Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
André

LARP. Zombies, bifanas, tiros de espuma e catanas

Publicações recomendadas

LARP. Zombies, bifanas, tiros de espuma e catanas

Marque na agenda: em Setembro chega uma nova forma de brincar ao apocalipse e às conspirações.

imagem-imagem-mg-4067-ok.jpg

Foi a pinta de Zombie Master que safou José Jácome da prisão. Chegado de Londres com shotguns e um cinto de balas verdadeiras – ainda que “usadas e esvaziadas de pólvora” –, foi chamado a uma sala de segurança do aeroporto de Lisboa para esclarecer a alfândega sobre possíveis intenções terroristas. “Lá acabaram por achar piada à coisa e deixaram-me passar com tudo.” Meses depois, vindo da Finlândia com oito máscaras de gás verdadeiras no porão, o filme repetiu-se. Os seguranças voltaram a perceber que era tudo por uma boa causa.

Jácome, de 30 anos, e o sócio Philip Kirkby, de 37, são os responsáveis pela chegada do Live Action Role Play (LARP) a Lisboa. Depois de organizarem noites de jogos de tabuleiro de terror em edições do MotelX e de abrirem o Clube de Jogos de Carnide, a nova aventura é trazer para a capital os ensinamentos dos países nórdicos, verdadeiros profissionais de LARP. “Estive num congresso de oito dias disto na Finlândia. Ficaram todos contentes, aparentemente fui o primeiro português a participar num encontro destes.”

Jogar LARP é um do-it-yourself meio preparado meio improvisado: as pessoas são os peões, a cidade o tabuleiro, vale tudo para sobreviver e há histórias e missões a desenrolar-se constantemente. “Mas isso não quer dizer que as pessoas não possam entrar a meio”, explica Jácome. “Vamos fazer uma campanha que começa em Setembro, quando abrirmos inscrições, e vai haver um jogo por mês. A história vai acontecendo, mas são todos bem-vindos em qualquer altura.”

Para já, ainda muito está no segredo dos zombies. Para publicitar a novidade, a dupla está a preparar uma curta que deverá passar na próxima edição do MotelX. Para que tudo corra bem é preciso ensaiar. E sem saberem bem ao que iam, uma jornalista e um designer do i acabaram por se infiltrar nas primeiras gravações, num cenário apocalíptico digno de Romero: ela como caçadora, ele como zombie.

EPIC WIN Estamos numa mansão abandonada em Algés, com vegetação a perder de vista, espaços recônditos e umas 40 pessoas em plena transformação. Faltam algumas horas para a final da Taça de Portugal, mas ali quem reina são os mortos--vivos, não o futebol. Toda a gente respondeu ao chamamento do grupo LARP Lx no Facebook para passar um domingo diferente a caçar e a ser caçado. Receita com tudo para dar certo.

Entramos por um talho ensanguentado para a zona de maquilhagem. Estava combinado que cada pessoa se zombificaria, mas Cypress, uma das presentes, acaba a cobrir caras com argila, a pintar feridas com tintas e gelatina e a usar groselha como sangue, borrifando-a em roupas usadas cedidas pela organização.

O designer do i usa um blazer bege pendurado num gancho do talho, senta-se na cadeira da caracterizadora e, em cinco minutos, está transformado. A jornalista apaixona-se por uma máscara assustadora, pega numa shotgun com balas de espuma e prepara-se para a caçada. Os zombies já estão todos escondidos: nos edifícios, na zona da piscina, nas casas contíguas com mato por desbravar. Ouvido o tiro de partida, é incrível como se entra de imediato na onda. “Cuidado! Há uma horda!”, grita Kirkby, caçador companheiro, com uma minicâmara na arma e uma máscara de gás. Saltam zombies de todos os lados, correm, atiram-nos ao chão, mordem-nos. A jornalista é a primeira a ser transformada.

“Desta vez foi mais um jogo de escondidas do que LARP, porque em LARP há missões e objectivos a cumprir”, explica Jácome com uma máscara de porco e uma motosserra na mão, já o jogo tinha terminado. “Mas foi um epic win e serviu para aprender muito de logística e de como usar as câmaras para gravar tanto da perspectiva do caçador como do zombie. É bom poder ver o pânico quando um caçador é infectado.”

Nem só de zombies se farão os LARP. Desde o jogo em que todos são mercenários e alvos à história de alguém em risco de vida por querer denunciar terroristas, vai valer tudo. Os organizadores pedem uma pequena contribuição para as bifanas e as cervejas servidas nos encontros e para ir aumentando o arsenal falso. Depois vai ser só seguir instruções e entrar no jogo sem perder a cabeça.

ionline

Bifanas, cerveja e zombies: isto sim, é uma troika decente! :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Wtf? :lol:

Isto dá dinheiro? Se der também posso fazer essas figuras.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me surpreendia se tivesse imensa aderência.

Compartilhar este post

Link para o post

eu fazia cenas dessas quando tinha uns 12 anos.

Depois de andarem a brincar às guerras no airsoft agora é a vez de se andar a brincar aos zombies apocalipses.

Compartilhar este post

Link para o post

f*da-se era invadir uma cena dessas com armas e umas vestimentas manhosas e ver os gajos a borrarem-se todos. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Adoro ver a tolerância das pessoas sobre os passatempos dos outros.

ninguém está a proibir. ninguém está a dizer que é ofensivo sequer.

é o mesmo que alguém com cabelo rosa. aceito perfeitamente que pintem o cabelo de rosa. mas quem o pinta sabe que há pessoas que se vão rir, eu incluído.

Compartilhar este post

Link para o post

ninguém está a proibir. ninguém está a dizer que é ofensivo sequer.

é o mesmo que alguém com cabelo rosa. aceito perfeitamente que pintem o cabelo de rosa. mas quem o pinta sabe que há pessoas que se vão rir, eu incluído.

Se disseres a uma pessoa que não seja aficionado de jogos de pc/consolas, que passas horas a jogar FM, vão se rir de ti porque estás a despercidar tempo que podias utilizar para coisas bem mais interessantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Se disseres a uma pessoa que não seja aficionado de jogos de pc/consolas, que passas horas a jogar FM, vão se rir de ti porque estás a despercidar tempo que podias utilizar para coisas bem mais interessantes.

e no entanto eu voltaria a jogar FM.

se há coisas que não causam desconforto nos outros e nos deixam confortáveis, é bem.

a tolerância tem de haver sempre nestes casos. obviamente que haverá é sempre reacções, né.

eu não me importo com pessoal a fazer LARPs. até acho interessante como as pessoas gostam de fazer roleplaying. eu pessoalmente adorei quando jogava Dungeons and Dragons. Mas LARPs já não fazia, mas epá, há coisas que um gajo se vai rir :lol: LIGHTNING BOLT!

edit: e aposto que muito pessoal jogava magic na escola e haviam aqueles trongos que se riam "hurr olha eles a brincar com as cartas hehe".

btw já vi imagens duma LARP que fizeram da saga Warhammer 40k e wtf, eles andavam com altas armaduras. há cenas de pessoal que é alta maluqueira.

Editado por Victarion

Compartilhar este post

Link para o post

Com pneus Michelin, não duvido minimamente!

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do tipo de pneu e se estará ou não a chover. Já ao nível da adesão, vai depender da aderência. Ou seja, num dia em que a aderência ao asfalto seja boa, vulgo sem chuva, a adesão deve aumentar :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

e no entanto eu voltaria a jogar FM.

se há coisas que não causam desconforto nos outros e nos deixam confortáveis, é bem.

a tolerância tem de haver sempre nestes casos. obviamente que haverá é sempre reacções, né.

eu não me importo com pessoal a fazer LARPs. até acho interessante como as pessoas gostam de fazer roleplaying. eu pessoalmente adorei quando jogava Dungeons and Dragons. Mas LARPs já não fazia, mas epá, há coisas que um gajo se vai rir :lol: LIGHTNING BOLT!

edit: e aposto que muito pessoal jogava magic na escola e haviam aqueles trongos que se riam "hurr olha eles a brincar com as cartas hehe".

btw já vi imagens duma LARP que fizeram da saga Warhammer 40k e wtf, eles andavam com altas armaduras. há cenas de pessoal que é alta maluqueira.

Isso de Warhammer nao sera mais na onda do cosplay?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso de Warhammer nao sera mais na onda do cosplay?

cosplay + LARP de warhammer.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem giro, deve ser uma tarde diferente e bem passada, se for bem organizado.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

role_models_ver2.jpeg

Basicamente é a ideia que tenho disso.

3818319_700b.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...