Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Citação de Modulor, há 1 hora:

Thanks! Acho que já decidi que quero, pelo menos, manter a bitola de dedicação que demonstrei (ou tentei) na fase de desafio, portanto vou preparar algo simples mas especifico para a reunião. Mais não seja vai revelar um bocado o meu método de pensamento e como abordo os temas. O trabalho é essencialmente criativo, portanto acho que este approach de ter cuidado de mostrar processos pode ser exatamente o que eles querem avaliar. 

Sendo criativo, sim, faz todo o sentido levares algo visual.

Uma sugestão que se calhar já estás a considerar e que dou sem ter a informação toda mas aqui fica de qualquer forma: vais entrar na apresentação sem saber ao certo o que eles esperam portanto acredito que seja bom levares pouco conteúdo nos slides. Mais do que serem fontes de informação, servirem para guiar o teu discurso. Assim, quem está a acompanhar não tem de desligar do que estás a dizer para ler o que tens escrito e também ficas com liberdade para ajustar o discurso à direção e ao nível de detalhe que te pareça adequado na altura da conversa.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 horas:

Hearing your presentation about yourself (no need for  prepared slides, but if you want you can bring some surely)

Pela minha experiencia... O recrutador é uma mulher ou homem?

Se for homem nao leves slides, se for uma mulher, eu levava slides porque esse "nao precisas, so se quiseres" quer dizer que tens de levar slides porque nao te vai falar durantes uns tempos 

image.png

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lurker, há 10 minutos:

Sendo criativo, sim, faz todo o sentido levares algo visual.

Uma sugestão que se calhar já estás a considerar e que dou sem ter a informação toda mas aqui fica de qualquer forma: vais entrar na apresentação sem saber ao certo o que eles esperam portanto acredito que seja bom levares pouco conteúdo nos slides. Mais do que serem fontes de informação, servirem para guiar o teu discurso. Assim, quem está a acompanhar não tem de desligar do que estás a dizer para ler o que tens escrito e também ficas com liberdade para ajustar o discurso à direção e ao nível de detalhe que te pareça adequado na altura da conversa.

Sim, concordo e tinha pensado nisso. Lá está, vou aproveitar os slides que preparar para servirem de suporte visual ao que vou falar, no fundo para ter um dois em um: respaldar mais o que irei explicando ao longo da conversa; usar mais uma oportunidade para mostrar algumas skills de transformar a minha visão criativa em algo "demonstrável", por mais simples que seja. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, qual é a área profissional?

Edit: mera curiosidade, só para enquadrar o tipo de entrevista no trabalho em questão.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 3 minutos:

Edit: mera curiosidade, só para enquadrar o tipo de entrevista no trabalho em questão.

O @Modulor já partilhou há uns tempos que ele trabalha como escritor de romances eróticos 

• Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 32 minutos:

O @Modulor já partilhou há uns tempos que ele trabalha como escritor de romances eróticos 

Fdss nem brinques, adorava.

Citação de smashing_pumpkin, há 36 minutos:

Eu sou arquiteto e trabalhei (e trabalho) sempre em atelier a fazer arquitetura pura e dura. Mas a entrevista é para uma empresa que “nada” tem a ver, basicamente seria “senior creative” de espaços e tal. O que resumidamente significa pensar e desenhar espaços para venues de eventos, espaços para marcas, blablabla. 

Editado por Modulor
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, Em 18/09/2025 at 22:18:

Não há retenção na fonte mas tens o pagamento por conta que é idêntico, a partir do 3º ano.

Isso provavelmente é uma não questão. A empresa é estrangeira e tem X para a vaga. Se for por recibos verdes paga lhe X e ele tem de pagar 21.4% de SS (e é só sobre 70% do valor que lhe pagam, tendo ainda a hipótese de reduzir o pagamento em -25%). Se for por contrato seja direto seja por empresa intermediária a empresa tem X para a vaga, e a esse X para além dos 11% retidos ainda vai tirar a TSU de 23,75%. E isto é sobre 100% do ordenado.

As férias é que terá de analisar melhor, no meu caso que estou a recibos verdes, tenho 25 dias + 10 dias de doença em que me pagam como estivesse a trabalhar.

Desculpa, não entendi esta parte. Apago SS apenas por 70% do valor que recebo mensalmente? Hipótese de reduzir o pagamento em -25%?

Eu acho que vou mesmo recorrer a um contabilista já nesta fase para me ajudar.

Quanto ao valor das férias - Eles dão 20 dias de férias, mas tenho flexibilidade para trabalhar em qualquer parte do mundo também pelo que a redução em 2 dias não me assusta. Quanto ao valor do salário, seria um aumento de 90% ao que recebo hoje pelo que mesmo com o valor da SS a pagar a mais, continua a compensar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 35 minutos:

Desculpa, não entendi esta parte. Apago SS apenas por 70% do valor que recebo mensalmente? Hipótese de reduzir o pagamento em -25%?

Eu acho que vou mesmo recorrer a um contabilista já nesta fase para me ajudar.

Quanto ao valor das férias - Eles dão 20 dias de férias, mas tenho flexibilidade para trabalhar em qualquer parte do mundo também pelo que a redução em 2 dias não me assusta. Quanto ao valor do salário, seria um aumento de 90% ao que recebo hoje pelo que mesmo com o valor da SS a pagar a mais, continua a compensar.

Quanto és trabalhador independente (recibos verdes) 30% do valor que recebes são considerados despesas relacionadas com a actividade. Então apenas 70% do que recebes é considerado o teu "salário" para a SS. Por isso só descontas os 21,4% sobre 70% do que recebes.

A hipótese de reduzir em 25% - podes variar a base considerada para o desconto para a SS entre -25% e + 25%, em intervalos de 5%. Exemplo: a empresa paga-te 1000€ pelo teu trabalho. Considerando os 70% da base tributável ias pagar SS sobre 700€. Ou seja, irias pagar 21,4% de 700€, o que daria pouco mais de 140€. Agora imagina que reduzidas a base tributável em 25%. Pegas nos 700€, descontas 25% a este valor, o que dará 525€. Assim descontarias para a SS, 21,4% de 525€ o que daria uns 105/110€. Isto também é possível de fazer no sentido inverso, acrescentar 25% à base tributável ou reduzir 5 ou 10% (desde que seja em intervalos de 5%). Tens de ter em conta as implicações que isto poderá ter em termos de apoios sociais futuros, reforma etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 34 minutos:

Quanto és trabalhador independente (recibos verdes) 30% do valor que recebes são considerados despesas relacionadas com a actividade. Então apenas 70% do que recebes é considerado o teu "salário" para a SS. Por isso só descontas os 21,4% sobre 70% do que recebes.

A hipótese de reduzir em 25% - podes variar a base considerada para o desconto para a SS entre -25% e + 25%, em intervalos de 5%. Exemplo: a empresa paga-te 1000€ pelo teu trabalho. Considerando os 70% da base tributável ias pagar SS sobre 700€. Ou seja, irias pagar 21,4% de 700€, o que daria pouco mais de 140€. Agora imagina que reduzidas a base tributável em 25%. Pegas nos 700€, descontas 25% a este valor, o que dará 525€. Assim descontarias para a SS, 21,4% de 525€ o que daria uns 105/110€. Isto também é possível de fazer no sentido inverso, acrescentar 25% à base tributável ou reduzir 5 ou 10% (desde que seja em intervalos de 5%). Tens de ter em conta as implicações que isto poderá ter em termos de apoios sociais futuros, reforma etc.

Obrigado! Já agora, disseram em cima que neste regime não tens acesso ao Subsídio de Desemprego, mesmo pagando mais de SS? Não me faz muito sentido. 

Isto também é uma das coisas que estou a ter em conta dado que me preocupo sempre com o pior cenário, tendo em conta que tenho um CH.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 38 minutos:

Obrigado! Já agora, disseram em cima que neste regime não tens acesso ao Subsídio de Desemprego, mesmo pagando mais de SS? Não me faz muito sentido. 

Isto também é uma das coisas que estou a ter em conta dado que me preocupo sempre com o pior cenário, tendo em conta que tenho um CH.

Não é bem não teres de direito. Há é uma zona cinzenta na lei.

O problema aqui é com a lei actual todos os trabalhadores independentes cuja a faturação está em mais de 50% afeta a uma empresa têm direito a subsídio de desemprego. Mas também obrigatoriamente essa empresa tem de pagar à SS 10% do que paga ao trabalhador independente.

O problema disto é que se a empresa que te paga é estrangeira a seg social não tem como cobrar estes 10%. 

Quanto vais à seg social pedir o subsídio de desemprego pelos vistos eles alegam que como a empresa não pagou os 10% de contribuição tu não tens direito aos subsídio de desemprego.

No Reddit encontras muitos casos, é uma questão de veres.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 38 minutos:

O problema aqui é com a lei actual todos os trabalhadores independentes cuja a faturação está em mais de 50% afeta a uma empresa têm direito a subsídio de desemprego. Mas também obrigatoriamente essa empresa tem de pagar à SS 10% do que paga ao trabalhador independente.

O problema disto é que se a empresa que te paga é estrangeira a seg social não tem como cobrar estes 10%. 

Quanto vais à seg social pedir o subsídio de desemprego pelos vistos eles alegam que como a empresa não pagou os 10% de contribuição tu não tens direito aos subsídio de desemprego.

Ta certo, é o subsidio por cessação de atividade

Tens que ter em conta também isto porque vais estar mais frágil se te mandarem embora, tens de bancar o teu subsidio de desemprego tbm

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 3 horas:

Entendo.

Uma última questão: Tendo em conta que o empregador está fora da UE (USA), tenho de pagar 23% de Iva? Ou seja: 21,4% de SS, 23% de IRS e 23% de IVA? 67,4% do salário vai para impostos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 38 minutos:

Entendo.

Uma última questão: Tendo em conta que o empregador está fora da UE (USA), tenho de pagar 23% de Iva? Ou seja: 21,4% de SS, 23% de IRS e 23% de IVA? 67,4% do salário vai para impostos?

Atenção que como já disse os 21,4% é sobre 70% ( se não baixares a base de incidência) por isso acaba por ser menos. No primeiro ano és isento de SS, só pagas se quiseres (eu tomei a opção de pagar). O IRS vai depender do que te pagarem, das tuas deduções pessoais e da possibilidade de deduzires despesas relacionadas com a actividade. Ter em atenção que nos 2 primeiros anos tens redução da taxa de IRS (já não me lembro bem mas tens redução de 50% do rendimento colectavel no 1o ano e 25% no 2° ano, o que vai fazer com que a taxa de IRS baixe).

Relativamente ao IVA, acho que se o cliente nos USA for empresa, não estás sujeito a pagar IVA.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui contactado para dar aulas de português língua estrangeira a 7€/hora, numa escola de Lisboa. Aulas individuais, de vários níveis, de segunda a sábado e a recibos verdes.

Haja coragem porque noção não há. 

• Like 1
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dpitz, há 3 horas:

Fui contactado para dar aulas de português língua estrangeira a 7€/hora, numa escola de Lisboa. Aulas individuais, de vários níveis, de segunda a sábado e a recibos verdes.

Haja coragem porque noção não há. 

Que absurdo.

Pago mais à hora à senhora das limpezas que lá vai a casa fazer umas horas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 18 minutos:

Que absurdo.

É ridículo, ainda para mais sabendo o valor que os alunos pagam por mês para estarem lá. 

Por esse valor prefiro fazer à borla numa associação, como fiz até ao início deste ano. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, Em 23/09/2025 at 12:23:

Sim, concordo e tinha pensado nisso. Lá está, vou aproveitar os slides que preparar para servirem de suporte visual ao que vou falar, no fundo para ter um dois em um: respaldar mais o que irei explicando ao longo da conversa; usar mais uma oportunidade para mostrar algumas skills de transformar a minha visão criativa em algo "demonstrável", por mais simples que seja. 

Done! Acho que correu bem e, salvo um nervoso miúdinho no arranque da reunião, fiquei satisfeito com o que consegui fazer (quer no desafio, quer na entrevista de ontem). Estou só eu e mais dois, agora resta esperar. Façam figas por mim 🤞🏼

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 2 horas:

Que absurdo.

Fui fazer as contas e também pago mais do dobro que isso.

Citação de Modulor, há 2 horas:

Done! Acho que correu bem e, salvo um nervoso miúdinho no arranque da reunião, fiquei satisfeito com o que consegui fazer (quer no desafio, quer na entrevista de ontem). Estou só eu e mais dois, agora resta esperar. Façam figas por mim 🤞🏼

<3

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 hora:

Fui fazer as contas e também pago mais do dobro que isso.

Estás a ser roubado 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 3 minutos:

Estás a ser roubado 

Aposto que é através de uma empresa 

Compartilhar este post

Link para o post

tbm percebo desse negócio, qlqr senhora de limpezas que passe recibos verdes faz a 8 / 9 / 10 / 11 à hora em LX

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dpitz, há 1 hora:

Aposto que é através de uma empresa 

É sim senhor. Assim não tenho que me chatear com SS, seguros, etc

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a vossa experiência de espera entre a última entrevista e receber a proposta, em termos de dias úteis?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Aiden, há 6 horas:

Qual é a vossa experiência de espera entre a última entrevista e receber a proposta, em termos de dias úteis?

Depende de muita coisa. Pode demorar um dia, dois, uma semana, um mês. Só tu sabes a que situação te estás a candidatar e que expectativas te deram.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...