Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pete

Encosta Madeirense a arder

Publicações recomendadas

Acalmem-se lá, ele perguntou por perguntar, não quer dizer que se preocupe mais ou menos.

Entretanto desliguei a TV, estive todo o dia fora de casa e só agora soube disto e das proporções. Mas não consigo ver mais nada senão daqui a bocado estou a chorar.

Força a quem está por lá e boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Já há 2 vítimas mortais uma delas uma criança com 4 anos :-|

pqp, isto é que não

ISTO É QUE NÃO CRL

Compartilhar este post

Link para o post

Previsível. Muito triste. :-|

Crianças, já não deu os patinhos?

Compartilhar este post

Link para o post

:o , é mesmo verdade? :-|

Compartilhar este post

Link para o post

Orfspell os gajos da RTP M dizem que o fogo para a zona da Ribeira Brava esta descontrolado :s forca nisso

Não ouviram o Ismael (Pres. de Camara de Ribeira Brava) na RTPM a pedir ajuda em directo pelas 23 e tal?

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ser das piores mortes (a par de morrer afogado).

Que ninguem tenha tal destino. Que os maiores danos sejam materiais.

Nem quero imaginar o desespero daquela gente.

Compartilhar este post

Link para o post

crl, tás a gozar comigo? eu tou muito mais preocupado com as pessoas...mas não posso perguntar?

Acalma lá essas hormonas porque só peguei no teu post por ter sido o ultimo que eu vi em relação a isto. Estava a falar no geral.

Compartilhar este post

Link para o post
"O inferno desceu ao Funchal"

Testemunhos de moradores de S. Gonçalo

Sandra Rubina, de 22 anos, não consegue disfarçar o medo e o pânico que sentiu quando as chamas começaram a aproximar-se da sua casa, na zona do Palheiro Ferreiro, concelho do Funchal.

"Foi um susto muito grande", disse à agência Lusa a jovem, que, pelas 20:30, começou a ver pessoas a fugir pela rua abaixo à mesma velocidade que as chamas galgavam a encosta, ameaçando vidas e destruindo casas.

"O inferno desceu ao Funchal", declarou Sandra Rubina, para imediatamente acrescentar: "isto é pior que o inferno".

No Sítio do Lombo, na estrada que dá acesso à Camacha, a zona onde mora e onde vai continuar a morar porque a sua casa foi poupada, ouviam-se árvores a ser dilaceradas pelo fogo, botijas de gás a rebentar, crianças e adultos a gritar.

"Foi uma agonia enorme", acrescentou João André, de 21 anos, satisfeito por a moradia onde vive com um tio também resistir à investida das chamas.

Com um pano na cara, para se proteger do fumo, João André lembrou, sobretudo, o "medo" e o "pânico", quando as pessoas constaram que os bombeiros não chegavam para combater e, também, acalmar a "ansiedade" dos populares.

Apontando para a paisagem, de onde ainda se vêem focos de incêndio e fumo, Célia Caires de 45 anos explicou: "Ali ardeu uma casa, ali outra, acolá uma oficina".

Uma amiga ajuda a moradora na contabilidade que se antevê, ao amanhecer do dia, mais negra que as marcas do incêndio.

"Antes de o inferno chegar, deitei água à volta da casa", explicou Célia Caires, contente por o serpentear do fogo não beliscar as poupanças de uma vida.

Deste incêndio, Jorge Santos, de 52 anos, tem também essa satisfação.

"Precisava de sair de casa, onde ficaram os meus sogros e a minha filhota. Ao sair, apercebi-me que havia fogo e, quando chego ao Funchal, pelas 20:45, vejo labaredas mais altas que os apartamentos do Palheiro Ferreiro", adiantou.

A preocupação por quem deixou em casa fá-lo regressar imediatamente. Pelo caminho, o mesmo relato de outros moradores: "Muitos gritos, muita preocupação, pessoas a querer subir a estrada para acederem às suas casas, outras a descerem para fugirem do fogo".

"Há pessoas que estão a sentir uma tristeza muito grande", desabafou, reconhecendo que tal era a extensão do incêndio - que se propagou a outras localidades e ao concelho vizinho de Santa Cruz - que "os bombeiros não tinham mãos a medir".

Sobre o que designou de tragédia, vem à memória do morador outra: a dos incêndios de Agosto de 2010, que colocou o concelho do Funchal debaixo de fogo vários dias.

Além do Funchal e Santa Cruz, bombeiros de toda a região estão envolvidos no combate a incêndios noutros concelhos, como Calheta e Ribeira Brava.

Um avião C-130 da Força Aérea parte hoje de madrugada com 81 homens para auxiliar as autoridades madeirenses no combate às chamas no incêndio da freguesia de São Gonçalo, no Funchal, segundo fonte do Ministério da Administração Interna.

http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/335652-o-inferno-desceu-ao-funchal

Compartilhar este post

Link para o post

E esses levam agua?

Não sei se dá para se prepararem para isso :confuso:

Cá só se faz simulacros para casos de sismos e vulcões. É praticamente impossível existir um incêndio daquelas dimensões por estas bandas.

Compartilhar este post

Link para o post

que desgraça, jesus

espero que o responsável por isto seja apanhado e punido, grande CABR*O

Compartilhar este post

Link para o post

Acalma lá essas hormonas porque só peguei no teu post por ter sido o ultimo que eu vi em relação a isto. Estava a falar no geral.

como é que posso tar calmo com a região de onde sou oriundo estar a arder e ainda vêm com esses posts. como?

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ser das piores mortes (a par de morrer afogado).

Que ninguem tenha tal destino. Que os maiores danos sejam materiais.

Nem quero imaginar o desespero daquela gente.

É a pior morte. Ao contrário do que se pensa, quando se é carbonizado não se morre nos minutos seguintes - demoras mesmo muito tempo a perder a vida, e até lá sentes a dor toda.

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo a TVI24 o avião C-130 só parte amanhã (quinta-feira) ás 9.30.

Compartilhar este post

Link para o post

se isto é verdade merece tudo um facepalm...eles que estejam lá a dormir descansados

Compartilhar este post

Link para o post

Mas acho que já partiu um e deve estar lá a chegar agora.

Compartilhar este post

Link para o post

se isto é verdade merece tudo um facepalm...eles que estejam lá a dormir descansados

Não sabes o porquê disso acontecer. Se calhar é impossível aterrar no aeroporto devido ao fumo.

Compartilhar este post

Link para o post

Temos pelo menos um Puma por cá mas penso que não consegue ser usado para este meio.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabes o porquê disso acontecer. Se calhar é impossível aterrar no aeroporto devido ao fumo.

então como é que o outro vai aterrar?

Compartilhar este post

Link para o post

Não é por essa razão, eu estou na zona do aeroporto e por aqui não há fumo nenhum.

Aliás, até já vi 2 voos comerciais a aterrar há pouco tempo.

Editado por ricardo.martins

Compartilhar este post

Link para o post

Mas acho que já partiu um e deve estar lá a chegar agora.

Penso que não, falou-se nisso, mas parece que só vai partir um, que é o que parte amanhã de manhã.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...