SAS_Robben Publicado 19 Outubro 2012 Pagassem-me o bilhete para Honolulu, Melbourne ou Sydney (que tem um clima semelhante ao nosso) e até era gajo para ir a correr. Pode ser romantismo mas trocava isto pelo Pacifico. Custava-me mas aguentava as saudades. Na Europa é que não me vejo mesmo a viver noutro sitio que não aqui. Só se for para dar em sueco e cometer suicídio ao fim de uns meses. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Outubro 2012 Querias tu ter essa honra 8) :prayer: Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 19 Outubro 2012 Só não me vejo a viver a grandes metrópoles ou em sítios em que o calor é muito. De resto, acho que me adaptaria em qualquer zona ocidental civilizada. Tb não. Se há coisa que odeio é a cidade, confusão e gente por todo o lado. Felizmente a minha parceira tb pensa assim, o que tornará tudo mais fácil no futuro. No entanto, e contradizendo-me um pouco, se saísse de Portugal uma das coisas que mais iria sentir falta era dos meus passeios a pé por Lisboa. Acho que me adaptava relativamente bem e com alguma facilidade aos países nórdicos e de Leste. Gostava de ir para lá. :prayer: :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 19 Outubro 2012 Pagassem-me o bilhete para Honolulu, Melbourne ou Sydney (que tem um clima semelhante ao nosso) e até era gajo para ir a correr.Pode ser romantismo mas trocava isto pelo Pacifico. Custava-me mas aguentava as saudades.Na Europa é que não me vejo mesmo a viver noutro sitio que não aqui. Só se for para dar em sueco e cometer suicídio ao fim de uns meses. Em nenhum desses eu ia nem de férias. Estão cheios de bichos manhosos :medinho: Tb não. Se há coisa que odeio é a cidade, confusão e gente por todo o lado. Felizmente a minha parceira tb pensa assim, o que tornará tudo mais fácil no futuro. No entanto, e contradizendo-me um pouco, se saísse de Portugal uma das coisas que mais iria sentir falta era dos meus passeios a pé por Lisboa. Acho que me adaptava relativamente bem e com alguma facilidade aos países nórdicos e de Leste. Gostava de ir para lá. :mrgreen: Ri-me com a expressão :mrgreen: Por acaso, países nórdicos é dos que mais gostava de viver na Europa. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 19 Outubro 2012 Em nenhum desses eu ia nem de férias. Estão cheios de bichos manhosos :medinho: Por acaso, países nórdicos é dos que mais gostava de viver na Europa. 1º Calço o 46 portanto vai tudo corrido ao chinelo 8) 2º Gosto da Islândia. Culturalmente acho que me integraria e teria o mar mas aquele frio, pqp Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 19 Outubro 2012 (editado) Curtia viver em Inglaterra mas no Country Side, numa empresa de IT assim média. Ter um Wrangler pro mato e uma 535d para ir a Londres ás compras de vez enquando. De resto, não metia os cotos na cidade. Quinta com uma Cottage engraçadita, uma bulldog francesa, um Amstaff, um Cane Corso e um Serra da Estrela de pelo curto. Uma moto quatro e 4 filhos. Não mexe mais. http://www.picturetheuk.com/uk-tourism/photo-gallery/castle-combe-wiltshire-loc7398.html?#5879 Era mesmo aqui. Castle Combe. Editado 19 Outubro 2012 por fiasco Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 19 Outubro 2012 Em nenhum desses eu ia nem de férias. Estão cheios de bichos manhosos :medinho: Ri-me com a expressão :mrgreen: Por acaso, países nórdicos é dos que mais gostava de viver na Europa. Finlândia e Suécia são amor. Sempre tive um fascínio por essa zona. Isto aliado ao facto de serem países que oferecem grande estabilidade e muitas condições para constituir família... era já. E o mau tempo não me chateia. 1º Calço o 46 portanto vai tudo corrido ao chinelo 8) 2º Gosto da Islândia. Culturalmente acho que me integraria e teria o mar mas aquele frio, pqp Isso ainda é pior. O sapato é maior, há espaço para mais bichos (ou para maiores) e ainda ficam mais ao fundo :medinho: Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 19 Outubro 2012 1º Calço o 46 portanto vai tudo corrido ao chinelo 8) 2º Gosto da Islândia. Culturalmente acho que me integraria e teria o mar mas aquele frio, pqp Como me esqueci do paraíso que é a Islândia: Frio, mar, vulcões, pouca população! Era como viver aqui em S. Miguel só que com mais casacos e em vez do Pauleta ter o Gudjohnsen! Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 19 Outubro 2012 1º Calço o 46 portanto vai tudo corrido ao chinelo 8) 2º Gosto da Islândia. Culturalmente acho que me integraria e teria o mar mas aquele frio, pqp Constrois uma casa na encosta do Varuufujalsifulquwreqwufhasdjf Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 19 Outubro 2012 Adorava viver em Inglaterra, por acaso. E não sei porquê. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Grillo Publicado 19 Outubro 2012 O problema da enfermagem neste país, dito por uma pessoa que tem conhecimento de causa, a minha mãe, enfermeira de profissão, foi a ordem dos enfermeiros ter permitido que abrissem cursos privados de enfermagem, coisa que por exemplo, a ordem dos médicos não permitiu. Isso tornou o mercado saturado, pois produzia-se mais do que a procura. E perto de 2500, é quase o dobro do que ela ganha cá a trabalhar no serviço de urgência, num país onde o custo de vida não é assim tão menor que no UK e cada vez mais sobe. Mas mesmo assim ainda vem gente dizer que a enfermagem não devia ser mais bem recompensada, como aquele user troll o Burkina Faso ou uma m*rda assim parecida que diz que é como ver um jogo de futebol, agora quais problemas psicológicos que podem existir, o que eu gostava de saber era se ele gostava de fazer uma "múmia" a uma pessoa que acabou de ter a sua cabeça atropelada por um autocarro e que tem a cabeça completamente esmagada e não conseguir dormir em condições durante uma semana por causa disso. E se eu posso fugir daqui quando acabar o licenciatura (não de enfermagem), ela que não se arranja com o inglês, não pode. E como esses fugiram para o UK, houve colegas dela que foram para o Dubai com um contrato de um ano, onde lhes forneciam estadia num hotel de 5* até arranjarem casa com um ordenado de 10000€ ao mês. Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 19 Outubro 2012 O problema da enfermagem neste país, dito por uma pessoa que tem conhecimento de causa, a minha mãe, enfermeira de profissão, foi a ordem dos enfermeiros ter permitido que abrissem cursos privados de enfermagem, coisa que por exemplo, a ordem dos médicos não permitiu. Isso tornou o mercado saturado, pois produzia-se mais do que a procura. E perto de 2500, é quase o dobro do que ela ganha cá a trabalhar no serviço de urgência, num país onde o custo de vida não é assim tão menor que no UK e cada vez mais sobe. Mas mesmo assim ainda vem gente dizer que a enfermagem não devia ser mais bem recompensada, como aquele user troll o Burkina Faso ou uma m*rda assim parecida que diz que é como ver um jogo de futebol, agora quais problemas psicológicos que podem existir, o que eu gostava de saber era se ele gostava de fazer uma "múmia" a uma pessoa que acabou de ter a sua cabeça atropelada por um autocarro e que tem a cabeça completamente esmagada e não conseguir dormir em condições durante uma semana por causa disso. E se eu posso fugir daqui quando acabar o licenciatura (não de enfermagem), ela que não se arranja com o inglês, não pode. E como esses fugiram para o UK, houve colegas dela que foram para o Dubai com um contrato de um ano, onde lhes forneciam estadia num hotel de 5* até arranjarem casa com um ordenado de 10000€ ao mês. É como tudo um gajo tem de ver os dois lados. Há profissões saturadissimas, e o governo não pode andar a inventar profissões para arrumar pessoal que se calhar devia ter "estudado" antes de enveredar por esses cursos. Eu sou daqueles que acha que os Juizes, Médicos (E enfermeiros) e Professores são as profissões base/pilares da nossa sociedade e poucas ou nenhumas se deveriam sobrepor a estas. Mas também entendo a lei da oferta/procura. Nesses cursos saturados, ou és realmente muito bom e aí arranja-se sempre colocação, ou então tens de preparar mentalmente para trabalhar fora da area até surgir hipoteses ou então dar de fuga. Estes 24 meninos que ali estavam, já sabiam (e se calhar antes de entrar no curso), que ia ser muito f*dido arranjar colocação. Epah não censuro as escolhas, poderão haver ali paixões pelo que fazem e profissões de sonho, mas se assim é, temos de estar preparados para tudo. O mundo é dos adaptaveis. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 19 Outubro 2012 Ah pronto, então se era para o Ghelthon o respeito pode ficar em casa que ninguém se importa. Deixa lá de te armar em vítima, que ninguém disse isso. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Outubro 2012 O problema da enfermagem neste país, dito por uma pessoa que tem conhecimento de causa, a minha mãe, enfermeira de profissão, foi a ordem dos enfermeiros ter permitido que abrissem cursos privados de enfermagem, coisa que por exemplo, a ordem dos médicos não permitiu. Isso tornou o mercado saturado, pois produzia-se mais do que a procura. E perto de 2500, é quase o dobro do que ela ganha cá a trabalhar no serviço de urgência, num país onde o custo de vida não é assim tão menor que no UK e cada vez mais sobe. Mas mesmo assim ainda vem gente dizer que a enfermagem não devia ser mais bem recompensada, como aquele user troll o Burkina Faso ou uma m*rda assim parecida que diz que é como ver um jogo de futebol, agora quais problemas psicológicos que podem existir, o que eu gostava de saber era se ele gostava de fazer uma "múmia" a uma pessoa que acabou de ter a sua cabeça atropelada por um autocarro e que tem a cabeça completamente esmagada e não conseguir dormir em condições durante uma semana por causa disso. E se eu posso fugir daqui quando acabar o licenciatura (não de enfermagem), ela que não se arranja com o inglês, não pode. E como esses fugiram para o UK, houve colegas dela que foram para o Dubai com um contrato de um ano, onde lhes forneciam estadia num hotel de 5* até arranjarem casa com um ordenado de 10000€ ao mês. Não. O problema deste país é não haver um controlo sobre as vagas que são abertas, uma vez que isso está ao livre (não sei até que ponto será 100% livre, mas ainda assim) arbítrio das faculdades. Dando-te o meu curso como exemplo, toda a gente sabe que há pouquíssimo trabalho para Biólogos em Portugal, e o que vai havendo é no ramo da investigação, que é tremendamente precário. No entanto, e desde 2008, as vagas aumentaram nos últimos anos. Isto faz algum sentido? Zero, não faz sentido algum. É claro que as faculdades só abrem mais vagas porque o Estado lhes corta o financiamento e elas têm de ir buscar o dinheiro a algum lado, mas isto leva-nos a outra discussão que não interessa para o caso. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Outubro 2012 Escusas de vir com prayers que a conversa não é contigo. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 20 Outubro 2012 Para emigrar seria dentro da Europa Central, States (Chicago/Illinois, de preferencia) ou para o Japao, para um sitio completamente diferente daquele que estou habituado. E o tom da carta é fatalista demais. Sim, custa emigrar, mas não se deve ver isso como o final das hipoteses, mas sim como a abertura de um novo mundo de possibilidades. E digo isto como algum que teve parte da familia no estrangeiro durante muito tempo e que, se isto continuar assim, vai ficar sozinho em Portugal no proximo ano Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 20 Outubro 2012 (editado) Estas questão de ir lá para fora andam a mexer comigo há muito tempo. Percebo claramente que para vingar em Portugal (no meu caso)é preciso um golpe de sorte, visto que o meu mestrado em Ensino de Educação-Física não vai servir para muito. Até para conseguir umas horas numas AECs é preciso uma cunha do tamanho de um escadote lol. Agora, ir embora do nosso país, sim o nosso cantinho que quer queiramos, quer não, é o local onde vivemos e temos tido as nossas conquistas, desavenças, paixões...é duro! E olhando friamente para o nosso país: temos um dos melhores climas do mundo, praias, cidades lindas, locais maravilhosos para passar férias, a criminalidade ainda não é tão elevada relativamente aos outros países (penso eu), comida é fabulosa. Tantos aspectos positivos, e que infelizmente a maior parte de nós vai deixar de usufruir indo lá para fora. Contudo, quem quer ter futuro , construir uma família e ter filhos não pode andar com trabalhos de 500 euros a vida toda. Aliás, com a subida de IRS, alimentação entre outros nem sequer pode sonhar com isso. É triste, mas a verdade. Eu tenho 26 anos, e estou na idade onde tudo se decide. A minha cabeça tem andado a 1000 à hora. Para finalizar, eu e a minha miúda temos famílias fantásticas. Ou seja, a ligação é total com pais, tios, primos e avós (neste caso eu , ainda os tenho todos :)) É aqui que a coisa começa a complicar e de que maneira,embora o meu pai esteja sempre a incentivar-me a ir lá para fora (é o chamado durão , mas de coração mole :mrgreen: ). Bem não me vou alongar, peço desculpa pelo tamanho do post, foi o desabafo de quem a esta hora continua a pensar bastante no seu futuro. Editado 20 Outubro 2012 por Fajo Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 20 Outubro 2012 (editado) Desculpem-me a parvoíce da pergunta, mas o pessoal mais viajado e/ou informado que me diga se existe alguma relação entre o clima dos países e o seu desenvolvimento económico? É que, tirando os países assolados pela guerra, parece-me que, pelo menos na Europa, quanto mais inóspito for o clima, maior é o índice de desenvolvimento do país. E volto a desculpar-me se tiver plagiado La Palice. :mrgreen: Quanto a preferências sobre locais para onde possa eventualmente emigrar, confesso que não tenho. Não por nunca me ter imaginado a ir trabalhar para fora, mas por me dar por satisfeito se as condições económicas forem compensatórias. É claro que preferia ficar em Portugal a ganhar 1000 euros do que ir para outro sítio qualquer a receber o triplo. Infelizmente, eu não ganho 1000 euros, por isso, se me apresentassem uma proposta acima dos 2000 noutro local qualquer, eu ia. No entanto, sei que não conseguiria ir definitivamente ou por um largo período de tempo. Se conseguisse aguentar 5 anos a juntar entre 1500 a 2000 todos os meses, no fim desse tempo voltava para recomeçar a minha vida por cá de uma forma que o meu atual ordenado não permite. O problema é que eu já não tenho 25 anos. Estou quase nos 30 e fazer isso agora ia adiar o sonho de formar uma família para uma idade menos aconselhável para o efeito. Ou não, que não excluo a possibilidade de estar a ter uma perspetiva retrógrada sobre o assunto. É complicado, de facto. Editado 20 Outubro 2012 por Derlis Gonzalez Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Gouveia Publicado 20 Outubro 2012 (editado) Vinha só dizer que me deu um gozo tremendo ler este post por nos conhecermos aos anos que conhecemos. És grande! Wow, não estava à espera. :mrgreen: Obrigado, mister. Não. O problema deste país é não haver um controlo sobre as vagas que são abertas, uma vez que isso está ao livre (não sei até que ponto será 100% livre, mas ainda assim) arbítrio das faculdades. Também pensei nisso, e quase concordo (porque não tenho uma ideia certa sobre as vagas), seria um ótimo "direcionador" de futuros para vários futuros universitários, bem como construção de uma melhor distribuição nacional de recursos humanos a médio-longo prazo. Por outro lado, até que ponto seria "ético" negarmos a mais "miúdos" aquilo que querem estudar? Temos que também incorporar na cabeça dos miúdos que acabam do Secundário que o Ensino Superior não é uma máquina que se entra de um lado e sai-se do outro com emprego garantido - isso é algo que se já existiu, já acabou. Desconhecia que estava mau na área da Biologia, quando até pensava o contrário, mas o meu exemplo preferido é um da minha faculdade (entre outros cursos) relacionado com Literatura (que não é só de cá). Para este tipo de cursos de letra, onde é que existe dinheiro para os 30-50 formados anuais "ganharem a vida", numa área onde não se aloca assim tanto dinheiro, nem há investimentos, nem interesses massificados? Editado 20 Outubro 2012 por Ricardo Gouveia Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 20 Outubro 2012 Porque em Portugal ainda se continua com a ideia de que apenas cursos de Direito, Medicina e Engenharia interessam. E é como tu dizes, quem somos nos para negar a qualquer pessoa a oportunidade de estudar o que quiser? Eu estou em Tradução, e tenho ideia do quão dificil é arranjar trabalho na minha area Compartilhar este post Link para o post
Gentle Giant Publicado 20 Outubro 2012 Estava a demorar mas chegou, bora lá dizer mal dos cursos de letras. Porque em Portugal ainda se continua com a ideia de que apenas cursos de Direito, Medicina e Engenharia interessam. E é como tu dizes, quem somos nos para negar a qualquer pessoa a oportunidade de estudar o que quiser? Eu estou em Tradução, e tenho ideia do quão dificil é arranjar trabalho na minha area Estás a tirar tradução aonde? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 20 Outubro 2012 Desculpem-me a parvoíce da pergunta, mas o pessoal mais viajado e/ou informado que me diga se existe alguma relação entre o clima dos países e o seu desenvolvimento económico? É que, tirando os países assolados pela guerra, parece-me que, pelo menos na Europa, quanto mais inóspito for o clima, maior é o índice de desenvolvimento do país. E volto a desculpar-me se tiver plagiado La Palice. :mrgreen: Nem todos são assim, mas a maioria sim. Tens os de lá de cima, como a Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca, e depois tens aqui no "meio" a Suíça, o Luxemburgo e a Alemanha, por exemplo. Também pensei nisso, e quase concordo (porque não tenho uma ideia certa sobre as vagas), seria um ótimo "direcionador" de futuros para vários futuros universitários, bem como construção de uma melhor distribuição nacional de recursos humanos a médio-longo prazo. Por outro lado, até que ponto seria "ético" negarmos a mais "miúdos" aquilo que querem estudar? Temos que também incorporar na cabeça dos miúdos que acabam do Secundário que o Ensino Superior não é uma máquina que se entra de um lado e sai-se do outro com emprego garantido - isso é algo que se já existiu, já acabou. Desconhecia que estava mau na área da Biologia, quando até pensava o contrário, mas o meu exemplo preferido é um da minha faculdade (entre outros cursos) relacionado com Literatura (que não é só de cá). Para este tipo de cursos de letra, onde é que existe dinheiro para os 30-50 formados anuais "ganharem a vida", numa área onde não se aloca assim tanto dinheiro, nem há investimentos, nem interesses massificados? Eu sou 100% a favor do facto de as pessoas deverem tirar os cursos nas áreas em que gostam, mas as coisas não são assim tão simples. No caso da Biologia, está assim porque há poucas empresas ligadas à Biologia em Portugal, como há lá fora. Isso e o facto de, como disse, a Investigação ser vista como um hobbie onde apenas trabalha quem não tem mais o que fazer da vida. :lol: Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Gouveia Publicado 20 Outubro 2012 Estava a demorar mas chegou, bora lá dizer mal dos cursos de letras. Não me entendas mal, eu próprio estou em letras. A verdade é que do ponto de vista de "alguém que se queira sustentar", não são umas boas valias tão grandes para os licenciados, como os cursos de ciências - e era aí que queria chegar - se está mau para as ciências (Enfermagem), para as letras ainda vai estar pior. Que empresa é que poderá estar a recrutar 30-50 licenciados anuais em Literatura Contemporânea, e o que é que ganhará com essas pessoas? E certamente que essas pessoas vão ter bastantes problemas para encontrar uma fonte de rendimentos (os que conheço pessoalmente e trabalham o mais próximo da sua área de estudos estão a dar explicações de línguas em part-time). Claro que estou a saltar o ponto de vista da realização e da obtenção de conhecimento, e apenas a focar-me no aspeto financeiro. No meu exemplo específico: estou em Tradução e sei as dificuldades que são, todos os anúncios que encontro em Portugal oferecem-me entre 500 a 600 euros, das 9h às 18h, provavelmente em regime de exploração. Não foi falar mal dos cursos de Letras, só quis apontar que é difícil encontrar sustento financeiro nesta área, sobretudo em Portugal. Além de estar a acabar o curso, também estou a trabalhar na minha área e a minha principal dificuldade é a minha língua ser o Português. Dificuldade porquê? Porque esta profissão depende diretamente de se há empresas ou não dispostas a investir em Portugal que é, de longe, um mercado a evitar: somos um país pequeno, com poucos habitantes e com pouco poder de consumo, porque raio se há de investir num produto para Portugal quando o mais provável é que não se torne rentável lá? Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 20 Outubro 2012 Acho que a vida não me vai correr assim tão bem, mas se pudesse escolher sítio para emigrar era como o SAS, contando tb com Nova Zelândia. Era um sítio com natureza para dar e vender como cá, mar, não ter aquele clima nórdico, entre outras coisas. Ter de deixar os meus gatos!!!!!!!!! Sorry mas ri-me :lol: Compartilhar este post Link para o post