Ricardo Gouveia Publicado 19 Outubro 2012 (editado) Já estive em dois países nórdicos (entre eles o Reino Unido) e adorei, gostei bastante do estilo de vida, do modo de pensar, o quão mais evoluídos (em termos materiais, sociais e psicológicos) que os portugueses, e acho que era uma experiência de vida que gostava que fosse a minha e, portanto, muito possivelmente também rumarei para o Reino Unido daqui a 2 verões (quando a minha namorada acabar a Licenciatura). Eu quero ir mais pela aventura, pela experiência de vida, pelo conhecer novas culturas, viver numa sociedade relativamente mais respeitadora, melhor educada e com melhor sentido de sociedade, ser mais valorizado do ponto de vista pessoal e profissional (o que na minha profissão não acontece cá em Portugal, o ordenado na minha área de estudos ronda os 500-600, perfeito para morar numa casa alugada nos subúrbios até morrer, sem ter condições para comprar melhor), e claro, para poder receber um salário que me permita fazer o que mais gosto e tenho como ambição pessoal: viajar pelo mundo inteiro (é praticamente impossível viver confortavelmente com 600 euros, quanto mais vir a ter uma casa e/ou poder viajar). Por outro lado, a questão da austeridade. Estou neste momento a trabalhar como freelancer e durante o verão cheguei a trabalhar 12-14 horas por dia, agora em tempo de aulas, tenho trabalhado entre 9 a 11, todos os dias (incluindo fins-de-semanas). Gosto e é o que gosto de fazer, recebo relativamente bem e permite-me facilmente comprar o que quero, pagar propinas e viagens ao estrangeiro. No entanto, é desmotivante como tudo ter que descontar aproximadamente 50% em Seguranças Sociais e IRS - que raio de coisa é estar a trabalhar e só receber metade? Como é que algum dia poderei construir um estilo de vida se 50% do que ganho é para impostos e terei que gerir outros 50% em casa, filhos, etc.? Eu até só estou a trazer dinheiro para Portugal (só cerca de 1% do que já recebi foi de um cliente português, para um projeto japonês), porque é que tenho que ser "punido" por isso? Eu estou ciente que há uma dívida gigantesca para pagar em Portugal, mas não me sinto na responsabilidade nenhuma de contribuir para ela. Pagar impostos, tudo bem, mas tantos e para não ver nenhum retorno (condições de vida, regalias, segurança na Amadora lol, benefícios, etc.), nem a porcaria de uns comboios para os quais pago 50 euros, conseguem por a andar um mês inteiro (já nem peço lugares sentados e não me sentir esmagado todas as manhãs). Como principal contra-partida, só vou ter a questão das saudades. Sentido de patriotismo já o perdi todo, não concordo com os valores duma sociedade cada vez mais fragmentada e com cada vez menos valores, e dum país que não me valoriza nem a mim nem à minha profissão (está no monte dos "Outros"), e sei que dele verei sempre impedimentos para construir a vida que quero (casa + mulher + filhos + viajar). De resto, Nestum, Bolacha Maria, Pastéis de Nata e Café Delta, sei bem onde arranjar; Praia e sol, não aprecio; e bem dispenso a "cultura" da Linha de Sintra (vai saber bem poder comprar gadgets e poder usá-los fora de casa). Vou ter saudades dos meus pais, dos poucos avós que me faltam, tios e etc., mas vou fazer o que puder para vir cá 1 ou 2 vezes por ano. Vou ter pena de só os poder ver em pessoa nessas alturas, não poder acompanhar o envelhecimento deles e talvez não estar presente quando mais precisarem, como estiveram comigo. Provavelmente vou-me arrepender à medida que cada um deles se for, e sentir o peso da consciência por saber que talvez pudesse ter estado mais ao lado deles, feito muito mais com eles, enquanto persegui a minha juventude e vontades egoístas para com eles. É praticamente só isso que me vai fazer "peso". Mas porra, quando for, sei que vou chorar, mas não quero merdinhas de facebook, nem partilhas, nem notícias, nem chamar nomes aos ministros da altura, nem nada. E ai que apareça a p*ta de uma câmara. Vou porque quero e porque é capaz de ser divertido, não quero ser notícia nem attention-whore dos media. Nessa altura quero só ser mais um, como o sou e tenho sido até agora. Se me perguntarem, digo que vou porque é divertido e porque quero conhecer o mundo antes de morrer. Editado 19 Outubro 2012 por Ricardo Gouveia Compartilhar este post Link para o post
hugo henriques Publicado 19 Outubro 2012 Vi esta noticia no teleornal hoje, e posso dizer que sei perfeitamente o que este jovem sente, pois tambem deixei o meu Portugal contra vontade e desejo todos os dias que Portugal volte a melhorar para poder voltar, mas infelizmente nao acho que seja num futuro proximo. So desejo a esse jovem e a todos os que tenham de deixar o nosso Portugal que tenham a mesma sorte que eu e que corra tudo bem Compartilhar este post Link para o post
htc Publicado 19 Outubro 2012 Acho piada a essa ideia que o Presidente da República tem de "modelar" a forma como o Governo governa o país tendo em conta que o Governo foi eleito com maioria dos votos da população e como tal está legitimado para agir dentro dos limites constitucionais e legais. Também acho piada a este drama todo quando eu tenho metade da minha família no estrangeiro e assim teve que ser pelo custo de vida estar muito elevado em Portugal em relação ao salário que recebiam. Claro que custa abandonar ou o país ou as pessoas de quem se gosta mas certo é que é em busca de uma vida melhor. Compartilhar este post Link para o post
Mister Vodu Publicado 19 Outubro 2012 Aquela carta foi escrita por um gajo, mas que podia ser assinada por milhares de pessoas com o mesmo sentimento. Mas foi ele que ficou conhecido por isso, pronto. Quando vejo aqui gajos a dizer que vai ganhar mais, e não é assim tão mau, e "coiso e tal" não sabem porventura o que é sentir que o próprio país os abandonou, e é uma cambada de corruptos e vigaristas, onde já é quase impossivel viver. Muitos quereriam ficar por PT e contribuir para o crescimento do país, viver na terra deles, e não fazer férias na terra deles. Mas enquanto não houver uma limpeza étnica à cambada de corruptos, nada feito. Para muitos, custa ver a destruição de um País que é o nosso, só porque uns quantos mafiosos querem encher os bolsos, e curisosamente, apesar das provas que todos os dias aparecem em jornais, em declarações, etc, de desvios de dinheiro, favores, mentiras, continuam a fazê-lo impunemente. Nada nem ninguém os atinge. E pelo diálogo dúvido que algum dia lá vamos, se algum dia o povo "ousar" visar os culpados de toda esta situação, será pelo uso da força e violência. Não será pacifico como na Islândia, onde sentado no banco dos réus, estava à cabeça o primeiro ministro. Mas isso em PT nunca vai acontecer, são todos amigos. Enquanto uns encherem os bolsos aos outros, está tudo bem. Mesmo depois dos emigrantes estarem fora, ainda sofrem mais pelo rumo degradante que as coisas tomam em PT , e todos os dias são obrigadas a reconhecer a terceiros, no pais de acolhimento, que PT é hoje em dia um país de corruptos, e que não dá para viver lá. Onde a politica só serve para encher a própria algibeira e a dos amigos. Enquanto o povo trabalha para encher esses mesmos bolsos. Onde são os pobres que pagam uma crise que não foram eles que criaram, são os menos culpados nesta situação toda. Gostava de ver aqui muitos meninos deste fórum que mandam certas papaias, sairem de PT e começarem de novo uma vida do zero, como muitas pessoas fizeram e continuam a fazer, e aí vão sentir na pele o que é deixar a nossa terra, as nossas rotinas, os nossos amigos e a famiília. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 19 Outubro 2012 Mas quem não compreende o que vai na cabeça e no coração daquele homem, devia rever o que anda aqui a fazer. Nem mais. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 19 Outubro 2012 Sinceramente, depois do que acabei de ler, fiquei estupefacto. Este jovem emigrou, porque foi obrigado. Nota-se, claramente, que a emigração não fazia parte dos seus planos e ele entendeu que deveria demonstrar essa indignação, e com razão, na minha opinião. Não é justo que sejamos "expulsos" do nosso próprio País, porque um bando de energúmenos tem vindo a destruir a nossa Nação. Não é justo que se abdique da geração mais capacitada do País, para fazer face aos compromissos que se realizaram com a Troika estrangeira. Muitas pessoas, neste momento, abandonam o País, porque não têm dinheiro, porque precisam de ajudar a família e se cá não arranjam trabalho, vão à procura onde ele existe. Antes cair em pé, do que cair de joelhos e rendermo-nos a um destino sem dignidade e sem honra. A estes jovens que são "obrigados" a sair do País, pouco importa ir ganhar mais, importa a saudade da família, amigos e, por vezes, namoradas. Vir cá de 2 em 2 meses ou de 3 em 3 meses, não é o mesmo que estar todos os dias com aqueles de quem gostamos, não é o mesmo que jantar/almoçar em família, não é o mesmo que beber o café com os nosso amigos à 6ª feira e ao fim-de-semana, não é o mesmo que namorarmos todos os dias. Podem argumentar com "o raio que vos parta", mas é difícil estar longe de quem amamos, podem ainda argumentar com as novas tecnologias, que nos permitem estar em constante contacto com quem gostamos, mas não é a mesma coisa, é melhor sentir o calor das pessoas do que só vê-las à distância. É muito fácil falar quando se está de fora, mas tenho alguns amigos no estrangeiro e vejo na cara deles a saudade quando partem, vejo a sua alegria quando chegam e que a primeira coisa que querem fazer é ir almoçar/jantar com toda a malta, para estarmos todos juntos. Vejo a saudade que eles têm quando passam por dias mais difíceis e que querem desabafar com a família, e eles estão longe. É duro, ponto final. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 19 Outubro 2012 Nem mais, Vaart. Eu não dava para emigrar. Não tenho espírito para isso. Prefiro ser remediado e desenrascado e estar entre os que gosto. Compartilhar este post Link para o post
Gentle Giant Publicado 19 Outubro 2012 Para quem não percebe a carta do rapaz... Eu se tivesse de sair de Portugal acho que entraria numa depressão profunda. Ter de deixar os meus pais em Portugal sozinhos, já numa idade em que um acidente menor os pode atirar para uma cama. Ter de deixar de ver jogos do Benfica no sofá da sala com o meu pai, coisa que sei que ele adora, pois todas as semanas 2 dias antes dos jogos já está a preparar jantar para eu ir lá ver os jogos. Ter de deixar de ver o meu melhor amigo que conheço desde os 12 anos e a sua mulher, que ainda recentemente tiveram uma filha que adora brincar comigo. Ter de deixar a minha namorada que já tem trabalho aqui em Portugal, com quem me tenciono casar assim que puder. Ter de deixar os meus gatos!!!!!!!!! Há coisas que um salário grande não compra. Eu fico neste pais não é por ter esperanças de vir a vingar nele, eu fico neste pais sabendo que ele é corrupto a todos os níveis no que toca a empregos e politica, fico aqui porque sei que lá fora um salário não me iria comprar o que perderia ao sair daqui. Compartilhar este post Link para o post
manoxao Publicado 19 Outubro 2012 Eu sou emigrante e digo-vos que me custou imenso. Estava na faculdade e decidi emigrar depois de ver familiares e amigos a terminarem os seus cursos e não conseguirem trabalho. Comecei a pensar o que estava a fazer ali. Meus pais a sacrificarem-se no estrangeiro para depois dos 4 anos de estudo continuarem a sustentarem-me? Por um lado arrependo me de não ter terminado o curso, pois digo vos vim trabalhar para as obras. Nunca tinha trabalhado na minha vida e chegar aos 22 anos a este país e começar logo a trabalhar nas obras não foi nada fácil e ainda é difícil. Tenho saudades do meu país, amigos, de tudo... Ser emigrante é muito difícil, independentemente do ordenado e do nível de vida que tens, apesar de que agora com a internet e com a televisão as saudades são mais fáceis de suportar. Compartilhar este post Link para o post
JP_ Publicado 19 Outubro 2012 Emigrar é daqueles casos que ou se vai por opção própria, ou pelo contrario é uma revolta que não imagino nem quero imaginar, é daqueles casos que o dinheiro não trás felicidade e é bem verdade, pode ajudar em muitos dos casos, mas logo que não falte para as contas da casa, para comer e ir de vez enquando ao futebol, cinema, fazer as nossas coisinhas, porque isso é que é viver, uma pessoa devia-se matar a trabalhar para depois desfrutar do seu trabalho, não andar a tentar sobreviver, se tiver pelo menos estas condições é obvio que prefiro estar com quem gosto! Compartilhar este post Link para o post
manoxao Publicado 19 Outubro 2012 Eu posso dizer não sou muito feliz por aqui. Senão fosse pela minha esposa e pelo meu bebé de 1 anininho já teria entrado em depressão. Compartilhar este post Link para o post
Andre Alves Publicado 19 Outubro 2012 Aquela parte da carta no fim é forte. Poe forte nisso! Compartilhar este post Link para o post
Shabby Publicado 19 Outubro 2012 Uma coisa que não percebi na história: ele foi obrigado, mas como? Por uma instituição da área, que lhe dá emprego? Foi-lhe exijido que fosse para o UK? Qual era a alternativa? Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 19 Outubro 2012 É insensíveeeel :lol: Olha o durão todo de peito feito? Com tanto peito, vê se compras um soutien crl...até já está a descair. Não digas palermices, por favor. Cala-te só. Muito sinceramente, que ignorância que revelaste agora. Surreal :lol: Desculpa aí um gajo ter saudades da família, meu puto! Tou a ver que é proibido. Não exageres pfv, Fusyon. Da mesma forma que tenho juízo suficiente para não me deixar passar por parvo pela CS, também tenho muito pouco interesse em deixar-me passar por parvo contigo, nessa tarefa deixo-te sozinho que já percebi que estás bem mais inspirado que eu. Compartilhar este post Link para o post
pedrituh_9 Publicado 19 Outubro 2012 Uma coisa que não percebi na história: ele foi obrigado, mas como? Por uma instituição da área, que lhe dá emprego? Foi-lhe exijido que fosse para o UK? Qual era a alternativa? A alternativa era trabalhar fora da área ou passar fome. Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 19 Outubro 2012 (editado) Uma coisa que não percebi na história: ele foi obrigado, mas como? Por uma instituição da área, que lhe dá emprego? Foi-lhe exijido que fosse para o UK? Qual era a alternativa? foi obrigado porque no país dele não há emprego, mas há contas para pagar e vidas para construir. Não vi o vídeo, mas suponho que seja alguém que quer ficar independente dos pais e começar a construir a sua a vida. E isso neste momento, em portugal, não é possível. A solução que tem é ir para fora, obrigado por não haver soluções cá dentro. e trabalhar na área dele, obviiamente. Editado 19 Outubro 2012 por Dpitz Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 19 Outubro 2012 Acho piada a essa ideia que o Presidente da República tem de "modelar" a forma como o Governo governa o país tendo em conta que o Governo foi eleito com maioria dos votos da população e como tal está legitimado para agir dentro dos limites constitucionais e legais. A partir do momento em que o Presidente da República pode dissolver a Assembleia da República, o facto de ser eleita com maioria dos votos da população ou não pouco importa para a questão. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 19 Outubro 2012 Da mesma forma que tenho juízo suficiente para não me deixar passar por parvo pela CS, também tenho muito pouco interesse em deixar-me passar por parvo contigo, nessa tarefa deixo-te sozinho que já percebi que estás bem mais inspirado que eu. oh fusyon, eu já disse que acho que a CS exagerou, é claro. Mas a culpa não é do rapaz .Quer dizer, até é, se calhar podia adoptar uma postura agressiva e dizer que não queria ser filmado... Mas acho que o fundamental aqui é vermos 24!!!!!!!!!! jovens licenciados que deviam ter trabalho aqui...e foram "obrigados" a emigrar! Compartilhar este post Link para o post
Vimaranes1922 Publicado 19 Outubro 2012 (editado) Eu posso dizer não sou muito feliz por aqui. Senão fosse pela minha esposa e pelo meu bebé de 1 anininho já teria entrado em depressão. Para onde é que emigraste? Eu quero é trabalhar neste momento. Estou a acabar a minha tese e, em termos familiares, tenho uma família de classe média (se é que isso ainda existe), porque ambos trabalham. A minha mãe ganha 500 euros e tem depressão crónica, gastaram 5000 e tal euros no tempo em que estudei na universidade (fora anos anteriores). É altura de lhes dar algum descanso e se não é aqui, que seja lá fora. E eu quero ir para fora. Editado 19 Outubro 2012 por Vimaranes1922 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 19 Outubro 2012 oh fusyon, eu já disse que acho que a CS exagerou, é claro. Mas a culpa não é do rapaz .Quer dizer, até é, se calhar podia adoptar uma postura agressiva e dizer que não queria ser filmado... Mas acho que o fundamental aqui é vermos 24!!!!!!!!!! jovens licenciados que deviam ter trabalho aqui...e foram "obrigados" a emigrar! Parecia o princípio de uma novela da TVI. :lol: E quantas vezes é que eles falaram em "bilhete só de ida"? Mas aquela gente vai para algum gulag? :lol:Com o que eles vão ganhar se quiserem até podem cá vir todos os meses. Como se pode ver pelos meus dois posts só me referi à CS, a carta nem a li e quanto ao facto de se deixar ser filmado num momento de despedida familiar diz respeito a cada um. Eu estive de malas feitas e passaporte tirado para Angola e nunca me passou pela cabeça publicitar a minha viagem, mas isto sou eu, não critico quem veja as coisas de outra forma. Agora não posso é engolir as patranhas da RTP, isto é jornalismo de pasquim, que não só tem um objectivo político como ainda se aproveita da história de duas dúzias de emigrantes. Quanto ao facto de ser eu a pagar este jornalismo medíocre é outra história. Por isso continuo sem perceber a que é que se deveu o teu post, não sei se fui eu que te dei confiança a mais, se és tu que demonstras respeito a menos, mas se me estás a ver para parceiro de números de stand-up está a ver-me muito mal. Compartilhar este post Link para o post
nuno claro Publicado 19 Outubro 2012 Sinceramente, depois do que acabei de ler, fiquei estupefacto. Este jovem emigrou, porque foi obrigado. Nota-se, claramente, que a emigração não fazia parte dos seus planos e ele entendeu que deveria demonstrar essa indignação, e com razão, na minha opinião. Não é justo que sejamos "expulsos" do nosso próprio País, porque um bando de energúmenos tem vindo a destruir a nossa Nação. Não é justo que se abdique da geração mais capacitada do País, para fazer face aos compromissos que se realizaram com a Troika estrangeira. Muitas pessoas, neste momento, abandonam o País, porque não têm dinheiro, porque precisam de ajudar a família e se cá não arranjam trabalho, vão à procura onde ele existe. Antes cair em pé, do que cair de joelhos e rendermo-nos a um destino sem dignidade e sem honra. A estes jovens que são "obrigados" a sair do País, pouco importa ir ganhar mais, importa a saudade da família, amigos e, por vezes, namoradas. Vir cá de 2 em 2 meses ou de 3 em 3 meses, não é o mesmo que estar todos os dias com aqueles de quem gostamos, não é o mesmo que jantar/almoçar em família, não é o mesmo que beber o café com os nosso amigos à 6ª feira e ao fim-de-semana, não é o mesmo que namorarmos todos os dias. Podem argumentar com "o raio que vos parta", mas é difícil estar longe de quem amamos, podem ainda argumentar com as novas tecnologias, que nos permitem estar em constante contacto com quem gostamos, mas não é a mesma coisa, é melhor sentir o calor das pessoas do que só vê-las à distância. É muito fácil falar quando se está de fora, mas tenho alguns amigos no estrangeiro e vejo na cara deles a saudade quando partem, vejo a sua alegria quando chegam e que a primeira coisa que querem fazer é ir almoçar/jantar com toda a malta, para estarmos todos juntos. Vejo a saudade que eles têm quando passam por dias mais difíceis e que querem desabafar com a família, e eles estão longe. É duro, ponto final. Vaart :prayer: Muito isto. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 19 Outubro 2012 Ghelthon strikes again :lol: Não é preciso acrescentar mais nada, o Desc, o Boo, o Vaart, o Pan e mais 2 ou 3 já disseram tudo. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 19 Outubro 2012 Vaart :prayer: Muito isto. Até me esqueci de mencionar o teu caso :mrgreen: Seria um bom exemplo. Compartilhar este post Link para o post
htc Publicado 19 Outubro 2012 A partir do momento em que o Presidente da República pode dissolver a Assembleia da República, o facto de ser eleita com maioria dos votos da população ou não pouco importa para a questão. Para fazer asneira já bastou o Sampaio. Compartilhar este post Link para o post