Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Che

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

Eu espero é que a conversa do JJ sobre a prioridade ser o campeonato não passe apenas disso, de conversa. Não sei se poupar apenas 3 jogadores por cada jogo na LE será suficiente. E mesmo quando não os mete de início eles acabam sempre por jogar uns minutos, não sei até que ponto isso não poderá ser prejudicial.

Depois o núcleo de jogadores poupados é sempre o mesmo. O GR joga sempre o mesmo (com excepção da Taça da Liga) mas penso que não será por aí. Na defesa o único que vai rodando é o Maxi. Agora que o Luisão parece que ganhou a titularidade quero ver se ele o vai rodar com o Jardel. Depois há o Garay que joga SEMPRE que está disponível, e pare ser sincero até temo o dia em que não o fizer. Temos o Melga que tem jogado sempre, a excepção foi aquele jogo com o Nacional em que jogou o Luisinho no lugar dele, enterrou a torto e direito e os 2 golos surgiram do seu lado. Pergunto-me se o JJ voltará a arriscar dar-lhe a titularidade de novo nesta fase tão decisiva.

Relativamente ao meio campo, o Matic joga sempre que está disponível e dificilmente sai a meio do jogo. Vamos ter uma série de jogos muito apertada e não sei se não vai acabar por estoirar. O Enzo penso que também costuma jogar sempre que está disponível mas tem tido algumas lesões que só o costumam retirar do jogo seguinte. Depois temos o Salvio que tem jogado praticamente sempre mas foi poupado em Leverkusen, no entanto ainda jogou meia hora. O Ola John e o Cardozo têm rodado bastante e o Lima já nem tanto, apesar de ser substituído várias vezes.

Resumindo, no que diz respeito aos extremos e avançados não tenho grandes preocupações, o problema é o resto... Tirando talvez o Enzo e o Maxi os outros costumam jogar sempre e duvido que isso vá mudar daqui para a frente.

Compartilhar este post


Link para o post

De que falo? De quem?

Não tinha lido bem a frase :mrgreen:

 

Mas sim, a ideia era desenvolveres isso.

Compartilhar este post


Link para o post

No nosso caso, sem querer assumir partidos, simplesmente não temos nenhum dos 3 para dispersar por 2 competições exigentes. É um facto. Basta olhar para o plantel e ver que há várias posições carenciadas ou falta de qualidade indiscutível para o onze, ou de competitividade. Vemos o plantel do FCP e percebemos que todas as posições do 11 inicial têm qualidade muito acima da média, algumas referências na Europa. Além disso, há experiência em pontos-chave da equipa que dão uma vantagem importante ao longo da época na gestão anímica do plantel e nos momentos mais complicados. Especificando, falo de jogadores como Hélton, Fernando, Moutinho, Lucho e ainda de Mangala, Alex Sandro, James e Jackson. E os restantes, menos brilhantes, são competentes e, amiúde, igualmente decisivos: Otamendi, Varela e Danilo(o único a quem falta regularidade exibicional que confirme a sua inegável qualidade). Por fim, o banco, o qual, por força da elevada qualidade do 11 titular, é forçado a manter uma bitola elevada. Maicon, que foi estrela da 2ª volta da equipa no ano passado, Defour, que tem qualidade para jogar de início no nosso meio-campo, Izmailov e Liédson, que pontificam pela experiência e conhecimento profundo do nosso campeonato.

 

Quanto à "cabeça", a diferença é abismal, pura e simplesmente. Quem ganhou o que o FCP ganhou nos últimos 20 anos não pede meças a ninguém no que a este ponto diz respeito.

 

Do nosso lado, bem, não é preciso falar do que está dito e repisado vezes e vezes sem conta e que, por muito promissora que esteja a ser a época, só mostra indícios que se vai repetir, com mais ou menos intensidade, o filme dos anos transatos: buracos gritantes no plantel derivados de um planeamento feito aos repelões e deixado a cargo de um treinador cujas (enormes) competências se diluem nas suas (gritantes) lacunas.

 

Portanto, não se pode pedir que um clube sem qualquer política desportiva esmiúce competências com um outro vanguardista em muitos aspetos de gestão.

Não discordo e em certa medida apenas me dás razão. No entanto, temos a capacidade para atrair jogadores tão bons como aqueles que figuram no Porto. Se não o fazemos na mesma medida é apenas porque não há competência ao mesmo nível, mas devia haver. E esta tem que ser exigida. Mas nem era tanto por aí que eu queria pegar (é um assunto demasiadas vezes repetido aqui para eu vir dizer algo de novo) e nem a principal motivação do meu post passava pela comparação com o FCP.

 

O que eu digo é que não é por apostarmos em 2 competições que ficamos mais fracos ou que não vamos ganhar nada. Podemos não ter a mesma qualidade do FCP por exemplo, mas temos qualidade suficiente para, pelo menos, o exigirmos. Um clube que gasta milhões e milhões todos os anos, que tem um dos treinadores mais bem-pagos do Mundo, que tem as instalações que têm, que têm uma das maiores massas adeptas do Mundo e que têm vários jogadores internacionais não pode, nunca, ter baixas exigências especialmente quando estas advém, não da falta de qualidade, mas do fracasso recente. Quanto muito, devido ao fracasso que tem sido os últimos anos, devíamos estar a exigir ainda mais! Não há competência ao nível do clube? Ou se condicionam os que cá estão para o conseguirem ou vão-se buscar outros.

 

Agora, o que realmente interessa: a realidade actual. Para mim essa treta da quebra física é apenas isso mesmo: treta. A quebra acontece, mas não é a nível físico, é a nível mental. Fisicamente, estamos a falar de uma equipa profissional ao mais alto nível. E como eu assumo (e nem posso sequer considerar outra coisa) que se trabalhe com os métodos mais actuais dentro do clube (a tão falada Periodização Táctica) essa quebra física não existe. A forma é constante e tem uma evolução contínua desde do inicio de época até ao final da mesma, mantendo o pico quando o mesmo é atingido. Se existe quebra mental cabe ao treinador (e ao restante staff técnico) fazer o possível para criar tanto motivações extra ou, se for o caso, relaxamento que permita aos jogadores recuperar. A fadiga central demora aproximadamente 72h a recuperar. Mesmo que joguemos 2 vezes por semana, existe margem suficiente para a mesma recuperação acontecer e isto assumindo que o 11 é exactamente o mesmo.

 

Quanto às competições: para mim temos qualidade e soluções suficientes no plantel para apostarmos forte nas 2 mais importantes: Campeonato e Europa, e de rodarmos a equipa nas 2 restantes: Taça (tirando os 3\4 jogos finais) e Taça da Liga. E isto deve-se, em boa medida, à enorme qualidade de potencialização do nosso treinador. Se me perguntassem qual das 2 mais importantes eu preferia ganhar? O Campeonato obviamente, porém tal não invalidada que não devamos jogar para ganhar em ambas, principalmente quando o nosso campeonato só tem 30 jornadas e a única equipa ao nosso nível, internamente, é o Porto.

 

A nível de jogo, temos um modelo que, apesar de dar mais garantias que o ano passado, continua algo desequilibrado, demasiado dependente de inspiração individual, do espaço dado pelo adversário e pela capacidade física dos nossos jogadores (por não contemplarmos a posse como recurso, o tal "descanso com bola"). Agora, não é pela nossa forma de jogar ser deficiente que eu vou ser menos exigente, pelo contrário. Se há algo errado não me vou basear nesses erros para diminuir os objectivos, mas sim manter a exigência e fazer o possível para erradicar esses erros.

 

Mas também há coisas muito boas: somos das equipas mais fortes da Europa a defender, especialmente em inferioridade numérica. Somos fortes nas transições e quando os jogadores estão com cabeça e concentrados no jogo conseguimos bater-nos com qualquer equipa nas competições onde estamos inseridos.

 

Até podemos nem ganhar nada, mas não podemos nunca, nunca, baixar os níveis de exigência.

Editado por Don Andres

Compartilhar este post


Link para o post

Eliminámos uma grande equipa...duvido que o Bordéus ofereça a mesma coisa que o Leverkusen ( tendo em conta aquilo que vi deles frente ao Marítimo ) e evitámos a ida á Ucrânia. Caíram algumas boas equipas ( Liverpool, Atlético Madrid e Nápoles ) pelo que podemos figurar num possível lote de candidatos... pena terem ficado 3 equipas russas

Compartilhar este post


Link para o post

Eliminamos uma das melhores equipas em prova, com duas vitórias e algumas poupanças, muito bem!

E que golaços, especialmente o do Ola John. O holandês esteve muito bem na segunda parte e foi essencial para que o jogo acabasse por nos ser favorável. Mas nem tudo foi um mar de rosas, o Leverkusen conseguiu criar demasiadas oportunidades para meu gosto e tivemos alguma sorte porque ainda mandaram duas bolas ao ferro.

O que é que o Luisão quis fazer no lance em que sofremos golo?

Parece-me que o Bordeus é muito mais acessível, se conseguirmos um 2-0 em casa podemos ter mais margem de manobra para rodar a equipa.

Compartilhar este post


Link para o post

Já agora borrei-me todo quando vi o Matic no chão. Que ele vá falhando um jogo ou outro ainda dá para disfarçar ( mal ), agora se o homem se lesiona é o fim da picada para nós

Editado por FabioK

Compartilhar este post


Link para o post

Não discordo e em certa medida apenas me dás razão.

Verdade. A intenção também não foi desmentir-te ou contrariar-te. Até porque tu também corroboras o que eu disse. ;)

 

Eu próprio já expus aqui essa opinião sobre temporadas passadas. Estamos de acordo com quais devem ser as nossas exigências.

 

No entanto, a realidade é aquela que assinalei e é bom que os adeptos saibam disso quando forem avaliar esta época desportiva.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Gastámos a vaca toda hoje...

Facilmente poderiamos chegar aos 60min a perder por 2 ou 3...

 

Valeu o resultado e ofacto de nao termos que ir a Ucrania em seguida.

E que golaço do OLA.

Compartilhar este post


Link para o post

Golaço do Ola John, o Artur, Garay e Matic foram grandes :prayer:

Carlos Martins tens a porta aberta para mudar de ares...

Compartilhar este post


Link para o post

O Martins que nojo de jogo!

 

Sempre que tocava na bola fazia m*rda, ainda bem que se lesionou, pode ser que assim não jogue o resto da epoca, porque para jogar assim mais vale ir buscar um miudo aos iniciados, que de certeza que faz menos javardice!

Compartilhar este post


Link para o post

Tiro o chapéu ao Martins, está feito um destruidor de jogo ao nível dos melhores do mundo.

Editado por Schnees

Compartilhar este post


Link para o post

é o fim da bicada para nós

 

É o chamado pau de 2 picos.

Compartilhar este post


Link para o post

Não sei onde jogamos tão mal. Falam que os alemães podiam ter ganho a eliminatória na 1ª parte, mas isso implicava que nós não pudéssemos criar jogadas de golo para discutir o resultado, o que não foi o caso. Também nós desperdiçamos oportunidades flagrantes de golo. Concedo que não fizemos um jogo brilhante, mas respondemos sempre que foi preciso. Fomos eficazes algo que, contra alemães, é sempre digno de registo.

 

E ainda fizemos gestão de jogadores. Já chega a hora dos adeptos encontrarem um meio-termo entre as críticas ao jogo bonito no limite da velocidade e a insatisfação por resultados eficazes. E não vale pedir uma filosofia de jogo mais equilibrada, não só porque essa não é uma escolha, mas também porque não seria uma garantia absoluta de como obteríamos melhores resultados.

 

Por fim, não desfazendo a boa exibição que atribuem ao Luisão, a verdade é que o golo nasce de um desposicionamento desnecessário seu.

Compartilhar este post


Link para o post

Acho que temos equipa para o Bordéus por isso, tipo poker, acho que era de pagar para ver. Passando esses, logo se mede o pulso à equipa e se vê como dará para gerir. Jogando jogo a jogo, gerindo dentro de cada partida, dá para conjugar com o campeonato parece-me. Isto porque vamos tendo sorte com lesões, não têm aparecido aos jogadores que fazem a diferença.

Compartilhar este post


Link para o post

O Martins é um verdadeiro atentado, como é possível o clube ter de pagar a um gajo que não joga patavina e que ainda para mais se lesiona de cada vez que estica a perna.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu até acho que fizemos um jogo bastante conseguido, especialmente defensivamente. A forma como os alas fechavam sempre muito bem os laterais do Leverkusen (que de outra maneira não conseguia dar largura, já que o Castro e o Schurrle estavam demasiado enfiados no meio) foi bastante bom, muito mérito para o Ola nesse aspecto, fez um jogão. Então aquele golo.... meu deus, já não festejava assim um golo há muito tempo. E ofensivamente, enquanto teve pernas, partiu tudo. É neste momento, sem dúvidas, o nosso melhor extremo.

 

Ele, o Luisão e o Almeida (que surpresa, há ano e meio não dava quase nada por ele) estiveram em grande. A substituições do JJ também foram as indicadas. A única critica sendo a aposta no Martins e pecou por sair tarde. Talvez por volta dos 70 e pouco eu tivesse metido o Pablo no lugar do Nico que já dava mostras de cansaço, assim como o Ola.

 

No geral da eliminatória fomos sempre superiores. O Leverkusen, apesar de pecar em alguns aspectos, é uma boa equipa e espero que dê a motivação suficiente para continuar a haver aposta na Europa, sempre com um olho no campeonato claro. Melhor que isto só se a equipa soubesse controlar melhor os jogos em posse, mas não se pode ter tudo. Para já, estou satisfeito.

Compartilhar este post


Link para o post

Citação do jornal "Record" online

lg_rec.png

Sulejmani em Lisboa para ultimar contrato

Garantido. Miralem Sulejmani, médio do Ajax, esteve esta semana em Lisboa, para ultimar o acordo com o Benfica. O internacional sérvio chega na próxima temporada, a custo zero, e com contrato válido por cinco temporadas. O futebolista aproveitou para realizar os testes médicos, procedimento habitual e imprescindível antes da assinatura de contrato.

Compartilhar este post


Link para o post

É o chamado pau de 2 picos.

Aquilo realmente não me estava a soar bem :lol:

Compartilhar este post


Link para o post

Eu até acho que fizemos um jogo bastante conseguido, especialmente defensivamente. A forma como os alas fechavam sempre muito bem os laterais do Leverkusen (que de outra maneira não conseguia dar largura, já que o Castro e o Schurrle estavam demasiado enfiados no meio) foi bastante bom, muito mérito para o Ola nesse aspecto, fez um jogão. Então aquele golo.... meu deus, já não festejava assim um golo há muito tempo. E ofensivamente, enquanto teve pernas, partiu tudo. É neste momento, sem dúvidas, o nosso melhor extremo.

 

Ele, o Luisão e o Almeida (que surpresa, há ano e meio não dava quase nada por ele) estiveram em grande. A substituições do JJ também foram as indicadas. A única critica sendo a aposta no Martins e pecou por sair tarde. Talvez por volta dos 70 e pouco eu tivesse metido o Pablo no lugar do Nico que já dava mostras de cansaço, assim como o Ola.

 

No geral da eliminatória fomos sempre superiores. O Leverkusen, apesar de pecar em alguns aspectos, é uma boa equipa e espero que dê a motivação suficiente para continuar a haver aposta na Europa, sempre com um olho no campeonato claro. Melhor que isto só se a equipa soubesse controlar melhor os jogos em posse, mas não se pode ter tudo. Para já, estou satisfeito.

 

O JJ perguntou ao Gaitan se queria sair, ele disse que não, 2 vezes, depois demorou 10 min para tirar o Ola john que já estava praticamente morto e meter o Jardel.

 

Penso que jogamos relativamente bem, tirando o Carlos Martins que é neste momento um autentico atentado, apesar de gostar muito dele reconheço que não tem qualidade/categoria para jogar neste Benfica.

 

O Ola jogou muito melhor do lado esquerdo que no lado direito, o André Almeida neste momento dá muito mais garantias que o Maxi (cheira-me que vai voltar a jogar no meio, se o Matic tiver que para).

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...