Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Já experimentaste colocar o lateral com a opção "Marcação Apertada"?

Por acaso não, vou colocar agora, só tinha nos centrais

Editado por JAndre

Compartilhar este post

Link para o post

Já experimentaste colocar o lateral com a opção "Marcação Apertada"?

Já agora e desculpe a ousadia, o que melhor devo fazer para colocar os extremos a acompanhar sempre que não estejam em posse da bola o lateral do seu lado, ou mesmo apenas descer para ocupar aquele espaço.

Obrigado

Editado por mana-atual

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora e desculpe a ousadia, o que melhor devo fazer para colocar os extremos a acompanhar sempre que não estejam em posse da bola o lateral do seu lado, ou mesmo apenas descer para ocupar aquele espaço.

Obrigado

É assim, quanto aos extremos é complicado de os "mandar descer". O que tens de fazer, caso queiras isso, é utilizar ou extremos com mentalidade normal, ou então médios-ala.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal ajudem-me por favor.

Concretizo bem mas sofro muitos golo alguem me ajuda ??

Compartilhar este post

Link para o post

Baixa a linha defensiva, colocando pelo menos um dos centrais como Defesa Limitado.

Compartilhar este post

Link para o post

Linha defensiva ja ésta baixa vou exprimentar o defesa limitado. Obrigado

Resultou mas quando jogo fora de casa com equipas mais fortes levo muitos golos alguma solução. Obrigadao (EDIT)

Editado por joaofsc

Compartilhar este post

Link para o post

Malta alguém me podia resolver uma dúvida?

Tenho sofrido muitos golos com bolas entre os defesas (contra-ataque, bolas entre os defesas centrais e golo).

alguem sabe uma forma de acabar com isso? Jogo com a defesa alta, a pressionar no meio campo, GR libero, DCE como Limitado e DCD, normal.

Editado por JC3

Compartilhar este post

Link para o post

Os teus defesas são destros ou esquerdinos?

São ambos destros.

Tipo, eu estou a tentar fazer a tática do Real Madrid, pesquisei em vários sites, fiz anotações e agora que já acabei a pesquisa estou a tentar criar a tática para o fm.

Eu acho que a tática nem tá muito má, mas quando melhoro alguma coisa há sempre outra que piora. Já dei voltas e voltas á cabeça e ainda não consegui passar todas as ideias do "papel" para o FM.

De momento o que noto que devo melhorar é as bolas paradas e as tais ditas bolas entre os defesas. O que passa é que esta é a 1ª tática que crio e logo não tenho muita experiência.

Editado por JC3

Compartilhar este post

Link para o post

aubign.png

Perdi com 2 golos (a mesma coisa, passe entre os meus defesas centrais).

2604vgm.png

Começo a ficar desesperado :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que "encontrei" o teu problema. Experimenta (podes culpar-me se não resultar!) colocar ambos os centrais com "Marcação à Zona".

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal ajudem-me a nao sofrer tantos golos de cruzamento ja na sei que faça

Experimenta colocar os centrais e laterais com marcação apertada

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que "encontrei" o teu problema. Experimenta (podes culpar-me se não resultar!) colocar ambos os centrais com "Marcação à Zona".

Creio que acabaste de resolver o meu maior problema na tática. Depois de fazer o que disseste comecei um novo save (só mesmo para experimentar a tática) e tenho gostado do que vi. Estou a pensar fazer meia época com esta tática e caso resulte provavelmente irei postá-la aqui no cmpt visto que são tão poucas as táticas que realmente funcionam neste update. Sempre que tentam melhorar o motor de jogo, só pioram.

Há e dizer também que curti muito a tua tática do 4x3x3, era a que estava a usar antes de sair este update mais recente.

Obrigado ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que acabaste de resolver o meu maior problema na tática. Depois de fazer o que disseste comecei um novo save (só mesmo para experimentar a tática) e tenho gostado do que vi. Estou a pensar fazer meia época com esta tática e caso resulte provavelmente irei postá-la aqui no cmpt visto que são tão poucas as táticas que realmente funcionam neste update. Sempre que tentam melhorar o motor de jogo, só pioram.

Há e dizer também que curti muito a tua tática do 4x3x3, era a que estava a usar antes de sair este update mais recente.

Obrigado ;)/>

É um bom modelo (eu já fiz uma época quase inteira nesse sistema), mas o principal problema vai-se manter. Vais levar com bolas nas costas na mesma, mesmo com defesa média. Basta um movimento neutro do PL adversário, o DC sai da pressão e por teres jogadores como MDC muito fundos, lá vai disto. Nem a defesa à zona resolve (embora suavize). Quando joguei assim usava defesas sem pressão. Aliás, uma das formas de contrariar pode ser jogar sem pressão nenhuma e esperar que os atributos de desarme e marcação dos jogadors façam o resto.

Fora isso vais ter problema de pressão (defesa média) e os MDC`s vão chegar muitas vezes "atrasados" na tentativa de fechar a zona ao adversário. Se queres continuar a construir esse modelo, faz uns amigaveis contra o Bayern de munique e tenta perceber as instruções do outro lado ;)

Mesmo assim considero que é dos melhores sistemas para este patch, tanto 42031 como o 4231 mais tradicional.

Boa sorte :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

É um bom modelo (eu já fiz uma época quase inteira nesse sistema), mas o principal problema vai-se manter. Vais levar com bolas nas costas na mesma, mesmo com defesa média. Basta um movimento neutro do PL adversário, o DC sai da pressão e por teres jogadores como MDC muito fundos, lá vai disto. Nem a defesa à zona resolve (embora suavize). Quando joguei assim usava defesas sem pressão. Aliás, uma das formas de contrariar pode ser jogar sem pressão nenhuma e esperar que os atributos de desarme e marcação dos jogadors façam o resto.

Fora isso vais ter problema de pressão (defesa média) e os MDC`s vão chegar muitas vezes "atrasados" na tentativa de fechar a zona ao adversário. Se queres continuar a construir esse modelo, faz uns amigaveis contra o Bayern de munique e tenta perceber as instruções do outro lado ;)/>

Mesmo assim considero que é dos melhores sistemas para este patch, tanto 42031 como o 4231 mais tradicional.

Boa sorte :compinchas:/>

Obrigado Vodu ;) Vou seguir os teus conselhos :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Vodu ;)/>/> Vou seguir os teus conselhos :compinchas:/>/>

Acabei de fazer um jogo contra o Bayern de Munique em casa para a champions, sou o Sporting "nem podia ser outro" e venci 2 a 1 jogando alicerçado na tática 4141 do VODU, o mesmo desenho no campo embora tenha instruçoes diferentes, o jogo foi equilibrado, jogaram eles em 42031 na 1ª parte marquei aos 44 minutos, na 2ª parte mudaram para 442, fiz o 2 a 0 cedo 50 e poucos minutos, reduziram os bávaros no minuto 92, com isto quero dizer o seguinte, de inicio tive muitas dificuldades com defesa alta e pressão dos centrais a 12 ou 13 mentalidade atacante "a mesma da equipa", aconteceu 2 vezes que o gomes PL baixou, tabelou com um dos alas/extremos e bola no meio dos centrais para o MAC que ficou isolado, tive sorte patricio foi enorme. Alterei, coloquei centrais com pressao apenas na área ao homem e resultou a partir daqui o bayern tornou-se previsivel e lento perdeu imensas bolas na transição ofensiva e quase nunca rematou na minha área. Acham que a mudança realmente foi o que levou a que o jogo tenha mudado?

VODU tenho uma pergunta a fazer-te que me parece pertinente, se aconselhas a observar o Bayern para melhorar-mos o 42031 quem aconselhas a ver para aperfeiçoar-mos o 433 ou 4141? Obrigado.

Editado por mana-atual

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado ;)/>

De nada, sempre às ordens :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de fazer um jogo contra o Bayern de Munique em casa para a champions, sou o Sporting "nem podia ser outro" e venci 2 a 1 jogando alicerçado na tática 4141 do VODU, o mesmo desenho no campo embora tenha instruçoes diferentes, o jogo foi equilibrado, jogaram eles em 42031 na 1ª parte marquei aos 44 minutos, na 2ª parte mudaram para 442, fiz o 2 a 0 cedo 50 e poucos minutos, reduziram os bávaros no minuto 92, com isto quero dizer o seguinte, de inicio tive muitas dificuldades com defesa alta e pressão dos centrais a 12 ou 13 mentalidade atacante "a mesma da equipa", aconteceu 2 vezes que o gomes PL baixou, tabelou com um dos alas/extremos e bola no meio dos centrais para o MAC que ficou isolado, tive sorte patricio foi enorme. Alterei, coloquei centrais com pressao apenas na área ao homem e resultou a partir daqui o bayern tornou-se previsivel e lento perdeu imensas bolas na transição ofensiva e quase nunca rematou na minha área. Acham que a mudança realmente foi o que levou a que o jogo tenha mudado?

VODU tenho uma pergunta a fazer-te que me parece pertinente, se aconselhas a observar o Bayern para melhorar-mos o 42031 quem aconselhas a ver para aperfeiçoar-mos o 433 ou 4141? Obrigado.

Não precisas de ir muito longe...Porto para o 433. O 4141 não é uma táctica base para muitas equipas. É apenas táctica de recurso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisas de ir muito longe...Porto para o 433. O 4141 não é uma táctica base para muitas equipas. É apenas táctica de recurso.

Tinha medo desta tua resposta, e agora estou apavorado. :medinho: O sporting treinado por mim, nunca jogará á porto, jogará sempre, mas sempre à SPORTING. :handclap:

Obrigado Vodu .

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha medo desta tua resposta, e agora estou apavorado. :medinho:/> O sporting treinado por mim, nunca jogará á porto, jogará sempre, mas sempre à SPORTING. :handclap:/>

Obrigado Vodu .

FM:

Meu, eu dei-te um exemplo de como jogar em 433, e analisar a movimentação nesse sistema, não de jogar à porto ou a benfica, ou à Cascalheira FC.

Realidade:

O porto não foi o percursor do 433, apenas pegou nele e institucionalizou-o praticamente. É fácil perceber porque. É um sistema equilibrado, que permite defender bem, tem um trinco sempre a dar equilibrios e fazer coberturas, permite o uso de um criativo no meio campo e 2 alas/extremos (os 3 abre latas...), e usa um PL e MC completos. É relativamente fácil enquadrar qualquer tipo de jogador nesse sistema e logo potenciar seja quem for. Quem ousa mudar isso, arrisca-se a ser despedido...dai praticamente todos os treinadores usarem o 433 no porto.

Mas há mais clubes a usar esse sistema, não é exclusivo, e é muito mais que jogar à porto. Jogar á porto não é o sistema táctico, é todo um conjunto de factores (estrutura, jogadores, motivação, espicanço, adeptos, o presidente, a procura do mais e mais, e outros que não digo aqui...)

FM:

Mas se te sentes melindrado com isso, assim de repente acho que podes tentar ver o Lyon, MU, Arsenal, etc., costumam usar esse sistema muitas vezes, e podes analisar os jogos (preferencialmente caricas, é mais fácil analisar as instruções e tentar passar ao "papel".

Realidade:

Hoje em dia jogar à SCP é perder e jogar miserávelmente mal. Antigamente jogar à Sporting era jogar bem e perder na mesma. Mas sempre tivemos "ajudas externas" para o facto de perder.

No FM tal como na realidade, muito do que conseguirmos fazer ou não, depende muito da capacidade de analise e percepção do que está do outro lado, ou do que os outros fazem. E arranjar formas de o contornar, nem que seja com a mesma receita. As vezes dar a provar o próprio veneno dá os seus resultados.

Abraço e força nisso.

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Sublime Vodu.

Quando me referi jogar á porto era no sentido de não os seguir em nada, sei que o 433 nasce na Holanda e em Rinus Michels.

Obrigado e irei tentar jogar á Sporting em 442 e com muita garra.

Editado por mana-atual

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é só comigo, mas na minha equipa em todos os jogos o meu médio-ofensivo (jogo em 4-4-2 losango) apanha amarelo, mesmo que tenha desarme suave e pressão alta. É normal os defesas e o trinco apanharem amarelo, mas na Juventus, em 20 jogos o Giovinco já levou 15 amarelos e o Florenzi, que geralmente o substitui, já levou com 10! conseguem ter mais amarelos que o Vidal, que é o meu trinco. Alguém me pode ajudar com isto?

Editado por Duke29

Compartilhar este post

Link para o post

Pressão alta - faz com que o teu jogador (no caso o Giovinco) saia da sua posição para tentar desarmar o adversário. Ora, o Giovinco, ao estar numa posição de transição ofensiva, tenta várias vezes ser a primeira força a parar os movimentos do adversário (está mais avançado no terreno, é normal isso acontecer). Acontece que o seu índice de desarme é muito baixo - ou seja, o jogador sai da posição para desarmar e não o sabe fazer em condições. Resultado: cartões. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...