Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Levi

Educação Física não vai contar para a média

Publicações recomendadas

Estatística é matemática. Muitos cursos de saúde têm cadeiras de matemática e bem difíceis. Portanto não digas que a matemática não é útil.

E EF não é útil? Só porque não será necessária para um trabalho futuro? A única disciplina que cultiva o exercício e a actividade física e que sem ela milhares de alunos não fariam absolutamente nada...

Compartilhar este post

Link para o post

E EF não é útil? Só porque não será necessária para um trabalho futuro? A única disciplina que cultiva o exercício e a actividade física e que sem ela milhares de alunos não fariam absolutamente nada...

Como já disse, a disciplina não acabou. Quem está preocupado com isso continua a esforçar-se e a praticar desporto. Aliás grande parte das pessoas até gosta, quem não gosta de jogar futebol ou outra coisa qualquer com os colegas? Quem não gostava antes também já não o fazia...

EF não é útil para a tua profissão futura (a não ser como disse, caso sigas essa área).

Compartilhar este post

Link para o post

Pá... Tens a certeza? Então fala por ti. Ainda via a escola como algo de útil... E mesmo tendo um prof que dava as notas pelas médias (portanto nesse sentido teria sempre boa nota) nunca deixei de me esforçar... Mentalidades, mas isso ninguém pode mudar.

Agora o saber fazer um pino contar para definir o teu futuro. Se for engenheiro, enfermeiro ou médico interessa lá se sei fazer uma cambalhota ou duas? Sou melhor/pior profissional?

Eu não falo por mim, falo pelas pessoas que lá andam. Se existe uma minoria que lá anda por gosto... é mesmo uma minoria.

A escola tem um propósito, vais para a escola, passas de ano, tens as notas necessárias para tirar o curso que queres (caso queiras tirar curso) e depois entras na faculdade.

E saber fazer uma equação serve para quê? Se for enfermeiro, empregado de caixa de supermercado? Sou melhor/pior profissional?

Essa mentalidade dá para os dois lados...

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não falo por mim, falo pelas pessoas que lá andam. Se existe uma minoria que lá anda por gosto... é mesmo uma minoria.

A escola tem um propósito, vais para a escola, passas de ano, tens as notas necessárias para tirar o curso que queres (caso queiras tirar curso) e depois entras na faculdade.

E saber fazer uma equação serve para quê? Se for enfermeiro, empregado de caixa de supermercado? Sou melhor/pior profissional?

Essa mentalidade dá para os dois lados...

Mas no secundário tu não sabes o que vais ser lol Tens de te preparar minimamente para o maior número de escolhas possível. Daí teres várias disciplinas como Física que provavelmente nem te vai interessar para a tua vida. Agora quem vai para a área de ciências claramente que não interessa ter história... E quem fala em história fala em ter uma cadeira como EF a contar para a média.

Compartilhar este post

Link para o post

Como já disse, a disciplina não acabou. Quem está preocupado com isso continua a esforçar-se e a praticar desporto. Aliás grande parte das pessoas até gosta, quem não gosta de jogar futebol ou outra coisa qualquer com os colegas? Quem não gostava antes também já não o fazia...

EF não é útil para a tua profissão futura (a não ser como disse, caso sigas essa área).

Não é útil para a profissão futura mas é útil para a VIDA.

Claro, não acabou. Mas se filosofia ou Matemática deixassem de contar para avaliação eu não me preocupava minimamente com a disciplina. E é provavelmente isto que irá acontecer à maior parte das pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Fazem sempre testes, podem é ser práticos e não teóricos. Mas isso seria uma medida a implementar, um teste por período. Mas no entanto o teste não podia pesar tanto como nas outras disciplinas, porque ed. física é essencialmente uma disciplina prática.

Concordo.

Este governo parece estar decidido a tornar-nos numa mistura de coreanos e americanos...

Compartilhar este post

Link para o post

Não é útil para a profissão futura mas é útil para a VIDA.

Claro, não acabou. Mas se filosofia ou Matemática deixassem de contar para avaliação eu não me preocupava minimamente com a disciplina. E é provavelmente isto que irá acontecer à maior parte das pessoas.

Mas alguém aqui está a proibir os alunos de praticar desporto?

Compartilhar este post

Link para o post

Problema deles como? Esta decisão é que os vai fazer cagar para as aulas. As pessoas não andam na escola por prazer, andam por obrigação e a obrigação é passar de ano.

Esquece o até lá, não li a notícia toda.

Conheço muito gente que fazia isso na altura que andava no secundário, e contava para a nota, portanto não é por aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre fui desvalorizado pelos meus professores de EF, enquanto via outros que não eram tão bons como eu (pelo menos eu achava isso) a terem grandes notas...

Acho uma medida correcta.

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo na minha. Isto vai prejudicar os jovens no longo prazo. Só não sei como não se lembraram de fazer o mesmo a ed. visual, afinal se eu for médico para que é que me interessa desenhar? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre fui desvalorizado pelos meus professores de EF, enquanto via outros que não eram tão bons como eu (pelo menos eu achava isso) a terem grandes notas...

Acho uma medida correcta.

Entrando no campo das suposições e conhecendo a disciplina, provavelmente esses outros tinham grandes médias nas outras disciplinas e tu tinhas uma média mais baixa. Não?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se filosofia ou Matemática deixassem de contar para avaliação eu não me preocupava minimamente com a disciplina. E é provavelmente isto que irá acontecer à maior parte das pessoas.

"Ah, como não conta para a média não preciso de fazer nada"

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço muito gente que fazia isso na altura que andava no secundário, e contava para a nota, portanto não é por aí.

Acredito, só mostra o nível de desinteresse que os jovens têm para a escola. Por alguma razão assim o é...

Mas medidas como esta não ajudam nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo na minha. Isto vai prejudicar os jovens no longo prazo. Só não sei como não se lembraram de fazer o mesmo a ed. visual, afinal se eu for médico para que é que me interessa desenhar? :lol:

Tirando a parte em que as notas que tiras no básico não interessam para o teu futuro, tem tudo a ver...

Compartilhar este post

Link para o post

Comecemos pelos prós.

Num contexto social onde a obesidade infantil é cada vez maior

Segundo a Comissão Europeia, Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças com excesso de peso: 32% das crianças portuguesas entre os 6 e os 8 anos têm excesso de peso e 14% são obesas. Segundo o último estudo conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) revelado em 2011 na Conferência Internacional sobre Obesidade Infantil: mais de 90% das crianças portuguesas come fast-food, doces e bebe refrigerantes, pelo menos quatro vezes por semana. Menos de 1% das crianças bebe água todos os dias e só 2% consome fruta fresca diariamente. Quase 60% das crianças vão para a escola de carro e apenas 40% participam em actividades extracurriculares que envolvam atividade física. A obesidade infantil está associada ao desenvolvimento de graves problemas de saúde como a diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, asma, osteoartrite, osteoporose, colesterol elevado, apneia do sono, problemas ginecológicos, ortopédicos e psicológicos. Prevê-se que os índices de mortalidade aumentem na idade adulta na próxima década caso não sejam tomadas as medidas necessárias para travar o avanço da epidemia, pondo em causa a actual esperança média de vida. (APCOI.pt)

e onde o sedentarismo é bastante elevado, é importante que continuem a existir disciplinas que promovam a actividade física, como forma de combater este problema. A Educação Física, além de ensinar a fazer cambalhotas e o pino, como alguém já disse por aí, é também uma fonte de prevenção da saúde, utilizando o desporto para esse efeito. Este aspecto é muitas vezes ignorado, mas o desporto é uma das várias formas de combater problemas de saúde, tais como as doenças cardiovasculares, que, por exemplo, é uma das consequências da obesidade. Além disso, a Educação Física é importante para as crianças/jovens adolescentes/adolescentes aprenderem a trabalhar em equipa, o que não se consegue ficando em casa a jogar computador ou a ver televisão. É importante ressalvar que, na actualidade, grande parte das actividades laborais é desempenhada em grupo.

Agora os contras:

A falta de apetência de muitos alunos para a Educação Física e a sua grande apetência para outras disciplinas mais específicas, pode ser um motivo para que esta opção tenha sido tomada. Quantas e quantas vezes ouvi o pessoal dizer que Educação Física é que lhes lixava a média e que não iam entrar em Medicina por causa disso. Porém, eu também me queixava de Matemática e não precisava de ser um grande matemático para ser Psicólogo e trabalhar com e para pessoas, e sim, tive cadeiras relacionadas com Matemática que foram feitas com grande à vontade (19,18 e 16 valores). Educação Física é uma disciplina e deve contar como todas as outras, há pessoas que não têm jeito para ela, como há pessoas que não têm jeito para alguma das restantes disciplinas. Ou será que estamos a discriminar quem não percebe de Matemática ou Química ou Português ou Inglês?

Por outro lado, os critérios aplicados pelos professores são dúbios e demasiado subjectivos, estes (os professores) muitas vezes ajudam os alunos que precisam de boa nota para a média e colocam-nos ao nível dos alunos que têm bons desempenhos (ficando estes prejudicados), quase como se fosse por pena ou a tentar descredibilizar a própria disciplina que ensinam. A criação de critérios bem definidos seria uma boa opção, porque se não as injustiças continuarão.

Por fim, como ficarão os alunos de Desporto, que optam por esta vertente, porque querem desempenhar tarefas relacionadas com esta área no futuro?

Posto isto, continuo com dúvidas relativamente à aplicação deste medida.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

PQP

Educação fisica entrava para a media!

Se no meu tempo contasse, tinha ficado com media de 14, em vez dos 12.5!

Tinhas duas disciplinas, não? :lol: È que não estou a ver como é que uma disciplina te sobe 1,5 na média

Compartilhar este post

Link para o post

"Ah, como não conta para a média não preciso de fazer nada"

Mentalidades, é uma decisão de cada um. Só se estão a prejudicar a eles próprios a longo prazo.

Compartilhar este post

Link para o post

Entrando no campo das suposições e conhecendo a disciplina, provavelmente esses outros tinham grandes médias nas outras disciplinas e tu tinhas uma média mais baixa. Não?

Not. Por acaso é o contrário...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho muito bem, a condição física (ou falta dela) de um aluno afectar a sua possibilidade de entrar num certo curso é ridículo. Para mais, com a palhaçada que a avaliação é muitas das vezes.

Eu adorava educação física (à excepção de ginástica, odiava aquilo :lol:) e esforçava-me porque gosto de fazer desporto, não era propriamente a pensar na nota que ia ter ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem contar para a média é quase proibir, porque sendo assim basta fazeres um trabalho para teres o 10

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que eu tenho visto a maior parte das pessoas que fazem isto, são aqueles atletas que se acham demasiado bons e não fazem nada. As pessoas menos aptas costumam-se esforçar mais para ter boa nota do que estes.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho graça exemplos desses de pessoas que se queixam por não terem média para isto por causa de ed. física. Tipo... treinem mais e vão subir a nota. As pessoas acham que ou se é bom ou se é mau, não há como melhorar a ed. física. Não podia ser mais mentira.

Compartilhar este post

Link para o post

Vaart como já referi a disciplina não acabou, continua a existir um tempo de prática de desporto. Agora quem era sedentário e não se interessa já o fazia antes... Porque se tiverem boa média interna não conheço ninguém que lhes dê uma nota muito abaixo das outras.

Compartilhar este post

Link para o post

a condição física (ou falta dela) de um aluno afectar a sua possibilidade de entrar num certo curso é ridículo.

Para quem quer entrar em Desporto e tem que realizar pré-requisitos, Educação Física é uma boa ajuda para manter a condição física.

Compartilhar este post

Link para o post

Mentalidades, é uma decisão de cada um. Só se estão a prejudicar a eles próprios a longo prazo.

Então porque tomar medidas que deixem os alunos mais propensos a esta situação?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...