Claudiojp Publicado 9 Outubro 2018 (editado) . Editado 9 Outubro 2018 por claudiojp Compartilhar este post Link para o post
JP_ Publicado 9 Outubro 2018 Citação de kareca, há 7 minutos: O encargo do patrão com o teu almoço para o tempo que não estás a produzir. Ainda querer descontar esse tempo no horário "normal" de trabalho não me parece justo. Para não falar do tempo de viagens. Isso seria lindo para as empregadas de limpeza que têm de sair de casa às 6h da manhã e chegam as 21h. O encargo do patrão é pouco a beira do que retribuis com o teu trabalho. E as viagens foi uma maneira de falar do tempo que "perdemos" a volta do trabalho. A Carga horária devia de ser menos que 8h por dia. 1 Compartilhar este post Link para o post
JRasecRC Publicado 9 Outubro 2018 Citação de ZeroZeroPeras, há 27 minutos: Tenho bastante flexibilidade de horário e não me preocupo com as horas. Inicialmente estava a fazer 40 horas semanais (uns dias fazia mais, outros dias menos) mas depressa cheguei à conclusão que era pior em termos de produtividade. Há dias em que chego ás 8h, outros às 9h, outros às 10h (raro mas acontece). Tanto saio às 17h30 como às 19h30. Almoço posso comer na empresa, tanto o faço em 30 minutos como 1h30, ou 2h. A flexibilidade é que me traz produtividade, há dias em que estou mais tranquilo e há outros em que tenho mais coisas para fazer. É isto que eu, sendo novo e talvez ingénuo, no mundo do trabalho acho essencial, bati de frente com a realidade de trabalhar horas e horas. Para mim a flexibilidade e uma menor carga do trabalho traz produtividade, infelizmente não se dá valor a isso. Citação de JP_, há 22 minutos: 8h de trabalho, que passam a 9h porque temos a hora de almoço (devia de fazer parte do horário de trabalho) que passa a 10h com tempo de viagem casa-trabalho-casa. É ridículo a carga horária que se tem, mas é assim a vida, há que trabalhar. Também faço quase sempre 9h, porque para almoçar com o meu pai (faço questão) fico 1h à espera dela já dentro da minha pausa de almoço. Compreendo-te, temos de trabalhar, mas os Patrões podiam ter esse senso de compreender que a produtividade não está de mãos dadas com o número de horas trabalhadas. Citação de Vaart10, há 17 minutos: Para mim, o horário ideal seria das 07h00m às 15h00m. Já leio o fórum há muitos anos, apesar de participar pouco. Sei que és da área da psicologia, correto? Esta tua opinião é o horário que para o teu dia à dia é o ideal ou algo que deveria ser generalizado porque traz uma melhoria em termos de produtividade e felicidade ás pessoas? É que eu concordo com este tipo de horário! Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 9 Outubro 2018 Não tenho fundamentos empíricos para afirmar que é o horário de trabalho ideal. Para mim seria, uma vez que acordo cedo, logo entrar cedo ao trabalho não é um problema, e sair mais cedo daria para estar mais tempo com a família, o que ajudaria a resolver uma coisa que se chama conflito trabalho-família. Não é o número de horas que se trabalha que torna uma empresa mais produtiva, aliás há estudos que demonstram exatamente o contrário. Não é por estar 10 horas a trabalhar que se vai produzir mais. Apesar de todas as evidências que suportam esta lógica, as empresas insistem em não percebê-la ou então simplesmente não a querem entender. Deixo aqui uma notícia que me chamou a atenção nos últimos dias sobre este tema: https://sol.sapo.pt/artigo/628648/semanas-de-quatro-dias-de-trabalho-ja-comecam-a-ser-uma-realidade Citar Semanas de quatro dias de trabalho já começam a ser uma realidade Os trabalhadores apresentaram níveis mais baixos de stress, uma maior satisfação no trabalho e uma melhor noção do equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Trabalhar menos dias por semana parece uma realidade demasiado boa para ser verdade. Mas já há quem a pratique. Agora, os trabalhadores de uma empresa neozelandesa arriscaram e criaram uma nova regra de trabalho. Foi a ‘Perpetual Guardian’ que decidiu fugir à regra e, de acordo com o The Guardian, correu tão bem que trabalhar apenas quatro dias na semana vai fazer parte do regulamento da empresa. Acha que esta medida não tem como melhorar? Está enganado. Os quase 250 funcionários, que testaram a medida entre março e abril, continuaram a ser pagos como se trabalhassem os cincos dias úteis da semana. As conclusões no fim da experiência não podiam ser mais positivas. Académicos analisaram as consequências de trabalhar apenas quatro dias e, segundo o jornal britânico, os trabalhadores apresentaram níveis mais baixos de stress, uma maior satisfação no trabalho e uma melhor noção do equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Andrew Barnes, fundador da ‘Perpetual Guardian’, referiu que a implementação da medida fica ao critério dos trabalhadores. Além disso, foram consultados advogados para garantir que são cumpridas as leis laborais da Nova Zelândia. Todos aqueles que decidam não trabalhar apenas quatro dias, podem começar a trabalhar mais cedo ou tarde e gerirem o seu tempo para conciliar o trabalho com o trânsito ou o infantário e escola dos filhos. Ianin Lees-Galloway, ministro do Trabalho da Nova Zelândia, descreveu a experiência e as conclusões retiradas da mesma como “muito interessantes”. @Jornal SOL Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 9 Outubro 2018 (editado) Citação de JP_, há 16 minutos: O encargo do patrão é pouco a beira do que retribuis com o teu trabalho. Mas isso é uma questão de expectativa do teu ordenado. É claro que podemos vir com o célebre "nos países nórdicos fazem isso" ou "as Farfetchs da vida também", mas a realidade aqui é outra. Por acaso eu tenho essa "folga" no meu trabalho, mas a maioria das PME vivem no limite com os encargos. Editado 9 Outubro 2018 por kareca Compartilhar este post Link para o post
JP_ Publicado 9 Outubro 2018 Citação de kareca, há 3 minutos: Mas isso é uma questão de expectativa do teu ordenado. É claro que podemos vir com o célebre "nos países nórdicos fazem isso", mas a realidade aqui é outra. E ninguém se preocupa muito, nem se faz nada para mudar. Compartilhar este post Link para o post
JRasecRC Publicado 9 Outubro 2018 Citação de Vaart10, há 6 minutos: Não tenho fundamentos empíricos para afirmar que é o horário de trabalho ideal. Para mim seria, uma vez que acordo cedo, logo entrar cedo ao trabalho não é um problema, e sair mais cedo daria para estar mais tempo com a família, o que ajudaria a resolver uma coisa que se chama conflito trabalho-família. Não é o número de horas que se trabalha que torna uma empresa mais produtiva, aliás há estudos que demonstram exatamente o contrário. Não é por estar 10 horas a trabalhar que se vai produzir mais. Apesar de todas as evidências que suportam esta lógica, as empresas insistem em não percebê-la ou então simplesmente não a querem entender. Deixo aqui uma notícia que me chamou a atenção nos últimos dias sobre este tema: https://sol.sapo.pt/artigo/628648/semanas-de-quatro-dias-de-trabalho-ja-comecam-a-ser-uma-realidade Sem dúvida, apesar de uma redução diária da carga horária já ser um grande ponto positivo. Mas, por exemplo, as grandes empresas, com bastantes funcionários, porque não se focam nestas questões psicológicas e de bem estar? É assim tão utópico criar protocolos com ginásios para os trabalhadores poderem frequentar? Ou criar protocolos com centros de massagens e relaxamento, dependendo se é uma empresa em que o trabalho manual é muito grande. Até a simples redução do horário permitiria estar mais tempo com a família, que quase toda a gente valoriza isso, poder dar uma volta com o filho, a mulher, a namorada, são coisas que nos fazem bem e não são por vezes mais 100 euros no fim do mês que pagam estes momentos. Incentivar a serem ativos fora do horário laboral, só iria trazer felicidade, redução do stress e produtividade. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 9 Outubro 2018 Um bom passo seria deixarem de ir aos centros comerciais aos sábados à tarde e aos domingos e depois das 20h no resto dos dias, tentar fazer as compras de supermercado num horário digno e afins. É muito giro querermos ter um bom horário de trabalho mas na hora da verdade queremos o senhor a vender-no o Mac às 2 da manhã ou o pingo-doce aberto às 23h para uma emergência (lol). Se fossemos todos mais civilizados e mais cientes do descanso e direito à família dos outros, as empresas não sentiriam a necessidade de explorarem cada segundo do dia (nem teriam eficácia nisso). 2 Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 9 Outubro 2018 A discussão é interessante, mas depende sempre das empresas que estejamos a falar. O dono do McDonalds não vai dizer ao gerente da loja do Norteshopping para abrir e fechar à hora que lhe apetece. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 9 Outubro 2018 Citação de Vaart10, há 47 minutos: Para mim, o horário ideal seria das 07h00m às 15h00m. Eu, que odeio acordar antes das duas da tarde (é mesmo um sacrificio para mim acordar cedo), concordo com isto. Em termos de produtividade no trabalho E um melhor aproveitamento do dia-a-dia. Como referi antes, sinto que das 8 às 5 trabalho mais do que das 9 às 6. Não o faço mais porque trabalho no mesmo local que a minha namorada e o trabalho dela inclui o contato com o cliente e tem que estar disponivel até às 6. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 9 Outubro 2018 Citação de Duluoz-, há 7 minutos: Um bom passo seria deixarem de ir aos centros comerciais aos sábados à tarde e aos domingos e depois das 20h no resto dos dias, tentar fazer as compras de supermercado num horário digno e afins. Claro, e os médicos, seguranças, técnicos de redes que mantêm a tua internet a funcionar e mais uma carrada de serviços "fora de horas" que têm de ter pessoas 24 horas que se lixem. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 9 Outubro 2018 Citação de kareca, há 1 minuto: Claro, e os médicos, seguranças, técnicos de redes que mantêm a tua internet a funcionar e mais uma carrada de serviços "fora de horas" que têm de ter pessoas 24 horas que se lixem. E esse post veio de onde? Como é óbvio há serviços que têm que estar operacionais de modo contínuo e quem o garante deve ser recompensado de acordo com isso. Algo que não tem nada a ver com o que eu disse. 1 Compartilhar este post Link para o post
JP_ Publicado 9 Outubro 2018 Citação de kareca, há 3 minutos: Claro, e os médicos, seguranças, técnicos de redes que mantêm a tua internet a funcionar e mais uma carrada de serviços "fora de horas" que têm de ter pessoas 24 horas que se lixem. Nada haver, há serviços de urgência, depois há pessoas que vão comprar uma t-shirt a Zara as 23:50h Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 9 Outubro 2018 Citação de Duluoz-, Agora: E esse post veio de onde? Como é óbvio há serviços que têm que estar operacionais de modo contínuo e quem o garante deve ser recompensado de acordo com isso. Algo que não tem nada a ver com o que eu disse. Então e essas pessoas não precisam de ir ao supermercado num "horário não digno"? Compartilhar este post Link para o post
dragomir Publicado 9 Outubro 2018 Há tanto país onde os supermercados fecham às 20h e aos domingos. Toda a gente consegue fazer as suas compras com um bocado de flexibilidade Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 9 Outubro 2018 (editado) Impossível não é, claro. Mas seria como eu ir à Loja do Cidadão ao fim de semana (passe o exagero) 💣 Editado 9 Outubro 2018 por kareca Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 9 Outubro 2018 Com as máquinas automáticas dá para esticar horários dos supermercados. Quem lá fica para auxiliar, que seja pago a dobrar pelas horas. O mundo é humano, o sistema que se adapte ou pereça. Evolução. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 9 Outubro 2018 Citação de Rain Dog, há 50 minutos: mas essa é uma cena que nunca percebi. Porque é que todos os serviços públicos só estão abertos em horário de trabalho? Diria que é lei , inflexibilidade sindical e flexibilidade dos cidadãos para tirar dias de férias para traatar de obrigações governamentais. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 9 Outubro 2018 Citação de JRasecRC, há 4 horas: Sem dúvida, apesar de uma redução diária da carga horária já ser um grande ponto positivo. Mas, por exemplo, as grandes empresas, com bastantes funcionários, porque não se focam nestas questões psicológicas e de bem estar? É assim tão utópico criar protocolos com ginásios para os trabalhadores poderem frequentar? Ou criar protocolos com centros de massagens e relaxamento, dependendo se é uma empresa em que o trabalho manual é muito grande. Até a simples redução do horário permitiria estar mais tempo com a família, que quase toda a gente valoriza isso, poder dar uma volta com o filho, a mulher, a namorada, são coisas que nos fazem bem e não são por vezes mais 100 euros no fim do mês que pagam estes momentos. Incentivar a serem ativos fora do horário laboral, só iria trazer felicidade, redução do stress e produtividade. A minha namorada trabalhou numa empresa em que isso existia. Eles tinham uma PT que dava umas aulas 3x por semana lá na empresa se não estou em erro. Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 9 Outubro 2018 (editado) A empresa onde estou criou em Setembro um protocolo com a Fitness Hut. Também têm uma série de protocolos com farmácias, oficinas, centros de massagens e por aí fora que dão descontos e outro tipo de vantagens. Uma excelente iniciativa, por acaso. Retirado do PDF que me enviaram, para a Fitness Hut: Anuidade 24€ + 4,97€/semana Adesão sem fidelização anual (mínimo 1 mês); Acesso a todos os Clubes; Utilização em horário total; Todas as aulas de grupo; Hut2GO – duas bebidas vitaminadas e aromatizadas por treino; Uma consulta de nutrição a cada 2 meses (marcações através das clínicas parceiras); Aulas Virtuais V-CLASS; Editado 9 Outubro 2018 por Inkie Isto é confuso para fazer quotes Compartilhar este post Link para o post
TukTuk Publicado 9 Outubro 2018 (editado) Eu como trabalho em Espanha tenho um horário um pouco diferente. Entramos sempre às 8h e saímos às 18h30 com apenas duas pausas diárias. Uma para o café da manhã e outra para almoçar. Aqui almoça-se bastante mais tarde. Mas apesar de no início me ter custado aguentar até às 14h20/14h30 para comer, agora já gosto imenso deste horário, uma vez que a tarde de trabalho (a parte menos produtiva do dia) é bastante curta (2h30 de trabalho mais ou menos). Temos também duas outras diferenças para Portugal. Só trabalhamos até às 15h em todas as sextas-feiras do ano. Este horário de trabalho é extensível a todos os dias dos meses de Julho e Agosto + 20 de Dezembro a 10 de Janeiro e Semana Santa. A única coisa que realmente importa é chegar ao final do ano com 8 horas diárias de média. O que vai custar vai ser habituar-me de novo ao horário que se faz em Portugal quando voltar Editado 9 Outubro 2018 por TukTuk Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 9 Outubro 2018 Citação de kareca, há 5 horas: Então e essas pessoas não precisam de ir ao supermercado num "horário não digno"? Essas pessoas estarão a trabalhar no tal "horário não digno", penso eu, logo não usam estes serviços a estas horas. Quem os usa geralmente é quem tem um horário normal. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 9 Outubro 2018 (editado) Citação de Duluoz-, há 17 minutos: Essas pessoas estarão a trabalhar no tal "horário não digno", penso eu, logo não usam estes serviços a estas horas. Quem os usa geralmente é quem tem um horário normal. O meu horário (como de outras pessoas que conheço) é das 10h - 19h. Como deves imaginar, não vamos ao supermercado antes do trabalho nem é fácil estar num supermercado antes das 20h (supondo que seja este o horário digno). Trânsito, buscar os putos, dias de trabalho até tarde, etc. Sim, há o fim de semana, mas é o lugar mais depressivo para estar nesses dias. E se durante a semana não houvesse esta extensão de horário, imagino como seria o caos nesses dias. Editado 9 Outubro 2018 por kareca Compartilhar este post Link para o post
Kanye Publicado 9 Outubro 2018 Citação de UnReal, há 19 horas: É casamento ou união de facto? Either way, elas é que mandam. Ou seja, não há nada a fazer? Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 9 Outubro 2018 (editado) Quinta tenho o funeral do meu tio, irmão da minha Mãe. Tenho direito a falta justificada ou vou ter de meter férias? Edit: já vi que não. Mais uma palhaçada deste país de m*rda. Editado 9 Outubro 2018 por trz Compartilhar este post Link para o post