acabou por perder todos os jogos decisivos que teve e para mim isso deitou fora em grande parte o inicio relativamente promissor que teve (liga Europa, recuperação inicial na Liga,...)

Onde errou o Domingos?

Como já disseram, o facto de não ter plano B foi a falha maior. Depois teve a agravante de mesmo o suposto plano A ter sido uma coisa tão suavezinha que mais parecia poeira. Aliado a isso, nem a nível mental nem a nível físico parece ter deixado marcas relevantes na equipa. Enfim.

Para mim não. Não vi um ano assim com tantas mais más decisões do que em anos passados, a meu ver nem chega a ser um factor secundário sequer. Fomos péssimos e ponto final.

Editado por LeDerp

Compartilhar este post

Link para o post

Rui Patrício. O porquê é óbvio.

Onze ideal?

Rui, João Pereira, Xandão, Polga, Insua, Rinaudo, Matias, Schaars, Capel, Izmailov, Ricky

Melhor contratação?

Schaars, pela relação qualidade/custo. Menção honrosa para o Ricky e para o Insua.

Pior contratação?

Luis Aguiar.

Ricky. Não esperava tanto dele. Do que vi na pré época o gajo pareceu-me tosco e até bastante fraco, fiquei imensamente desiludido. Mas quando a época começou mostrou-se gigante.

João Pereira. Não é que seja um craque, mas tem mais qualidade do que isto. Já o mostrou anteriormente.

Defesa e ataque. Um ou dois centrais e um ponta de lança são prioridades.

Melhor jogo da época?

Os jogos com o Manchester City.

Pior jogo da época?

Final da Taça de Portugal. Que pesadelo.

Os adeptos. Enormes em todos os momentos. São os melhores de Portugal, digam o que disserem os abutres.

A incapacidade de tornar os sonhos realidade.

Honestamente, já nem sei. Esta época já mostrou algumas qualidades mas não sei até que ponto merece a chance que vai ter.

Onde errou o Domingos?

Em nunca ter aprendido o que são treinos. Ou em ter, convenientemente, desaprendido antes de vir para o Sporting.

lol que pergunta de m*rda. não.

Compartilhar este post

Link para o post

Pior contratação?

Luis Aguiar.

Já nem me lembrava desse, que aberração de contratação.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem dúvida o nosso "Santo" Patrício. Foi graças a ele que o Sporting conseguiu muitos dos seus pontos e graças a ele que conseguimos chegar as meias-finais da Liga Europa. Atrás do Patrício tenho que destacar o Izmailov que reapareceu após aquele calvário.

Onze ideal?

Rui, João Pereira, Xandão, Polga, Insua, Rinaudo, Matias, Schaars, Capel, Izmailov, Ricky

Melhor contratação?

Muitas dúvidas, pois houve jogadores que pelo que custaram, vieram a ser bons jogadores para o clube. Apesar de emprestado, eu considero que o Xandão foi a nossa melhor contratação..

Pior contratação?

Bojilol (what else?). Rodríguez também não ficou atrás.

André Martins. Nunca pensei que o rapaz fosse tão bom. Não compreendo como é que o Sporting não o aproveitou há mais tempo.

Jéffren. Esperava muito mais dele.

Sem sombra de dúvidas precisamos de 2 defesas centrais (Polga e Rodriguez têm que ir embora), 1 defesa direito (Que o João Pereira vá para o Valência) e 1 Ponta de Lança (Por muito bom que as pessoas achem, eu não acho o Ricky tão bom jogador como o pintam. Ele tem uma coisa muito boa que é a desmarcação. De resto, meh. Ele não tem grande velocidade, não é bom no 1 contra 1 e sinceramente, não marca golos tão espectaculares. Precisamos de um novo Liedson!)

Melhor jogo da época?

Contra o Vitória de Guimarães em casa.

Pior jogo da época?

Final da Taça de Portugal. Ainda por cima fui ver ao estádio -.-

Eliminação do City. Ninguém pensava que conseguíamos passar mas a nossa equipa mostrou ser possível.

Derrota contra o Benfica. Foi a partir daí que a nossa equipa foi pela tabela abaixo, chegando mesmo a estar em 5º lugar.

Sem sombra de dúvida!! Foi este senhor que conseguiu fazer com que o Sporting renascesse das cinzas. Pena este último jogo que fizemos, mas mesmo assim, acredito no Sá Pinto e mesmo antes do Domingos sair, dizia que o Sá Pinto devia ser o treinador do Sporting por causa do amor que tem pelo clube, e pela maneira como consegue motivar os jogadores, coisas que o Domingos não conseguia fazer.

Onde errou o Domingos?

Penso que foi sobretudo não conseguir respeitar os jogadores e não os conseguir motivar. Ainda me lembro daquelas imagens, onde ele dizia que o Ribas não sabia chutar na bola.

Não. O principal factor foi o Domingos, pois ele não conseguiu incentivar a equipa a dar a volta.

Compartilhar este post

Link para o post

Rui Patrício. E tenho pena que muito provavelmente vá embora, a curto prazo não arranjamos ninguém como ele para a baliza. Destacar também Insúa, Schaars, Capel e Ricky, que estiveram a um bom nível.

Onze ideal?

Patrício; JP, Onyewu, Carriço, Insúa; Rinaudo, Schaars, Matias; Izmailov, Capel, Ricky.

Melhor contratação?

Insúa. Razoável a defender, bom a atacar, faz todo o corredor esquerdo durante 90 minutos com qualidade. Temos DE garantido para os próximos anos.

Pior contratação?

Aqui vou ter que dividir o "prémio" entre 3 jogadores: Bojinov, Luis Aguiar e Rodríguez. É complicado dizer qual deles o pior.

Talvez Schaars. Nunca o tinha visto jogar e rapidamente fiquei impressionado com a forma como ele assumiu o seu lugar a meio-campo. Tem visão de jogo, qualidade de passe, gere bem o ritmo de jogo e, acima de tudo, é um autêntico líder dentro de campo.

Destacar aqui também o Carrillo, que não conhecia e que me surpreendeu muito, penso que ele tem qualidade para dentro de 2/3 anos poder ir além da liga portuguesa.

Sem dúvida nenhuma Bojinov. Acreditei que ele iria relançar a sua carreira aqui e que teria grande influência naquilo que poderíamos fazer este ano. Não podia estar mais enganado.

Não saindo nenhum titular, precisamos de um central que tenha capacidade de sair a jogar, de um DD que seja o espelho de Insúa na esquerda, nem peço mais, e de um avançado com maior faro de golo, com aquele instinto de "matador", para rivalizar com o Ricky. E talvez de um GR, caso o Patrício saia.

Melhor jogo da época?

Sporting-Benfica. Ainda hoje não percebo como não saímos desse jogo com uma goleada.

Pior jogo da época?

Indeciso entre o do Marítimo na Madeira para o campeonato, o de Setúbal, também para o campeonato, e o de ontem. Mas por aquilo que estava em jogo, vou mesmo para o de ontem no Jamor.

A eliminatória contra o City. Foi aquela altura nesta época em que realmente senti que o meu clube podia voltar aos grandes palcos e ás grandes vitórias. Toda a gente dizia que íamos ser fuzilados, trucidados, humilhados, por aí. Mas nós acreditámos, e eliminámos com toda a justiça aquele que acabou por se tornar o campeão inglês.

Pelas expectativas que tinha de que era desta que íamos voltar aos troféus, a final de ontem. Mas devo referir também a derrota na Madeira para o campeonato, penso que foi depois desse jogo que o Domingos foi embora. A maneira como o Marítimo nos dominou nesse jogo foi vergonhosa, perdemos 2-0 mas eles podiam até ter feito mais golos.

Ora bem, começando pelas vendas, vendia/dispensava:

-João Pereira. Vai ao Euro e acredito que pode render uns trocos devido a isso. Não acho que vá fazer cá falta, e espero que entre Arias e Cédric, um dos 2 consiga brilhar durante a próxima época;

-Polga. Este acaba contrato e ainda bem, é menos um cancro na defesa. Next;

-Rodríguez. Um gajo que não consegue completar um jogo inteiro com a camisola do Sporting durante uma época e é sempre chamado á selecção do Peru, estando sempre disponível para lá jogar, é gozar com o clube. Pouco me importa o que lhe façam, desde que vá embora e não volte;

-Renato Neto. Não tem qualidade para o Sporting;

-André Santos. Este é um caso diferente. Já deu para ver que não conta para o Sporting e sendo assim é preferível vendê-lo do que o ter cá parado e a receber ordenado. É um jogador que ainda espero ver na Selecção um dia, qualidade não lhe falta;

-Ribas. Nem sei para que veio, que anedota de jogador.

Também me parece que o Patrício sairá, mas aí não há nada a fazer. É esperar que renda bom dinheiro.

Quanto a entradas, para GR talvez o Diego do Vitória ou o Adriano do Gil, de resto talvez tentar aproveitar a descida de algumas equipas nas principais ligas europeias para ir buscar 1 ou 2 jogadores de qualidade.

Ficava. Acredito que Sá Pinto ainda tem muito para dar ao Sporting, está no comando da equipa há apenas 6 meses, e merece poder moldar o plantel ao seu estilo de jogo e poder começar uma época de início, tendo assim tempo para implementar as suas ideias de jogo, que acredito que são mais e melhores do que aquilo que vimos até agora.

Onde errou o Domingos?

O Domingos não errou, errou quem lá o pôs. Aquela lenga-lenga do "ah e tal, ele é portista mas acima de tudo é profissional" comigo não pega nem nunca pegará. Não sou sequer uma pessoa que tenha ódio aos rivais, mas para mim o treinador do Sporting tem de ter, desde logo, o coração verde e branco.

Não. Que fomos prejudicados é um facto; que não jogámos o suficiente para conseguir uma melhor classificação também é um facto.

Compartilhar este post

Link para o post

Rui Patricio. Sempre seguro, fiel a si mesmo e mais um ano de evolução naquele que se tornou num dos melhores guarda redes do mundo e o melhor Português.

Onze ideal?

Patricio, JP, Onyewu, Xandão, Insua, Izmailov, Schaars, Elias, Capel, Matias, Wolfswinkel

Melhor contratação?

Insua. Quando chegou estranhei a chegada a custo 0 de um jogador com o 'historial' dele, mas provou em campo que é um bom jogador, senão mesmo o melhor lateral esquerdo que já tivemos a par do Rui Jorge.

Pior contratação?

Luis Aguiar. Nem jogou oficialmente, acho que diz tudo.

Carriço, não pela epoca que fez. Mas pela personalidade que demonstrou. Não é fácil passar de capitão a suplente ou até não convocado e ainda acabar a ser utilizado numa posição que não a dele, mas manteve sempre a postura.

João Pereira. Que mentalidade fraquinha para aquilo que pode dar em campo. Que cartões mais estapafurdios.

Dois centrais.

Um trinco.

Um extremo.

Um avançado.

Melhor jogo da época?

Vitória sobre o Manchester City em Alvalade

Pior jogo da época?

A final da taça, que mediocridade. Que falta de vontade. Que apagão que se deu.

Em Manchester. O sofrer e o querer leonino num só jogo. Épico :prayer:

A saída de um treinador que muitos acreditavam ser o que o Sporting precisava mas que no fundo não passou de um mero observador da equipa. Que falta de postura. Que falta de atitude.

Saídas:

João Pereira

Luis Aguiar

Bojinov

Pongolle

Ribas

Rodriguez

Renato Neto

André Santos

Entradas:

Cedric

Geromel

Labyad

Jeffrey Bruma

Edgar (Guimarães)

No pouco tempo que teve a equipa em mãos, fracassou em todos os aspectos, mas não tanto por erros ou falhas suas. Portanto porque não dar a oportunidade a alguém da casa? A um símbolo leonino? APERTA COM ELES SÁ PINTO!

Onde errou o Domingos?

No geral, errou na postura. Na atitude. Por mais derrotado que fosse, queria alguém com atitude no banco, alguém que mordesse os calcanhares aos jogadores que lhes desse uns calduços, não alguém que fique ali impávido e sereno de mãos na cabeça em atitude de pânico sem saber que fazer.

Não, nem de perto nem de longe. Fomos prejudicados, demasiado prejudicados, mas se perdemos e saímos derrotados foi por demérito próprio de não termos sido melhor que os outros.

Editado por Wolfs

Compartilhar este post

Link para o post

O Rui Patrício é relativamente unânime como resposta. Cometeu alguns erros, menos que no passado, ao longo do ano e no entanto deu-nos pontos atrás de pontos. É um monstro no 1x1 e é um shot stopper impressionante. Continua a falhar nas saídas a cruzamentos, e embora se note uma evolução precisa de ser mais regular nesse aspecto. Ainda não sei se fica; se sair vai deixar saudades.

Dos jogadores de campo não é fácil chegar a um nome. Poderia dizer Rinaudo, que enquanto pôde fez o meio-campo sozinho, mas esteve a maior parte da época de fora; o Schaars, mas que infelizmente não manteve o nível que teve algures por Outubro; o Capel que até Dezembro foi gigante e reapareceu em Abril, mas também teve jogos de fazer relembrar o Hanuch; talvez o Ricky, mas que foi demasiado perdulário; o Onyewu, embora se tenha lesionado e voltou em péssima forma. Todos eles tiveram boas fases mas, por um motivo ou outro, caíram. Portanto escolho o Insua, que foi sendo regular ao longo do ano, conferindo qualidade tanto atrás como à frente. É um grande jogador e espero que continue a evoluir, sendo que no próximo ano espero vê-lo ainda em melhor nível.

Onze ideal?

Suponho que seja tendo em conta os jogadores utilizados nesta época, e não a minha escolha se fosse treinador. Nesse caso, algo como: Rui Patrício; João Pereira, Onyewu, Rodriguez e Insua; Rinaudo, Schaars e André Martins; Capel, Izmailov e Ricky.

Repare-se que utilizei o André Martins e não Elias ou Matias. A razão prende-se com dois aspectos: no caso do Elias, porque só o vejo como médio defensivo e aí perde para o Rinaudo, sendo que não acho que tenha sido influente enquanto foi utilizado como 10 ou como médio interior, onde tem claras deficiências técnicas para a função; no caso do Matias porque foi extremamente irregular e, embora tenha tido jogos fantásticos, provavelmente a maioria foram fracos. O André Martins jogou pouco, mas sempre que foi chamado cumpriu e foi frequentemente dos melhores ou até o melhor.

Melhor contratação?

Insua. Pelas razões apontadas acima. Outras, como o Ricky, o Capel, o Schaars, o Rinaudo ou o Carrilo foram muito bem sacadas, mas o Insua é fantástico.

Pior contratação?

Elias, a concorrer com Xandão e Ribas. Enquanto estes dois tem mais a ver com a (falta de) qualidade demonstradas, o Elias não se deve a isso; o problema é que foram 9 M€ por um jogador que a maioria dos adeptos descreve como "um jogador que é útil porque corre muito", e para isso havia soluções mais baratas e com qualidade para o fazer. Posto isto, é um jogador que bem utilizado será peça chave, mas aquilo que se pagou por ele foi uma barbaridade.

André Martins. De longe. Algures a meio da época eu insurgia-me por o André Martins ser convocado e o Santos não, quando nunca tinha demonstrado nada para ser colocado à sua frente. Calou-me bem, nesta altura até o colocaria à frente do Matias. E na selecção também.

Jeffrén. Ainda pode emendar a mão, no entanto aquilo que vi recentemente já com ele recuperado não me agradou.

Na defesa, dois centrais e um lateral esquerdo; no ataque, dois avançados. Não será necessário gastar milhões, bastam dois ou três jogadores competentes e competitivos, capazes de entrar na equipa sem grandes quebras de qualidade. Na defesa é que será necessário mesmo um central de grande qualidade, aí talvez seja necessário gastar qualquer coisa.

Melhor jogo da época?

Difícil encontrar um. Podia escolher o City em casa, ou o Bilbau apesar de só os últimos 20 minutos terem sido bons. Talvez a vitória ao Guimarães, tanto em Alvalade como em Guimarães. Ou a vitória sobre o Benfica, onde o Sporting foi quase perfeito.

Pior jogo da época?

Pior? É impossível encontrar um em tão vasta lista. Talvez a vitória ao Nacional em casa, onde a equipa a jogar com mais um se borrou toda para aguentar o 1-0, foi o jogo onde percebi que este Sporting não iria longe e que quebraria mais cedo ou mais tarde. E não me esqueço que o Jone quase me esfolou quando disse isso nesse dia.

A eliminação do City. Eu diria que foi o único ponto alto da época.

A derrota em Setúbal. Provavelmente a pior exibição que me lembro do Sporting para o campeonato, desde que vejo futebol.

Salto directo para as vendas: João Pereira, Rodriguez, Xandão, Polga, Evaldo, Renato Neto, André Santos, Matias, Ribas, Pongolle e Bojinov. Uns vendidos, outros dispensados, outros devolvidos à origem.

O André Santos está ali porque o Sá Pinto não conta com ele e não é justo estragar-lhe a carreira, mas por mim tem mais que capacidade para lutar pela titularidade; o Matias porque temos o André Martins e aparentemente o Labyad, porque ele é inconstante e porque acredito que renderia o suficiente para investir num central de boa qualidade.

Nunca teria sido treinador, sequer. Até pode vir a ser fantástico, mas não investiria nele. A alternativa? Não faço ideia, não sei no mercado actual quem anda livre.

Onde errou o Domingos?

Em ter assinado pelo Sporting.

Para começar, fez a equipa depender em demasia das individualidades. O Rinaudo era o suporte da equipa, o Capel o responsável por furar defesas. Isto até funcionou durante alguns jogos, mas depois os adversários perceberam o truque e facilmente manietaram o Sporting. A equipa nunca teve fio de jogo, nunca soube funcionar colectivamente, vivia unicamente das iniciativas individuais e foi ganhando alguns jogos à justa e em esforço. Os médios interiores, quase sempre Elias e Schaars, só faziam movimentos verticais, raramente desciam para apoiar na construção de jogo; a bola só subia no terreno através das alas ou do chutão para a frente, o que se torna extremamente fácil de travar; o meio-campo frequentemente foi um buraco, com os defesas e o Rinaudo a muitos metros dos restantes jogadores; a pressão da equipa consistiu quase sempre em correr atrás da bola.

Quando perdeu o Rinaudo, nunca soube como dar a volta à perda, tentou adaptar os jogadores em vez de se adaptar a eles; quando os adversários perceberam que imobilizando o Capel quebravam mais de metade da capacidade do Sporting, também não soube transformar o futebol do Sporting. O ponto mais negro disto tudo foi mandar vir o Renato Neto para depois o mandar para a bancada. E isto recorda-me outra coisa, que foi a forma como alguns jogadores (Carriço e André Santos em especial) tão depressa jogavam como saltavam directos para fora das convocatórias. E, por fim, o discurso. Aquelas declarações no final do jogo com o Nacional para a Taça ainda hoje me metem nojo, a falta de coragem.

Nem por sombras. O problema foi todo do Sporting, da forma amadora como o Domingos preparou a equipa, dos erros de casting e de uma direcção vergonhosa.

Compartilhar este post

Link para o post

E está tudo dito.

Tiveste mais paciência que eu, mas é basicamente isso. Só não concordo com a tua opinião em relação ao Matías.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a preferência pelo André ou a saída?

Sobre a saída.

Eu percebo os teus argumentos, mas o Matías, para mim, faz parte da espinha dorsal de um Sporting campeão. Precisa de apanhar é um treinador que saiba valorizar o seu futebol, que, por razões óbvias, não é nem o Paulo Bento, nem o Carvalhal, nem o Paulo Sérgio, nem o Couceiro, nem o Domingos, nem o Sá Pinto. E eu sei do que estou a falar, não só pela minha experiência enquanto jogador, mas também porque tenho acompanhado a carreira do meu irmão no futsal e vejo como o seu rendimento se altera substancialmente quando apanha um treinador mais ou menos competente.

Alguém se lembra da diferença de rendimento do Aimar com o Quique e com o Jesus? Ou da diferença de rendimento do Belluschi com o Villas-Boas e com o Vítor Pereira? Ou da diferença de rendimento do Sneijder com o Mourinho e com o Benítez/Ranieri? Aliás, nem é preciso ir tão longe. O próprio Matías, depois de passar uma época praticamente inteira a ser humilhado pelo Carvalhal, chegou ao Mundial 2010 e jogou que se fartou sob o comando do Bielsa.

As coisas podem mudar de um momento para o outro e eu tenho absoluta confiança que o Matías ainda tem muito para dar ao Sporting. Mais depressa vendia o Izmailov.

Compartilhar este post

Link para o post

Insúa ou talvez Schaars. O primeiro por todo o novo alento e pulmão que deu à ala esquerda do Sporting, o segundo pelo seu discernimento, qualidade de passe e classe a jogar futebol. Um senhor.

Onze ideal?

Rui Patrício; João Pereira; Onyewu; Carriço; Insúa; Rinaudo; Schaars; Elias; Izmailov; Capel; Wolfswinkel

Melhor contratação?

Schaars, Ínsua e Rinaudo.

Os dois primeiros pelo que respondi na primeira pergunta, o terceiro por ter mostrado ser um caso sério a trinco, temos ali um grande jogador com grande pulmão e uma boa capacidade de desarme, uma autêntica carraça.

Pior contratação?

Bojinov, Ribas, Rodriguez, Luis Aguiar.

André Martins e Carrillo.

O primeiro depois de todas as passagens infelizes que teve nunca achei que pudesse vir a demonstrar algo, mas a verdade é que demonstrou e muito. Um jogador com uma clarividência, uma calma e uma visão de jogo aliada a uma grande qualidade de passe. Um pequeno mas Grande jogador.

O segundo por toda a sua irreverencia, desde o Nani que não via um jogador assim no Sporting e tinha saudades. Todas as fintas, o não ter medo de enfrentar o adversário, o ser ágil, tudo o que transforma e dá encanto ao futebol este miúdo têm. Apesar dos defeitos óbvios e um pouco dos vedetismos, este puto têm tudo para ser grande.

Bojinov, Ribas, Renato Neto. Maus de mais para sequer ser possível pronunciar uma palavra. Demasiado toscos.

Guarda-Redes | Central | Lateral Direito | Médio Defensivo | Médio Ofensivo | Extremo | Ponta de Lança

Pior jogo da época?

Derrota contra o Marítimo e o empate com o Beira.

Passagem às meias da Liga Europa.

Derrota contra o Bilbao na segunda mão e a final da Taça de Portugal.

Vendas -> Polga, Rodriguez, Luis Aguiar, Renato Neto, João Pereira, Ribas, André Santos (apesar de eu não querer), Evaldo, Tiago.

Entradas -> Se o Rui sair, é obrigatório um Guarda-Redes, talvez tentasse o Akinfeev, mas duvido que desse. Senão ia procurar no Villareal ou então alguém para suplente do Marcelo.

É imperativo comprar um central rápido, forte no desarme e que não seja muito baixo. Irmos ao Brasil, ou então ao Villareal e também trazia de volta o Nuno Reis.

Como lateral direito ia buscar o Cedric e apostava nele, tenho muita confiança no que ele possa fazer.

Para médio defensivo, era preciso ir buscar alguém para fazer concorrência ao Rinaudo, um gajo baratinho.

Para médio ofensivo, fazia regressar o Adrien para ele disputar o Lugar com o Matias e o André Martins.

Extremo, porquê extremo ? Só pelo simples facto de fazer regressar o Salomão e o Wilson. Gostava de tê-los aos dois cá, era importante.

Ponta de Lança, é pena o Rossi do Villareal ser tão caro porque encaixava como tudo nesta equipa. Mas a contratar traria alguém já com alguma experiência e com créditos firmados e que pudesse ajudar o Ricky.

Melhor jogo da época?

Claramente o jogo contra o Benfica, contra o City (os dois) e contra o Bilbao.

Talvez sim, talvez não. Seria uma decisão muito demorada e que ia implicar uma grande reflexão.

Onde errou o Domingos?

Em quase tudo mas penso que principalmente no facto de não ter plano B e ter andado sempre a inventar.

Não, nem se pode considerar isso. O Sporting acaba na posição em que acaba por demérito próprio e fomos tantas vezes prejudicados como beneficiados.

Editado por HugoMLMartins

Compartilhar este post

Link para o post

Rui Patrício.

Onze ideal?

RP

JP - Carriço - Onyewu - Insúa

Rinaudo

Schaars - Matías

Izmailov - Ricky - Capel

Melhor contratação?

Insúa.

Se bem que também gostei bastante do Rinaudo, do Schaars, do Onyewu, do Capel e do Carrillo.

Pior contratação?

Bojinov. Ainda para mais sabendo que demos o Valdés por ele. Um jogador que eu admirava muito.

André Martins.

Sinceramente no início da época, ainda para mais vendo o meio-campo tão bem reforçado, pensava que era um erro deixá-lo no plantel. Mas no final de contas acabou por ser um surpresa muito agradável.

Elias.

Jogou bem, mas para o que custou não mostrou nada de especial. Teve jogos fantásticos, mas foram poucos.

Espero muito mais dele esta época.

Melhor jogo da época?Ponto mais alto da época?

SCP - City

Pior jogo da época?Ponto mais baixo da época?

Académica

DC - Deveriam sair Polga e Rodriguez. Para colmatar estas saídas devíamos contratar pelo menos um DC rápido.

DD - Se conseguirmos os 7M pelo JP, ficavamos com o Cédric + contratação e emprestávamos o Arias.

AC - O Ricky precisa de concorrência séria. O Rubio está muito verde e o Ribas não mostrou nada de mais.

Não foi perfeito, mas acho que fica.

Onde errou o Domingos?

A equipa não tinha fio de jogo. Parece que o Domingos só escolhe 11 jogadores e os manda lá para dentro sem dar indicações.

Houve jogos ridículos. Para além disso faltava motivação aos jogadores.

Portanto penso que acima de tudo falhou na comunicação.

Não lol.

Editado por G1njas

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...