Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Acham normal que antes do patch da SI com as transferências de Inverno eu tinha uma equipa a jogar espectacularmente bem, em toda a época só tive 4 derrotas e foi na Champions, ganhei o campeonato a 20 e tal pontos de distância do 2º classificado, meto o patch, não comprei ninguém, a táctica é exactamente a mesma e a equipa simplesmente joga a passo, não há intensidade de jogo... Quando antes goleava agora ganho por 1-0 marcado na 2ª parte e é quando não sofro um golo no minuto 90 :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

malta preciso de ajuda.

é o seguinte criei uma tática 4x3x3 para o meu save com o Bilbao mas uma coisa que tenho reparado é que sofro muitos golos dentro da grande área. Jogo a linha defensiva "profunda", DC com marcação apertada e á Zona, Laterais com Marcação apertada e ao Homem. Trinco tambem joga com marcação á zona.

Podem ajudar-me? ;)

Compartilhar este post

Link para o post

se pões os laterais a marcar ao homem corres o risco de serem desposicionados e a defesa desequilibra-se, a linha defensiva baixa também não ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

se pões os laterais a marcar ao homem corres o risco de serem desposicionados e a defesa desequilibra-se, a linha defensiva baixa também não ajuda.

Nem mais. Apenas recomendo marcações ao homem em jogadores de zonas avançadas. Por exemplo, extremo a defesa - lateral adversário, ou médio - centro a marcar o médio mais criativo do adversário, etc.

Como sofres mais os golos? Pelo chão? Pelo ar? Flancos? Centro?

Compartilhar este post

Link para o post

Óbvio :-) se os laterais fazem marcação ao homem, os alas adversários arrastam-nos para fora da posição. É admissível sim, os nossos alas marcarem os laterais adversários, evita-se movimentos ofensivos e retira-se possibilidade de passe.

Enfim, prefiro marcação apertada à zona

Compartilhar este post

Link para o post

Num 4-4-2 que pressão acham que é preferivel dar aos MC, à zona ou ao homem?

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o tipo de filosofia que devo usar?

Eu na gosto de ter toda a gente a defender, excepto o PL, no ataque gosto de ter o PL e os Ext. a atacar, o mc(no caso do 4-4-2) ou os mc's (4-5-1) à entrada da área, os laterais no maximo que vão até a linha cruzar e o trinco lá a traz com os centrais, para manter alguma solidez defensiva.

Já usei a fluida mas não gostei de ter os laterais e o trinco tantas vezes na area, mas pelo contrario gosto de ter mais posse, aproveitar as tabelinhas entre o centro e os flancos.

Penso que seja por esta razão que nunca consigo fazer uma tactica de jeito.

Se alguem pudesse ajudar agradecia. :smilie_cmpt:

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal.,

Li num site brasileiro um gajo que fez uma reclamaçao a sigagames sobre ter que andar sempre a mudar as tacticas quando fazem novs actualizaçoes, a resposta que ele obteve foi que antes nos jogavamos contra a equipa adversaria maquina e agora jogamos contra a aquipa adversaria (IA) ou seja tornou-se muito mais dificil, antes conseguiamos por uma equipa da segunda divisao quase a jogar a barcelona, agora isso acbou, aqueles passes a rasgar sem fim que davam grandes goleadas nas costas da defesa, agrrar a bola e entrar com ela quase pela baliza a dentro isso tudo acabou, ou seja o jogo esta muito mais dificil, eu pessoalmente voltei a jogar ao fm 12 , nao por estar mal no doze nao é o caso vou em 2021 e ganhei sempre titulos em todos os clubes que tive e estou neste momento em primeiro lugar com o paris saint german mas deixei de gostar de ver jogar, o jogo esta monotono e estamos sempre na espectativa do que vai acontecer, pelo que percebi no que li uma aquipa fraca pode conseguir fazer-te estragos pq para o jogo ficar mais equilibrado eles puseram as equipas adversarias fracas e conseguir jogar quase tando como a nossa equipa, voltei ao fm 12 ate haver outra actualizaçao do 13 e estou agostar aqui ao menos posso por a minha equipa a jogar a barça lool.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal.,

Li num site brasileiro um gajo que fez uma reclamaçao a sigagames sobre ter que andar sempre a mudar as tacticas quando fazem novs actualizaçoes, a resposta que ele obteve foi que antes nos jogavamos contra a equipa adversaria maquina e agora jogamos contra a aquipa adversaria (IA) ou seja tornou-se muito mais dificil, antes conseguiamos por uma equipa da segunda divisao quase a jogar a barcelona, agora isso acbou, aqueles passes a rasgar sem fim que davam grandes goleadas nas costas da defesa, agrrar a bola e entrar com ela quase pela baliza a dentro isso tudo acabou, ou seja o jogo esta muito mais dificil, eu pessoalmente voltei a jogar ao fm 12 , nao por estar mal no doze nao é o caso vou em 2021 e ganhei sempre titulos em todos os clubes que tive e estou neste momento em primeiro lugar com o paris saint german mas deixei de gostar de ver jogar, o jogo esta monotono e estamos sempre na espectativa do que vai acontecer, pelo que percebi no que li uma aquipa fraca pode conseguir fazer-te estragos pq para o jogo ficar mais equilibrado eles puseram as equipas adversarias fracas e conseguir jogar quase tando como a nossa equipa, voltei ao fm 12 ate haver outra actualizaçao do 13 e estou agostar aqui ao menos posso por a minha equipa a jogar a barça lool.

Isto. Eu compreendo que eles queiram deixar o jogo mais "real" porque antes conseguiamos por um vit. setubal a jogar na champions na 2ª época, mas assim é demais.

Eu por exemplo gosto de jogar FM para relaxar etc, e agora é ao contrário, quando vou jogar FM só tenho vontado de partir esta m*rda toda.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal , comprei o jogo na quinta-feira , desde o fm 2010 q aperfeiço-o uma tática de posse de bola e no fm 2012 consegui atingir resultados magnificos , mas neste , com a mesma tática tenho tido dificuldades , verdade que ainda nao sei mexer muito bem nos treinos , mas a tática é a mesma , e os jogadores parece q andam a passo em campo , nao há intensidade , a defender ? até mete dó ver , deixam o jogar fazer o q quer , abrem-se assim do nada , por acaso estava a conseguir ter boas vitórias com o porto e a equipa de vez enquando até fazia boas jogadas , mas isto está muito esquesito , acho que este jogo foi feito para um estilo de jogo de transiçao , tipo real madrid , posse de bola é quase impossivel ter o sucesso q tive no fm 12

Compartilhar este post

Link para o post

Isto. Eu compreendo que eles queiram deixar o jogo mais "real" porque antes conseguiamos por um vit. setubal a jogar na champions na 2ª época, mas assim é demais.

Eu por exemplo gosto de jogar FM para relaxar etc, e agora é ao contrário, quando vou jogar FM só tenho vontado de partir esta m*rda toda.

ora nem mais, sem contar que as equipas ja nao fazem aquele futebol espetaculo que faziam no fm 12, comecei agora um save no 12 com o benfica primeiro jogo contra o rio ave, dei 7 - 0 com 67 % posse bola e 22 remates loool

Pessoal , comprei o jogo na quinta-feira , desde o fm 2010 q aperfeiço-o uma tática de posse de bola e no fm 2012 consegui atingir resultados magnificos , mas neste , com a mesma tática tenho tido dificuldades , verdade que ainda nao sei mexer muito bem nos treinos , mas a tática é a mesma , e os jogadores parece q andam a passo em campo , nao há intensidade , a defender ? até mete dó ver , deixam o jogar fazer o q quer , abrem-se assim do nada , por acaso estava a conseguir ter boas vitórias com o porto e a equipa de vez enquando até fazia boas jogadas , mas isto está muito esquesito , acho que este jogo foi feito para um estilo de jogo de transiçao , tipo real madrid , posse de bola é quase impossivel ter o sucesso q tive no fm 12

sim isso mudou tudo...podes ate conseguir vencer mas os jogos vao ser muito mais equilibrados, e se nao tiveres jogadores com tecnica esquece a posse de bola

Compartilhar este post

Link para o post

La por não ser possível ganhar por mais de 5 em todos os jogos, não quer dizer que não se consiga ter uma boa posse, excelentes resultados e ganhar títulos.

Tenho posse acima dos 60% em todos os jogos, os meus resultados são geralmente na ordem dos 3-0, 4-1. Agora não pensem que fazem download de uma táctica qualquer e imediatamente a equipa começa a dar goleadas. Isto dá algum gozo? caramba lol

Compartilhar este post

Link para o post

La por não ser possível ganhar por mais de 5 em todos os jogos, não quer dizer que não se consiga ter uma boa posse, excelentes resultados e ganhar títulos.

Tenho posse acima dos 60% em todos os jogos, os meus resultados são geralmente na ordem dos 3-0, 4-1. Agora não pensem que fazem download de uma táctica qualquer e imediatamente a equipa começa a dar goleadas. Isto dá algum gozo? caramba lol

o que eu quis dizer é ter posse com qualidade, trocar a bola esperar que apareça alguem desmarcado nas costas da defesa meter la a bola e fazer golo, eu tambem tenho ganho quase todos os jogos so que nao com a eficacia que eu queria...principal das coisas que mais gosto de fazer que é meter as bolas nas costas da defesa nesta ultima actuallizaçao raramente vejo os meus jogadores fazerem e isso e quando o fazem é pelo ar, no fm 12 trocas a bola em frente a area aparece alguem desmarcado metes la a bola e tau ta o golo feito

eu nao falo downloads de tacticas, eu crio as minhas proprias tacticas, da-me mais pica assim...

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja isto:

QGuGnig.png

A tua equipa passa do 80 para o 8.

um exemplo do que eu disse anteriormente, tens posse de bola mas no entanto apenas fizeste 6 remates...ou seja posse de bola sem qualidade, e como se costuma dizer quem nao marca sofre...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tambem tenho muita posse e a minha equipa é o boston united ja subi 3 vezes seguidas vou na npower 1 , para mim o truque está quando o estilo de passe da nossa equipa é curto temos de ir aos jogadores e por em todos passe curto menos no organizador e eles fazem muita posse e nos gritos poem jogar a partir da defesa e levar bola ate á area, exprimentem e depois digam algo. E a tactica que uso ja postei aqui no forum e até hoje excelente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tambem tenho muita posse e a minha equipa é o boston united ja subi 3 vezes seguidas vou na npower 1 , para mim o truque está quando o estilo de passe da nossa equipa é curto temos de ir aos jogadores e por em todos passe curto menos no organizador e eles fazem muita posse e nos gritos poem jogar a partir da defesa e levar bola ate á area, exprimentem e depois digam algo. E a tactica que uso ja postei aqui no forum e até hoje excelente.

Não encontro a tua táctica

Compartilhar este post

Link para o post

o que eu quis dizer é ter posse com qualidade, trocar a bola esperar que apareça alguem desmarcado nas costas da defesa meter la a bola e fazer golo, eu tambem tenho ganho quase todos os jogos so que nao com a eficacia que eu queria...principal das coisas que mais gosto de fazer que é meter as bolas nas costas da defesa nesta ultima actuallizaçao raramente vejo os meus jogadores fazerem e isso e quando o fazem é pelo ar, no fm 12 trocas a bola em frente a area aparece alguem desmarcado metes la a bola e tau ta o golo feito

eu nao falo downloads de tacticas, eu crio as minhas proprias tacticas, da-me mais pica assim...

Realmente, uma coisa estapafúrdica neste fm é quantidade de bolas aos postes, com tantos updates que fazem já podiam ter revisto isto... irra! Todo os jogos são 2 ou 3 no barrote, que raio de coisa mais irreal.

Também já reparei nisso, os passes a rasgar geralmente são pelo ar, não há condições. Vou mas é criar uma táctica de Contenção, fluida e linha de defesa 100% alta... quero ver o que isto dá :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Já leram o que diz em Contenção ? O objectivo é frustrar o adversário, reduzindo o espaço livre, desacelerando o jogo, mantendo a posse de bola (...) como a posse e frustração do adversário são as prioridades, terá mais jogadores atrás da linha da bola :-)

Ora bem, é precisamente isto que o Barça faz, com a diferença que o faz no meio-campo do adversário enquanto no FM a linha defensiva baixa totalmente. A questão é como fazê-lo lá na frente.

De qualquer modo, como primeiro ensaio dei 4-1 ao Braga na final da taça da liga, a jogar com os jogadores menos utilizados. A posse de bola é que realmente foi fraquita (52%)

Algumas ideias?

P.S, Já melhorou :-) 3-1 ao Estoril mas a posse de bola subiu para 68%, 20-2 em remates

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Já leram o que diz em Contenção ? O objectivo é frustrar o adversário, reduzindo o espaço livre, desacelerando o jogo, mantendo a posse de bola (...) como a posse e frustração do adversário são as prioridades, terá mais jogadores atrás da linha da bola :-)

Ora bem, é precisamente isto que o Barça faz, com a diferença que o faz no meio-campo do adversário enquanto no FM a linha defensiva baixa totalmente. A questão é como fazê-lo lá na frente.

De qualquer modo, como primeiro ensaio dei 4-1 ao Braga na final da taça da liga, a jogar com os jogadores menos utilizados. A posse de bola é que realmente foi fraquita (52%)

Algumas ideias?

P.S, Já melhorou :-) 3-1 ao Estoril mas a posse de bola subiu para 68%, 20-2 em remates

Usaste contençao contra o estoril ?

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, Contenção, Fluido, com a linha defensiva toda subida, largura afunilado (ou normal, ainda não sei) temporização lenta (ainda não sei se lenta ou normal) e perder tempo às vezes (a barra fica logo no primeiro patamar a seguir a raramente).

Estou a testar, é preciso retocar as mentalidades nas instruções individuais porque senão mesmo com a linha defensiva no máximo a equipa fica demasiado recuada, mas a ideia passa por quanto mais à frente estão os jogadores mais defensiva é a mentalidade, deste modo a equipa movimenta-se mais em bloco, está mais junta.

Contra-ataque também será uma possibilidade, mas tanto Contenção como esta, as linhas defensivas são profundas e não se pretende isso, mas sim fazer contenção no meio-campo do adversário. Além do mais, o contra-ataque utiliza o passe directo, já tinha testado e é ver os defesas ao pontapé para o ar e para frente.

P.S. - estou a gostar (considerando que não tenho as barras tácticas cheias), posse de bola sempre acima dos 60% e ainda assim entro em perda a meio da 2ª parte (talvez por desgaste dos jogadores), pois durante a 1ª parte a posse anda pelos 70%. Até agora 4 jogos, 4 vitórias, a última fora contra o Benfica (meros 2-1 mas gostei de ter mais de 60% de posse). A equipa faz muito poucas faltas, desarmes e intercepções acima de 40 (isto será mais ou menos, bom, muito bom ??? :maluco: )

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...