JohnyM Publicado 10 Setembro 2025 Citação de Mica, há 25 minutos: Como assim? Não estou a sugerir para apresentar a carta de rescisão na desportiva. Em todos os casos convém começar a procurar emprego assim que te sentes infeliz e quando conseguires a oportunidade entrega a carta de despedida e os teus problemas ficam resolvidos. Nunca esperar que a empresa mude de política ou que os anos de casa possam um dia jogar a teu favor magicamente. Pela experiência que tenho existem sempre alguns sintomas que nos fazem pensar se o melhor não será sair, e a intuição costuma estar certa. Naturalmente não há garantia que a próxima seja melhor. Isso em boa parte dos casos sim. Agora diz a uma pessoa com mais de 30 anos que está a trabalhar num supermercado há 10 anos para ir procurar outras coisas porque está cansado e/ou farto do que faz. Boa sorte para encontrar outro emprego que pague contas. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 10 Setembro 2025 Citação de JohnyM, há 1 hora: Isso em boa parte dos casos sim. Agora diz a uma pessoa com mais de 30 anos que está a trabalhar num supermercado há 10 anos para ir procurar outras coisas porque está cansado e/ou farto do que faz. Boa sorte para encontrar outro emprego que pague contas. Agradeço a boa sorte, mas foi por causa de um caso do género que me pronunciei. Não foram 10 anos mas sim 15, não foi uma caixa de supermercado mas sim SMN com subsidio de alimentação de 3€ (sim, 3€) a trabalhar num escritório de advogados. Há pessoas que não tem essa força mental para sair de uma situação de m*rda, outras simplesmente tem medo de não conseguir pagar as contas se o novo emprego correr mal, eu entendo tudo isso, nem todos vivem na mesma bolha privilegiada como a minha. Em determinados casos a carta de rescisão é muito mais que melhorar condições financeiras, é o primeiro passo para recuperar amor próprio, auto confiança e ser feliz a trabalhar. Só que é um passo muito difícil de se tomar, daí o meu like instantâneo ao post do Peplin. 3 Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 10 Setembro 2025 Citação de Mica, há 11 minutos: Agradeço a boa sorte, mas foi por causa de um caso do género que me pronunciei. Não foram 10 anos mas sim 15, não foi uma caixa de supermercado mas sim SMN com subsidio de alimentação de 3€ (sim, 3€) a trabalhar num escritório de advogados. Há pessoas que não tem essa força mental para sair de uma situação de m*rda, outras simplesmente tem medo de não conseguir pagar as contas se o novo emprego correr mal, eu entendo tudo isso, nem todos vivem na mesma bolha privilegiada como a minha. Em determinados casos a carta de rescisão é muito mais que melhorar condições financeiras, é o primeiro passo para recuperar amor próprio, auto confiança e ser feliz a trabalhar. Só que é um passo muito difícil de se tomar, daí o meu like instantâneo ao post do Peplin. Obviamente que há casos e casos. Acho é errado pensar que colocar uma carta de rescisão é a solução para muita coisa quando há muitas pessoas que não se podem dar a esse risco Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 10 Setembro 2025 (editado) Citação de JohnyM, há 11 minutos: Obviamente que há casos e casos. Acho é errado pensar que colocar uma carta de rescisão é a solução para muita coisa quando há muitas pessoas que não se podem dar a esse risco Posso concordar que não é uma bala de prata, mas pela experiência pessoal e de quem me rodeia tem sido sempre o primeiro passo para algo melhor, e nem me refiro ao dinheiro. Editado 10 Setembro 2025 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 10 Setembro 2025 Citação de Mica, há 9 horas: Eu pus like logo na parte da "carta de rescisão", que é a solução para quase todos os problemas no mercado de trabalho Foi esse o caminho que tive de tomar quando percebi que no próximo ano o meu salário não ia ser valorizado da forma que acho justa para as funções que desempenho e qualidade de trabalho que apresento. Esperei este ano, recebi um aumento abaixo do aceitável e decidi que tinha de começar à procura de algo melhor. A conversa com a coordenação há umas semanas acabou por confirmar que a minha decisão de mudar era a mais acertada, sob pena de entrar num ciclo vicioso de ir andando de ano para ano com a expectativa do "este ano é que é". Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 17 Setembro 2025 Recei uma proposta muito interessante para trabalhar remotamente para uma empresa fora de Portugal. A Empresa é relativamente pequena (~70 trabalhadores) e não tem um EOR em Portugal. Qual seria a melhor maneira de abordar isto? Que situações devo ter em conta para garantir que estou dentro da lei? Claro que vou recorrer a um contabilista caso avance, mas queria ter uma ideia dos prós e contras antes de avançar. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 17 Setembro 2025 Citação de Robe, há 13 minutos: Recei uma proposta muito interessante para trabalhar remotamente para uma empresa fora de Portugal. A Empresa é relativamente pequena (~70 trabalhadores) e não tem um EOR em Portugal. Qual seria a melhor maneira de abordar isto? Que situações devo ter em conta para garantir que estou dentro da lei? Claro que vou recorrer a um contabilista caso avance, mas queria ter uma ideia dos prós e contras antes de avançar. @Ghelthon 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 17 Setembro 2025 Citação de Robe, há 14 minutos: Recei uma proposta muito interessante para trabalhar remotamente para uma empresa fora de Portugal. A Empresa é relativamente pequena (~70 trabalhadores) e não tem um EOR em Portugal. Qual seria a melhor maneira de abordar isto? Que situações devo ter em conta para garantir que estou dentro da lei? Claro que vou recorrer a um contabilista caso avance, mas queria ter uma ideia dos prós e contras antes de avançar. Se fores pra trabalhador independente (recibos verdes), tens que ter em conta que vais ter de ser tu a pagar a segurança social (21.4%, em vez de 11%), perceber os benefício que a empresa te dá como férias (ou se tens que pagar para te darem ferias), seguro de trabalho acho q precisas, e tens que pagar tu o irs e segurança social trimestralmente. Pra receberes cenas tipo o subsidio de desemprego as regras tbm são diferentes Se fores criar empresa n sei como funciona Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 Setembro 2025 Citação de Robe, há 4 horas: Recei uma proposta muito interessante para trabalhar remotamente para uma empresa fora de Portugal. A Empresa é relativamente pequena (~70 trabalhadores) e não tem um EOR em Portugal. Qual seria a melhor maneira de abordar isto? Que situações devo ter em conta para garantir que estou dentro da lei? Claro que vou recorrer a um contabilista caso avance, mas queria ter uma ideia dos prós e contras antes de avançar. Tudo depende dos valores, mas teoricamente o melhor será começares como Trabalhador Independente a facturar directamente a empresa (através de recibos verdes). Se quiseres posso mencionar por alto as vantagens nos primeiros 2 anos. Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 18 Setembro 2025 Citação de Ghelthon, há 6 horas: Tudo depende dos valores, mas teoricamente o melhor será começares como Trabalhador Independente a facturar directamente a empresa (através de recibos verdes). Se quiseres posso mencionar por alto as vantagens nos primeiros 2 anos. Se não for muito incomodo. Neste momento estou na fase de decidir se aceito ou não. O salário proposto é o dobro do que recebo hoje, pelo que estou à procura de perceber também o que isto implica ao nível de segurança. Apesar de não ter tido dificuldades em arranjar trabalho até hoje, tenho um CH para pagar. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 18 Setembro 2025 (editado) Citação de Ghelthon, Em 14/11/2024 at 11:51: Se fores trabalhador independente e a empresa para a qual vais trabalhar for de fora de Portugal, não há retenção na fonte, nem IVA. Portanto recebes 100% do que facturas, tendo depois de descontar para a Segurança Social (os valores ao certo dependem do que factures, naturalmente), e depois quando for altura de pagar IRS, pagas tudo de uma vez. Se houvesse retenção na fonte, seria de 25%, portanto é aconselhável que, não havendo, coloques esses 25% de lado, para depois já teres o valor total (ou quase) para pagar o IRS. Em termos de Segurança Social, fazes uma declaração trimestral onde colocas os valores que recebeste nos últimos 3 meses, e eles calculam o valor a pagar em função disso. Tens a opção de pagar acima ou abaixo do valor que eles apuram, até mais ou menos 25%, sempre em incrementos de 5%. Eu meto sempre -25% porque, além de já descontar bastante, prefiro investir esses 25% noutras coisas. @Robe resumindo, é isto. Falta dizer que, se nunca tiveste actividade aberta, tens direito a um ano de isenção da SS. Editado 18 Setembro 2025 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 18 Setembro 2025 Atenção ao subsídio de desemprego. Supostamente, como trabalhador independente com mais 50% dos rendimentos alocados a uma empresa, tens direito a ele. Mas como quem te irá pagar será uma empresa estrangeira que não paga os 10% à segurança social (que as nacionais têm obrigação de pagar) e a lei não é clara, a segurança social tem rejeitado dar subsídio de desemprego nestes casos. O Reddit está cheio de casos. Acho que também há a hipótese de fazer contrato através de uma empresa intermediária com sede fiscal cá, acho que há empresas que só se dedicam a isso. Não sei ao certo como é que funciona, mas acho que já li malta aqui no fórum que usa esse método. Mas se a empresa tem X para essa vaga, a recibos verdes vais receber esse X (depois tens de tratar de pagar SS), com a hipótese da empresa intermediária irás provavelmente receber X menos a comissão da empresa intermediária menos a TSU. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 18 Setembro 2025 Citação de challenger, há 4 minutos: Atenção ao subsídio de desemprego. Supostamente, como trabalhador independente com mais 50% dos rendimentos alocados a uma empresa, tens direito a ele. Mas como quem te irá pagar será uma empresa estrangeira que não paga os 10% à segurança social (que as nacionais têm obrigação de pagar) e a lei não é clara, a segurança social tem rejeitado dar subsídio de desemprego nestes casos. O Reddit está cheio de casos. Acho que também há a hipótese de fazer contrato através de uma empresa intermediária com sede fiscal cá, acho que há empresas que só se dedicam a isso. Não sei ao certo como é que funciona, mas acho que já li malta aqui no fórum que usa esse método. Mas se a empresa tem X para essa vaga, a recibos verdes vais receber esse X (depois tens de tratar de pagar SS), com a hipótese da empresa intermediária irás provavelmente receber X menos a comissão da empresa intermediária menos a TSU. Bom ponto, é uma questão de gestão de risco/benefício, e a facilidade em arranjar um novo emprego. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 18 Setembro 2025 Citação de Plagio o Original, Em 17/09/2025 at 19:38: tens que ter em conta que vais ter de ser tu a pagar a segurança social (21.4%, em vez de 11%), perceber os benefício que a empresa te dá como férias (ou se tens que pagar para te darem ferias), Pra saberes se te vale a pena em termos de valores é importante isto, pq pagas mais segurança social (a partir do ano de isenção), e as férias podem ter de ser pagas por ti, dependendo do q a empresa te dá Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 18 Setembro 2025 Citação de Plagio o Original, Em 17/09/2025 at 19:38: e tens que pagar tu o irs e segurança social trimestralmente. Já agora, isto é errado. Mesmo que o Plágio esteja a referir-se à retenção na fonte, é mensal, e não trimestral. A SS é mensal também, mas de facto há uma declaração trimestral que tem de ser preenchida, com a facturação do último trimestre, que é usada para o cálculo do valor a pagar mensalmente. Mas, como expliquei no post anterior, facturando uma empresa fora de Portugal, não há retenção na fonte. Citação de Plagio o Original, há 4 minutos: e as férias podem ter de ser pagas por ti, dependendo do q a empresa te dá Se receber ao dia, “paga” não recebendo esses dias. É uma questão de fazer as contas e ver se vale a pena. Mas se for para ganhar o dobro, deve valer. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 18 Setembro 2025 (editado) Citação de Ghelthon, há 2 minutos: Já agora, isto é errado. Mesmo que o Plágio esteja a referir-se à retenção na fonte, é mensal, e não trimestral. A SS é mensal também, mas de facto há uma declaração trimestral que tem de ser preenchida, com a facturação do último trimestre, que é usada para o cálculo do valor a pagar mensalmente. Mas, como expliquei no post anterior, facturando uma empresa fora de Portugal, não há retenção na fonte. Podes ter de fazer adiantamentos de 3 em 3 meses, ou 3 vezes por ano Editado 18 Setembro 2025 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 18 Setembro 2025 Citação de Ghelthon, Agora: Já agora, isto é errado. Mesmo que o Plágio esteja a referir-se à retenção na fonte, é mensal, e não trimestral. A SS é mensal também, mas de facto há uma declaração trimestral que tem de ser preenchida, com a facturação do último trimestre, que é usada para o cálculo do valor a pagar mensalmente. Mas, como expliquei no post anterior, facturando uma empresa fora de Portugal, não há retenção na fonte. Não há retenção na fonte mas tens o pagamento por conta que é idêntico, a partir do 3º ano. Citação de Plagio o Original, há 6 minutos: Pra saberes se te vale a pena em termos de valores é importante isto, pq pagas mais segurança social (a partir do ano de isenção), e as férias podem ter de ser pagas por ti, dependendo do q a empresa te dá Isso provavelmente é uma não questão. A empresa é estrangeira e tem X para a vaga. Se for por recibos verdes paga lhe X e ele tem de pagar 21.4% de SS (e é só sobre 70% do valor que lhe pagam, tendo ainda a hipótese de reduzir o pagamento em -25%). Se for por contrato seja direto seja por empresa intermediária a empresa tem X para a vaga, e a esse X para além dos 11% retidos ainda vai tirar a TSU de 23,75%. E isto é sobre 100% do ordenado. As férias é que terá de analisar melhor, no meu caso que estou a recibos verdes, tenho 25 dias + 10 dias de doença em que me pagam como estivesse a trabalhar. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 18 Setembro 2025 Citação de challenger, há 6 minutos: estou a recibos verdes, tenho 25 dias + 10 dias de doença em que me pagam como estivesse a trabalhar. Fdx que lorde. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 18 Setembro 2025 Citação de challenger, há 6 minutos: Não há retenção na fonte mas tens o pagamento por conta que é idêntico, a partir do 3º ano. Isso provavelmente é uma não questão. A empresa é estrangeira e tem X para a vaga. Se for por recibos verdes paga lhe X e ele tem de pagar 21.4% de SS (e é só sobre 70% do valor que lhe pagam, tendo ainda a hipótese de reduzir o pagamento em -25%). Se for por contrato seja direto seja por empresa intermediária a empresa tem X para a vaga, e a esse X para além dos 11% retidos ainda vai tirar a TSU de 23,75%. E isto é sobre 100% do ordenado. As férias é que terá de analisar melhor, no meu caso que estou a recibos verdes, tenho 25 dias + 10 dias de doença em que me pagam como estivesse a trabalhar. Estou a comparar com o travalho por outrem Normalmente no recibo de vencimento pagas 11%, o patrao paga o resto Aqui é ele que paga os 21% Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 18 Setembro 2025 Citação de Plagio o Original, há 11 minutos: Estou a comparar com o travalho por outrem Normalmente no recibo de vencimento pagas 11%, o patrao paga o resto Aqui é ele que paga os 21% Sim, mas normalmente as empresa (então as estrangeiras nem se fala) trabalham com um determinado valor para a vaga em aberto (incluído ordenado, obrigações como a TSU, seguros, etc). Imaginando que a empresa tem 1000€ para a vaga. A recibos verdes dá lhe os 1000€ e ele paga 21,4% sobre 700€ o que dá cerca de 140€ (se não quiser baixar para os -25%). Fica com 860€ no bolso. Se for a contrato para a empresa só gastar os 1000€, só lhe pode dar um ordenado de 810€ (já que os restantes 190€ são a TSU). E sobre estes 810€ ainda tem de pagar 11%. Fica com 720/730€ no final das contas. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 18 Setembro 2025 Citação de challenger, Agora: Sim, mas normalmente as empresa (então as estrangeiras nem se fala) trabalham com um determinado valor para a vaga em aberto (incluído ordenado, obrigações como a TSU, seguros, etc). Imaginando que a empresa tem 1000€ para a vaga. A recibos verdes dá lhe os 1000€ e ele paga 21,4% sobre 700€ o que dá cerca de 140€ (se não quiser baixar para os -25%). Fica com 860€ no bolso. Se for a contrato para a empresa só gastar os 1000€, só lhe pode dar um ordenado de 810€ (já que os restantes 190€ são a TSU). E sobre estes 810€ ainda tem de pagar 11%. Fica com 720/730€ no final das contas. É uma empresa estrangeira. Imagino que tenham só combinado valores. Ele tem que entender que o que vai receber, tem q pagar mais de segurança social Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 22 Setembro 2025 CMPT, escolho-vos a vocês! Pela primeira vez na minha vida ando a fazer entrevistas para ver se, finalmente, dou o salto para outro sitio. Já me chamaram para uns quantos sitios desde que comecei a enviar CVs mas fui sempre com pouco sentido de urgência porque i) não estou propriamente mal no sitio atual e portanto estou a dar-me "ao luxo" de escolher para onde tentar seguir caminho ii) 95% da minha carreira foi feita no sitio onde ainda estou, o que significa que não faço entrevistas desde que estava a tentar fazer estágio, basicamente acabado de sair da faculdade e com toda a inexperiência que isso acarreta - portanto tudo isto me transporta para um mundo novo onde tenho um jogo de cintura muito enferrujado ou só inexistente. Posto isto, há umas semanas encontrei uma vaga que me cativou bastante, e passada a fase de triagem aos CVs, chamaram-me para um desafio que corresponderia à segunda fase. Na minha área (ou que eu tivesse conhecimento) isto é algo bastante incomum, mas lá arrisquei e hoje responderam-me positivamente. Agora agendaram uma entrevista onde os pontos a abordar serão: - Hearing your presentation about yourself (no need for prepared slides, but if you want you can bring some surely) - Hearing the presentation of your case study - Going through the role and any open questions E aqui começa a minha cabeça em overthinking. Sobre a apresentação do caso de estudo estou tranquilo, tinha a coisa bem fundamentada e pensada portanto é só apresentar, não tenho grandes problemas em comunicar. Mas sobre o primeiro e terceiro pontos não sei que grau de investimento devo demonstrar, se é que me estou a explicar bem. Devo fazer uma apresentação para me apresentar a mim (????); devo estruturar a coisa para me mostrar preparado ou será mau sinal levar a coisa como mais informal? Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado 22 Setembro 2025 Citação de Modulor, há 2 horas: Devo fazer uma apresentação para me apresentar a mim (????); devo estruturar a coisa para me mostrar preparado ou será mau sinal levar a coisa como mais informal? Depende da função para que te estás a candidatar. Eles não querem dedicar um bloco para que te apresentes porque estão mortinhos por ficar a conhecer a tua vida, estão a avaliar-te. Até o facto de levares ou não os slides pode ser uma forma de avaliação. Vai com o teu instinto (ou arranja alguem que conheça a empresa e te dê a resposta certa - o Reddit é teu amigo). Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 23 Setembro 2025 Hearing your presentation about yourself (no need for prepared slides, but if you want you can bring some surely) Pela minha experiencia... O recrutador é uma mulher ou homem? Se for homem nao leves slides, se for uma mulher, eu levava slides porque esse "nao precisas, so se quiseres" quer dizer que tens de levar slides porque nao te vai falar durantes uns tempos 4 Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 23 Setembro 2025 Citação de Lurker, há 14 horas: Depende da função para que te estás a candidatar. Eles não querem dedicar um bloco para que te apresentes porque estão mortinhos por ficar a conhecer a tua vida, estão a avaliar-te. Até o facto de levares ou não os slides pode ser uma forma de avaliação. Vai com o teu instinto (ou arranja alguem que conheça a empresa e te dê a resposta certa - o Reddit é teu amigo). Thanks! Acho que já decidi que quero, pelo menos, manter a bitola de dedicação que demonstrei (ou tentei) na fase de desafio, portanto vou preparar algo simples mas especifico para a reunião. Mais não seja vai revelar um bocado o meu método de pensamento e como abordo os temas. O trabalho é essencialmente criativo, portanto acho que este approach de ter cuidado de mostrar processos pode ser exatamente o que eles querem avaliar. Citação de Jimpo, há 39 minutos: Hearing your presentation about yourself (no need for prepared slides, but if you want you can bring some surely) Pela minha experiencia... O recrutador é uma mulher ou homem? Se for homem nao leves slides, se for uma mulher, eu levava slides porque esse "nao precisas, so se quiseres" quer dizer que tens de levar slides porque nao te vai falar durantes uns tempos Ri muito ahaha. Mas...é mulher e fora a piada senti mesmo que estava ali uma pequena trap. Um bocadinho para medir "deixa lá ver o quanto este tipo pode querer impressionar-nos", apesar de não ser decisivo. Compartilhar este post Link para o post