Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
jmgv

Escolaridade obrigatória até aos 18 anos

Publicações recomendadas

Por métodos de estudo (EA), por dificuldades em determinadas disciplinas (os antigos apoios), por sistema de apoio entre pares...

E sim, podes chamar-lhe diferenciação ou separação (sempre temporária), nesta perspectiva são praticamente sinónimos.

Editado por RManelaa

Compartilhar este post

Link para o post

lol típico

"vamos fazer isto"

"mentirosos, é uma vergonha bla bla bla"

Serei o 1º a aplaudir se aquilo se concretizar. Até lá, depois de todas as medidas que têm sido tomadas no sentido de destruir o Estado Social, não acredito minimamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Por métodos de estudo (EA), por dificuldades em determinadas disciplinas (os antigos apoios), por sistema de apoio entre pares...

E sim, podes chamar-lhe diferenciação ou separação (sempre temporária), nesta perspectiva são praticamente sinónimos.

Então desculpa lá mas estamos a falar precisamente do mesmo. Acho é que estás a usar o termo separação com uma leviandade gigantesca.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que o esteja a usar com leviandade, mas obviamente que aceito essa interpretação. Se reunidas as condições ideais de que já falamos para este tipo de estratégia, é efectivamente uma separação por níveis não de exigência, mas de estratégias requeridas e, claro está, estes níveis não seriam hierárquicos.

Eu entendo, e admito que aqui já é mais semântica que outra coisa, a diferenciação é a um nível micro, a separação a um nível macro dentro da organização escolar, mas claro que a separação tem no seu seio a necessidade de diferenciação pedagógica.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que o esteja a usar com leviandade, mas obviamente que aceito essa interpretação. Se reunidas as condições ideais de que já falamos para este tipo de estratégia, é efectivamente uma separação por níveis não de exigência, mas de estratégias requeridas e, claro está, estes níveis não seriam hierárquicos.

Eu entendo, e admito que aqui já é mais semântica que outra coisa, a diferenciação é a um nível micro, a separação a um nível macro dentro da organização escolar, mas claro que a separação tem no seu seio a necessidade de diferenciação pedagógica.

Bingo!

Se és da área então deves estar minimamente familiarizado com o modelo finlandês. Supostamente o "melhor" do mundo, pelo menos em resultados. Também fazem essa divisão!

Se lá resulta, porque é que não há-de resulta cá? Porque cá temos o culto da irresponsabilidade? A mania que todos somos iguais só quando nos interessa? A mania que toda a gente pode chegar a todo o lado apesar de não ter capacidades ou competências para tal? E metem toda a gente junta para parecer que todos têm as mesmas oportunidades e/ou capacidades?

Só não interessa implementar cá porque isso implica, por exemplo, "mini-escolas" ao contrário dos tão amados pelo governo super-mega-agrupamentos. Teoricamente mais dispendiosos. Resta saber quantas dezenas de anos os estaremos a pagar nas famosas parcerias.

Editado por Zgruli

Compartilhar este post

Link para o post

isto de aumentar a escolaridade obrigatória é uma anedota pois só serve para gastar mais dinheiro e para prejudicar os outros.

da maneira que o ensino está os professores avaliam os alunos da forma que querem, quer seja pelos testes ou até mesmo pelo caderno ( já me lixei por causa disso).

Há cerca de 2 anos a escola onde eu andava, a primeira no ranking do público do nosso conselho, tornou-se um mega -agrupamento juntamente com a secundária da zona, a escola que ficava com os "restos" da nossa. Desde daí o director foi para a outra escola, ficando sem quase atenção nenhuma, enquanto que na outra escola criavam projetos "mais sucesso" que praticamente não tiveram quase resultados nenhuns, sendo os da nossa escola superiores.

Ou seja preocuparam-se mais com uma escola cheia de elementos peturbadores, e agora com o aumento da escolaridade vão aumentar cada vez mais, do que uma escola que tinha vários alunos com muitas capacidades, e ainda para mais do 10º para cima as notas são muito fracas, uma vez que os outros preferem ir para outras escolas.

Eu tenho quase a certeza que isto não se passa só na escola onde andei, também se deve passar em muitas outras do nosso país.

E solução para isto não?

Compartilhar este post

Link para o post

Bingo!

Se és da área então deves estar minimamente familiarizado com o modelo finlandês. Supostamente o "melhor" do mundo, pelo menos em resultados. Também fazem essa divisão!

Se lá resulta, porque é que não há-de resulta cá? Porque cá temos o culto da irresponsabilidade? A mania que todos somos iguais só quando nos interessa? A mania que toda a gente pode chegar a todo o lado apesar de não ter capacidades ou competências para tal? E metem toda a gente junta para parecer que todos têm as mesmas oportunidades e/ou capacidades?

Só não interessa implementar cá porque isso implica, por exemplo, "mini-escolas" ao contrário dos tão amados pelo governo super-mega-agrupamentos. Teoricamente mais dispendiosos. Resta saber quantas dezenas de anos os estaremos a pagar nas famosas parcerias.

Sou da área, embora a minha área de especialização não seja tão próxima da educação escolar. Mas tenho as bases obviamente.

O facto de resultar no norte da Europa (e não é só na educação que têm sido "importadas" medidas) não é garante de que irá funcionar cá. Mas sim, concordo contigo quando dizes que há muito o diálogo do politicamente correcto. E isso começa desde logo quando se diz que há igualdade de oportunidades na Educação. Balelas. Quanto muito há igualdade na possibilidade de acesso. E mesmo essa...

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é agora o número minimo de alunos por turmas?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive uma professora de inglês que fazia testes mais fáceis para uns e mais difíceis para outros, consoante as notas :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Posso sempre deixar o meu caso que, valendo o que vale, é um exemplo que está minimamente enquadrado na discussão.

Do 1º ao 10º ano frequentei o ensino público. À entrada para o 11º ano, os meus pais decidiram mudar-me para uma instituição privada. Por razões bastante semelhantes às explanadas pelo Fábio uma vez que os meus resultados académicos eram satisfatórios mas eles consideraram que a escola onde me encontrava não era capaz de me garantir um ambiente propício ao desenvolvimento total das minhas capacidades. Posso dizer que experimentei desde turmas bastante homogéneas a turmas muito problemáticas no ensino público. Curiosamente, mesmo tendo em conta os respectivos graus de exigência dos diferentes níveis académicos, os meus melhores resultados surgiram num contexto, segundo os defensores desta separação/diferenciação/wtv, desfavorável à aprendizagem lectiva. Quer comparando com turmas relativamente homogéneas no público, quer com a minha "actual" turma no ensino privado (que, diga-se, era constituída essencialmente por elementos com médios/bons resultados lectivos).

E, no meu percurso escolar, o facto de ter de lidar com determinadas situações em contexto de sala de aula não foi prejudicial ao meu desenvolvimento. Antes pelo contrário. Ajudou a formar-me socialmente, ajudou-me no plano educativo e, embora ache que o facto de ter acabado a minha formação no secundário em regime privado tenha sido benéfica (lá está, porque acrescentou um novo nível e um outro contexto à minha interacção social), não teria qualquer problema em terminar esta etapa da minha vida numa turma com mais debilidades e nada me garante que os meus resultados não fossem tão bons ou melhores do que aqueles que eu obtive.

Editado por Joao Pereira

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...