Plagio o Original Publicado 21 Outubro 2012 (editado) bizeness serio Editado 21 Outubro 2012 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
o Pai já vai Publicado 21 Outubro 2012 Quando uma coisa tem 100 coisas positivas e a outra tem 100 negativas é fácil. Mas quê, fala a voz da experiência? Compartilhar este post Link para o post
1906 Publicado 21 Outubro 2012 E outra coisa ninguém referiu penso eu, é que ir de Erasmus vais de livre vontade. Não se pode comparar com pessoas que preferiam ficar no país mas mesmo assim são empurrados... Compartilhar este post Link para o post
Gentle Giant Publicado 21 Outubro 2012 Mas quê, fala a voz da experiência? Tenho familiares emigrantes e oiço quando eles falam. Tenho também vários colegas (mais de 20) que foram de erasmus. Basta-me ouvir as histórias de cada um, para saber o que cada um passa. Tenho uns primos afastados que foram trabalhar para a Suiça, era suposto só ser 2 anos. Estão lá há 9 anos. Um deles não vê o filho há 5 anos sem ser pela webcam, ele bem quer voltar para Portugal, mas para quê? Desemprego e impostos? Mal tem dinheiro lá... quanto mais aqui. A maioria do pessoal que vai para Erasmus liga o facebook para me mostrar o facebook das polacas que andam a comer. Não compares, não há sequer um nível de comparação aproximado. É ridículo andarem a tentar fazer de conta que é a mesma coisa. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 21 Outubro 2012 (editado) Mas não há pessoal que vai de Erasmus para... estudar? Editado 22 Outubro 2012 por Sumudica by Night Compartilhar este post Link para o post
o Pai já vai Publicado 22 Outubro 2012 Tenho familiares emigrantes e oiço quando eles falam. Tenho também vários colegas (mais de 20) que foram de erasmus. Basta-me ouvir as histórias de cada um, para saber o que cada um passa. Tenho uns primos afastados que foram trabalhar para a Suiça, era suposto só ser 2 anos. Estão lá há 9 anos. Um deles não vê o filho há 5 anos sem ser pela webcam, ele bem quer voltar para Portugal, mas para quê? Desemprego e impostos? Mal tem dinheiro lá... quanto mais aqui. A maioria do pessoal que vai para Erasmus liga o facebook para me mostrar o facebook das polacas que andam a comer. Não compares, não há sequer um nível de comparação aproximado. É ridículo andarem a tentar fazer de conta que é a mesma coisa. eu não disse que era a mesma coisa, eu só critiquei a tua forma de generalizares a cena. como se quem fosse para Erasmus não fosse também estudar e trabalhar. é que se tu conheces muitos que foram para fora curtir mais que estudar, talvez te dês com muitos canastrões. Compartilhar este post Link para o post
Gentle Giant Publicado 22 Outubro 2012 Vamos a ver se me faço entender. Ir para Erasmus estudar e trabalhar? Tirei uma licenciatura e um mestrado, andei a fazer investigação na universidade, ao todo estive ligado à comunidade universitária por volta de 10 anos. Nesse tempo todo, não conheci uma única pessoa que não fosse de Erasmus fazer isto: viajar como se fosse de férias, estudar muito pouco, comer gajas e gajos, conhecer os bares da zona. Estudar é a penúltima coisa na cabeça de quem vai para Erasmus, trabalhar é a última. Sejam realistas. Erasmus é 6 meses de férias e borga e uns quantos exames facilitados para o pessoal estrangeiro. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Outubro 2012 (editado) Vamos a ver se me faço entender. Ir para Erasmus estudar e trabalhar? Tirei uma licenciatura e um mestrado, andei a fazer investigação na universidade, ao todo estive ligado à comunidade universitária por volta de 10 anos. Nesse tempo todo, não conheci uma única pessoa que não fosse de Erasmus fazer isto: viajar como se fosse de férias, estudar muito pouco, comer gajas e gajos, conhecer os bares da zona. Estudar é a penúltima coisa na cabeça de quem vai para Erasmus, trabalhar é a última. Sejam realistas. Erasmus é 6 meses de férias e borga e uns quantos exames facilitados para o pessoal estrangeiro. Lamento desiludir-te, então. Vim de lá com as cadeiras todas feitas e o meu grande objetivo não era ir para as festas ou comer gajas. Se bem que isso nada tem a ver com a minha premissa inicial, mas tudo bem. Editado 22 Outubro 2012 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 22 Outubro 2012 Está explicado. Afinal, e usando as palavras do Fusyon, o Ghelton foi mesmo para um gulag. :lol: Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 22 Outubro 2012 Quem vai para a Polónia e afins é capaz. Na sexta-feira jantei num sítio onde estava a haver um jantar de para aí 50 alunos estrangeiros a estudar aqui no Porto, uns amigos meus foram fumar e acabaram a falar com um catalão que está na minha faculdade e diz que tem de estudar tanto cá quanto em Barcelona. E que no ano passado tinha estado na República Checa (como ele faz duas vezes mobilidade é que é um mistério) e que aí sim, era festa todos os dias e não fez a ponta de um chavelho. Assim como conheço outro que foi um ano para Inglaterra, manteve lá as notas altíssimas que tinha cá e agora está em Cambridge a tirar um mestrado. E como é evidente, não passam o dia fechados em casa a estudar. Quem vai para esses sítios é capaz de se divertir muito mais mas não ganha nada em termos académicos ou profissionais. Tanto uma opção como outra são válidas e essa generalização é ridícula. Compartilhar este post Link para o post
Gentle Giant Publicado 22 Outubro 2012 (editado) Lamento desiludir-te, então. Vim de lá com as cadeiras todas feitas e o meu grande objetivo não era ir para as festas ou comer gajas. Se bem que isso nada tem a ver com a minha premissa inicial, mas tudo bem. A tua premissa inicial é de que ir de Erasmus é a mesma coisa que emigrar no que toca a saudades. É errada seja porque prisma vires isto. Tu vais de Erasmus por várias razões: vais expandir os teus conhecimentos, as tuas experiências. Vais estudar num contexto diferente, vais conhecer novas pessoas, vais ter borga, vais ter exames, etc. No final disso tudo (nem 1 ano é) voltas para casa, para a rede de segurança que sempre tiveste. És colocado de volta no teu "ambiente natural". Quando emigras obrigado é por uma coisa apenas e só uma: trabalhar. Vais para um trabalho provavelmente mal pago para o contexto do pais para onde vais (mas que paga muito melhor do que aqui). Chegas lá e pensas, ena pá, 2000€ de salário. Em 4 anos tou de volta a Portugal. Depois chega a renda. Nos paises mais desenvolvidos a renda não fica por menos de 500€ no meio de uma cidade. Tens uma solução que é fazer o que se faz em Londres. Toda a gente partilha casa. Depois entram os gastos de contas, comida, deslocações e gastos vários. Chegas ao fim do mês e notas... epá, não me sobra assim tanto dinheiro. Se quero voltar a Portugal tenho de poupar mais. E começas a cortar no divertimento e em muitas outras coisas. O problema é que quanto mais tempo vives num sítio mais dinheiro gastas. Ninguém quer viver 5 anos a partilhar casas com gajos da borga londrinos, até porque quanto mais velho ficas, mais necessidade tens de ter o teu sítio de descanso. Começas a cortar cenas, começas a pensar, só mais 1 ano e saio daqui, e esse ano passa, só mais 1 e arranjas uma casa só para ti porque queres finalmente viver sozinho, só mais 1 ano e conheces uma gaja, namoras, só mais 1 ano, casas, só mais 1 ano, filhos... e quando dás conta vens a Portugal no verão de camisa aberta, a guiar BMW alugado. Estes são os casos onde corre tudo bem, onde as pessoas são qualificadas e têm oportunidade de fazer carreira. Agora diz-me tu o que vive o pessoal que vai trabalhar nas obras, a servir às mesas e afins. Esses não conseguem construir vida nenhuma. Estão sempre a poupar os 100€ por mês para voltar... ou se calhar nem poupam, enviam para cá para a familia. A vida deles lá não é agradável, eles só querem voltar porque aqui também era f*dido, mas chegavam a casa e tinham a familia à espera, não um bando de desconhecidos ou uma casa vazia. Dê por onde der não tens razão, nunca vais ter. São duas experiências completamente diferentes. Depois de te dizer isto, depois de descrever desta maneira, se continuares a bater na mesma tecla, vou presumir que simplesmente queres é atenção e paleio. E para isso não dou mais. Editado 22 Outubro 2012 por Gentle Giant Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 22 Outubro 2012 (editado) A tua premissa inicial é de que ir de Erasmus é a mesma coisa que emigrar no que toca a saudades. É errada seja porque prisma vires isto. Tu vais de Erasmus por várias razões: vais expandir os teus conhecimentos, as tuas experiências. Vais estudar num contexto diferente, vais conhecer novas pessoas, vais ter borga, vais ter exames, etc. No final disso tudo (nem 1 ano é) voltas para casa, para a rede de segurança que sempre tiveste. És colocado de volta no teu "ambiente natural". Quando emigras obrigado é por uma coisa apenas e só uma: trabalhar. Vais para um trabalho provavelmente mal pago para o contexto do pais para onde vais (mas que paga muito melhor do que aqui). Chegas lá e pensas, ena pá, 2000€ de salário. Em 4 anos tou de volta a Portugal. Depois chega a renda. Nos paises mais desenvolvidos a renda não fica por menos de 500€ no meio de uma cidade. Tens uma solução que é fazer o que se faz em Londres. Toda a gente partilha casa. Depois entram os gastos de contas, comida, deslocações e gastos vários. Chegas ao fim do mês e notas... epá, não me sobra assim tanto dinheiro. Se quero voltar a Portugal tenho de poupar mais. E começas a cortar no divertimento e em muitas outras coisas. O problema é que quanto mais tempo vives num sítio mais dinheiro gastas. Ninguém quer viver 5 anos a partilhar casas com gajos da borga londrinos, até porque quanto mais velho ficas, mais necessidade tens de ter o teu sítio de descanso. Começas a cortar cenas, começas a pensar, só mais 1 ano e saio daqui, e esse ano passa, só mais 1 e arranjas uma casa só para ti porque queres finalmente viver sozinho, só mais 1 ano e conheces uma gaja, namoras, só mais 1 ano, casas, só mais 1 ano, filhos... e quando dás conta vens a Portugal no verão de camisa aberta, a guiar BMW alugado. Estes são os casos onde corre tudo bem, onde as pessoas são qualificadas e têm oportunidade de fazer carreira. Agora diz-me tu o que vive o pessoal que vai trabalhar nas obras, a servir às mesas e afins. Esses não conseguem construir vida nenhuma. Estão sempre a poupar os 100€ por mês para voltar... ou se calhar nem poupam, enviam para cá para a familia. A vida deles lá não é agradável, eles só querem voltar porque aqui também era f*dido, mas chegavam a casa e tinham a familia à espera, não um bando de desconhecidos ou uma casa vazia. Dê por onde der não tens razão, nunca vais ter. São duas experiências completamente diferentes. Depois de te dizer isto, depois de descrever desta maneira, se continuares a bater na mesma tecla, vou presumir que simplesmente queres é atenção e paleio. E para isso não dou mais. Só quero fazer um pequeno aparte na questão do estilo de vida e qualidade de vida. Poderia falar de mim, mas já lá estive em 2003/4 e eram (apesar de não parecer) outros tempos. Tenho mais de 20 amigos em Londres. Todos eles empregados. Uns com mais escolaridade que outros. Um casal especifico ganha cada um 1200£ a 1800£ (da ultima vez que falamos disto, agora deve ter subido porque já passou um anito praí). E 1200£ é um ordenado fraquissimo. Trabalham tipo administrativos/helpdesk linha portuguesa. Com contrato e já "efectivos". Vivem num studio em Brixton (e aqui não por necessidade, mas por escolha, porque os studios são tanto ou mais caros que um T1) onde a renda será há volta de 1000£ pm. Sobram 1400£ por mês. O que traduzindo em Euros são 1700€. Zona 2 de Metro, em termos de passe mensal deve andar na pior das hipoteses em 110£. Sobram 1180£. Em termos de comida para casa, e adquirindo no mercado de Brixton não fica mais caro que cá em Portugal. Um gajo depois de ler isto até pode pensar que não sobra grande dinheiro ao final do mês (1000£ para contas e gastos superfluos), mas se fizermos o paralelismo com Portugal, há muito que já tinham o saldo negativo. Depois juntamos o facto de Londres ser centro nevralgico da Europa. É um mundo com o qual o comum lisboeta (que nunca saiu do país) não consegue sequer assimilar. Onde todos os dias, todos os fins de semana, há uma oferta cultural completamente absurda. Eu fiquei em frente ao 02 Arena em Brixton e era ridicula a quantidade de espectaculos que havia diariamente. Ias á porta e á Lista de Eventos (ex http://www.theo2.co.uk/inside/book-now.html?ref=dothe02mod ) e vias shows de Rage, Green Day, OffSpring, Bush, Alanis Morissette, Blur de 3 dias seguidos esgotados...........e os shows eram só dali a 3/4 meses. Sem contar com as centenas de peças de teatro, standup, etc. É um mundo completamente aparte, e aconselho a toda a gente, nem que seja durante um ano, fazer uns trocos, ou durante 10 anos para ganhar CV e voltar. A etica de trabalho, o profissionalismo. E tudo isto fruto de uma pequena premissa. A Justiça funciona. E funciona bem e rápido. Reflete-se no facto de te pagarem todas as horas extras conforme a lei. A progressão na carreira existe e tanto funciona 3 meses depois de entrares como com 3 dias. Cá se provares qualidade tentam que faças mais, a receber se possivel o mesmo. Se trabalhares 5 horas para safar o chefe, ele promete-te essas horas de folga num dia que mais lhe convier (convir). As grávidas cá mais depressa perdem o trabalho que o conseguem manter quando regressam depois parto. Lá fomentam a natalidade. (se há depois quem use e abuse disso, são outros 500) As pessoas são educadas e amaveis. Não são frias como muitos querem dar a entender. Usam uma mentalidade muito própria que no fundo é a que todos deviam usar, "Minding my own business". Depois as 17h, nos pubs são as pessoas mais alegres e conversadoras do mundo. Dentro do escritorio, só se trabalha. Tudo isto para dizer que 2000£ para começar em Londres não é nada mau. E que não vais de certeza "só para trabalhar". Com 2000£ pm, safas um T3 com jardim em Brixton (cheia de galerias e bares jazz), dois casais pagam 500£ pm de renda e sobra um quarto, para quando la forem os pais visitar. Destes 24, haverão casais. Se não houverem casais, são 2000 a dividir por 3. Depois fazem melhor vida que cá, tendo em conta a oferta cultural. Fdx eu não saía de casa com DVD's a 3 libras e jogos a 20£, quando cá pago 3x mais lol. Edit: "pequeno aparte" :mrgreen: Editado 22 Outubro 2012 por fiasco Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 22 Outubro 2012 (editado) tenho uma namorada de um amigo meu a viver lá (ele vai para lá em Janeiro) e a vida não é assim tão 'brilhante' como dizes, fiasco. Quer dizer, tudo o resto é, menos a parte da comida (que é caro p'ra xuxu e jantar fora é coisa de loucos). E depois, a mim há uma cena que me f*de imenso que é o tempo. A sério, eu sou completamente dependente de sol. Pode tar um frio do chagalho, mas para mim não haver sol no céu, é morte certa. Aliás, quando acordo e vou ver como tá o tempo à janela, se não vejo sol fico mesmo triste. E a sério que isso para mim é super importante. E vou agora desabafar um bocadinho tb :lol: Eu não pude fazer Erasmus pq não tinha mesmo € para ir, porque até gostava mesmo muito. Sou preguiçoso a fazer as cenas de casa e nisso estou muito dependente da minha mãe e do meu pai também. Chego a casa do trabalho quase sempre às 19h30/20h e sabe tão bem ter o jantar na mesa já... E tive só 1 mês sozinho em Lisboa (em Agosto) e ter de fazer eu o jantar era cena para me f*der... Depois a cena de por a máquina a lavar, de secar a roupa, de engomar, de ter de planear as cenas para 'viver' normalmente, pa mim é super difícil, e é sinal de imaturidade da minha parte. E a verdade é que isso, para além de receio, é também um factor motivacional. Conhecer novas coisas, falar com novas pessoas, alargar horizontes, ver o mundo, viajar, sentir as coisas... Tenho ambição para tal e queria viver assim! E o pior é que sei que aqui em Portugal vai ser mesmo muito dificil. Eu nos próximos meses vou decidir a minha vida. Vou tentar arranjar outro trabalho, um bcdinho mais estável, para ver se tento um mestrado e uns negócios web-based... se não conseguir, emigro. Seja para que sítio for. O problema vai ser a família, os amigos, as futeboladas ao dia de semana, o Atlético, a minha namorada... Mas tudo isso vai ter que mudar, porque, no final de contas ... É impossível ser feliz (pelo menos atingir o meu estado de felicidade) em Portugal. Editado 22 Outubro 2012 por Boo Compartilhar este post Link para o post
Gentle Giant Publicado 22 Outubro 2012 Fiasco, ainda bem que te correu bem a experiência. Aquilo que descrevi foi apenas o que me foi contado por duas amigas que viviam em Londres e trabalhavam, uma web-designer (que agora tá na Nova Zelândia) e uma enfermeira que ainda lá está. A outra parte é experiência que vejo de familiares. Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 22 Outubro 2012 (editado) tenho uma namorada de um amigo meu a viver lá (ele vai para lá em Janeiro) e a vida não é assim tão 'brilhante' como dizes, fiasco. Quer dizer, tudo o resto é, menos a parte da comida (que é caro p'ra xuxu e jantar fora é coisa de loucos). a comida não é tao quando querem fazer crer. na parte do comer fora, concedo perfeitamente. mas poucos países têm tão enraizados essa cena de comer fora com o tuga. (o bom tempo ajuda) mas eu quando janto fora, é para ir ao H3 ou ao MCDonaldo, ou Sushi. E é uma vez por mês, só mesmo para desabituar. E lá não ia ser diferente. Mas como base de exemplo, junto a piccadilly circus (zona centralissima) tens isto: TAO TAO Buffet Vegetariano a 5.90 almoço e a 6.90 jantar. Só para perceberes a qualidade (e pq caso contrario nao tinha la entrado) só descobri que era vegetariano à 3º vez que lá fui. (não tinha a cena do vidro) Isto são preços altos? Com bebida vai aos 7 e 8 libras, respectivamente. E enches o bandulho e sem carne. Temos é de procurar. ou perguntar a alguém. Mas sim, restaurantes e "cafés" é um luxo. Também com o frio, ng se aventura muito lol. A parte do tempo a mim é um plus. Odeio calor e o sol (claridade) incomoda-me. E odeio bronzear lol. E só assim um exemplo que vale o que vale (e pq tou a trabalhar lol): Ervilhas c/ Cenouras Ultracongeladas Continente emb. 750 gr € 1,48 / kg 900g Freshly Frozen Mixed Vegetables 1£ Frozen peas,carrots, green beans and sweetcorn £1.11 per kg Manteiga c/ Sal Mimosa emb. 125 gr€ 0,79€ 6,32 / kg 500g Utterly Butterly Only £1 £3.50 per kg Continente vs Iceland E haverá muitos mais. Assim como há cenas que lá são mais caras. Depois lá como cá há marca branca e aí os preço nivelam. A carne e peixe são um pc mais caros, mas nao o suficiente para fazer pender a balança. Não se pode é ser lambão e ir para o naco do lombo todos os dias. Mas eu compreendo tudo o que me dizem. Eu também me custava a aceitar, até que deixei de cometer o erro que estão (ng em especifico, mas que vejo muito) a cometer (perfeitamente aceitavel), que é comparar o que eu digo e com a imagem da vida lá fora, com a vida que levam em casa dos pais. Porque se a compararem com a vida de solteiro que vive sozinho e depende apenas de si.....as coisas mudam um pouco de figura. Cá caímos no ridiculo de ao sair de casa, termos uma vida pior a ganhar só para nós que a morar em casa dos pais onde são 2 ordenados para 4 pessoas (casal com dois filhos). :facepalm: Editado 22 Outubro 2012 por fiasco Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 22 Outubro 2012 epa pois... o tempo para mim é super importante. Sol então... e dias nublados fazem-me doer a cabeça :lol: Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 22 Outubro 2012 Aqui está algo em que eu e o Boo somos completamente iguais. Sem sol não consigo ser feliz. E pior ainda se não tiver mar. Enfim, prioridades :S Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 22 Outubro 2012 E desculpem lá se parece que defendo que aquilo seja o Céu. Não consigo evitar, é a minha cidade favorita. Poder viver no campo (tudo verde e com jardins) e ao mesmo tempo estar a 10 minutos de uma cidadezorra multiracial e cultural. E tendo em conta que ganharia bem lá. Nem consigo olhar para ela de outra maneira. Pena faltarem-me os colhões (e se calhar ser calão) para me mandar á aventura. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 22 Outubro 2012 Ó Fiasco se te decidires a avançar apita :) Partilhei o estado de espírito com que me encontro neste momento . O próximo ano é decisivo, e ir lá para fora é praticamente certo. Agora, adorava trabalhar na área de desporto ou dar aulas de Educação Fisica (tenho mestrado), mas toda a gente me diz que por lá ginásios é onde me posso safar. E para isso, tenho de tirar formação especifica, que é caro (cursos da mainz entre outros). Depois, em França tenho familia, mas a lingua era um entrave. Inglaterra puxa-me pelo estilo de vida, e claro Londres deve ser algo de fabuloso. Suiça é aquela coisa pelos ordenados e a facilidade de ajuda da comunidade portuguesa. Por outro lado, é um país frio e a vida não deve ser tão "alegre" como Inglaterra. Veremos o que o futuro dirá...mas ter tomat*s e deixar cá a família, cão , é algo que me deixa desorientado :-| Compartilhar este post Link para o post