Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Bem eu aconselho-te a pores foco no treino para uma certa posição. Se fores ao menu de desenvolvimento do jogador aparece lá foco num certo atributo ou para um certo papel (CJA, Médio Centro etc.). Podes ver o que cada treino faz evoluir nos jogadores e depois escolhes um foco ao teu gosto wink.gif

Obrigado pela resposta.

Agora quanto às tácticas queria criar uma táctica para equipas pequenas baseada num 4-4-2 ou 4-3-3 com 3 avançados mas para jogar em contra-ataque. A minha maior dúvida é quais as instruções a dar para que a equipa quando ataca o faça de forma directa, apostando na velocidade do trio da frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Filosofia: Rigido/Equilibrado

Mentalidade: Atacar

Fixa os defesas centrais como limitado ou defesa central, e se tiveres um médio defensivo que saiba construir, faz com que ele seja o construtor de jogo para procurar o passe longo para esses três avançados.

São três avançados centrais ou é um avançado centro e dois extremos - avançados?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, estou com dificuldades em encontrar a "formula" certa para defender, isto é, sofro imensos golos em cruzamentos para a area (pra nao falar de que o meu guarda redes às vezes para-lhe o cerebro e lança-se ao jogador fora de area).

Alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post

Filosofia: Rigido/Equilibrado

Mentalidade: Atacar

Fixa os defesas centrais como limitado ou defesa central, e se tiveres um médio defensivo que saiba construir, faz com que ele seja o construtor de jogo para procurar o passe longo para esses três avançados.

São três avançados centrais ou é um avançado centro e dois extremos - avançados?

Jone pode ser ambas as opções. Eu no caso tenho um ponta de lança e 2 extremos com função de avançado interior mas também pode ser adaptado a 3 avançados.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, estou com dificuldades em encontrar a "formula" certa para defender, isto é, sofro imensos golos em cruzamentos para a area (pra nao falar de que o meu guarda redes às vezes para-lhe o cerebro e lança-se ao jogador fora de area).

Alguma sugestão?

Por acaso, também tive alguns problemas com isso inicialmente. Os GR parecem ter alguns problemas com os cruzamentos neste FM, mas há diversas coisas que podes fazer para atenuar isso. Faz um check - up:

1 - Qual a tua equipa?

2 - Quais os valores de comando de área e jogo aéreo do teu GR?

3 - Valores de impulsão e força dos teus centrais?

4 - Valores de desarme e posicionamento dos teus laterais? Tens algum lateral com posição e pé mais forte trocados? (ou seja, lateral esquerdo com pé direito mais forte)

5 - Nas instruções ao adversários, estás a dar as instruções certas ao alas/laterais e avançados adversários? Que instruções dás?

6 - Tens a linha defensiva baixa, média, alta?

7 - O teu médio defensivo tem que função?

Jone pode ser ambas as opções. Eu no caso tenho um ponta de lança e 2 extremos com função de avançado interior mas também pode ser adaptado a 3 avançados.

Nesse caso, convém treinares ambas as tácticas, porque alteras o esquema táctica ;) sabes fazê-lo? No menu táctica, podes treinar a rotina de várias tácticas. Depois no treino, quanto 'mais tempo de treino de jogo' tiveres, mais depressa treina a rotina da táctica.

Parece-me já agora, que o primeiro caso será o teu modelo de jogo habitual e o segundo poderá ser quando for necessário "sobrecarga" e bolas bombeadas, jogo à inglesa para marcar nos últimos momentos, não é?

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso, também tive alguns problemas com isso inicialmente. Os GR parecem ter alguns problemas com os cruzamentos neste FM, mas há diversas coisas que podes fazer para atenuar isso. Faz um check - up:

1 - Qual a tua equipa?

4 - Valores de desarme e posicionamento dos teus laterais? Tens algum lateral com posição e pé mais forte trocados? (ou seja, lateral esquerdo com pé direito mais forte)

5 - Nas instruções ao adversários, estás a dar as instruções certas ao alas/laterais e avançados adversários? Que instruções dás?

Ora bem, eu jogo em 4231 baseado em posse de bola e ataque. Criei-a no Ajax onde a nivel interno consegui ser campeão mas nas competições internacionais foi um autentico desastre! Então decidi experimentar no Benfica mas os resultados têm sido pessimos..

O GR é o Artur, os laterais são Maxi e Ruben (ex maritimo) e os centrais são Garay e Ascues. Jogo com defesa alta e nas instruções ao adversario coloco sempre marcação apertada, pressão e levar para o pé mais fraco.

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Qual a tua equipa?

Ora bem, eu jogo em 4231 baseado em posse de bola e ataque. Criei-a no Ajax onde a nivel interno consegui ser campeão mas nas competições internacionais foi um autentico desastre! Então decidi experimentar no Benfica mas os resultados têm sido pessimos..

O GR é o Artur, os laterais são Maxi e Ruben (ex maritimo) e os centrais são Garay e Ascues. Jogo com defesa alta e nas instruções ao adversario coloco sempre marcação apertada, pressão e levar para o pé mais fraco. Na linha de meio campo jogo com dois Medio Construtor Jogo Recuado sendo que um está com ordens para defender.

Editado por Zildjian

Compartilhar este post

Link para o post

Era mais fácil dizeres também os atributos que te pedi :mrgreen:

de qualquer forma, já estás a fazer algo errado: as instruções ao adversário. Por exemplo, fazeres marcação apertada + pressão a um extremo não é muito vulgar. Isto pode fazer com que o extremo (normalmente o jogador mais criativo, com mais técnica e mais rápido de um plantel) se solte da marcação com um drible e ganhe o espaço para efectuar o cruzamento porque não há dobra. Normalmente até tenho é marcação apertada em nunca para um grande extremo (ex: James Rodriguez)

Normalmente contra extremos rápidos e criativos, apenas tenho levar para pé menos forte, se tiver um pé pior que outro. Se tiver um lateral com bom desarme (> 16) e o extremo tiver baixa bravura e agressividade, faço desarme duro. Se o extremo tiver cruzamentos > 14/15, faço pressão sempre. Mas se tiver finta > 15, não faço pressão a não ser que tenha desarme > 16.

Só faria marcação apertada a um extremo com capacidades de finalização e cruzamento.

Se continuares a ter dificuldades, procura puxar um dos teus extremos para médio-ala (apoiar/defender) ou ala defensivo (apoiar), para teres uma boa dobra e compensar as marcações.

Ao avançado do adversário, recomendo fazer pressão se este for daqueles jogador alvo (ex: Yero, Jan Koller) sem poder de finta, para impedires a sua progressão e pressionares mal haja o cruzamento, para atacar a bola com ele. Levar para pé menos forte se tiver um pé fraco ou razoável. Se tiver os dois pés fortes, faz apenas pressão.

Ao avançado com baixo indice de posicionamento, boa finalização, finta e muito rápido, marcação apertada nunca e levar para o pé menos forte. Se tiver pouca agressividade e bravura, desarme duro, principalmente se tiveres centrais com desarme >15/16. Pressão sempre se souber rematar em jeito e tiver boa técnica.

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Qual a tua equipa?

2 - Quais os valores de comando de área e jogo aéreo do teu GR? Artur: Comando de area-14, Jogo aereo-15

3 - Valores de impulsão e força dos teus centrais? Garay: Impulsação-15, Força-15 Ascues: Impulsaçao-12, Força-13 Sidnei: Impulsaçao-13, Força-17 Luisão: Impulsaçao-17 Força-18

4 - Valores de desarme e posicionamento dos teus laterais? Ruben: Desarme-15, Posicionamento-13 Maxi: Desarme-15, Posicionamento-12 Cancelo: Desarme-13, Posicionamento-13 Carles Planas: Posicionamento-12, Desarme-13

Acabei de jogar contra o Guimaraes em casa e o soudani matou-me.. Ofensivamente a minha equipa faz o que quero mas a defender..esquece!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de jogar contra o Guimaraes em casa e o soudani matou-me.. Ofensivamente a minha equipa faz o que quero mas a defender..esquece!!!!

Vê a mentalidade dos jogadores, a pressão que fazem ou não, largura da equipa

Compartilhar este post

Link para o post

o que eu estou a perceber neste FM é que o próprio jogo se apercebe da tua tática e contraria.. nao consigo fazer mais de 10 jogos com a mesma tática, porque começo logo a perder contra equipas da 2º divisao e isso

Compartilhar este post

Link para o post

por aqui porreiro em termos de resultados, no campeonato 12 jogos, 12 vitórias, em 1º lugar na champions num grupo onde tenho B. Dortmund e Valência (estou com o FC Porto)... apenas detecto um bug nos cantos curtos e outro nos lançamentos laterais (o avançado vai sempre perto para recolher o lançamento)

Compartilhar este post

Link para o post

o que eu estou a perceber neste FM é que o próprio jogo se apercebe da tua tática e contraria.. nao consigo fazer mais de 10 jogos com a mesma tática, porque começo logo a perder contra equipas da 2º divisao e isso

Não sei se isso não quererá dizer que terás alguma coisa menos boa na táctica, porque já é a segunda época seguida que estou com a mesma táctica, e estou a conseguir ter resuldatos bastante interessantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Logo o Soudani :lol: que é só frazer pressão + pé menos forte :mrgreen:

tens as tácticas rotinadas?

Bem pelo contrário. Eu consigo fazer uma época inteira com 90% dos jogos com a mesma táctica (com ligeiras modificações de ano para ano).

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se isso não quererá dizer que terás alguma coisa menos boa na táctica, porque já é a segunda época seguida que estou com a mesma táctica, e estou a conseguir ter resuldatos bastante interessantes.

o problema não me acontece só com uma tática, acontece com várias.. até com algumas que já saquei.. a minha maneira de contornar isto têm sido mudar um jogador de posição de 5 em 5 jogos.. ex: Médio Defensivo do Lado Direito, MC do esquerdo, passar a MD do lado Esquerdo e MC do lado direito.. até agora tem resultado

Compartilhar este post

Link para o post

Logo o Soudani lol.gif que é só frazer pressão + pé menos forte icon_mrgreen.gif

tens as tácticas rotinadas?

Sim, tenho a barra cheia!

Resultou muito bem na Holanda e no meu Glorioso não...isto é que me irrita profundamente!!! estrelas.gif

Compartilhar este post

Link para o post

o problema não me acontece só com uma tática, acontece com várias.. até com algumas que já saquei.. a minha maneira de contornar isto têm sido mudar um jogador de posição de 5 em 5 jogos.. ex: Médio Defensivo do Lado Direito, MC do esquerdo, passar a MD do lado Esquerdo e MC do lado direito.. até agora tem resultado

Então não sei o que será. Eu no Leicester ganhei o Championship numa época, e na seguinte fiquei em 10º na Premier sem mexer um parâmetro que seja na táctica.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal coloquei a minha equipa a jogar num 4-3-3 ao estilo do Barcelona que resulta bem mas não consigo fazer com que os extremos quando não temos a bola descam e apoiem os laterais a defender o que origina muitas 2 contra 1 aos meus laterais.

Que instruções dar aos extremos para eles recuarem no terreno e darem esse auxilio à defesa?

Outra questão: Qual o treino específico a dar a um guarda-redes para melhor o seu atributo saídas.

Editado por Rafa_Nadal

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal coloquei a minha equipa a jogar num 4-3-3 ao estilo do Barcelona que resulta bem mas não consigo fazer com que os extremos quando não temos a bola descam e apoiem os laterais a defender o que origina muitas 2 contra 1 aos meus laterais.

Que instruções dar aos extremos para eles recuarem no terreno e darem esse auxilio à defesa?

Outra questão: Qual o treino específico a dar a um guarda-redes para melhor o seu atributo saídas.

Tens que alterar a mentalidade e o pressionar, mas se queres os extremos a fazer essa marcação então terá que ser marcação h*h mas assim vais ter os extremos perdidos em acções defensivas.

Compartilhar este post

Link para o post

Num 451, 4 defesas, 1 médio defensivo, 2 médio centro, 2 extremos e 1 ponta de lança, o que resulta melhor para o meio campo: um médio defensivo ou trinco?

Os médios centro têm o papel de construtor de jogo avançado e médio-área-a-área.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens que alterar a mentalidade e o pressionar, mas se queres os extremos a fazer essa marcação então terá que ser marcação h*h mas assim vais ter os extremos perdidos em acções defensivas.

Obrigado vou tentar aplicar isso a ver como resulta.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, isso depende dos jogadores. Os jogadores com maiores indices de teamwork e work rate vão recuar e ajudar a manobra defensiva com mais frequência e eficácia. Mete o Izmailov numa ala, e com certeza que ele vem ajudar o lateral, mete o Carrillo no mesmo sítio, e podes esperar sentado. Outra coisa importante é teres a certeza que estás a fazer defesa à zona. Teres os extremos a fazer marcação ao homem, frente a equipa móveis e rápidas, e haverá imensas falhas de posicionamento nas alas. Ou seja, os extremos têm que se fixar na sua posição e marcação.

Além disso, recomendo-te a fazer, nas instruções à oposição, marcação cerrada no lateral: sempre. Outras recomendações são colocares com tarefa support, e em ultimo caso, ala defensivo em support/attack.

Num 451, 4 defesas, 1 médio defensivo, 2 médio centro, 2 extremos e 1 ponta de lança, o que resulta melhor para o meio campo: um médio defensivo ou trinco?

Os médios centro têm o papel de construtor de jogo avançado e médio-área-a-área.

Obrigado.

Depende. O trinco é praticamente o mesmo que o médio defensivo em tarefa defender, mas com os ticks da pressão menos elevados, para ele se fixar mais a frente da defesa, como faz um verdadeiro trinco. Em médio defensivo - tarefa apoiar, a mentalidade sobe, a liberdade criativa também, e o médio defensivo tem ordens para passes a rasgar e remates de longe.

Depende do trinco que tens. Mas tendo em conta que tens 2 MCs com tarefas mais ofensivas, eu optaria por um trinco.

Compartilhar este post

Link para o post

venho aqui pedir a solitição de ajuda para a criação da tactica do benfica actual ou seja a tactica do jorge jesus

Gostavaq que me podessem ajudar a criar sff

Obrigado pela atenção

Compartilhar este post

Link para o post

venho aqui pedir a solitição de ajuda para a criação da tactica do benfica actual ou seja a tactica do jorge jesus

Gostavaq que me podessem ajudar a criar sff

Obrigado pela atenção

Não te posso ajudar muito mas o Benfica usa uma filosofia mais fluida, mais liberdade criativa e o jogo tende a ser feito mais pelas alas.

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...