Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

após algum tempo de experiências, consegui criar um 4-4-2 losango que, em termos defensivos, é perfeito.. os adversários até fazem alguns remates, mas são todos de 30 ou + metros.. agora ofensivamente não consigo fazer nada, os meus laterais e alas só sabem fazer cruzamentos para ninguém e correr com a bola sem passá-la a ninguem, o Médio Ofensivo e os atacantes só se escondem, em vez de darem linhas de passe... o que vocês fazem para conseguir criar jogadas de perigo, em termos de instruções à equipa/jogadores?

Compartilhar este post

Link para o post

Este FM é só dores de cabeça em termos táticos...na IIª Divisão Sul com o louletano, estava tudo a correr bem...mas ha sempre aquela estrela que faz alguma coisa correr mal...de um momento para o outro deixei de jogar bem...acho que tem a ver com o update...todos os jogos antes do update foram vitórias, depois 1 v por 2-1 e uma derrota por 3-1 em que não jogamos nada.

Este update em termos táticos veio fazer o que?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal vocês não acham que neste FM, a linha defensiva se estiver alta temos enormes dores de cabeça?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal vocês não acham que neste FM, a linha defensiva se estiver alta temos enormes dores de cabeça?

Mas isso é normal, basta veres a forma de jogar do Benfica e quando o bloco está subido as bolas nas costas da defesa são uma enorme dor de cabeça, é um risco que corres ao jogar tão alto. Se quiseres jogar a pressionar alto, tens que ter um médio defensivo que quando a equipa ataque ele desça para central ou lá perto e tens que ter centrais minimamente rápidos e dependendo da equipa, têm que ter pelo menos 13/14 a velocidade e aceleração.

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu nas instruções gerais tiver a equipa a pressionar no meio campo, mas pedir aos centrais para pressionar na própria área, isso pode criar alguma confusão?

Não será melhor não seleccionar nas instruções á equipa e deixar apenas o individual?

Compartilhar este post

Link para o post

não irá criar confusão pois eles sabem o que fazer pq tu a accionares nas instruções individuais para ele pressionar na propria area ele cumprira essa função e nao irá cumprir a outra função!

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto prevalece sempre as instruções individuais. Obrigado !

Já agora, não há por aí um guia de como defender bolas paradas? É que já enerva.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje vou publicar as minhas duas táticas que uso no Ajax e com as quais pratiquei um futebol bastante bonito na primeira época, um 3-6-1 e um 3-2-3-2 sem pontas-de-lança. O principal objetivo é discuti-las e aperfeiçoá-las, portanto nem sei se não as vou colocar mesmo aqui... O que acham melhor, isso ou criar um novo tópico?

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiseres ter mais visibilidade o melhor é criares um tópico. Aqui fica um pouco escondido e talvez não tenhas tanta ajuda. E fica mais organizado também.

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto prevalece sempre as instruções individuais. Obrigado !

Já agora, não há por aí um guia de como defender bolas paradas? É que já enerva.

de nada , que eu saiba não ah, mas nao ah nada como procurares na zona dos tuts

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já conseguiu evitar os golos de cruzamento ao 2º poste? fdx... :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já conseguiu evitar os golos de cruzamento ao 2º poste? fdx... :confuso:/>

Eu baixei a pressão aos laterias e um pouco aos extremos e juntei mais as linhas. Resolveu em grande parte.

Agora sofro de bolas paradas.

Compartilhar este post

Link para o post

Desde que saiu a última actualização que estou com dificuldades em meter o os meus dois avançados a jogar tipo Cardozo e Saviola. O meu avançado recuado não baixa para vir buscar jogo e ajudar os médios na construção de jogo, fica sempre lá na frente lado a lado com o jogador alvo.

Outra coisa que notei é que agora preciso de rematar muito mais vezes para conseguir marcar um golo. Até parece que tenho dois Nuno Gomes lá na frente visto a quantidade de golos que eles falham até mesmo cara a cara com o GR. Já contratei um preparador melhor treinar a finalização mas não tenho visto melhoras.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma questão para o ppl que faz aquelas tácticas que 'ganham tudo'. Vocês inventam muito? Qual é mesmo o segredo deste FM? palestras? Moral? não inventar?

Começo a desesperar, tanto ganho 4 ou 5 jogos seguidos como depois começo a 'levar na cabeça' sem mais não...

Nunca fui grande espingarda em FM's... uso tácticas simples, invento, já fiz de tudo e nada resulta...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma questão para o ppl que faz aquelas tácticas que 'ganham tudo'. Vocês inventam muito? Qual é mesmo o segredo deste FM? palestras? Moral? não inventar?

Começo a desesperar, tanto ganho 4 ou 5 jogos seguidos como depois começo a 'levar na cabeça' sem mais não...

Nunca fui grande espingarda em FM's... uso tácticas simples, invento, já fiz de tudo e nada resulta...

Pessoalmente não invento muito, apenas dou as instruções individuais consoante as características do jogador e também para definir o estilo de jogo que eu quero jogar. Coisas simples.

Talvez o segredo deste FM13 esteja não nas tácticas (importante ter uma bem feita lol) mas sim nos treinos que dás, quer como equipa ou individualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, estou a chegar a Outubro da segunda época e ainda não atinei com as tácticas disto. Nunca tinha visto um jogo completo no FM, e acabei de o fazer por causa da irregularidade de resultados e dos muitos golos sofridos. Estou no Benfica e na primeira época, apesar de ter passado a fase de grupos da Champions, fui eliminado da Taça pelo Feirense, da Taça da Liga pelo Marítimo e terminei a Liga em 4º lugar a 22 pontos do 1º, 5 do 2º e com os mesmos do terceiro. Jogo num 4-3-3 ou 4-5-1, como preferirem, com um trinco, um médio centro e um construtor de jogo recuado/avançado, ando a mexer nisso para ver como consigo que os jogadores rendam mais. A primeira coisa que me saltou aos olhos foi a quantidade elevada de passes curtos/ de dificuldade fácil falhados e em algumas jogadas jogadores tirarem a bola aos próprios jogadores da minha equipa enquanto passavam por eles a correr (insólito em toda a minha vida de fm :mrgreen:/> ). Alguma sugestão óbvia ou é melhor colocar screens?

Editado por Pedrovsky

Compartilhar este post

Link para o post

Eu cago um bocado no treinos... talvez daí não me tenha saído bem.

Os treinos estão um bocadinho diferentes, como é que devemos lidar com eles? É que eu sempre caguei um bocado para os treinos e não era por aí que deixava de ganhar

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, estou a chegar a Outubro da segunda época e ainda não atinei com as tácticas disto. Nunca tinha visto um jogo completo no FM, e acabei de o fazer por causa da irregularidade de resultados e dos muitos golos sofridos. Estou no Benfica e na primeira época, apesar de ter passado a fase de grupos da Champions, fui eliminado da Taça pelo Feirense, da Taça da Liga pelo Marítimo e terminei a Liga em 4º lugar a 22 pontos do 1º, 5 do 2º e com os mesmos do terceiro. Jogo num 4-3-3 ou 4-5-1, como preferirem, com um trinco, um médio centro e um construtor de jogo recuado/avançado, ando a mexer nisso para ver como consigo que os jogadores rendam mais. A primeira coisa que me saltou aos olhos foi a quantidade elevada de passes curtos/ de dificuldade fácil falhados e em algumas jogadas jogadores tirarem a bola aos próprios jogadores da minha equipa enquanto passavam por eles a correr (insólito em toda a minha vida de fm :mrgreen:/>/> ). Alguma sugestão óbvia ou é melhor colocar screens?

Depende da forma como queres jogar. Tens também de dizer mais alguma coisa sobre que 4-3-3 queres implementar. Um 4-3-3 com cultura de posse? Um 4-3-3 onde procuras a transição rápida e os desiquilibrios pelas alas? Um 4-3-3 equilibrado e procure encher o campo? Um 4-3-3 que joga para um jogador alvo?

Eu cago um bocado no treinos... talvez daí não me tenha saído bem.

Os treinos estão um bocadinho diferentes, como é que devemos lidar com eles? É que eu sempre caguei um bocado para os treinos e não era por aí que deixava de ganhar

Os treinos, neste ano, são tudo. São muito, muito importantes. Devias dar-lhes mais atenção. Queres que desenvolva? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O que faço, neste momento, ainda poderá não ser o melhor método, mas basicamente, tens a barra em cima que define quanto treino dedicas ao plano de jogo e quanto treino dedicas ao desenvolvimento dos atributos (menos treino de jogo). Com a barra a 100% em plano de jogo, há menos carga de treino, mas tens a possibilidades de ter 2 dias antes do jogo para treinar situações específicas. Por exemplo, em só coloco a barra a 100% em plano de jogo quando são jogos importantes (exemplo: Benfica, FC Porto). Eu faço, normalmente, o seguinte:

Trabalho de Equipa - contra equipas mais fracas, e mais no início da época, para aumentar a coesão da equipa.

Táctica Apenas - na pré - época e no início da época, até o adjunto dizer que as tácticas estão num nível aceitável.

Movimento Atacante - contra equipa mais fracas, ou quando precisas mesmo de ganhar.

Posicionamento Defensivo - em jogos fora contra equipas iguais ou mais fortes.

Bolas Paradas Ofensivas - em jogos casa contra equipas mais fortes, ou frente a equipas que sofrem muitos golos de bola paradas.

Bolas Paradas Defensivas - em jogos frente a equipas de elevada estatura e fortes nas bolas paradas (ex: nórdicas fora) ou em jogos frente a equipas mais fortes por pouco.

Importante, também é dar folga antes ou depois de forma a não sobrecarregar os jogadores. Normalmente, e tirando um ou outro momento da época em que a equipa está forte em termos físicos (após paragens internacionais, por exemplo). Os jogadores ficam satisfeito com isso. Também podes gerir o descanso de cada jogador individualmente com o botão direito no jogador, e podes dar descanso entre 1 dia a 1 semana. Pode haver momentos da temporada que tenhas de dar descansos a um ou outro jogador.

A partir daí, podes escolher se queres mais ou menos plano de jogo a qualquer momento.

Mais Plano de Jogo ------------------------> Menos Plano de Jogo

100 0

80 20

60 40

40 60

20 80

0 100

Normalmente, em mantenho-me sempre no 40-60. Quando estou num momento da época onde enfrento equipas mais fracas ou em paragens internacionais, faço 20-80 ou 0-100. Para jogos importantes (eliminatórias decisivas Europeias, clássicos, derbis), faço 100-0, para ter dois dias de preparação específica.

Na parte fora do plano de jogo, tens vários planos para treinar, e podes gerir a intensidade. Normalmente, mantenho no equilibrado, mas também depende do que quero evoluir na equipa. Se tiveres uma equipa que sofre muitos golos, se calhar é bom meterem o default em treino para defender durante 3 meses. Também se pode gerir a intensidade, e normalmente coloco em intensidade alta. No inicio da temporada, tenho tácticas apenas em muito alta durante 2 semanas e alta durante 1/2 semanas. Também podes fazer um plano a cada semana, o que é interessante e torna o treino muito flexível aos interesses que tens com o passar da temporada.

---

De resto, contrata também bom staff para todas as categorias todas (pelo menos 4 estrelas para tudo já é bom, mas também depende do nível da tua equipa), e também para os juniores. Toma também em atenção o treino individual a cada jogador (ouve as opiniões do adjunto, ou faz os teus julgamentos) e os movimentos preferidos a treinar de cada. Por exemplo, eu costumo adaptar ao que quero do meu modelo de jogo. Se quero um extremo esquerdo que abuse nas corridas do lado esquerdo, para aproveitar a sua capacidade de finta e rapidez, treino-o para "correr pelo lado esquerdo frequentemente". Coordena também a carga de cada jogador, para não ficarem insatisfeitos, porque pode causar baixas na moral dos jogadores ou lesões inesperadas.

Desculpa a seca. Mas é só para avisar que os treinos deste ano não são só uma passatempo. São mais uma chave da época. Bom trabalho da SI. Qualquer dúvida ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da forma como queres jogar. Tens também de dizer mais alguma coisa sobre que 4-3-3 queres implementar. Um 4-3-3 com cultura de posse? Um 4-3-3 onde procuras a transição rápida e os desiquilibrios pelas alas? Um 4-3-3 equilibrado e procure encher o campo? Um 4-3-3 que joga para um jogador alvo?

O objectivo era uma estratégia de cultura de posse sim, mentalidade equilibrada marcando o essencial e sofrendo pouco, nada de tácticas suicidas para marcar o máximo possível. Os extremos iriam ser muito importantes nos desequilíbrios e o ponta-de-lança a limitar-se a encostar. Queria que os laterais subissem quando necessário mas sem exagerar por causa das descompensações defensivas. Actualmente o 11 base é: Carrizo, Vrsaljko, Luisão, Garay, Willems, Aírton, Amorim, Kovacic, Pérez, Gaitán e Cardozo. Curiosamente, a melhor fase da época passada foi com o Rodrigo a ponta-de-lança, mas ele resolvia sozinho. Vinha atrás, pegava na bola no meio-campo e fazia penetrações até por a bola lá dentro. Amanhã ou segunda desenvolvo melhor e ponho screens. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Está aí já uma boa ajuda e alerta para pormenores que ainda não tinha dado muita importância neste FM.

Daqui a duas semaninhas, quando estiver livre de exames e voltar a jogar FM, vou começar um save e dar atenção ao que referiste. Depois, alguma dúvida, digo aqui.

Obrigado Jone compinchas.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...