Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Quillbeast

Contra corrupção RSF Não me calo (9 05 2012)

Publicações recomendadas

Esta é uma carta que expõe a corrupção/justiça Portuguesa achei interessante partilhar-vos.

NÃO ME CALO

1. Vale a pena combater a corrupção? Para dois juízes do Tribunal da Relação de Lisboa, não.

Como deverá uma pessoa agir para não ser perseguida nem pelo corruptor nem pela justiça? Ou foge e fica calada, ou aceita o suborno ou, se achar que isso é insuportável, denuncia anonimamente, de preferência através da internet.

Mas há uma coisa que nunca deverá fazer: assumir que denuncia a corrupção, precaver-se contra os ataques do corruptor e colaborar com as autoridades. A não ser que seja tolo e queira ser perseguido e enxovalhado.

2. Em 2006, fui contactado por um indivíduo que, telefonando sob uma identidade dissimulada, pediu um encontro particular num bar de um hotel, para tratar de assunto do interesse de ambos.

Desconfiado de uma abordagem criminosa, fui, mas gravei a conversa, para me poder defender, se o sujeito pretendesse “virar” a conversa contra mim e tentasse passar de criminoso a vítima. O que veio a acontecer e é um “clássico” nas máfias da corrupção.

A conversa era para tentar corromper o meu irmão, vereador em Lisboa. No dia seguinte, depositei a única cópia da gravação no Ministério Público. E denunciei a corrupção.

O MP pediu-me para ir a novo encontro e obter nova gravação, agora com autorização judicial. E assim foi. Tive mais duas conversas que foram prova decisiva na acusação e condenação do corruptor, a qual, finalmente, foi garantida em Janeiro passado, por um acórdão do Supremo Tribunal.

3. Esta história devia ter tido um desfecho rápido e útil – exemplar – para a prevenção da corrupção.

Todavia, a condenação do corruptor percorreu um sinuoso caminho e eu acabei a enfrentar vários processos, de natureza criminal, civil e disciplinar, contra um exército de juristas por ele contratados para proteger o seu objectivo ilícito de ficar dono do maior e mais bem situado terreno disponível para construção, em Lisboa (na ex-Feira Popular).

4. Depois de absolvido na 1ª instância e de o MP ter sustentado a justeza da decisão, fui agora condenado por dois juízes da Relação num acórdão com assinaturas ilegíveis (mas um deles já veio a público gabar-se da sua autoria), pelo crime de gravação ilícita: a que eu próprio fiz, para evitar que o corruptor pudesse convencer alguém, como tentou, de que eu é que o teria aliciado – e que imediatamente entreguei ao Ministério Público.

5. O acórdão utiliza dois argumentos. Diz que, tendo eu optado por ir ao encontro, fui eu que criei o perigo! Por outro lado, numa extraordinária ponderação de valores, não vislumbra qualquer supremacia do meu direito à honra e à defesa da verdade sobre o direito à palavra do corruptor.

Duvidam que um tribunal superior do vosso país sustente tais propósitos insultuosos para qualquer consciência cívica? Leiam o acórdão e julguem por vós.

6. Mas o mais grave é que o tribunal, para legitimar a condenação, sem pedido de ninguém e sem consultar nenhuma das provas do julgamento, decidiu alterar a matéria de facto dada como assente, invertendo o seu sentido.

Onde se lia que não fora provado que eu actuara sabendo da natureza criminosa da minha conduta – como de facto não sabia, com uma convicção partilhada por juízes, procuradores, advogados e jurisconsultos de todo o mundo (também em Portugal) –, passou a constar que eu bem sabia que estava a cometer um crime, numa decisão eivada da mais repulsiva arbitrariedade.

Nem pediram à 1ª instância a fundamentação que alegaram que faltava, nem determinaram novo julgamento, nem sequer aplicaram uma pena (remetendo tal escolha para a 1ª instância, numa singular originalidade). Parece que aquilo que importava era assegurar que o denunciante da corrupção não se ia “safar”.

7. Este acórdão alcança objectivamente dois fins fundamentais: a) intimidar quem quiser denunciar a corrupção; b) humilhar o denunciante concreto deste caso, voz demasiado incómoda.

8. Mas eu não me rendo. Poderão os juízes ameaçar-me com novos processos, como um deles já fez. Poderão prender-me. Mas não me calarão.

A justiça é o mais precioso dos valores da vida em comunidade. Não pode estar nas mãos de gente desta. Por isso, continuarei este combate. Pela minha dignidade e por quem confia em mim. Pela justiça portuguesa, incluindo pela grande maioria dos juízes portugueses. Pela decência na sociedade portuguesa.

Ricardo Sá Fernandes

É lamentável.

Compartilhar este post

Link para o post

Dass está visto que a "justiça" é só um desenho de uma mulher nua com uma balança e um livro, nada mais. De resto é tudo a ver quem dá mais dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Dass está visto que a "justiça" é só um desenho de uma mulher nua com uma balança e um livro, nada mais. De resto é tudo a ver quem dá mais dinheiro.

Ao menos que fosse uma gaja boa, agora nem isso.

Compartilhar este post

Link para o post

O caso é uma vergonha do princípio ao fim. E os juízes são apenas o espelho desta sociedade.

Compartilhar este post

Link para o post

4 pessoas a comentar e ninguem falou do PdC, que se passa?

Ridiculo isso

Compartilhar este post

Link para o post

Ridiculo isso

Resume o teu post.

Compartilhar este post

Link para o post

Se foi tal e qual como ele diz, é vergonhoso.

Ridiculo isso

Tentaste, não deu. Beijos à prima.

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Dinheiro e influência garantem imunidade à justiça, a menos que seja um escândalo de pedofilia onde está todo o mundo de olhos postos.

Compartilhar este post

Link para o post

Dinheiro e influência garantem imunidade à justiça, a menos que seja um escândalo de pedofilia onde está todo o mundo de olhos postos.

carloscruz.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Não está preso?

Olha sinceramente pensava que não estava. :lol:

Com tanta trambolhada que deu o processo, pensava mesmo que ele estava cá fora, mas parece que não.

;)

De qualquer das maneiras se fosse um zé ninguém não apanhava só 6 anos.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Ao menos que fosse uma gaja boa, agora nem isso.

Eu ia lá! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Olha sinceramente pensava que não estava. :lol:

Com tanta trambolhada que deu o processo, pensava mesmo que ele estava cá fora, mas parece que não.

;)

De qualquer das maneiras se fosse um zé ninguém não apanhava só 6 anos.

Pois, devido a essas voltas todas que o processo já deu e após ter visto aquela imagem, por momentos pensei que já cá estava fora mas fui confirmar e parece que ainda está preso.

Acho que isso também tem a ver com o facto de as penas previstas para estes crimes serem demasiado brandas, mas se fosse o Zé Povinho no lugar dele, certamente que apanhava mais.

Compartilhar este post

Link para o post

La esta. Vergonha! Blablabla

Isto enerva-me mais do que qualquer coisa, estes gajos que leem um texto engraçado e depois tudo esta mal em todo o lado.

Se concordo?Não, mas a culpa é de quem?Dos jurados?Eles estão a seguir as regras, ponto, tem que criticar quem as fez.

Se tivesse falado com as autoridades antes da primeira conversa e não tentado armar uma de super heroi atraves de actos ilegais nada disso tinha acontecido e provavelmente a justiça ja tinha apanhado o individuo.

Compartilhar este post

Link para o post

La esta. Vergonha! Blablabla

Isto enerva-me mais do que qualquer coisa, estes gajos que leem um texto engraçado e depois tudo esta mal em todo o lado.

Se concordo?Não, mas a culpa é de quem?Dos jurados?Eles estão a seguir as regras, ponto, tem que criticar quem as fez.

Se tivesse falado com as autoridades antes da primeira conversa e não tentado armar uma de super heroi atraves de actos ilegais nada disso tinha acontecido e provavelmente a justiça ja tinha apanhado o individuo.

Há ler e ler. Mesmo os textos engraçados. Há quem leia e perceba o que lá está escrito. E há quem leia mas não percebe patavina e depois arma-se aos cucos com grandes tiradas...

tentado armar uma de super heroi atraves de actos ilegais

:facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Desc, é o Navidkia ...

Compartilhar este post

Link para o post

Cada vez mais acho que se corrompe com relativa tranquilidade e naturalidade em Portugal. Diria que é algo que por vezes nem se contesta, tanto que está entranhado na nossa sociedade.

Fazem-se pequenos favores a familiares e a conhecidos (cunhas e por aí fora).. E depois a coisa vai crescendo e entram os esquemas criminosos.

É uma questão de se ter lata (ou falta de moral e ética) para se aproveitar dos buracos existentes neste pseudo-sistema em que está o regido o nosso estado.

Compartilhar este post

Link para o post

Cada vez mais acho que se corrompe com relativa tranquilidade e naturalidade em Portugal. Diria que é algo que por vezes nem se contesta, tanto que está entranhado na nossa sociedade.

Fazem-se pequenos favores a familiares e a conhecidos (cunhas e por aí fora).. E depois a coisa vai crescendo e entram os esquemas criminosos.

É uma questão de se ter lata (ou falta de moral e ética) para se aproveitar dos buracos existentes neste pseudo-sistema em que está o regido o nosso estado.

Eu acho que não era capaz de dizer não a uma pessoa que eu gostasse muito e que precisasse de um emprego. Epa se eu pudesse dar uma ajuda, porque não? Estaria a fazer uma escolha, era injusto para os outros candidatos, mas não iria ser sempre? Se eu só tiver uma vaga e tiver 10 candidatos, 9 vão ser sempre injustiçados.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...