Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Dos outros não sei, a minha é 4-3-3 com um médio defensivo... o FM chama a isto 4-5-1

estas a joagr em contençao fluido mas mexeste na mentaliadde dos jogadores para que nao fiquem tao atras, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Claro :-)

E sobre o que se falava antes vou dar-te um exemplo: após estágio na Suíça com bons resultados, fiz um jogo fora contra uma equipa turca fraquinha, joguei com temporização normal mas com a barra logo abaixo de rápido... ganhei 11-0 (!!!) não é 1-0 é mesmo 11 :-)

De seguida, mantive a temporização logo abaixo de rápido e fiz o jogo de apresentação em casa contra o Borussia de Mochengladbach que já é uma equipa mais ou menos. Resultado: ao intervalo estava 0-0 e só tinha 55% de posse de bola. Na segunda parte mudei a equipa toda (como faço em todos os particulares), baixei a temporização para lento (3 toques a partir da esquerda) e a posse subiu para 65% e lá consegui ganhar 1-0.

Conclusão: vais com muita fome ao pote e lixas-te :-) Não se pode dizer à equipa para ir demasiado depressa para o ataque, os jogadores vão contrariar as instruções e fazer mais passes longos para colocar a bola no ataque. A temporização mais rápida pode resultar contra equipas fracas, mas se queremos jogar em posse quase de certeza que nos vamos dar mal contra equipas médias / fortes.

Compartilhar este post

Link para o post

:celebracao:

Claro :-)

E sobre o que se falava antes vou dar-te um exemplo: após estágio na Suíça com bons resultados, fiz um jogo fora contra uma equipa turca fraquinha, joguei com temporização normal mas com a barra logo abaixo de rápido... ganhei 11-0 (!!!) não é 1-0 é mesmo 11 :-)

De seguida, mantive a temporização logo abaixo de rápido e fiz o jogo de apresentação em casa contra o Borussia de Mochengladbach que já é uma equipa mais ou menos. Resultado: ao intervalo estava 0-0 e só tinha 55% de posse de bola. Na segunda parte mudei a equipa toda (como faço em todos os particulares), baixei a temporização para lento (3 toques a partir da esquerda) e a posse subiu para 65% e lá consegui ganhar 1-0.

Conclusão: vais com muita fome ao pote e lixas-te :-) Não se pode dizer à equipa para ir demasiado depressa para o ataque, os jogadores vão contrariar as instruções e fazer mais passes longos para colocar a bola no ataque. A temporização mais rápida pode resultar contra equipas fracas, mas se queremos jogar em posse quase de certeza que nos vamos dar mal contra equipas médias / fortes.

Vou testar a seguir :compinchas:

mexi na mentalidade dos jogadores para subirem mais tenho os atacantes colados a baliza lol os medios centro atras da linha da grande area para fazer os passes a rasgar os centras e o medio defensivo no meio campo e os latarais a apoiar no ataque um bocado mais descaidos, ou seja do meio campo a equiva adversaria nem passa lol isso eu gosto so que agora tou com outro problema os passes a rasgar nao tao a sair como a equipa cai toda na baliza adversaria eles fexam-se muito os meus jogadores ficam sem conseguir meter a bola nos avançados e ou tocam para tras ou rematam de longe :confuso: antes quando tinha a equipa a jogar mais pelo meio campo saia mais passes a rasgar...vou ter que baixar um bocado a mentalidade dos jogadores certo?

Compartilhar este post

Link para o post

sim, vê também as tuas movimentações ofensivas (correr de fundo), se calhar tens demasiados jogadores a fazê-las frequentemente. Só os meus defesas têm mentalidade atacante (20), pois não quero que andem a jogar à rabia na defesa, portanto, entregam logo a bola aos médios. Já os médios: médio defensivo tem 8, preciso que seja o muro e ande por perto dos centrais; o médio construtor tem 14 e o médio mais ofensivo tem 17. Os avançados têm 8 de mentalidade, deste modo atacam se houver oportunidade mas descansam o jogo se não houver espaço.

Ah... e tenho o foco no passe em misto, nada de concentrar o jogo na zona central porque isto facilita a vida ao adversário :-) agora, para o focos ser misto tens que ter a equipa toda a sair das posições. Até os meus centrais têm a opção jogar pelos flancos :-)

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

sim, vê também as tuas movimentações ofensivas (correr de fundo), se calhar tens demasiados jogadores a fazê-las frequentemente. Só os meus defesas têm mentalidade atacante (20), pois não quero que andem a jogar à rabia na defesa, portanto, entregam logo a bola aos médios. Já os médios: médio defensivo tem 8, preciso que seja o muro e ande por perto dos centrais; o médio construtor tem 14 e o médio mais ofensivo tem 17. Os avançados têm 8 de mentalidade, deste modo atacam se houver oportunidade mas descansam o jogo se não houver espaço.

Ah... e tenho o foco no passe em misto, nada de concentrar o jogo na zona central porque isto facilita a vida ao adversário :-) agora, para o focos ser misto tens que ter a equipa toda a sair das posições. Até os meus centrais têm a opção jogar pelos flancos :-)

do medio defensivo para o teu construtor de jogo nao vai uma distancia grande? nao vais abrir ai um buraco no meio campo?

Compartilhar este post

Link para o post

Não :-) a largura da equipa está em normal (barra no valor 7, logo a seguir a afunilado) ocupa bem o campo, a linha defensiva toda subida e o construtor de jogo não corre com a bola e só corre de fundo às vezes, portanto, não se distancia muito. Além disso, os laterais sobem e andam pelo meio-campo, logo há sempre opções de passe.

Compartilhar este post

Link para o post

Como tens as bolas paradas defensivas? Sofro grande parte dos golos assim, de canto ou de livre para a área. E defendo com praticamente toda gente. Laterais nos postes, um à entrada da área e o resto a marcar (centrais e trinco marcam homens altos, o resto marcam homem "normal").

Vou alterar isso a ver se muda alguma coisa. Tirei os laterais dos postes e coloquei um homem atento ao canto curto.

O resto da táctica também não está a convencer, principalmente em jogos mais difíceis. Jogo em 4-3-3:

----X ----------X

----X-------X

X--------X-------X

----X-------X

----X-----------X

Estratégia: Controlar

Estilo: Rígido

Linha defensiva: Normal

Largura: No meio do médio e do máximo

Foco do passe: Flancos

Tipo de passe: Defesas com passe longo, o resto com passe curto

Marcação: Zona

A ideia da táctica é os extremos (normalmente o Suarez na esquerda e Volland na direita) cortarem para o meio e aparecerem em zona de finalização. Estão a trocar de posição, por isso quando estão o Suarez está na direita, por exemplo, aparece mais fazer cruzamentos para o Damião.

Normalmente deixo o adjunto (Baresi) tomar conta das instruções aos adversários e a escolher a palestra.

Conselhos?

Editado por Tommy

Compartilhar este post

Link para o post

Não :-) a largura da equipa está em normal (barra no valor 7, logo a seguir a afunilado) ocupa bem o campo, a linha defensiva toda subida e o construtor de jogo não corre com a bola e só corre de fundo às vezes, portanto, não se distancia muito. Além disso, os laterais sobem e andam pelo meio-campo, logo há sempre opções de passe.

ouve a tua ideia ta brutal, 71 % posse de bola 4-0 15 remates lool mas ha uma cena que nao gosto, as vezes é so xutar que é golo e em vez disso os jogadores poem-se a trocar a bola dentro da area mas de resto 5 estrelas :handclap:

Como tens as bolas paradas defensivas? Sofro grande parte dos golos assim, de canto ou de livre para a área. E defendo com praticamente toda gente. Laterais nos postes, um à entrada da área e o resto a marcar (centrais e trinco marcam homens altos, o resto marcam homem "normal").

Vou alterar isso a ver se muda alguma coisa. Tirei os laterais dos postes e coloquei um homem atento ao canto curto.

O resto da táctica também não está a convencer, principalmente em jogos mais difíceis. Jogo em 4-3-3:

----X ----------X

----X-------X

X--------X-------X

----X-------X

----X-----------X

Estratégia: Controlar

Estilo: Rígido

Linha defensiva: Normal

Largura: No meio do médio e do máximo

Foco do passe: Flancos

Tipo de passe: Defesas com passe longo, o resto com passe curto

A ideia da táctica é os extremos (normalmente o Suarez na esquerda e Volland na direita) cortarem para o meio e aparecerem em zona de finalização. Estão a trocar de posição, por isso quando estão o Suarez está na direita, por exemplo, aparece mais fazer cruzamentos para o Damião.

Normalmente deixo o adjunto (Baresi) tomar conta das instruções aos adversários e a escolher a palestra.

Conselhos?

Exprimenta mudar para fluido, sobre a linda defensiva se tiveres defesas rapidos, largura poe normal logo a seguir ao afunilado, ou seja o minino do normal, passe poe misto em vez de pores pelos dois flancos visto que se jogas a controlar entao convem que circules a bola, mete passe curto nos defesas e meio campo e poe misto nos extremos e avançado

Compartilhar este post

Link para o post

Vou "brincar" um pouco com a táctica. Vou experimentar isso da Contenção. Vou subir a defesa porque tenho o Skrtel e o Kirchhoff (com 10 de aceleração mas 18 de velocidade).

Prefiro ver os defesas com passes longos porque como são os jogadores menos tecnicistas há mais probabilidade de erro se fizerem passes curtos em zona defensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou "brincar" um pouco com a táctica. Vou experimentar isso da Contenção. Vou subir a defesa porque tenho o Skrtel e o Kirchhoff (com 10 de aceleração mas 18 de velocidade).

Prefiro ver os defesas com passes longos porque como são os jogadores menos tecnicistas há mais probabilidade de erro se fizerem passes curtos em zona defensiva.

tambem pensei nisso mas depois nao estao sempre a mandar a bola para a frente? assim nao consegues construir jogadas, nao sei digo eu, testa isso da contençao, eu tou a gostar

Compartilhar este post

Link para o post

ouve a tua ideia ta brutal, 71 % posse de bola 4-0 15 remates lool mas ha uma cena que nao gosto, as vezes é so xutar que é golo e em vez disso os jogadores poem-se a trocar a bola dentro da area mas de resto 5 estrelas :handclap:

Exprimenta mudar para fluido, sobre a linda defensiva se tiveres defesas rapidos, largura poe normal logo a seguir ao afunilado, ou seja o minino do normal, passe poe misto em vez de pores pelos dois flancos visto que se jogas a controlar entao convem que circules a bola, mete passe curto nos defesas e meio campo e poe misto nos extremos e avançado

E repara que são os médios que controlam o jogo :-)

Sim, há esse pormenor às vezes da troca de bola, é uma questão de afinares a coisa nas mentalidades deles.

Eu, entretanto, tenho outro problema. Joguei com as minhas segundas linhas contra o Man United, em casa deles. O resultado até foi bom, perdi 3-2 (qualquer equipa pode perder em casa deles até o Barcelona :-) ), mas contrariando as instruções dadas, toda a equipa baixou no campo, os meus avançados posicionaram-se na linha do meio-campo, onde deveriam estar os defesas e por causa disto levei uma sova na posse de bola (66-34).

Compartilhar este post

Link para o post

E repara que são os médios que controlam o jogo :-)

Sim, há esse pormenor às vezes da troca de bola, é uma questão de afinares a coisa nas mentalidades deles.

Eu, entretanto, tenho outro problema. Joguei com as minhas segundas linhas contra o Man United, em casa deles. O resultado até foi bom, perdi 3-2 (qualquer equipa pode perder em casa deles até o Barcelona :-) ), mas contrariando as instruções dadas, toda a equipa baixou no campo, os meus avançados posicionaram-se na linha do meio-campo, onde deveriam estar os defesas e por causa disto levei uma sova na posse de bola (66-34).

os meus avançados a defender tambem ficam pelo meio campo mas isso é pq a estrategia contençao poe os jogadores todos atras da linha da bola penso eu, usas o perder tempo como?

Compartilhar este post

Link para o post

vou tentar fazer este estilo de jogo mas a controlar, assim trocam demasiado a bola, eu quero trocar a bola mas nao é assim tanto lool

Compartilhar este post

Link para o post

1º jogo em contenção e com algumas mudanças (sou o Liverpool):

Chelsea 1-0 Liverpool

10 Remates 11

58% Posse 42%

8 Cantos 8

Não criaram nenhuma oportunidade de canto, mas eu também não. O Damião teve duas bolas que costuma marcar mas facilitou.

Compartilhar este post

Link para o post

68 % posse de bola 19 remates mas ficou 0-0 :facepalm:

:lolada:

Compartilhar este post

Link para o post

os meus avançados a defender tambem ficam pelo meio campo mas isso é pq a estrategia contençao poe os jogadores todos atras da linha da bola penso eu, usas o perder tempo como?

Raramente, pois claro, posição 3 na barra de perder tempo.

Sim coloca mas se a defesa estiver toda subida, trocas a bola no meio-campo adversário. Neste jogo com o Man United é que não me aconteceu isto, não sei porquê a equipa recuou toda no campo. Mas isto acontece-me com qualquer estratégia, há jogos em que a equipa baixa as linhas, perde-se posse de bola e é quase certo que se perde o jogo. Alguma ideia sobre isto?

Compartilhar este post

Link para o post

68 % posse de bola 19 remates mas ficou 0-0 :facepalm:

:lolada:

Pois. Fds é sempre a mesma m*rda. Fazemos 20 remates e não marcamos nenhum,e depois é o "tipico" o adversário no jogo todo faz 2 remates, 1 á baliza e é golo :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

1º jogo em contenção e com algumas mudanças (sou o Liverpool):

Chelsea 1-0 Liverpool

10 Remates 11

58% Posse 42%

8 Cantos 8

Não criaram nenhuma oportunidade de canto, mas eu também não. O Damião teve duas bolas que costuma marcar mas facilitou.

Não esqueças de mexer na mentalidade dos jogadores, linha de defesa toda subida.

Compartilhar este post

Link para o post

Não esqueças de mexer na mentalidade dos jogadores, linha de defesa toda subida.

Usas a mesma mentalidade para todos? E a defesa sobe ao máximo?

Estou a gostar dos resultados mas ainda consigo ter essa posse de bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Usas a mesma mentalidade para todos? E a defesa sobe ao máximo?

Estou a gostar dos resultados mas ainda consigo ter essa posse de bola.

A mesma não, uso atacante no máximo na defesa para estar toda subida, meio-campo entre 10 e 17 e ataque em 8. Mas tenho que dar uma volta a isto porque contra equipas de topo, a coisa não corre bem. Vamos lá, com a colaboração de todos, ainda arranjamos uma grande táctica.

Atenção aos movimentos preferidos dos jogadores, têm que ser treinados nos movimentos que potenciam a posse de bola.

Compartilhar este post

Link para o post

A mesma não, uso atacante no máximo na defesa para estar toda subida, meio-campo entre 10 e 17 e ataque em 8. Mas tenho que dar uma volta a isto porque contra equipas de topo, a coisa não corre bem. Vamos lá, com a colaboração de todos, ainda arranjamos uma grande táctica.

Atenção aos movimentos preferidos dos jogadores, têm que ser treinados nos movimentos que potenciam a posse de bola.

Essa mentalidade baixa no ataque não faz com que eles percam lances potencialmente perigosos?

Compartilhar este post

Link para o post

Tive a dar uma olhadela na tatica que a Espanha usou no europeu o 4-6-0.

Penso que a melhor estrategia para esta tatica é a Atacante. A equipa joga em pressao alta, maracação ao homem, passe direto e em estilo fluido.

O que acham desta tatica tem alguma sugestão para a melhorar? :compinchas:

PS: Já exprimentei a tatica e gostei muito.

Resultado

Vilaverdense 3-1Estoril

Remates

17/3

Posse de bola

49/51

Sou o Vilaverdense

Editado por diogt

Compartilhar este post

Link para o post

Essa mentalidade baixa no ataque não faz com que eles percam lances potencialmente perigosos?

Nem por isso, pelo menos no que diz respeito ao FCPorto e tenho o plantel actual, apenas antecipei-me e já contratei o Reyes e o Herrera e fiz regressar o Paulo Machado, Vieirinha, Josué e Quaresma. Faz com que troquem muito mais a bola sim, mas também compensa-se com liberdade criativa e estando a equipa a pressionar sempre bem à frente, perto da baliza adversária, vão ter sempre tendência a atacar a baliza. Não tenho problemas com remates, geralmente à volta de 20, remates de longe apenas 2 ou 3, a equipa não faz faltas porque o desarme é normal e suave, o que ajuda a manter a posse de bola. O único problema foi o jogo com o Man United, pelo que suponho que contra outras equipas de topo suceda o mesmo, isto é, desobedeceram às instruções e a equipa baixou as linhas.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz uns novos ajustamentos:

Equipa: Liverpool

Táctica: 4-3-3 (1 trinco, 2 MC (um organiza outro é box-to-box), 2 extremos e 1 PL)

Estratégia: Contenção

Estilo: Fluído

Linha defensiva: Subida ao máximo

Largura: Mínimo do normal

Foco do passe: Misto

Tipo de passe: Máximo do Curto

Mentalidade: Defesas em Mínimo do Atacante, Médios com Normal e Avançados com Máximo do Atacante.

Pressão: Defesas em Própria Área, Médios em Meio Campo, Avançados em Todo o Campo.

Outras Observações:

- Extremos cortam para dentro para aparecer em zona de finalização;

- Médios e Avançados com Passes de Risco ao máximo;

- Liberdade criativa Pequena tirando no Organizador de jogo que é Normal;

- Instruções: Defesas e Trinco defendem, Box-to-Box apoia, todos os outros atacam;

- Cantos ofensivos: marcados ao primeiro poste, PL desvia ao 1º poste, Central melhor no jogo aéreo ataca ao 1º poste

- Livres ofensivos: apontados ao melhor cabeceador;

- Cantos defensivos: 1 no toque curto, 1 à entrada da área, 2 centrais marcam homem alto, todos os outros marcam homem;

- Livres defensivos: 5 na barreira, 5 marcam homem.

Fiz 2 jogos contra o Tottenham, um fora para a FA, outro na final da Taça da Liga em campo neuro.

O primeiro:

Tottenham 3-3 Liverpool

8 Remates 13

46% Posse 54%

2 Cantos 6

O segundo

Liverpool 3-0 Tottenham

22 Remates 4

52% Posse 48%

8 Cantos 2

Até agora, as diferenças que saltam à vista:

- A equipa recupera muitas mais bolas. Aqueles lances em que a equipa adversária fica simplesmente a trocar a bola e nós a ver jogar parece que melhoram muito com a contenção;

- O passe curto dos defesas faz com que a equipa pressione mais alto. Até agora tem resultado muito bem mas sinto que é uma questão de tempo até dar asneira. Mas vou continuar porque está a dar resultado;

- A posse de bola ainda não é a desejada mas sinto que já controlo os jogos;

- A movimentação dos extremos e os passes de risco fazem com que apareçam jogadores em espaços vazios prontos a receber esses passes.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...