Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Finalmente a pressão funciona correctamente bem como a linha defensiva. O nº de remates está bem mais real e os adversários deixaram de jogar à Barça.

Resumindo, o jogo está melhor, mais real e os jogadores fazem mesmo o que lhe é pedido.

Perguntava então o seguinte, como conciliar uma boa pressão jogando 3+4, ou seja 3 centrais com 4 medios em linha, jogando a equipa ao ataque (1 nivel de opção); Colocava os centrais com mentalidade de equipa e pressão igual á equipa (1 nivel de opção) abaixo de pressao a todo o campo, acham ser indicado? quando á linha média o que sugeriam? ou escolheriam claramente outra forma?

Editado por mana-atual

Compartilhar este post

Link para o post

Não exactamente porque os adversários deixaram de conseguir fazer esse jogo porque a pressão da nossa equipa funciona melhor. Claro que se optares por jogares com pressão baixa eles vão conseguir jogar à Barça e ter 70% de posse de bola. A grande mudança é que antes não podíamos fazer nada contra isso porque a pressão/linha defensiva não funcionavam em condições e agora já conseguimos anular esse jogo.

Nice, sendo assim :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não quero jogar à Barcelona. Em casa quero dominar o jogo e ter mais posse de bola, mas não é uma prioridade. Quero é marcar golos e sofrer muito poucos

Em casa se jogar um futebol de posse consigo ganhar jogos mas fora de casa vejo-me à rasca.

Quero por isso jogar de forma mais directa. O que me aconselham?

Em casa estou a pensar subir ligeiramente as linhas, fazer circular a bola, usar extremos e alas e ir à linha. Quero também que os extremos marquem golos. Um 4-3-3 portanto

Fora de casa quero jogar mais fechado, conseguir segurar a bola mas jogar de forma mais directa. Um 4-1-2-1-2 com dois avançados rápidos.

Consegui fazer isto no patch anterior. Até foi relativamente fácil. Imagino que o ME não estava afinado, daí ter sido fácil. Mas agora com o novo patch não consigo fazer isso...

Provavelmente tenho de começar com uma equipa boa, pois estou com o Rosenborg e se calhar é por isso que os jogadores não fazem o que eu peço.

Editado por ZeroZeroPeras

Compartilhar este post

Link para o post

Perguntava então o seguinte, como conciliar uma boa pressão jogando 3+4, ou seja 3 centrais com 4 medios em linha, jogando a equipa ao ataque (1 nivel de opção); Colocava os centrais com mentalidade de equipa e pressão igual á equipa (1 nivel de opção) abaixo de pressao a todo o campo, acham ser indicado? quando á linha média o que sugeriam? ou escolheriam claramente outra forma?

Tens 2 opções:

1. Linha defensiva muito alta e pressão a todo o campo nos médios. Assim, arriscas-te a levar com bolas nas costas mas a pressão será mais eficaz porque encurtas os espaços entre-linhas.

2. Linha defensiva média-profunda e pressão média nos médios. Assim, continuas a encurtar espaço entre-linhas (um dos aspectos mais importantes a defender) mas a tua pressão vai ser mais atrás. Arriscas menos em termos de bolas nas costas mas a pressão pode não ser tão eficaz, ou pelo menos, vai recuperar mais atrás e o teu possível contra-ataque começa mais longe da baliza, logo (possivelmente) será menos perigoso. Claro que podes fazer um contra-ataque perigoso recuperando a bola na tua área mas é mais provável que cries perigo recuperando perto da baliza adversária.

Depende do quanto queiras arriscar e, claro, das características dos jogadores: centrais lentos e/ou com pouco posicionamento não vão gostar da 1ª opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não quero jogar à Barcelona. Em casa quero dominar o jogo e ter mais posse de bola, mas não é uma prioridade. Quero é marcar golos e sofrer muito poucos

Em casa se jogar um futebol de posse consigo ganhar jogos mas fora de casa vejo-me à rasca.

Quero por isso jogar de forma mais directa. O que me aconselham?

Em casa estou a pensar subir ligeiramente as linhas, fazer circular a bola, usar extremos e alas e ir à linha. Quero também que os extremos marquem golos. Um 4-3-3 portanto

Fora de casa quero jogar mais fechado, conseguir segurar a bola mas jogar de forma mais directa. Um 4-1-2-1-2 com dois avançados rápidos.

Consegui fazer isto no patch anterior. Até foi relativamente fácil. Imagino que o ME não estava afinado, daí ter sido fácil. Mas agora com o novo patch não consigo fazer isso...

Provavelmente tenho de começar com uma equipa boa, pois estou com o Rosenborg e se calhar é por isso que os jogadores não fazem o que eu peço.

Acho que jogares em 4-1-2-1-2 deves jogar com a equipa algo larga para não afunilares demasiado o jogo. Para jogar da forma que queres, o melhor será recuar a linha defensiva, baixar a pressão (talvez deixares os 2 PL's a pressionarem alto para não dar demasiada iniciativa de jogo ao adversário e obrigá-los a pensar rápido), de forma a ganhares algum espaço nas costas da defesa adversária. Depois é assinalar o contra-ataque, passe directo, temporização rápida. Pode também ajudar se escolheres um dos PL's como jogador alvo e o outro como organizador de jogo para a bola chegar a eles mais rápido.

Editado por Tó_Madeira

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que neste fm não nos basta ter uma tactica maravilha, temos tambem que ter jogadores maravilha para que possamos chegar ao topo, enquanto que no anterior bastava-me ter uma tactica bastante boa para conseguir alcançar algo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que jogares em 4-1-2-1-2 deves jogar com a equipa algo larga para não afunilares demasiado o jogo. Para jogar da forma que queres, o melhor será recuar a linha defensiva, baixar a pressão (talvez deixares os 2 PL's a pressionarem alto para não dar demasiada iniciativa de jogo ao adversário e obrigá-los a pensar rápido), de forma a ganhares algum espaço nas costas da defesa adversária. Depois é assinalar o contra-ataque, passe directo, temporização rápida. Pode também ajudar se escolheres um dos PL's como jogador alvo e o outro como organizador de jogo para a bola chegar a eles mais rápido.

Ok, alargar o jogo para compensar o facto da táctica ser afunilada. Mas não achas que assim os PLC vão cair muito nas alas?

Concordo em recuar a linha defensiva, é o que tenho feito. A pressão tenho normal mas de facto faz sentido como dizes.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, alargar o jogo para compensar o facto da táctica ser afunilada. Mas não achas que assim os PLC vão cair muito nas alas?

Concordo em recuar a linha defensiva, é o que tenho feito. A pressão tenho normal mas de facto faz sentido como dizes.

Acho que até faz sentido que, pelo menos, um dos PL's descaia para a ala (o do lado da bola, preferencialmente).

No entanto, se quiseres manteres os PL's no meio basta dar-lhes a instrução 'Normal' no jogo largo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens 2 opções:

1. Linha defensiva muito alta e pressão a todo o campo nos médios. Assim, arriscas-te a levar com bolas nas costas mas a pressão será mais eficaz porque encurtas os espaços entre-linhas.

2. Linha defensiva média-profunda e pressão média nos médios. Assim, continuas a encurtar espaço entre-linhas (um dos aspectos mais importantes a defender) mas a tua pressão vai ser mais atrás. Arriscas menos em termos de bolas nas costas mas a pressão pode não ser tão eficaz, ou pelo menos, vai recuperar mais atrás e o teu possível contra-ataque começa mais longe da baliza, logo (possivelmente) será menos perigoso. Claro que podes fazer um contra-ataque perigoso recuperando a bola na tua área mas é mais provável que cries perigo recuperando perto da baliza adversária.

Depende do quanto queiras arriscar e, claro, das características dos jogadores: centrais lentos e/ou com pouco posicionamento não vão gostar da 1ª opção.

Desde já obrigado pelo feed-back, vou tentar a tua 1ª opção, irei colocar os medios em linha a pressionar o campo todo, (tenho medo dos alas sairem demasiado na pressão) descobrem claramente o flanco, subirei a linha de 3 defesas para muito alta, deixo a pressão dos 3 como a da equipa (1 nive de campo todo) quanto á mentalidade destes 3+4 jogadores será assim 3 centrais também igual á equipa, (1 nivel de atacante) quanto aos 4 medios colocarei os alas e os 2 medios centro em (1 nivel de normal). Esperarei de 10 a 15 jogos para ver a equipa pressionar alto e depois gerir o jogo com posse, tirei a saida de contra ataque e coloquei passe curto, quero ganhar, mas devagar, nada de correrias tontas para depois ser surpreendido nas costas.

Espero ter successo, ... :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Já consegui golear fora a jogar exactamente da forma como quero. Por acaso maior parte dos golos até foram marcados pelos médios, os PLC puxam os defesas e abrem espaço pros médios entrarem. Passe directo e pumba

7 remates, 6 à baliza, 5 golos :mrgreen: 50% posse de bola

Obrigado Tó, ajudaste imenso :)

Compartilhar este post

Link para o post

Já consegui golear fora a jogar exactamente da forma como quero. Por acaso maior parte dos golos até foram marcados pelos médios, os PLC puxam os defesas e abrem espaço pros médios entrarem. Passe directo e pumba

7 remates, 6 à baliza, 5 golos :mrgreen:/> 50% posse de bola

Obrigado Tó, ajudaste imenso :)/>

Ainda bem ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Muitas vezes a equipa adversária ficava bem 2 minutos a trocar a bola, agora não. Eu jogo então como tu, posse de bola, com futebol apoiado e transições em posse. O que noto e é o que quero, é o construtor de jogo recuado, faz sempre o passe vertical e raramente na horizontal. Eu corto muitas bolas nos médios que me permitem sair para o contra ataque. Neste save o Osvaldo já tem 22 golos e o Destro que não é sempre titular 15. Muitos desses golos são devidos a essa pressão e tackle correto.

O numero de remates jogos reduziram, mas para melhor. Está mais real assim. A bocado joguei vs Inter e ganhei 0-6. O Inter aqui não está muito bem. Mas apesar de ter dominado o jogo todo não fez 30 remates como se fazia. Fiquei-me pelos 16.

Isso com aquelas taticas que tens no teu topico?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal. Estou a treinar o Benfica e uso um 4-2-4. Inicialmente a campeonato correu muito bem, a equipa praticava excelente futebol ofensivo e estava empatado com o porto na liderança do campeonato. Acontece que agora estou em dezembro e basicamente a minha equipa deixou de jogar futebol! Desci para o 7º lugar e nao ganho um jogo! Nao sei que alteraçoes fazer para mudar o facto de a minha equipa sofrer um golo em quase cada remate que o adversario faz à baliza!

Defensivamente esta muito fraca..Ja coloquei a equipa a treinar o posicionamento defensivo e mesmo assim nao vi resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só tenho uma táctica e sou eu que estou responsável pelo treino de preparação dos jogos. Tenho pré-definido o treino táctico para os jogos em que o olheiro não me dá nenhuma instrução do que devo fazer, mas o meu adjunto, passa a vida a reclamar que devemos treinar mais do que uma táctica. Diz isso em tom ameaçador... :medinho: Será que me devo preocupar com isso? Ele não se despede, pois não? :medinho:

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só tenho uma táctica e sou eu que estou responsável pelo treino de preparação dos jogos. Tenho pré-definido o treino táctico para os jogos em que o olheiro não me dá nenhuma instrução do que devo fazer, mas o meu adjunto, passa a vida a reclamar que devemos treinar mais do que uma táctica. Diz isso em tom ameaçador... :medinho:/> Será que me devo preocupar com isso? Ele não se despede, pois não? :medinho:/>

Obrigado!

Nada de mais, ele que se queixe. O meu quando só tenho uma tactica carregada diz o mesmo e nunca se despediu ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado Mister Vodu. :compinchas:

Já agora, aproveito para pedir aqui a vossa opinião. Quero jogar em 4-1-1-3-1 e desenvolvi esta táctica, tendo por base a táctica do Unclouded, mas não tem corrido bem. Estou a jogar com o Porto. Que alterações vocês fariam?

https://rapidshare.com/files/178480193/4-1-1-3-1.tac

Muito obrigado! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

7 remates, 6 à baliza, 5 golos :mrgreen:/> 50% posse de bola

Obrigado Tó, ajudaste imenso :)/>

Afinal as minhas tácticas dos FMs antigos funcionam muito bem neste. Nem mexi em nada.

O 4-5-1 é exactamente o mesmo, apenas uso os gritos para jogar pelos flancos ou jogar em contra-ataque

Depois aquele 4-1-2-1-2 que fiz para este FM está a resultar muito bem, ainda agora estou a dar 2-0 ao Sporting em casa (sou o Rosenborg)

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a criar uma táctica 4-2-3-1, uma para atacar (para aqueles jogos que não se tenha dificuldades em ganhar) e outra para controlar o jogo (contra grandes e jogos teoricamente mais complicados). Depois de testar e se vir que tem resultados, partilharei aqui com vocês. Cumprimentos :happy:

Compartilhar este post

Link para o post

4-5-1 mais afinado a resultar bastante bem. Comecei a jogar pelos flancos, marquei 2 golos. Depois coloquei em contra-ataque. Estou a usar os gritos para isto :)/>

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=109793097

Rosenborg no grupo da morte :prayer:

EDIT:

Agora um exemplo do 4-1-2-1-2 em contra-ataque já afinadinho a funcionar como eu quero :prayer:

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=109804134

Compartilhar este post

Link para o post

Malta quem acha que me pode ajudar a construir um 4-1-3-2? Com 4 defesas ( alas a fazer todo o corredor) um "6" que seria o elemento chave da equipa, depois 3 médios com o do meio a ser o mais ofensivo e os interiores a darem largura ( isto a atacar). Por fim dois avançados móveis e rápidos (aqui ainda tenho muitas dúvidas). Alguém me pode ajudar?

Achei que seria interessante pois cada vez mais equipas usam este sistema e não que instruções hei-de dar à equipa e aos jogadores, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

boas,

no FM12 havia a tatica do Il devasto 4-2-2-2 e que tinha excelentes resultado com ela. nao sabes ja existe uma versao para este FM?

ou uma tatica no mesmo formato?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, este tópico tem-me ajudado imenso a criar uma tática, ao inicio criei uma, mas os resultado eram bastante maus, depois passei por cá e fui lendo e mudando alguma coisas até que consegui uma tática em condições.

Agora, a única coisa que vejo que a minha equipa falha, é nos defesas laterais, por exemplo, quando os adversários cruzam para o poste mais longe e aparece sempre o extremo sem oposição a marcar golo e uma pessoa olha para o lateral que o devia estar a marcar e ele está sozinho e sem marcar ninguem aparentemente.

Se alguem souber de alguma maneira para resolver este problema, agradecia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...