Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Agora sim estamos a jogar a bola, 33 remates 69 % posse de bola :estrelas:

:handclap:

Tu és mau Capone, não prestas, és muito mau :-)

69% ??? Então toma lá disto :biggrin:

v68j.png

Compartilhar este post

Link para o post

Esse Victor Luiz é o teu PL ?

Compartilhar este post

Link para o post

Que movimentos e Papel aconselhas para marcar assim tanto como o teu ?

Joga como Ponta de Lança, neste momento explora os espaços, remata com força e corta para dentro e está a treinar para fazer tabelas. De resto, corre de fundo e com a bola só às vezes.

Claro que tens que levar em consideração que a Naval é uma equipa fraca e que aqui o Vitinho é daqueles regens potentes :-)

Compartilhar este post

Link para o post

eh bruto :biggrin: :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

eh bruto :biggrin: :handclap:

Uma chatice no FM as equipas não se comportarem como no futebol e baixarem as linhas... dificulta imenso, impossível ter estas percentagens contra arsenais, inters, real madrids, etc, etc

Compartilhar este post

Link para o post

Uma chatice no FM as equipas não se comportarem como no futebol e baixarem as linhas... dificulta imenso, impossível ter estas percentagens contra arsenais, inters, real madrids, etc, etc

e nao é que eu estava a pensar exactamente o mesmo, joguei agora contra o farense, 22 remates 71 % de posse e so aos 85 min é que fiz golo, fecham-se la atras tudo nao deixam jogar tive que meter a sobrecarregar no fim para conseguir marcar :cadeirada:

afinal nao é o farense mas sim o feirense :biggrin: atençao que este feirense esta forte, ja tao a duas epocas na primeira liga :mrgreen:

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

e nao é que eu estava a pensar exactamente o mesmo, joguei agora contra o farense, 22 remates 71 % de posse e so aos 85 min é que fiz golo, fecham-se la atras tudo nao deixam jogar tive que meter a sobrecarregar no fim para conseguir marcar :cadeirada:

afinal nao é o farense mas sim o feirense :biggrin: atençao que este feirense esta forte, ja tao a duas epocas na primeira liga :mrgreen:

Para jogar fielmente no FM como o Barcelona, só treinando o Barcelona e digo isto não tanto pelos jogadores mas sim pelo estatuto da equipa pois só assim é que as outras equipas baixam a linha defensiva. :-( chuif

Compartilhar este post

Link para o post

Para jogar fielmente no FM como o Barcelona, só treinando o Barcelona e digo isto não tanto pelos jogadores mas sim pelo estatuto da equipa pois só assim é que as outras equipas baixam a linha defensiva. :-( chuif

mas o problema foi mesmo esse, a equipa recuou muito e fechou-se muito, prefiro enfrentar equipas que sobem e tentam disputar o jogo, assim abrem-me mais espaço para eu fazer os meus contra ataques, eu tenho tido este tipo de prencentagem de posse bola, mas nem é o meu estilo, eu sou mais ao estilo das transiçoes rapidas mas como tenho transiçoes rapidas em contra ataque juntamente com perder tempo as vezes a equipa ataca muito mas tambem mantem muito a bola em posse, na teoria é uma incoerencia tactica mas na pratica esta a resultar muito bem, no entao é provavel que as coisas mudem pq nao é este o meu estilo de jogo :biggrin: alias ja mudaram agora venci o sporting por 3-2 fora e mudei ja um bocado pq um dos golos que sofri foi com essa brincadeira de trocar a bola lol isso requer boas coberturas ofensivas e o meu genero nao é muito esse, é mais sair rapido para o ataque em bloco, poderia manter esta extrutura de jogo tendo mais cobertudas ofensivas, para numa eventual perda de bola haver sempre alguem para a recuperar com uma pressao forte, mas nao é o meu ADN de jogo :biggrin:

outra coisa que tenho feito é usar as instruçoes ao adversario, posso é nao estar a fazer correctamente ( nao sei) mas ate evr tem estado a correr bem, tenho usado assim:

Geral em todos os jogos:

GR: pressao e duro

DL: pressao, duro, marcaçao apertada e levar ao pior pe

DC: pressao e duro

Medio mais creativo: marcaçao apertada

PL: marcaçao apertada

Tendo em conta as caracteristicas dos jogadores: ( ou seja por exemplo em vez de por apenas marcaçao apertada num MAC meto tambem a levar ao pior pe caso ele seja fraco de tecnica, ou pressionalo caso ele nao seja bom nos passes e primeiro toque ou ate a cair duro nele se for fraquito de força e bravura e o mesmo se aplica a resto dos jogadores, consuante as posiçoes e caracteristicas)

Fracos no passe e primeiro toque: pressao ( estes tendem a errar passes quando sao pressionados)

Pouca força e pouca bravura: Duro ( normalmente levam uma trancada saem de maca :biggrin: se assim nao for perdem a bola facilmente)

Jogadores com pouca tecnica: Levar ao pe menos forte ( estes tendem a perder dribles e situaçoes 1x1 quando levados para o pe menos forte)

Nota: Ao intervalo vejo sempre qual jogador deles ta a jogar melhor e o que tem mais passes, esses passam sempre a ter marcaçao apertada tambem, caso ainda nao tenham

no entando isto pode ser totalmente ao contrario, secalhar ate os que tem mais tecnica é que devem ser levados para o pior pe visto que no melhor pe sao perigosos, ou os que tem mais força e bravura é que devem ser carregados com força pois sao os mais dificeis de derrubar ou disputar lances ou ainda os que tem melhor passe e toque de bola é que devem ser pressionados pq com espaço podem construir jogadas perigosas, tambem tem a sua logica, ou por enquanto tenho optado pelas primeiras opçoes, ate ver tem corrido bem, mas como disse nao sei, é algo que comecei a explorar apenas agora

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que reparei no Belenenses é que alguns jogadores não ficam com os movimentos preferidos que os pus a treinar.

Vem o adjunto a dizer que o jogador n se consegue adaptar ao movimento preferido.

Já agora tou em 11º à 14º jornada a 2pts do 9º, a ver se vou agora ao mercado para reforçar o setor recuado porque levo muitos golos, a maior parte devido aos adversários estarem mal marcados e por serem lentos, apesar de treinar bastante o posicionamento defensivo e po-los com o movimentp pref. de marcaçao apertada.

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que reparei no Belenenses é que alguns jogadores não ficam com os movimentos preferidos que os pus a treinar.

Vem o adjunto a dizer que o jogador n se consegue adaptar ao movimento preferido.

Já agora tou em 11º à 14º jornada a 2pts do 9º, a ver se vou agora ao mercado para reforçar o setor recuado porque levo muitos golos, a maior parte devido aos adversários estarem mal marcados e por serem lentos, apesar de treinar bastante o posicionamento defensivo e po-los com o movimentp pref. de marcaçao apertada.

Sim, isso costuma acontecer. À primeira tentativa o jogador não adquire o movimento que pretendes, mas é uma questão de insistires. O que me parece mal é que mesmo destinando 80% do treino ao movimento preferido, os jogadores demorem tanto tempo a completar o treino... com a agravante de por vezes a primeira tentativa fracassar.

mas o problema foi mesmo esse, a equipa recuou muito e fechou-se muito, prefiro enfrentar equipas que sobem e tentam disputar o jogo, assim abrem-me mais espaço para eu fazer os meus contra ataques, eu tenho tido este tipo de prencentagem de posse bola, mas nem é o meu estilo, eu sou mais ao estilo das transiçoes rapidas mas como tenho transiçoes rapidas em contra ataque juntamente com perder tempo as vezes a equipa ataca muito mas tambem mantem muito a bola em posse, na teoria é uma incoerencia tactica mas na pratica esta a resultar muito bem, no entao é provavel que as coisas mudem pq nao é este o meu estilo de jogo :biggrin: alias ja mudaram agora venci o sporting por 3-2 fora e mudei ja um bocado pq um dos golos que sofri foi com essa brincadeira de trocar a bola lol isso requer boas coberturas ofensivas e o meu genero nao é muito esse, é mais sair rapido para o ataque em bloco, poderia manter esta extrutura de jogo tendo mais cobertudas ofensivas, para numa eventual perda de bola haver sempre alguem para a recuperar com uma pressao forte, mas nao é o meu ADN de jogo :biggrin:

outra coisa que tenho feito é usar as instruçoes ao adversario, posso é nao estar a fazer correctamente ( nao sei) mas ate evr tem estado a correr bem, tenho usado assim:

Geral em todos os jogos:

GR: pressao e duro

DL: pressao, duro, marcaçao apertada e levar ao pior pe

DC: pressao e duro

Medio mais creativo: marcaçao apertada

PL: marcaçao apertada

Tendo em conta as caracteristicas dos jogadores: ( ou seja por exemplo em vez de por apenas marcaçao apertada num MAC meto tambem a levar ao pior pe caso ele seja fraco de tecnica, ou pressionalo caso ele nao seja bom nos passes e primeiro toque ou ate a cair duro nele se for fraquito de força e bravura e o mesmo se aplica a resto dos jogadores, consuante as posiçoes e caracteristicas)

Fracos no passe e primeiro toque: pressao ( estes tendem a errar passes quando sao pressionados)

Pouca força e pouca bravura: Duro ( normalmente levam uma trancada saem de maca :biggrin: se assim nao for perdem a bola facilmente)

Jogadores com pouca tecnica: Levar ao pe menos forte ( estes tendem a perder dribles e situaçoes 1x1 quando levados para o pe menos forte)

Nota: Ao intervalo vejo sempre qual jogador deles ta a jogar melhor e o que tem mais passes, esses passam sempre a ter marcaçao apertada tambem, caso ainda nao tenham

no entando isto pode ser totalmente ao contrario, secalhar ate os que tem mais tecnica é que devem ser levados para o pior pe visto que no melhor pe sao perigosos, ou os que tem mais força e bravura é que devem ser carregados com força pois sao os mais dificeis de derrubar ou disputar lances ou ainda os que tem melhor passe e toque de bola é que devem ser pressionados pq com espaço podem construir jogadas perigosas, tambem tem a sua logica, ou por enquanto tenho optado pelas primeiras opçoes, ate ver tem corrido bem, mas como disse nao sei, é algo que comecei a explorar apenas agora

Eu abdiquei das instruções ao adversário, já tenho a pressão, a marcação apertada e a pressão definidas como quero nas instruções individuais.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, isso costuma acontecer. À primeira tentativa o jogador não adquire o movimento que pretendes, mas é uma questão de insistires. O que me parece mal é que mesmo destinando 80% do treino ao movimento preferido, os jogadores demorem tanto tempo a completar o treino... com a agravante de por vezes a primeira tentativa fracassar.

Eu abdiquei das instruções ao adversário, já tenho a pressão, a marcação apertada e a pressão definidas como quero nas instruções individuais.

eu tambem tenho mas acredita que mesmo assim usar as instruçoes ao adversario faz uma grande diferença, pelo menos comigo tem feito, so tenho sofrido golos de bola parada cantos e livres, de resto nem me cheiram a baliza

Compartilhar este post

Link para o post

eu tambem tenho mas acredita que mesmo assim usar as instruçoes ao adversario faz uma grande diferença, pelo menos comigo tem feito, so tenho sofrido golos de bola parada cantos e livres, de resto nem me cheiram a baliza

Ah e além das instruções, claro que os movimentos preferidos especialmente o de Marcação Apertada faz toda a diferença :-) de qualquer modo vou experimentar pé menos forte e pressão no guarda-redes nas instruções ao adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

capone, nos extremos não metes nada?

nao, meto so consuante as caracteristicas do jogador se tiver pouca tecnica ou se for levezinho lol ou mau de passe, mas ja mudei ai muita coisa, apanhando uma equipa mais forte ha ai muita coisa que deixa de fazer sentido, como por exemplo marcaçao apertada ao PL os dois DC poem-se a marcar o PL aparece um MAC vindo de tras e nao ha ninguem depois para o marcar :facepalm: entre outras coisas mais noutras posiçoes, vou ter que rever melhor isso

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

sim mas contra equipas de nivel igual ou inferior é capaz de funcionar porque isto já n vai lá com treinos nem nada, ou se compra uns defesas que desarmem e saibam marcar o adversário decentemente ou então vai um festival de golos sofridos.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui está mais uma coisa que me mete impressão, depois do tal problema do jogador n conseguir efetuar o treino que lhe pedi, pus-o a treinar fazer tabelas e acelerar o jogo ou lá que é e não é que passado semana e meia ele tá com o treino feito.

Compartilhar este post

Link para o post

Defesa em linha numa filosofia defensiva poderá dar certo?

Funciona, tenho obtido bons resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui está mais uma coisa que me mete impressão, depois do tal problema do jogador n conseguir efetuar o treino que lhe pedi, pus-o a treinar fazer tabelas e acelerar o jogo ou lá que é e não é que passado semana e meia ele tá com o treino feito.

Há movimentos que se adaptam melhor às características dos jogadores e por isso o treino acaba por ser muito mais rápido. Por exemplo, avançados com o movimento de marcação apertada vai demorar mais e pode não dar à primeira tentativa; por outro lado, ter um construtor de jogo com o movimento de gerir o ritmo de jogo será muito mais rápido.

Compartilhar este post

Link para o post

O grande segredo do 4-2-3-1, jogar em profundidade

se repararem se escolhermos a tactica 4231 nas tacticas ja feitas pelo jogo ele danos um MC que defender outro MC que ataca e um MAC que apoia e um PL, e dois extremos que apoiam, isto tem toda a sua logica, um MC fica mais recuado, outro aparece na area a fazer de segundo Avançado e os extremos ou vao a linha e cruzam ou metem um passe a rasgar no PL, ate aqui tudo certo, mas para isso é preciso ter um MC com bons indices de posicionamente, dois extremos rapidos e bons de cruzamento e o Pinheiro na frente para os cabeceamentos

Mas, e ha sempre um mas...e se quisermos jogar um jogo mais de posse a Jurgen Kloop? bem entao ai a coisa muda de figura e é ai que entra o ataque poscional em profundidade, ou seja desposicionamente defensivo com passes metidos nas costas da defesa, isto consegue-se como? mantendo um MC mais recuado a mesma e outro a aparecer na area, mas depois o avançado recua para puchar a defesa com ele e entra depois os passes em profundidade nas costas...que podem ir parar ao tal MC que sobe como aos Avnaçados interiores que entram para dentro para aparecer naquela zona...o MAC mantem-se a meio campo para obrigar os medios a ficar a marca-lo, como podem ver na foto, o meu avançado recuou, o meu MC mais odensivo subiu, o MAC manteve-se mais a meio campo e os dois avançados interiores, por acaso neste caso criaram amplitude encostando-se alinha obrigando os defesas do real a abrir e foi so o meu Avançado meter um passe a rasgar para o MC e golo, mas podia ate ter-se dado o caso dos avançados interiores terem cortado para dentro para ser um deles a receber aquela bola

2daj05t.jpg

tecnica muito usada por guardiola no Barcelona ( O principio do 4º Homem)

Esta tecnica baseia-se na construçao de um losango em campo formado por 4 jogadores, abrindo um espaço para que depois possa entrar um jogador desmarcado no meio para receber a bola livre de marcaçao

consegui fazer no FM :celebracao:

2z74tio.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Isso foi realmente muito bem abordado, melhor que posse de bola só mesmo oportunidades de finalização.

:prayer:

So uma coisa, como vais fazendo isto, vais alterando coisas na pre-época ou fazes mesmo durante a época ? é que durante a época pode tar para o torto, ai nunca corro risco e uso sempre a minha melhor tática.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso foi realmente muito bem abordado, melhor que posse de bola só mesmo oportunidades de finalização.

:prayer:

So uma coisa, como vais fazendo isto, vais alterando coisas na pre-época ou fazes mesmo durante a época ? é que durante a época pode tar para o torto, ai nunca corro risco e uso sempre a minha melhor tática.

vou alterando a medida que vou vendo os jogos e vou vendo os que jogadores fazem de mal, ou se fazem aquilo que eu quero ou nao e porque, depois no fim do jogo, gravo a tactica alterada e vou usando sempre a tactica que em os jogadores fazem aquilo que eu quero, por exemplo imagina que eu noto que a defesa esta alta demais, entao paro o jogo diuminuo a defesa e no fim gravo a tactica, depois para o proximo jogo uso a mesma tactica mas ja com essa alteraçao feita em que defesa ja nao esta tao alta, e vou fazendo sempre assim ate a tactica ficar mesmo como eu quero

Compartilhar este post

Link para o post

vou alterando a medida que vou vendo os jogos e vou vendo os que jogadores fazem de mal, ou se fazem aquilo que eu quero ou nao e porque, depois no fim do jogo, gravo a tactica alterada e vou usando sempre a tactica que em os jogadores fazem aquilo que eu quero, por exemplo imagina que eu noto que a defesa esta alta demais, entao paro o jogo diuminuo a defesa e no fim gravo a tactica, depois para o proximo jogo uso a mesma tactica mas ja com essa alteraçao feita em que defesa ja nao esta tao alta, e vou fazendo sempre assim ate a tactica ficar mesmo como eu quero

Tinhas razão Capo, passei a utilizar nas instruções ao adversário Pressão e Levar para Pé Menos Forte a todos os jogadores e domina-se muito melhor o jogo. E eu descansado com as instruções individuais aos meus jogadores, ai ai ai

Compartilhar este post

Link para o post

Tinhas razão Capo, passei a utilizar nas instruções ao adversário Pressão e Levar para Pé Menos Forte a todos os jogadores e domina-se muito melhor o jogo. E eu descansado com as instruções individuais aos meus jogadores, ai ai ai

em todos?? entao e se apanhas um neymar e os DC o vao pressionar, tens noçao que ficam os dois a procura do norte? :biggrin:

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...