Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Eu tambem tenho muita posse e a minha equipa é o boston united ja subi 3 vezes seguidas vou na npower 1 , para mim o truque está quando o estilo de passe da nossa equipa é curto temos de ir aos jogadores e por em todos passe curto menos no organizador e eles fazem muita posse e nos gritos poem jogar a partir da defesa e levar bola ate á area, exprimentem e depois digam algo. E a tactica que uso ja postei aqui no forum e até hoje excelente.

é verdade sim vi num forum brasileiro um gajo a falar dos gritos e resolvi exprimentar pus jogar a partir da defesa manter a posse de bola, levar a bola ate a area, passar para o espaço vazio, e jogar por entre a defesa e os jogadores ja aparecem mais na area a espera de passes a rasgar como eu gosto depois de uma troca de bola em frente a area estilo barcelona mas os passes a rasgar saem-me quase sempre pelo ar :confuso: queria passes a rasgar pelo chao...

quote name='MichaelAndrews' date='18 Março 2013 - 03:20 ' timestamp='1363620015' post='8479139']

Claro, Contenção, Fluido, com a linha defensiva toda subida, largura afunilado (ou normal, ainda não sei) temporização lenta (ainda não sei se lenta ou normal) e perder tempo às vezes (a barra fica logo no primeiro patamar a seguir a raramente).

Estou a testar, é preciso retocar as mentalidades nas instruções individuais porque senão mesmo com a linha defensiva no máximo a equipa fica demasiado recuada, mas a ideia passa por quanto mais à frente estão os jogadores mais defensiva é a mentalidade, deste modo a equipa movimenta-se mais em bloco, está mais junta.

Contra-ataque também será uma possibilidade, mas tanto Contenção como esta, as linhas defensivas são profundas e não se pretende isso, mas sim fazer contenção no meio-campo do adversário. Além do mais, o contra-ataque utiliza o passe directo, já tinha testado e é ver os defesas ao pontapé para o ar e para frente.

P.S. - estou a gostar (considerando que não tenho as barras tácticas cheias), posse de bola sempre acima dos 60% e ainda assim entro em perda a meio da 2ª parte (talvez por desgaste dos jogadores), pois durante a 1ª parte a posse anda pelos 70%. Até agora 4 jogos, 4 vitórias, a última fora contra o Benfica (meros 2-1 mas gostei de ter mais de 60% de posse). A equipa faz muito poucas faltas, desarmes e intercepções acima de 40 (isto será mais ou menos, bom, muito bom ??? :maluco: )

Faz sentido...tambem vou testar...

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, mas só isso não chega. Se apenas dependesse de colocar todos os jogadores com passe curto e para o pé e apenas o organizador de jogo (se activarmos essa opção) com passes a rasgar então isto era demasiado fácil. Nisto tem influência a mentalidade dos jogadores, a liberdade criativa definida e com esta mexem várias variáveis tais como os atributos mentais e os movimentos preferidos. Quanto aos gritos, sinceramente já os usei e deixei de usar. Afinal criamos e afinamos uma táctica para colocar a equipa a jogar como desejamos e depois vamos dar outras instruções que mexem com as que foram definidas ???? Não faz sentido! Acho que os gritos (instruções de banco) só são aplicáveis quando se usa o Criador de Tácticas e não se mexe em mais nada, então sim utiliza-se as instruções de banco para afinar a táctica.

Fiz, até agora, 5 ou 6 jogos em final de época, ganhei todos, incluindo a final da Taça de Portugal contra o Benfica (2-0). Não dei goleadas brutais, mas tive dois 4-0, 3-1. 3-0, 2-1 e 2-0 (estes dois contra o Benfica, na Luz e no Jamor). Tenho gostado da posse de bola, sempre acima dos 60% no final do jogo, primeiras partes acima ou a rondar os 70%, muito passe embora estranhamente mais os dois laterais (perto dos 100 ou mais passes). Nas instruções colectivas tenho a Largura no último pauzinho de Lento (mesmo abaixo de Normal, para quem conseguir visualizar valores será 5 ou 6), Temporização Lenta (logo abaixo de Normal) e tenho variado o Perder Tempo, ou zero (Raramente) ou Por vezes (valor 6, pauzinho da barra logo a seguir a Raramente).

Dito isto e considerando que nestes 5 ou 6 jogos a equipa não estava confortável com a táctica (as barras, principalmente a da mentalidade não estava cheia) deixo-vos estas considerações para quem quiser trabalhar em conjunto e fazermos uma táctica do caraças :-) :

Pros

- A equipa joga fluido, com segurança no passe e realmente troca bem a bola;

- Muito poucas faltas, os jogadores conseguem pressionar e ganhar rapidamente a bola com bons níveis de intercepções e de desarme;

- Bons níveis de posse de bola, acima de 70-75%, geralmente quebra nas segundas partes para 60-65%;

- Remates de Longe inexistentes, ou quase (em 10 remates, pode haver 1 ou 2);

- Equipa adversária não consegue rematar ou, se consegue, só o faz de longe e para a atmosfera. Muito raramente conseguem furar o bloqueio e contra-atacar (os golos que sofri foi em situações destas, frustrante porque remataram 1 a 2 vezes e marcaram 1 golo)

Contras

- Os jogadores por vezes perdem a oportunidade de remate já dentro da grande área e optam por mais um passe;

- Por vezes a equipa perde posse de bola porque fica posicionada mais atrás, mesmo que a Linha Defensiva esteja toda subida (não sei porquê, acontece-me isto qualquer que seja a mentalidade e já usei em diferentes saves Controlar, Atacar, Sobrecarregar);

- Por vezes a equipa remata pouco, até mesmo muito pouco (o jogo que ganhei 2-1 na Luz, foi eficácia de 100%, 2 remates 2 golos), mas também acontece ter 15, no máximo 20 remates, depois é uma questão de acertarem na baliza ou não;

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

eu joguei agora contra o liverpool e perdi 2-o com benfas, a jogar em contenção, tive 45% de posse

Compartilhar este post

Link para o post

eu joguei agora contra o liverpool e perdi 2-o com benfas, a jogar em contenção, tive 45% de posse

E limitaste-te a jogar em contenção ou mexeste na mentalidade dos jogadores e na linha defensiva ? E as barras da táctica como estavam ?

Compartilhar este post

Link para o post

as barras estavam a meio, linha defensiva normal, na mentalidade so subi 1/2 toques nos estremos e CJA.

Achei estranho foi o passe dos centrais/laterais e MD estar em misto e direto

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, com as barras a meio é natural que a resposta da equipa não seja a melhor e logo contra o Liverpool. Depois, a linha defensiva não pode estar nem profunda, nem a meio, tem que estar toda subida porque a ideia é fazer logo pressão no meio-campo adversário. A mentalidade também tem que ser modificada e o passe, claro, curto.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda estou a testar, desenvolver e afinar, como escrevi antes, só fiz uns 6 jogos e há trabalhinho ainda por fazer :-)

De qualquer modo, a base vem da simples leitura da Estratégia que está nas opções das tácticas do próprio FM O objectivo é frustrar o adversário, reduzindo o espaço livre, desacelerando o jogo, mantendo a posse de bola (...) como a posse e frustração do adversário são as prioridades, terá mais jogadores atrás da linha da bola. A partir daqui sobe-se a linha defensiva, torna-se a equipa compacta jogando mais junta, passe curto, com grande mobilidade dos jogadores à procura de espaço para receber passe.

Todos os meus jogadores movem-se das posições, com excepção do médio defensivo, os laterais jogam colados à linha para dar mais largura ao jogo, os centrais jogam pelos flancos para darem cobertura às subidas dos laterais (daí ser necessário o posicionamento a meio do médio defensivo, fazendo de terceiro central), os 2 médios jogam também pelos flancos para criarem triângulos tanto com os laterais como com os avançados interiores, assim como o avançado (aqui reside uma das dúvidas: trequartista, avançado recuado ou avançado completo).

Agora em teoria, se os jogadores têm mobilidade e procuram o espaço então devem receber o passe para o pé, o que contribui para a posse de bola.

Se queremos trocar a bola na linha do meio-campo / meio-campo do adversário, a defesa precisa de estar toda subida e os defesas com mentalidade ofensiva (posicionamento mais alto no campo e passe mais para a frente). Já os médios não se pretende que tenham tanto apetite para colocar a bola na frente, pretende-se que a troquem entre si com o apoio dos av. interiores e o gajo lá da frente, como tal a mentalidade terá que ser mais baixa que a defesa.

A dúvida maior é na última zona: se a mentalidade dos avançados for demasiado baixa, passam a bola para trás; se for demasiado alta, a equipa fica menos compacta. Porém, em simultâneo, queremos que os av. interiores também baixem e pressionem quando a equipa perder a bola. Hummmm... talvez a mentalidade alta mas uma pressão mais a meio-campo.

Todas as opiniões são bem-vindas.

Compartilhar este post

Link para o post

Na ultima zona acho que a equipa deve ter uma mentalidade atacante , senão há poucos remates , não há remates não há golos , do que adianta ter posse se não marcamos golo ?

A liberdade criativa acho que também é muito importante , se tivermos muito liberdade criativa , o jogador vai desobedecer ás nossas ordens e rematar de longe ou fazer coisas que nós não queremos .

Sair a jogar de trás é importante , escolher defesa recolhe nas opçoes do gr convém , e ter defesas que jogam á bola é importante para que possamos sair a jogar desde trás , depois as movimentações e os passes tem de fazer o resto , seja cruzamentos , remates ou passes de morte

Uma coisa que me enerva é o facto de bastar um remate para sofrermos , e um golo para perdermos o jogo , visto que isto é um estilo de contenção , temos bastante paciencia , e sempre q mudamos a estratégia p atacante ou algo do genéro , estragamos tudo

Compartilhar este post

Link para o post

Na ultima zona acho que a equipa deve ter uma mentalidade atacante , senão há poucos remates , não há remates não há golos , do que adianta ter posse se não marcamos golo ?

A liberdade criativa acho que também é muito importante , se tivermos muito liberdade criativa , o jogador vai desobedecer ás nossas ordens e rematar de longe ou fazer coisas que nós não queremos .

Sair a jogar de trás é importante , escolher defesa recolhe nas opçoes do gr convém , e ter defesas que jogam á bola é importante para que possamos sair a jogar desde trás , depois as movimentações e os passes tem de fazer o resto , seja cruzamentos , remates ou passes de morte

Uma coisa que me enerva é o facto de bastar um remate para sofrermos , e um golo para perdermos o jogo , visto que isto é um estilo de contenção , temos bastante paciencia , e sempre q mudamos a estratégia p atacante ou algo do genéro , estragamos tudo

Também acho, até agora estava a utilizar os avançados (interiores e o nº 10) com uma mentalidade mais baixa que os médios e há um défice de remates (Defesas e Médio Defensivo: mentalidade atacante (20); 2 construtores de jogo: mentalidade normal (13); avançados: mentalidade normal (7). Mas lá está se for muito atacante, a equipa perde coesão e os avançados deixam de defender, portanto, é preciso um equilíbrio entre a mentalidade e a pressão. Por outro lado, se baixo a mentalidade dos defesas, automaticamente a linha defensiva vai baixar e isto não pode ser.

Liberdade Criativa tenho a 8 nos defesas, 15 nos construtores e ando às apalpadelas com os avançados, mas não tenho problemas com os remates de longe. Mas isto também porque já tenho os jogadores treinados para não o fazerem.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho, até agora estava a utilizar os avançados (interiores e o nº 10) com uma mentalidade mais baixa que os médios e há um défice de remates (Defesas e Médio Defensivo: mentalidade atacante (20); 2 construtores de jogo: mentalidade normal (13); avançados: mentalidade normal (7). Mas lá está se for muito atacante, a equipa perde coesão e os avançados deixam de defender, portanto, é preciso um equilíbrio entre a mentalidade e a pressão. Por outro lado, se baixo a mentalidade dos defesas, automaticamente a linha defensiva vai baixar e isto não pode ser.

Liberdade Criativa tenho a 8 nos defesas, 15 nos construtores e ando às apalpadelas com os avançados, mas não tenho problemas com os remates de longe. Mas isto também porque já tenho os jogadores treinados para não o fazerem.

Tu tens conseguido bons resultados , eu tenho sempre boa posse de bola , mas marco muito poucos golos e neste momento é isso que me tem prejudicado , estou com o leixoes é vdd , mas tenho feito bons jogos onde só faltam mesmo mais golos , ganho smp com golos de sorte ou por 1-0 (...) tenho a melhor defesa o que é normal já que as outras equipas nem cheiram , mas tenho um dos piores ataques ...

As mentalidades diferem um pouco , assim como a liberdade criativa das que tu disseste , vou fazer algumas mudanças nisso q já vejo o que muda ;)

Compartilhar este post

Link para o post

mexe no perder tempo para a equipa trocar a bola mais no meio campo adversario e mexe na rapidez para soltarem mais a bola

eu tenho jogado a controlar e fluido e gosto do que vejo os jogadores trocam a bola em frente a area que é exactamente o que eu queria so havia era muitos passes a rasgar mas utilizando os gritos ja consegui o que queria da equipa teve 12 remates e 60 e tal % de posse de bola, depois ja nao joguei mais, hoje quando xegar a casa vou testar a mesma tactica mas na contençao

Compartilhar este post

Link para o post

Bah :angry: para os gritos, prefiro preparar a táctica como eu quero e não uso gritos.

Atenção que o Perder Tempo não quer dizer que a equipa troque mais a bola no meio-campo. Basicamente estamos a dizer aos jogadores que devem tomar decisões com maior (perder mais tempo) ou menor (perder menos tempo) urgência. Ora se o jogador leva mais tempo a decidir (perder mais tempo) pode ser pressionado pelo adversário e perder a bola.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Bah :angry: para os gritos, prefiro preparar a táctica como eu quero e não uso gritos.

Atenção que o Perder Tempo não quer dizer que a equipa troque mais a bola no meio-campo. Basicamente estamos a dizer aos jogadores que devem tomar decisões com maior (perder mais tempo) ou menor (perder menos tempo) urgência. Ora se o jogador leva mais tempo a decidir (perder mais tempo) pode ser pressionado pelo adversário e perder a bola.

os gritos nao alteram a minha tactica, os gritos que uso sao apenas para conseguir por a equipa a jogar como eu quero, ou seja a pressionar ainda mais a jogar por entre a defesa e a manter a posse de bola, o que eu reparei é que quanto mais perder tempo metes mais eles vao trocar a bola para tras em vez de irem logo disparatos a baliza, se reparares quando metes contençao o perder tempo fica no frequentemente e os gajodores nao fazem mais nada que é trocar a bola entre os defesas, mas para que nao aconteça o que acabaste de dizer para elles nao demorarem a decidir eu jogo com temporizaçao rapida, assim trocam a bola bastante mas de forma rapida e baralham as marcaçoes, acabei de dar 4-0 tive 65 % posse de bola e fiz 19 remates

Compartilhar este post

Link para o post

os gritos nao alteram a minha tactica, os gritos que uso sao apenas para conseguir por a equipa a jogar como eu quero, ou seja a pressionar ainda mais a jogar por entre a defesa e a manter a posse de bola, o que eu reparei é que quanto mais perder tempo metes mais eles vao trocar a bola para tras em vez de irem logo disparatos a baliza, se reparares quando metes contençao o perder tempo fica no frequentemente e os gajodores nao fazem mais nada que é trocar a bola entre os defesas, mas para que nao aconteça o que acabaste de dizer para elles nao demorarem a decidir eu jogo com temporizaçao rapida, assim trocam a bola bastante mas de forma rapida e baralham as marcaçoes, acabei de dar 4-0 tive 65 % posse de bola e fiz 19 remates

Isso não tem a ver com o Perder Tempo, tem a ver com Mentalidade :-) se trabalhares a mentalidade dos jogadores vão fazer isso, trocar a bola, isto é, se a mentalidade for defensiva em todos os jogadores, aqui sim vão limitar-se a trocar a bola e não necessariamente entre os defesas. Agora podem fazê-lo de forma mais lenta mas tomando decisões mais depressa (temporização lenta, perder tempo raramente) ou podem fazê-lo de forma também mais lenta e demorando mais a decidir. A temporização tem a ver com o tempo que a equipa demora a colocar a bola no ataque, se jogas com temporização rápida arriscas-te a pontapé para a frente. Temporização não tem a ver com trocar a bola mais depressa.

Por exemplo, o que vemos no Barcelona é que trocam a bola lentamente mas não perdem tempo, pois os jogadores movimentam-se para os espaços constante e continuamente, sem perda de tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não tem a ver com o Perder Tempo, tem a ver com Mentalidade :-) se trabalhares a mentalidade dos jogadores vão fazer isso, trocar a bola, isto é, se a mentalidade for defensiva em todos os jogadores, aqui sim vão limitar-se a trocar a bola e não necessariamente entre os defesas. Agora podem fazê-lo de forma mais lenta mas tomando decisões mais depressa (temporização lenta, perder tempo raramente) ou podem fazê-lo de forma também mais lenta e demorando mais a decidir. A temporização tem a ver com o tempo que a equipa demora a colocar a bola no ataque, se jogas com temporização rápida arriscas-te a pontapé para a frente. Temporização não tem a ver com trocar a bola mais depressa.

Por exemplo, o que vemos no Barcelona é que trocam a bola lentamente mas não perdem tempo, pois os jogadores movimentam-se para os espaços constante e continuamente, sem perda de tempo.

hum tou a ver, faz sentido sim mas olha que o perder tempo tambem esta associado ao que eu disse, pq eu ja joguei com mentalidade atacante e a perder tempo frequentemente e os jogadores trocavam muito a bola antes de ir a baliza, as vezes ate era so escostar para o golo e mesmo assim eles passavam para tras lool mas sim o que dizes tambem faz todo o sentido, deve ser umas cenas contemplam outras

Compartilhar este post

Link para o post

mudei algumas coisas consuante o que disses-te nomeadamente a temporizaçao e o perder tempo e gostei bastante do que vi 61 % posse de bola 20 remates :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

hum tou a ver, faz sentido sim mas olha que o perder tempo tambem esta associado ao que eu disse, pq eu ja joguei com mentalidade atacante e a perder tempo frequentemente e os jogadores trocavam muito a bola antes de ir a baliza, as vezes ate era so escostar para o golo e mesmo assim eles passavam para tras lool mas sim o que dizes tambem faz todo o sentido, deve ser umas cenas contemplam outras

Depende se estás a falar da mentalidade como estratégia da táctica - que varia de contenção até sobrecarregar, passando por atacante - ou se estás a falar da mentalidade dos jogadores... são coisas diferentes :-) Há elementos que precisam de coerência: por exemplo, se quero um estilo de transição rápida não posso ter passe curto, nem perder tempo. Mas há outros elementos que podem parecer uma contradição mas que é possível encaixar: por exemplo, posso ter a equipa com uma estratégia de contenção mas altamente atacante, pois a ideia é conter o adversário no seu meio-campo e trocar o mais possível a bola. Por defeito, no criador de tácticas, a mentalidade de todos jogadores vai ser defensiva, o que não quer dizer que se limitem a trocar a bola na defesa ou entre os defesas, mas ajusta-se o que for de ajustar. Mais um exemplo: se a táctica é de Contenção a linha defensiva é profunda, mas eu não quero isto logo subo a linha defensiva totalmente. Ainda assim, se a mentalidade dos jogadores for defensiva podem não se posicionar no campo como eu pretendo, logo toca a subir-lhes a mentalidade :-) ... há que ter presente que a mentalidade que se define para o jogador influencia tanto o seu posicionamento em campo, como a sua forma de passar a bola.

Neste momento comecei um novo save e apenas fiz um jogo de pré-temporada, o que quer dizer que tenho as barras tácticas muito baixas; além disto, coloquei em campo os jogadores mais fraquitos. Não me posso queixar, tive 65% de posse, 19 remates (só 3 de longe), ganhei 4-1 e a cerejinha em cima do bolo é ter o construtor de jogo com cerca de 50 passes em 45 minutos.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Quais as difrenças entre tacticas no modo clasico e no mais moderno?

Compartilhar este post

Link para o post

Depende se estás a falar da mentalidade como estratégia da táctica - que varia de contenção até sobrecarregar, passando por atacante - ou se estás a falar da mentalidade dos jogadores... são coisas diferentes :-) Há elementos que precisam de coerência: por exemplo, se quero um estilo de transição rápida não posso ter passe curto, nem perder tempo. Mas há outros elementos que podem parecer uma contradição mas que é possível encaixar: por exemplo, posso ter a equipa com uma estratégia de contenção mas altamente atacante, pois a ideia é conter o adversário no seu meio-campo e trocar o mais possível a bola. Por defeito, no criador de tácticas, a mentalidade de todos jogadores vai ser defensiva, o que não quer dizer que se limitem a trocar a bola na defesa ou entre os defesas, mas ajusta-se o que for de ajustar. Mais um exemplo: se a táctica é de Contenção a linha defensiva é profunda, mas eu não quero isto logo subo a linha defensiva totalmente. Ainda assim, se a mentalidade dos jogadores for defensiva podem não se posicionar no campo como eu pretendo, logo toca a subir-lhes a mentalidade :-) ... há que ter presente que a mentalidade que se define para o jogador influencia tanto o seu posicionamento em campo, como a sua forma de passar a bola.

Neste momento comecei um novo save e apenas fiz um jogo de pré-temporada, o que quer dizer que tenho as barras tácticas muito baixas; além disto, coloquei em campo os jogadores mais fraquitos. Não me posso queixar, tive 65% de posse, 19 remates (só 3 de longe), ganhei 4-1 e a cerejinha em cima do bolo é ter o construtor de jogo com cerca de 50 passes em 45 minutos.

estava a referir-me a mentalidade como estrategia e nao individual, bem estava a dar grandes tareias e derrepente veio a taça da liga rodei o plantel ganhei 4-1 depois para o campeonato voltei a meter a equipa principal empatei, depois empatei outra vez e agora derrota e ate ja tou com medo de continuar lool

50 passes em 45 do construtor de jogo é muito bom :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

O que vos digo é que isto começa a ser rídiculo, ando com posse de bola perto de 80%, percentagens de passes perto nos 90% e ainda estou na pré-temporada... juro que não fiz batota com o editor do jogo.

O jogo amigável com o Man United em casa deles vai tirar as teimas :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...