Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

O objectivo era uma estratégia de cultura de posse sim, mentalidade equilibrada marcando o essencial e sofrendo pouco, nada de tácticas suicidas para marcar o máximo possível. Os extremos iriam ser muito importantes nos desequilíbrios e o ponta-de-lança a limitar-se a encostar. Queria que os laterais subissem quando necessário mas sem exagerar por causa das descompensações defensivas. Actualmente o 11 base é: Carrizo, Vrsaljko, Luisão, Garay, Willems, Aírton, Amorim, Kovacic, Pérez, Gaitán e Cardozo. Curiosamente, a melhor fase da época passada foi com o Rodrigo a ponta-de-lança, mas ele resolvia sozinho. Vinha atrás, pegava na bola no meio-campo e fazia penetrações até por a bola lá dentro. Amanhã ou segunda desenvolvo melhor e ponho screens. :compinchas:/>/>

Portanto, é mais ou menos aquilo que quero com a minha equipa do Sporting. Tenho um 4-3-3 montado que procura a posse e controlar o meio - campo, mas que não tem medo de jogar directo nas alas caso necessário, para explorar a transição rápida.

Mete a equipa em filosofia equilibrada, com Pressionar Mais e Cruzamentos Curtos / Cruzamentos Largos, dependendo se o teu avançado é melhor de cabeça ou de pé. Deixa o passe em padrão.

Como queres mais posse, tens de fazer um ajuste nos extremos para descairem para o meio ou para não arriscarem tanto na finta. Eu tenho um extremo esquerdo em atacar, que procura a linha de fundo para cruzamentos atrasados, e outro avançado interior na direita que procura descair para o centro para procurar espaços e abrir a ala para o Cédric avançar com espaço. Ou seja, no último terço, ou caso haja espaço para transição rápida, o extremo avança sem medo. Caso queiras afunilar mais o jogo e não assumir tanto risco, deves meter correr com bola para ambos ou para um dos extremos em misto, porque o default é "muitas vezes"

GR - Normal

DE - Defesa Lateral (Automático)/Ala (Atacar) - Usa pelo menos uma das alas para dar profundidade ao teu jogo. O envolvimento de um lateral no jogo atacante da tua equipa é muito importante. Coloca Remates de longe = raramente.

DC - Defesa Central (Defender)

DC - Defesa Central/Defesa Limitado - No meu caso, tenho um defesa limitado que procura não arriscar tanto. Mas ter dois defesa centrais resulta bem. Se tiveres um Piqué a defesa, podes meter defesa com bola, que assim ele assume mais o jogo à frente, e permite-te subir mais as linhas. Mas para iniciar, Defesa Central + Defesa Central/Defesa Limitado chega. Coloca o passe do Defesa Limitado em Misto (no centro, com um tick acima).

DD - Defesa Lateral (Automático/Ala (Atacar) - Se tiveres um Ala a esquerda, não tenhas um ala a direita. Ou um, ou outro. Remates de longe = Raramente.

MDC - Trinco (Defender) - Prefiro ter um trinco que assegure o passe curto e não pressione tanto quanto um médio defensivo (no meu caso, Rinaudo/André Santos). A bola sai segura e é a primeira linha de cobertura a ataques pelo centro, e compensa o Ala, se preciso.

MC - Organizador de jogo avançado (Apoiar) - Um dos médios assume o risco de organizar o jogo e controlar a posse. Certifica-te que tem o remates de longe em raramente.

MC - Este médio é o médio "livre". Ou seja, depende daquilo que queres para a tua equipa. No meu caso, tenho um médio centro em apoiar e com correr com a bola e remates de longe em raramente, porque quero um médio que faço um pouco de tudo ao nível do passe e de posicionamento (podendo eventualmente, ajudar o ponta de lança a finalizar, mas também ser capaz de apoiar o trinco a cortar as bolas). Se optares por uma táctica de posse mais "defensiva", podes meter um médio recuperador de bolas, por exemplo. Ou um médio centro em defender. Se tens um médio super completo, com bons remates de longe, boa finalização e resistência, podes meter um médio area-a-area. Ter outro construtor é desnecessário. Este médio é chave para o que queres da tua equipa.

MAD/MAE - Aqui também depende do que queres, como já disse. Mas acho importante ter um a extremo (Atacar) e outro a avançado interior (Apoiar). De preferência, o lado do avançado interior deve ser o mesmo do do ala, para fazer o que faço com Carrillo e Cédric, como já disse em cima. Se queres mais posse, coloca o Extremo com correr com bola em Misto. Metes ambos com remates de longe em raramente, para assegurar mais posse. Se o avançado interior tiver remates de longe igual ou maior que 15, deixa o remates de longe em misto. Treina o avançado interior para cortar para dentro e sem possível, para rematar com força. Se for ambidestro, melhor. Treino o extremo para percorrer o seu flanco com frequência, e se queres mais jogo de linha, para jogar encostado a linha.

PL C - Aqui também é um pouco do que queres. Eu como quero mobilidade, mas também presença na área, tenho um avançado recuado em atacar. O Ricky rende muito bem com isso, e acho que o Rodrigo também é capaz de resultar. Com Cardozo, talvez um ponta-de-lança ou ponta-de-lança fixo resulte melhor. Com o Cardozo, também explorava os seus remates de longe. Misto em jogos em casa e frequentemente em jogos fora.

Outra coisa que também acho importante para evitar erros estúpidos e colocar todos os jogadores que tem um pé em fraco ou menos, a usar o menor possível o seu pé fraco. Vê em informação as características dos pés dos teus jogadores ;)

Editado por Jone Postiga

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, é mais ou menos aquilo que quero com a minha equipa do Sporting. Tenho um 4-3-3 montado que procura a posse e controlar o meio - campo, mas que não tem medo de jogar directo nas alas caso necessário, para explorar a transição rápida.

Mete a equipa em filosofia equilibrada, com Pressionar Mais e Cruzamentos Curtos / Cruzamentos Largos, dependendo se o teu avançado é melhor de cabeça ou de pé. Deixa o passe em padrão.

Como queres mais posse, tens de fazer um ajuste nos extremos para descairem para o meio ou para não arriscarem tanto na finta. Eu tenho um extremo esquerdo em atacar, que procura a linha de fundo para cruzamentos atrasados, e outro avançado interior na direita que procura descair para o centro para procurar espaços e abrir a ala para o Cédric avançar com espaço. Ou seja, no último terço, ou caso haja espaço para transição rápida, o extremo avança sem medo. Caso queiras afunilar mais o jogo e não assumir tanto risco, deves meter correr com bola para ambos ou para um dos extremos em misto, porque o default é "muitas vezes"

GR - Normal

DE - Defesa Lateral (Automático)/Ala (Atacar) - Usa pelo menos uma das alas para dar profundidade ao teu jogo. O envolvimento de um lateral no jogo atacante da tua equipa é muito importante. Coloca Remates de longe = raramente.

DC - Defesa Central (Defender)

DC - Defesa Central/Defesa Limitado - No meu caso, tenho um defesa limitado que procura não arriscar tanto. Mas ter dois defesa centrais resulta bem. Se tiveres um Piqué a defesa, podes meter defesa com bola, que assim ele assume mais o jogo à frente, e permite-te subir mais as linhas. Mas para iniciar, Defesa Central + Defesa Central/Defesa Limitado chega. Coloca o passe do Defesa Limitado em Misto (no centro, com um tick acima).

DD - Defesa Lateral (Automático/Ala (Atacar) - Se tiveres um Ala a esquerda, não tenhas um ala a direita. Ou um, ou outro. Remates de longe = Raramente.

MDC - Trinco (Defender) - Prefiro ter um trinco que assegure o passe curto e não pressione tanto quanto um médio defensivo (no meu caso, Rinaudo/André Santos). A bola sai segura e é a primeira linha de cobertura a ataques pelo centro, e compensa o Ala, se preciso.

MC - Organizador de jogo avançado (Apoiar) - Um dos médios assume o risco de organizar o jogo e controlar a posse. Certifica-te que tem o remates de longe em raramente.

MC - Este médio é o médio "livre". Ou seja, depende daquilo que queres para a tua equipa. No meu caso, tenho um médio centro em apoiar e com correr com a bola e remates de longe em raramente, porque quero um médio que faço um pouco de tudo ao nível do passe e de posicionamento (podendo eventualmente, ajudar o ponta de lança a finalizar, mas também ser capaz de apoiar o trinco a cortar as bolas). Se optares por uma táctica de posse mais "defensiva", podes meter um médio recuperador de bolas, por exemplo. Ou um médio centro em defender. Se tens um médio super completo, com bons remates de longe, boa finalização e resistência, podes meter um médio area-a-area. Ter outro construtor é desnecessário. Este médio é chave para o que queres da tua equipa.

MAD/MAE - Aqui também depende do que queres, como já disse. Mas acho importante ter um a extremo (Atacar) e outro a avançado interior (Apoiar). De preferência, o lado do avançado interior deve ser o mesmo do do ala, para fazer o que faço com Carrillo e Cédric, como já disse em cima. Se queres mais posse, coloca o Extremo com correr com bola em Misto. Metes ambos com remates de longe em raramente, para assegurar mais posse. Se o avançado interior tiver remates de longe igual ou maior que 15, deixa o remates de longe em misto. Treina o avançado interior para cortar para dentro e sem possível, para rematar com força. Se for ambidestro, melhor. Treino o extremo para percorrer o seu flanco com frequência, e se queres mais jogo de linha, para jogar encostado a linha.

PL C - Aqui também é um pouco do que queres. Eu como quero mobilidade, mas também presença na área, tenho um avançado recuado em atacar. O Ricky rende muito bem com isso, e acho que o Rodrigo também é capaz de resultar. Com Cardozo, talvez um ponta-de-lança ou ponta-de-lança fixo resulte melhor. Com o Cardozo, também explorava os seus remates de longe. Misto em jogos em casa e frequentemente em jogos fora.

Outra coisa que também acho importante para evitar erros estúpidos e colocar todos os jogadores que tem um pé em fraco ou menos, a usar o menor possível o seu pé fraco. Vê em informação as características dos pés dos teus jogadores ;)/>

Boas Jone, achei muito interessante a tua ideia de jogo assemelha-se ao que também quero, porém estou com alguma dificuldade é na linha defensiva, comprimento e temporização, porque resto até acho não estou muito mal. O que tu costumas usar? É que desde esta última actualização não consegui jogar no meu 4-5-1.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Jone, achei muito interessante a tua ideia de jogo assemelha-se ao que também quero, porém estou com alguma dificuldade é na linha defensiva, comprimento e temporização, porque resto até acho não estou muito mal. O que tu costumas usar? É que desde esta última actualização não consegui jogar no meu 4-5-1.

Filosofia em equilibrado, mentalidade em controlar. Isto faz como que a linha defensiva, comprimento e temporização seja um pouco acima de normal. Depois, faço pressão = pressionar mais, o que faz a linha defensiva subir um pouco mais. Para ter um jogo mais controlado, não gosto de ter uma linha defensiva alta, mas uma média - alta. Se precisar de pressionar, durante o jogo subo a linha com pressionar mais à frente.

Quanto à temporização e comprimento, procuro que estejam sempre acima do normal e iguais, excepto quando estou com uma táctica mais defensiva e a jogar na expectativa.

Compartilhar este post

Link para o post

Exactamente, esse primeiro parágrafo explica bem os princípios de jogo que queria pôr em prática.

Vou fazer uma comparação relativamente ao que tinha e ao que tu tens, quando não referir alguma coisa em particular é porque está default. A filosofia estava já no equilibrado, com a estratégia em controlar. O passe tinha curto, uma vez que gostava que fizessem as trocas de bola como o Barça, Liverpool e Swansea. Porquê deixar no padrão? Para permitir que as bolas directas nas alas aconteçam?

A pressão estava já no pressionar mais e depois tinha a liberdade criativa em mais expressiva, mas vou mudar para padrão. Tenho desarme agressivo e marcação à zona, sendo que o primeiro está em agressivo porque reparei que quando os adversários atacavam os meus jogadores se mantinham muito em contenção. E depois tenho cruzamentos curtos, com a mobilidade a padrão.

A linha defensiva, a temporização e o comprimento tinha ligeiramente subidos, mas vou colocar em normal a meio em todos. Depois não mexi no foco do passe, mas tenho o contra-ataque em sim e a defesa a jogar em linha para colocar os adversários em fora-de-jogo no caso de recuperarem a bola enquanto estava a sair a jogar.

GR - Tenho tudo em normal, com excepção da distribuição que tenho em defesa recolhe para o meu defesa esquerdo, é por lá que início a minha construção de jogo.

DD - Está como defesa lateral em automático, e pus a os remates de longe e os passes a rasgar raramente, porque reparei que sofria alguns golos com perdas de bola muito cá atrás, por isso também pus o passe deste para curto e a liberdade criativa em pequena.

DE - Igual ao DD.

DC's - Tenho um defesa limitado, normalmente o Luisão e outro que joga a bola, o Garay. Sou capaz de mudar este para defesa central como sugeres. O defesa limitado tem o estilo de passe curto, a mentalidade defensiva ao máximo e liberdade criativa o mais pequeno possível.

MDC - Trinco, mentalidade defensiva ao máximo, liberdade criativa o mais curta possível e estilo de passe o mais curto possível.

MCD - Médio Centro em Automática, estilo de passe curto.

MCE - Construtor de jogo recuado com função de apoiar, estilo de passe curto.

MAD e MAE - Extremos com função de atacar, a trocar de posição um com o outro. Estilo de passe curto e marcação apertada para descerem com os laterais adversários.

PL - Ponta-de-lança fixo em atacar.

Todos os jogadores estão com remates de longe em raramente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu bem gostava de poder comentar porque muitos problemas tenho tido mas tendo em conta que estou nos confins da Indonésia, acho que nem vale a pena pensar nisso :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou só à espera de perceber as tácticas/treinos este FM para me aventurar nas conferências em LLM, mas não tá fácil. Não fui maluco como tu em pôr-me logo nessas aventuras. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Exactamente, esse primeiro parágrafo explica bem os princípios de jogo que queria pôr em prática.

Vou fazer uma comparação relativamente ao que tinha e ao que tu tens, quando não referir alguma coisa em particular é porque está default. A filosofia estava já no equilibrado, com a estratégia em controlar. O passe tinha curto, uma vez que gostava que fizessem as trocas de bola como o Barça, Liverpool e Swansea. Porquê deixar no padrão? Para permitir que as bolas directas nas alas aconteçam?

A pressão estava já no pressionar mais e depois tinha a liberdade criativa em mais expressiva, mas vou mudar para padrão. Tenho desarme agressivo e marcação à zona, sendo que o primeiro está em agressivo porque reparei que quando os adversários atacavam os meus jogadores se mantinham muito em contenção. E depois tenho cruzamentos curtos, com a mobilidade a padrão.

A linha defensiva, a temporização e o comprimento tinha ligeiramente subidos, mas vou colocar em normal a meio em todos. Depois não mexi no foco do passe, mas tenho o contra-ataque em sim e a defesa a jogar em linha para colocar os adversários em fora-de-jogo no caso de recuperarem a bola enquanto estava a sair a jogar.

GR - Tenho tudo em normal, com excepção da distribuição que tenho em defesa recolhe para o meu defesa esquerdo, é por lá que início a minha construção de jogo.

DD - Está como defesa lateral em automático, e pus a os remates de longe e os passes a rasgar raramente, porque reparei que sofria alguns golos com perdas de bola muito cá atrás, por isso também pus o passe deste para curto e a liberdade criativa em pequena.

DE - Igual ao DD.

DC's - Tenho um defesa limitado, normalmente o Luisão e outro que joga a bola, o Garay. Sou capaz de mudar este para defesa central como sugeres. O defesa limitado tem o estilo de passe curto, a mentalidade defensiva ao máximo e liberdade criativa o mais pequeno possível.

MDC - Trinco, mentalidade defensiva ao máximo, liberdade criativa o mais curta possível e estilo de passe o mais curto possível.

MCD - Médio Centro em Automática, estilo de passe curto.

MCE - Construtor de jogo recuado com função de apoiar, estilo de passe curto.

MAD e MAE - Extremos com função de atacar, a trocar de posição um com o outro. Estilo de passe curto e marcação apertada para descerem com os laterais adversários.

PL - Ponta-de-lança fixo em atacar.

Todos os jogadores estão com remates de longe em raramente.

Vamos por partes:

1 - O passe tinha curto, uma vez que gostava que fizessem as trocas de bola como o Barça, Liverpool e Swansea. Porquê deixar no padrão? Para permitir que as bolas directas nas alas aconteçam?

Eu explico porquê. Quando fiz o 4-3-3, pensei como tu. Jogo curto, muita, muita posse. Infelizmente, vi logo nos amigáveis que não ia dar muito certo. Isto porque os defesas e os médios de transição abusavam dos passes entre eles, e com isso perdia muito tempo para poder causar problemas, até perder a bola. Frente a equipa com elevada pressão e com melhor meio - campo, é possível que venhas a ter dificuldades se não conseguires meter a bola nas alas e que percas muitas bolas. No entanto, tenho que voltar a verificar isto, porque na altura, não tinha as tácticas e a coesão de equipa bem treinadas. Depois, meti em directo. O que acontecia? A bola chegava a um ala, e este abusava da bola até a cruzar, rematar ou perdê-la por um desarme do adversário. Era 'demasiado directo'. Finalmente, optei pelo meio - termo, o padrão. Ou seja, jogo controlado, mas se a bola chegar aos alas, estes terem espaço para serem objetivos e irem de encontro à baliza ou para passarem a bola para o médio voltar a organizar.

Recomendo também a jogadores com os centrais como defesa central. Ou teres um defesa central + defesa limitado. Se queres controlar, os centrais também devem assumir parte importante do jogo e da transição. Ah! Outra coisa muito importante: GR com a instrução 'defesa recolhe'. Mas nunca para o mesmo defesa, deixa o GR escolher, porque depois apanhei uma tendência da IA: quando descobre qual o jogador que recebe a bola "sempre", pressiona de imediato. Com isto, asseguras construção sempre a partir da defesa.

2 - Desarme e marcação

Eu tenho sempre o desarme em padrão, e marcação idem, porque sou adepto da marcação mista. Para os defesas com desarme = ou > 16, meto desarme duro nas instruções individuais. Para o trinco, sempre desarme duro. Convém teres um trinco com bom posicionamento, desarme e resistência. A única excepção no desarme agressivo é se forem centrais, e jogar contra uma equipa mais forte. Nesse caso meto o agressivo em normal. O resto da equipa tem o desarme padrão.

3 - A linha defensiva, a temporização e o comprimento tinha ligeiramente subidos

Deixa a temporização e o comprimento no padrão, sem mudanças manuais. O meu conselho é se for preciso, alteras nas instruções à equipa no início do jogo. Por exemplo, se fizeres "manter posse de bola" no início do jogo, a equipa joga mais curto e com menos temporização. Tal como se fizeres "pressionar mais à frente" a equipa tem a linha defensiva mais alta. Se fizeres "Jogar mais aberto", a equipa aumenta um pouco o seu comprimento. As instruções manuais de temporização, comprimento e linha defensiva perderam muito sentido com a criação das instruções à equipa durante o jogo ;)/>/>/>

4 - Depois não mexi no foco do passe, mas tenho o contra-ataque em sim e a defesa a jogar em linha para colocar os adversários em fora-de-jogo no caso de recuperarem a bola enquanto estava a sair a jogar.

Foco no passe tenho em misto, mas pode haver jogos em que procure "explorar o meio - campo" ou "explorar os flancos" como instruções à equipa no início, se os outros tiverem fragilidades nessas zonas. Se jogar frente a equipas com apenas um ala, por exemplo, faço "explorar as alas" e "procurar sobreposições", para ganhar 2 para 1 nas alas. Contra - ataque tenho em não, e a equipa contra - ataca na mesma :mrgreen:/>/>/> defesa em linha nunca experimentei, mas é possível que devidamente rotinada, dê frutos.

---

Recomendo em teres pelo menos um jogador com remates de longe em misto se tiveres algum = ou > 16. Se tiveres um extremo com dois pés fortes, e bons remates de longe, é um mimo.

---

Outra coisa é mentalidade dos teus jogadores. Deixa eles em default, como o motor de jogo definiu, não metas, por exemplo, mentalidades no máximo nem no mínimo. Porquê?

Vamos pegar no teu trinco. Dizes que tem a mentalidade no mínimo, não é? Portanto, o que vai acontecer é que a cada 20 passes que ele fizer, terá uma probabilidade entre 95% e 100% que ele irá passar a bola para trás, e pior fica, se for passe curto e sem liberdade para explorar outra coisa além das instruções que dás. O que vais verificar é o trinco a passar SEMPRE para os centrais. Ganhas posses, mas construção de jogo a partir do trinco? Zero. A não ser que queiras um trinco de pura destruição, com os centrais a assumirem a construção toda, mas isso é típico de uma equipa que procura jogar pelas alas, até quase britânico. Deixa o trinco com a mentalidade como o motor de jogo definir, provavelmente será em normal, perto de defensivo. A excepção aqui será se ele não tiver boa capacidade de passe. Se tiver algo como 12 ou acima disso, não deverá haver problema. Se ele tiver passe baixo, treina-o para fazer passes simples através dos treinos. A liberdade pode estar no mínimo, e recomendo que o faças, para ele não fazer bosta e sair da sua posição.

A sensação que tenho, a olhar para as tuas instruções individuais é que queres um estilo de jogo entre o Barça e o meu. Queres mais posse que o meu 4-3-3, e se possível, um jogo central mais subido no terreno e mais perto da área.

Editado por Jone Postiga

Compartilhar este post

Link para o post

Well, acabei de ser despedido. :mrgreen:/>/>

No que toca ao passe, explicação perfeita. Os centrais tinha como sugeres, Luisão limitado e Garay a jogar a bola. Marcação gosto de ter à zona e o desarme pus em agressivo pela razão que enunciei, parecia-me que eles faziam contenção a mais, mas sempre a recuar.

Vou fazer isso de não mexer manualmente na linha defensiva, temporização e comprimento na próxima equipa que treinar. Foco no passe também ponho sempre misto, e ponho sempre contra-ataque sim e defesa em linha por gosto pessoal. Na mentalidade dos jogadores também não tenho por hábito mexer.

E sim, não quero que o meu estilo se torne tão "secante" como o do Barça, nem que seja directo de mais.

Mas agora, vou ter o desafio de implementar este futebol no Leicester, acabei de ser contactado para lá depois de me ter candidatado a todos os lugares que estavam disponíveis. Se não receber mais respostas fico por aqui, se receber de ligas superiores devo sair.

Editado por Pedrovsky

Compartilhar este post

Link para o post

A minha grande dor de cabeça está a ser na defesa de bolas paradas. Como as defendem?

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso, também tenho tido muita dificuldades com as bolas paradas defensivas. Metade dos golos adversário são por aí ou por bola aérea (cruzamentos). Os meus jogadores parecem patos, mesmo com tudo cá atrás. Suponho que possa ser das marcações, possivelmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu noto também isso, as bolas paradas e os cruzamentos ao segundo poste, principalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dar o meu achega sobre a componente tática do FM13:

Este é o FM mais difícil que joguei até hoje. É provavelmente o primeiro FM onde pego nas minhas táticas do FM passado e levo banhada por todo o lado. Pensei que era por ter uma equipa mais fraca (Tirsense) mas afinal não: peguei no Sporting (piadas à parte, é a terceira melhor equipa da liga no jogo) e foi para esquecer, perdi 0-3 com o Gil Vicente, 5-1 contra o Dundee Utd para a Liga Europa e depois de fazer uns ajustes ainda levei 4 do Paços. Nunca pensei que me fosse acontecer semelhante, no máximo derrotas por margem mínima com jogos bem disputados, mas nem isso. Não era só no marcador onde o desnível era evidente, as estatísticas do jogo comprovaram também que a minha tática estava longe de servir para o que queria.

Foi então que comecei um save desempregado e lá me calhou o Mirandela. Como ponto de partida, escolhi um 4231 com dois médios defensivos e ainda um 442 com dois extremos e dois médios defensivos. Nas instruções, coloquei filosofia Muito Rígida, menos liberdade criativa, menos liberdade de troca de posições, menos pressão, passe direto e mentalidade normal. Nos jogadores escolhi dois defesas limitados, dois trincos, e na frente tudo normal (um 10, dois extremos e um ponta-de-lança). Foi assim que consegui tomar controlo da minha equipa, e passados cinco meses no jogo já consegui efetuar alguns 'upgrades' ao estilo de jogo, passando a filosofia para 'Rígida', pressão normal e mais liberdade criativa aos homens da frente.

Posto isto, fica aqui o conselho: para quem tem muitas dificuldades em obter resultados, comecem por criar uma tática que seja muito fácil de perceber para os vossos jogadores. Depois, com tempo e analisando o que a equipa faz de melhor ou pior, façam os devidos ajustes. E em relação aos treinos, isto não é como no FM12, não é trabalhar a coesão de equipa e táticas até que esteja tudo fluido, convém variar, sem nunca por cargas intensivas.

Neste momento, com um plantel super modesto, lá vou num quinto lugar e na quarta eliminatória da Taça. Pode ser o FM mais dífícil que joguei até hoje, mas também é o que me está a dar mais gozo.

Bons jogos ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo definitivamente com isso Mica, os truques dos FM's anteriores não servem de nada para este. Também não consegui nada de jeito com o Benfica, e acabei por ser despedido. Agora consegui arranjar o Leicester e depois de ter conseguido a manutenção, é provável que esta época chegue pelo menos aos playoffs. É justo dizer que a ajuda do Jone também tem grande influência nisto, mas o gozo que está a dar por ser mais complicado, compensa.

Compartilhar este post

Link para o post

:)

A SIGAMES levou, a meu ver, o FM deste ano a um nível acima. A dificuldade aumentou porque já não chega arranjar treinos e tácticas da net. Agora sim, finalmente, é preciso ser treinador.

Eu também demorei até arranjar um táctica de jeito. Os primeiros jogos, na pré - época (ainda bem que fiz muitos, uns 6 praí), e os primeiros dois jogos do campeonato (2 empates) serviram para ajustar tudo. Também criei um outro save com o Lusitânia (ainda nem lhe toquei :mrgreen:) de forma a perceber também o sistema táctico deste ano, com mais alguns amigáveis. E depois sim, a coisa encarreirou.

Para pessoas como eu, atentas ao detalhe e perfecionistas, este FM é o mais recompensador de sempre.

Compartilhar este post

Link para o post

A cena é que eu não sacava as tácticas/treinos da net, sempre as fiz e mesmo assim não fui além do 4º lugar. Não consegui ganhar ao Nacional da Madeira numa época inteira. :mrgreen: A dificuldade subiu e ainda bem, que continue a melhorar assim de ano para ano.

Compartilhar este post

Link para o post

O mais importante neste FM é analisar bem os jogadores que temos ao nosso dispor e depois a partir daí começar a criar ou retocar a táctica. O Benfica inicialmente está totalmente talhado para o uso de um 4-4-2 como na realidade. E a táctica que é usada na realidade dá perfeitamente para usar no Benfica. Guarda-Redes libero, 2 laterais com mentalidade automática, dois defesas centrais, dois extremos, um médio recuperador de bolas, um construtor de jogo recuado, avançado recuado a apoiar e um jogador alvo.

Jogar noutro sistema de jogo com o plantel que o Benfica tem é desperdiçar aquilo que o Benfica tem de melhor, que é os avançados. Os dois médios centros só estão lá para recuperar bolas e ajudar um pouco na construção de jogo, porque de resto o jogo flui pelas laterais e com bastantes cruzamentos para a área que com o Cardozo lá aquilo é mel, ou então várias trocas de bola entre os avançados, com rasgos pelo meio como acontece também na realidade.

Compartilhar este post

Link para o post

tal como já disseram aqui, este FM está muito bom e muito dificil.. de inicio, nao conseguia criar nenhuma tática que resultasse como queria no meu Benfica.. pensei que fosse da equipa e para experimentar fui no City,.. também nao dava..

Então voltei ao Benfica, criei uma carreira nova e abri o bloco de notas do windows.. Jogo em 4-2-3-1, 2 MC's em que o do lado direito é mais defensivo..

Com o bloco de notas fui apontado tudo aquilo que achava mal, isto tudo a ver em Jogo Completo, amigaveis contra equipas de Reputação Similar ( Man. Utd, Lazio, River e Boca)..

No fim de cada jogo, ia rever as instruções à equipa e ao jogador e corrigia o que estava mal..

Actualmente, acho que a tática funciona muito bem, tenho um Cardozo com 2 hat-tricks em 2 jogos apenas, tenho em 5 jogos 1 golo sofrido (contra o Porto, perdi 1-0 mas não merecia) e fui a Alvalade ganhar 4-0 (Pablito :carinhoso:/> )

A minha maior dúvida agora prende-se com o seguinte.. A minha equipa deixa sempre os extremos adversários jogar, eles conseguem entrar na área à vontade, driblar todos os meus jogadores e guarda-redes e rematar à vontade.. que instruções devo meter?

Outro dos meus problemas é o MC mais defensivo fazer muitos remates de longe.. ele tem instruções de remates de longe raramente e têm pouca liberdade criativa.. o que posso fazer?

Editado por paladino77

Compartilhar este post

Link para o post

A parte o MC mais defensivo fazer remates de longe mesmo com raramente é estranho, mas tenta mete-lo a treinar o aspecto "passar mais e rematar menos".

Quanto aos extremos adversários jogarem a vontade, o problema aqui é deixa-los virar para a frente. As minhas recomendações são, nas instruções adversário, meter marcação apertada: sempre, pressão: sempre, e se tiver um pé mais forte que o outro: levar para pé menos forte. Se não resultar, ou se abrir brecha para sobreposição de um lateral, mete o teu medio - ala, extremo a fazer marcação no lateral.

Compartilhar este post

Link para o post

Comigo resulta meter os extremos a fazer pressão alta, em muitos casos recupero bolas no meio campo e mesmo que tenham tarefa de Ataque, normalmente vêm até ao meu meio campo pressionar.

Compartilhar este post

Link para o post

A parte o MC mais defensivo fazer remates de longe mesmo com raramente é estranho, mas tenta mete-lo a treinar o aspecto "passar mais e rematar menos".

Quanto aos extremos adversários jogarem a vontade, o problema aqui é deixa-los virar para a frente. As minhas recomendações são, nas instruções adversário, meter marcação apertada: sempre, pressão: sempre, e se tiver um pé mais forte que o outro: levar para pé menos forte. Se não resultar, ou se abrir brecha para sobreposição de um lateral, mete o teu medio - ala, extremo a fazer marcação no lateral.

Comigo resulta meter os extremos a fazer pressão alta, em muitos casos recupero bolas no meio campo e mesmo que tenham tarefa de Ataque, normalmente vêm até ao meu meio campo pressionar.

Antes demais, obrigado pelas respostas..

Eu até agora tinha nas instruções ao adversário apenas pressão, vou experimentar meter marcação apertada.. os meus extremos marcam os laterais dele, isso já está definido. Se eles não tiverem laterais e tiverem Médios Direitos ou Esquerdos também sao os extremos a marcar, o que facilita a tarefa defensiva da equipa.

Quanto ao MC, vou fazer o que o Jone disse, porque reparei que quando meto lá outro jogador qualquer ele só remata se tiver completamente isolado e sem linhas de passe..

Btw, vitória contra o Man Utd em casa, mais uma vez Pablito resolve

Compartilhar este post

Link para o post

paladino77 podes por uma ss das instruçoes que dás a equipa?

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

paladino77 podes por uma ss das instruçoes que dás a equipa?

benficatcticasequipa.png

de qualquer maneira, não considero esta parte a mais importante.. a mais importante considero as instruções individuais dadas a cada jogador..

durante o jogo existe a opção de começar a gravar o jogo.. onde vai parar depois os ficheiros dessa gravação?

Editado por paladino77

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de treinos, posso dizer que para mim estão mal construídos. Ou sejam mudaram apenas a imagem , pois o conteúdo continua a ser a mesma coisa. E mais fácil que explicar, é mostrar uma imagem dos treinos do cm2003-2004. Era só copiar e aplicar, mais nada. A ver se depois coloca cá para mostrar a quem não conhece /jogou a este jogo.

Em termos tácticos, de facto o jogo está mais complexo o que é positivo. Por outro lado, eu simplesmente não consigo jogar em transições rápidos com a equipa delineada num bloco baixo, pois sou completamente "engolido" pelo adversário. Depois, as tácticas hoje em dia são limitadas comparativamente a FM anteriores. Se repararmos, o sistema clássico nos FM 2006,2007, 2008 dava para recriar sistemas completamente diferentes do normal, especialmente nas movimentações dos jogadores (as setas davam para colocar na frente, na retaguarda, diagonal, circular). Quem não se lembra de ser o Kewl recriar o futebol total da Holanda? Ou o catennacio no Inter?Fabuloso :prayer:

Há uma evolução no IA este ano, nota-se claramente isso nas divisões inferiores (conferencias então é o vislumbre total). Agora, penso que devia haver mais liberdade na construção das tácticas.

Eu não sou nenhum expert, atenção. Isso fica para Kewl , Vodu e companhia :)/>

Editado por Fajo

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, isto melhorou alguma coisa, mas não foi muito.

Em finais de Fevereiro, com o PAOK, estou a 19 pontos do primeiro classificado, Olympiakos. E vou jogar com o AEK para os quartos de final da Taça. Na liga Europa o meu grupo era Liverpool, Estugarda e Académica. Fiquei arrumado em 3º lugar.

Já se fala que tenho o lugar em risco.

Não atino com este FM...

EDIT: Consegui apurar-me para a final contra o Olympiakos e renovaram-me o contracto. icon_mrgreen.gif Vamos ver se consigo ganhar...

EDIT2: Venci a Taça da Grécia, eliminando o Panathinaikos nas meias finais e o Olympiakos na final. Já não foi tão maus, mas o 6º lugar do campeonato, não deixa e ser um mau resultado .

Vou tentar fazer boas contratações para ser campeão neste segundo ano .

Editado por Homem do Bussaco

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...