Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Fiz uns novos ajustamentos:

Equipa: Liverpool

Táctica: 4-3-3 (1 trinco, 2 MC (um organiza outro é box-to-box), 2 extremos e 1 PL)

Estratégia: Contenção

Estilo: Fluído

Linha defensiva: Subida ao máximo

Largura: Mínimo do normal

Foco do passe: Misto

Tipo de passe: Máximo do Curto

Marcação: Zona

Mentalidade: Defesas em Mínimo do Atacante, Médios com Normal e Avançados com Máximo do Atacante.

Pressão: Defesas em Própria Área, Médios em Meio Campo, Avançados em Todo o Campo.

Outras Observações:

- Extremos cortam para dentro para aparecer em zona de finalização;

- Médios e Avançados com Passes de Risco ao máximo;

- Liberdade criativa Pequena tirando no Organizador de jogo que é Normal;

- Instruções: Defesas e Trinco defendem, Box-to-Box apoia, todos os outros atacam;

- Cantos ofensivos: marcados ao primeiro poste, PL desvia ao 1º poste, Central melhor no jogo aéreo ataca ao 1º poste

- Livres ofensivos: apontados ao melhor cabeceador;

- Cantos defensivos: 1 no toque curto, 1 à entrada da área, 2 centrais marcam homem alto, todos os outros marcam homem;

- Livres defensivos: 5 na barreira, 5 marcam homem.

Fiz 2 jogos contra o Tottenham, um fora para a FA, outro na final da Taça da Liga em campo neuro.

O primeiro:

Tottenham 3-3 Liverpool

8 Remates 13

46% Posse 54%

2 Cantos 6

O segundo

Liverpool 3-0 Tottenham

22 Remates 4

52% Posse 48%

8 Cantos 2

Até agora, as diferenças que saltam à vista:

- A equipa recupera muitas mais bolas. Aqueles lances em que a equipa adversária fica simplesmente a trocar a bola e nós a ver jogar parece que melhoram muito com a contenção;

- O passe curto dos defesas faz com que a equipa pressione mais alto. Até agora tem resultado muito bem mas sinto que é uma questão de tempo até dar asneira. Mas vou continuar porque está a dar resultado;

- A posse de bola ainda não é a desejada mas sinto que já controlo os jogos;

- A movimentação dos extremos e os passes de risco fazem com que apareçam jogadores em espaços vazios prontos a receber esses passes.

Não te esqueças que o treino de movimentos preferidos é essencial.

Dado que tens a largura em mínimo do normal, não sei se o passe curto a zero é bom. Das duas uma: ou juntar mais a equipa e manter o passe a zero; ou, em alternativa, manter a largura e subir um bocadinho o passe.

Outra dúvida será a mentalidade dos médios face aos avançados, tens os primeiros com mentalidade normal e os avançados com máximo atacante, o que pode criar demasiados espaços entre uns e outros. Por outro lado, sou capaz de seguir a tua dica e baixar a mentalidade dos meus defesas para mínimo atacante. Não o fiz ainda porque tenho receio que a linha defensiva fique mais recuada. Nos médios tenho mentalidade 10 (médio defensivo), 15 construtor de jogo recuado e 17 construtor de jogo avançado (isto porque tenho os defesas com 20), os avançados estão com mentalidade normal 8. Resultado: ando com posse de bola perto dos 70%, às vezes até superior, as equipas adversárias não conseguem rematar à minha baliza, no máximo fazem 1 ou 2 remates de longe. Os meus médios controlam o jogo, têm o maior número de passes e tenho percentagens de passe perto dos 90%.

A grande desilusão que ainda não descobri como resolver: porque raio a equipa baixa as linhas e me faz perder a posse de bola sem que haja instruções para o fazerem :cadeirada:

Tens o desarme como? Eu uso normal e suave, o máximo de faltas que já cometi foram 5 :-) ajuda imenso a ter mais posse de bola.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda vou precisar de fazer uns ajustes, talvez reveja isso das mentalidades. Tenho o desarme normal. Como são as tuas instruções ao adversário?

Ficam mais uns jogos:

Hull - Liverpool: 2-3

Remates: 4-27

Posse: 49-51

Cantos: 5-5

Liverpool - Newcastle: 2-0

Remates: 28-3

Posse: 54-46

Cantos: 5-1

Liverpool - Tottenham (2ª mão FA): 0-1

Remates: 22-2

Posse: 55-45

Cantos: 2-5

Marcaram de penalty :adeus:

Southampton - Liverpool: 1-1

Remates: 6-14

Posse: 41-59

Cantos: 6-2

Marcaram numa perda de bola na defesa do Skrtel

Liverpool - Tottenham: 1-3

Remates: 18-11

Posse: 59-41

Cantos: 7-4

Observações:

Estou a dominar mais os jogos, a rematar mais e estou muito agradado com as recuperações de bola a meio campo. Também deixei, finalmente, de sofrer golos de bola parada. Esta última derrota é que me deixou de pé atrás.

EDIT:

Aumentei a largura da equipa e diminuí a mentalidade dos atacantes.

Liverpool - Everton: 3-1

Remates: 17-4

Posse: 63-37

Oportunidades: 4-1

Cantos: 2-1

Marcaram de penalty.

QPR - Liverpool: 0-3

Remates: 7-7

Posse: 46-54

Oportunidades: 1-1

Cantos: 3-5

Bolton - Liverpool: 0-2

Remates: 4-23

Posse: 42-58

Oportunidades: 0-0

Cantos: 1-2

Observação: Estive a jogar a 10 desde os 45' quando ainda estava 0-0.

Liverpool - Birmingham: 2-0

Remates: 26-3

Posse: 67-33

Oportunidades: 0-0

Cantos: 9-0

United - Liverpool: 1-0

Remates: 15-15

Posse: 45-55

Oportunidades: 2-0

Cantos: 6-4

Observação: Os meus 2 centrais (Skrtel e Kirckhhof) lesionaram-se antes do jogo até ao fim da época (faltam mais 3 jogos) e marcaram o golo de penalty.

Liverpool - West Brom: 1-0

Remares: 19-1

Posse: 55-45

Oportunidades: 1-0

Cantos: 6-0

Middlesbrough - Liverpool: 0-1

Remates: 5-20

Posse: 49-51

Oportunidades: 1-2

Cantos: 6-5

Resumindo:

Desde que fiz estas duas últimas alterações fiz 7 jogos, ganhei 6, perdi 1, marquei 12 golos e sofri apenas 2 e foram de penalty.

Dominei sempre a nível de posse de bola e de remates. Em 16 cantos não me marcaram nenhum golo.

Gostei muito das alterações e deu para chegar ao 3º lugar da Premier League. O Liverpool tinha ficado em 8º na época passada (só estou a treiná-los desde o início desta época 14/15).

Para a próxima época deverei manter o esquema a ver se tudo corre bem. Em princípio vou ter melhores marcadores de bolas paradas por isso quero ver se marco mais aí.

Vou também criar uma táctica de backup, em 4-4-2 losango, baseada na contenção e passe curto a ver se me ajuda em jogos que não estejam fáceis de resolver.

Editado por Tommy

Compartilhar este post

Link para o post

Marcação apertada sempre, Pressão sempre, Levar para o pé mais fraco em todos os jogadores excepto o guarda-redes... este fica com Pressão sempre e pé mais fraco, não lhe vou fazer marcação apertada :-)

Já reparaste no mapa térmico da tua equipa no final dos jogos ? Como estão posicionados ? A defesa fica na linha do meio-campo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Raramente, pois claro, posição 3 na barra de perder tempo.

Sim coloca mas se a defesa estiver toda subida, trocas a bola no meio-campo adversário. Neste jogo com o Man United é que não me aconteceu isto, não sei porquê a equipa recuou toda no campo. Mas isto acontece-me com qualquer estratégia, há jogos em que a equipa baixa as linhas, perde-se posse de bola e é quase certo que se perde o jogo. Alguma ideia sobre isto?

isso nao tera a ver com a pressao? pressionar mais talvez nao sei, nao deixei o adversario vir tanto para cima de ti

Pois. Fds é sempre a mesma m*rda. Fazemos 20 remates e não marcamos nenhum,e depois é o "tipico" o adversário no jogo todo faz 2 remates, 1 á baliza e é golo :cadeirada:

hoje vou mudar de estrategia lol

Tive a dar uma olhadela na tatica que a Espanha usou no europeu o 4-6-0.

Penso que a melhor estrategia para esta tatica é a Atacante. A equipa joga em pressao alta, maracação ao homem, passe direto e em estilo fluido.

O que acham desta tatica tem alguma sugestão para a melhorar? :compinchas:

PS: Já exprimentei a tatica e gostei muito.

Resultado

Vilaverdense 3-1Estoril

Remates

17/3

Posse de bola

49/51

Sou o Vilaverdense

isso é o 4-5-1(433) com o avançado a jogar a 10 ne?

Compartilhar este post

Link para o post

bem já que o pessoal anda a participar mais nisto, vou tirar uma dúvida:

tenho um save no Bayern, tenho uma tática que em casa é 5* (9-0 ao Dortmund, 4-0 à Juventus) so vitorias, tendo sido a menor vitoria 3-1.

Essa mesma tática, fora de casa, nao me garante resultados nenhuns. Perdi com Augsburg, Wolfsurg (2 equipas que estao de 16 para baixo) e tenho vitorias por 1 ou 2.

Como abordam voces os jogos fora?

Compartilhar este post

Link para o post

mais um empate :cadeirada:

é so jogar arrabia marcar golos que é bom nada :calduco:

tenho um save no Bayern, tenho uma tática que em casa é 5* (9-0 ao Dortmund, 4-0 à Juventus) so vitorias, tendo sido a menor vitoria 3-1.

Essa mesma tática, fora de casa, nao me garante resultados nenhuns. Perdi com Augsburg, Wolfsurg (2 equipas que estao de 16 para baixo) e tenho vitorias por 1 ou 2.

depende eu fora se for contra equipas grandes ou do mesmo nivel que a minha tima classicos (derbys) jogo em contra ataque a espera do erro do adversario

Compartilhar este post

Link para o post

isso nao tera a ver com a pressao? pressionar mais talvez nao sei, nao deixei o adversario vir tanto para cima de ti

hoje vou mudar de estrategia lol

Não tem porque os jogadores a fazer pressão no campo todo e a linha defensiva toda subida

Eu gosto de posse e dominar, não me interessa se jogo em casa ou fora. É como o outro e o adn :-)

Compartilhar este post

Link para o post

mudei isto, ja nao tenho tantos remates mas dos 6 que fiz 5 foram a baliza, posse de bola 58 % e dei 5-2 ao chelsea :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

mudei isto, ja nao tenho tantos remates mas dos 6 que fiz 5 foram a baliza, posse de bola 58 % e dei 5-2 ao chelsea :celebracao:

o que mudaste?

Compartilhar este post

Link para o post

Malt, sabem como se garante que têm um adjunto que realmente dá instruções úteis no o pré-jogo para os jogadores da oposições? Tudo bem que estou na Indonésia mas só consigo apanhar gajos que metem a alguns jogadores pé menos forte e mais nada, e isto para mim é crucial ter bem feito.

Ĉombinação de Conhecimento tática e avalaiação capacidade jogador mais alguma coisa?

Editado por Lip Mickey

Compartilhar este post

Link para o post

o que mudaste?

passei de contençao para controlar, assim os jogadores ja nao trocam tanto a bola, mas tive que mexer na temporizaçao e no perder tempo e nas mentalidades, mas mesmo assim ainda nao é bem isto que eu quero lool a minha ideia á jogar a barça tocar a bola meio campo adversario puxar os defesas deles a ate ao meio campo obrigalos a vir pressionar para depois eu meter a bola com um passe a rasgar num dos extremos ou no avançado que apareça desmarcado na frente, com a estrategia de contençao havia alturas que era so meter a bola nas costas da defesa que dava golo e em vez disso os jogadores ficavam a jogar a arrabia lool mesmo eu mexendo na temporizaçao e tambem notei que contra equipas fortes os jogadores ficavam muito atras, a controlar a estrategia é quase igual mas mais na frente e assim que ha um espaço vazio a bola cai logo la a espera de uma desmarcaçao

Malt, sabem como se garante que têm um adjunto que realmente dá instruções úteis no o pré-jogo para os jogadores da oposições? Tudo bem que estou na Indonésia mas só consigo apanhar gajos que metem a alguns jogadores pé menos forte e mais nada, e isto para mim é crucial ter bem feito.

Ĉombinação de Conhecimento tática e avalaiação capacidade jogador mais alguma coisa?

penso que esses sejam os aspectos mais relevantes, tirando isso so se influencia a motivaçao determinaçao e nivel de disciplina

Compartilhar este post

Link para o post

passei de contençao para controlar, assim os jogadores ja nao trocam tanto a bola, mas tive que mexer na temporizaçao e no perder tempo e nas mentalidades, mas mesmo assim ainda nao é bem isto que eu quero lool a minha ideia á jogar a barça tocar a bola meio campo adversario puxar os defesas deles a ate ao meio campo obrigalos a vir pressionar para depois eu meter a bola com um passe a rasgar num dos extremos ou no avançado que apareça desmarcado na frente, com a estrategia de contençao havia alturas que era so meter a bola nas costas da defesa que dava golo e em vez disso os jogadores ficavam a jogar a arrabia lool mesmo eu mexendo na temporizaçao e tambem notei que contra equipas fortes os jogadores ficavam muito atras, a controlar a estrategia é quase igual mas mais na frente e assim que ha um espaço vazio a bola cai logo la a espera de uma desmarcaçao

penso que esses sejam os aspectos mais relevantes, tirando isso so se influencia a motivaçao determinaçao e nivel de disciplina

Pois, em vários outros saves experimentei sempre Controlar mas desta forma nunca consegui ter a percentagem de posse de bola que tenho com Contenção. Mas tens razão nesse aspecto, joguei fora contra o Man United e sofri isso na pele pois a equipa recuou toda no campo. Agora, isto também me acontece ocasionalmente com outras estratégias e independentemente do adversário ser mais forte ou mais fraco. Nem sei se será algum bug. A questão rabia é capaz de poder ser resolvida com mais passes a rasgar... que não são necessariamente para os avançados.

Compartilhar este post

Link para o post

apagar

Editado por RAG

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só filtro por conhecimento táctico elevado

Compartilhar este post

Link para o post

Vou começar a nova época 15/16 (a minha segunda no Liverpool). Fiz 138M em vendas e gastei 164M em compras (metade foi em miúdos de 14 a 18 anos).

Vou deixar a minha equipa porque vou continuar a utilizar a táctica de contenção que estamos a tentar explorar aqui e parece-me importante saber os jogadores. A táctica continua a ser o 4-3-3 que tinha falado:

GR: Reina, Gulacsi

DD: Johnson, Clyne

DC: Skrtel, Giuseppe Bellucsi

DC: Astori, Danny Wilson

DE: Lucas Digne, Robinson

MdC: Lucas Leiva, André Martins (Javi Garcia emprestado)

MC (box-to-box): Guarin, Allen

MC (organizador): Coutinho, Gerrard

ED: Gastón Ramirez, Volland, Kakuta

EE: Giovinco, Giuliano

PL: Leandro Damião, Doumbia

Nas reservas e juniores tenho regens que são uns cracalhões.

Por um lado melhorei muito a equipa, por outro tive muitas mexidas. Espero não sair prejudicado.

1º jogo:

Southampton - Liverpool: 1-2 (Marcaram na sequência de um canto)

Remates: 6-23

Cantos: 12-6

Oportunidades: 0-0 (Vou deixar de colocar isto porque me parece muito subjectivo)

2º jogo:

Liverpool - Hull: 2-0

Remates: 20-1

Posse: 62-38

Editado por Tommy

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, em vários outros saves experimentei sempre Controlar mas desta forma nunca consegui ter a percentagem de posse de bola que tenho com Contenção. Mas tens razão nesse aspecto, joguei fora contra o Man United e sofri isso na pele pois a equipa recuou toda no campo. Agora, isto também me acontece ocasionalmente com outras estratégias e independentemente do adversário ser mais forte ou mais fraco. Nem sei se será algum bug. A questão rabia é capaz de poder ser resolvida com mais passes a rasgar... que não são necessariamente para os avançados.

o que eu ja percebi é que o barça usa uma mistura de contençao com controlar, ou seja eles tanto procuram os espaços vazios como ao mesmo tempo procuram frustar e cansar o adversario com muita posse de bola, o que a pergunta é a seguinte...como conseguir isso no fm 2013? juntar as duas estrategias, procurar o equilibrio entre o controlar e a contençao, vai ser o meu objectivo eheh quanto a a questao da arrabia exprimentar meter passar para o espaço vazio nos gritos, eles vai fazer mais passes a rasgar

Compartilhar este post

Link para o post

Vou começar a nova época 15/16 (a minha segunda no Liverpool). Fiz 138M em vendas e gastei 164M em compras (metade foi em miúdos de 14 a 18 anos).

Vou deixar a minha equipa porque vou continuar a utilizar a táctica de contenção que estamos a tentar explorar aqui e parece-me importante saber os jogadores. A táctica continua a ser o 4-3-3 que tinha falado:

Por um lado melhorei muito a equipa, por outro tive muitas mexidas. Espero não sair prejudicado.

1º jogo:

Oportunidades: 0-0 (Vou deixar de colocar isto porque me parece muito subjectivo)

2º jogo:

Na ordem dos 20 remates podias estar a ganhar os jogos por mais golos, os teus jogadores devem falhar golos à brava :-) E a posse de bola ainda pode subir mais, talvez aumentar a perda de tempo ou se não aumentares os jogadores segurarem mais a bola ou uma temporização mais lenta. A tua equipa como se tem posicionado no campo (mapa térmico) ?

Compartilhar este post

Link para o post

1º jogo:

2º jogo:

tenta fazer a comparaçao entre duas equipas do mesmo nivel que o liverpool tanto em casa como fora, para se perceber melhor a eficacia da tactica

Compartilhar este post

Link para o post

o que eu ja percebi é que o barça usa uma mistura de contençao com controlar, ou seja eles tanto procuram os espaços vazios como ao mesmo tempo procuram frustar e cansar o adversario com muita posse de bola, o que a pergunta é a seguinte...como conseguir isso no fm 2013? juntar as duas estrategias, procurar o equilibrio entre o controlar e a contençao, vai ser o meu objectivo eheh quanto a a questao da arrabia exprimentar meter passar para o espaço vazio nos gritos, eles vai fazer mais passes a rasgar

Eu até acho que o Barcelona, consoante os momentos do jogo, faz uma mistura de todas as opções no FM lolol. Pensem nisto, considerando as descrições no Criador de Tácticas, faz contenção mas no meio-campo adversário, Controla e quando é preciso ataca ou sobrecarrega. Não sei até que ponto isto seria possível com grande liberdade criativa para que os jogadores considerem várias opções quando têm que tomar decisões no jogo.

É possível fazer isto, das duas: ou usamos Controlar mas damos instruções individuais mais ao encontro de Conter; ou usamos Conter com instruções individuais mais de controlar :-)

Eu tenho usado Controlar e nunca consegui níveis de posse como consigo com Conter, o único problema que tenho é fazer com que a equipa não baixe as linhas quando joga contra equipas fortes, é fundamental que a linha defensiva se mantenha no meio-campo. Agora, também é importantíssimo que os jogadores tenham treino de movimentos preferidos que façam aumentar a posse de bola: fazer tabelas, jogar simples, baixar para vir buscar jogo, não correr com a bola, não fazer tiros de longe, etc, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

não se esqueçam que não interessa a quantidade de posse de bola e sim a qualidade. já disse que tinha uma carreira no Bayern, e nos jogos em casa tenho posse à volta entre 65 e 75%, faço mais de 20 remates e os adversários raramente fazem um remate à baliza. Acho que em 15 jogos em casa só 3 conseguiram fazer um remate à baliza.

O meu problema é que exactamente com a mesma tática, nos jogos fora, continuo a manter a minha posse de bola, os meus remates, mas os adversários fazem 8 ou 9 à minha baliza. Neste FM, os atacantes adversários sao sempre excelentes por isso ou ganho por 1, empato ou perco. Normalmente ganho por 1, mas também já perdi com Augsburg.

Compartilhar este post

Link para o post

2vxkv82.jpg

ja esta a ficar melhor e rodei o plantel visto que o bestia ta em ultimo e vou ter um jogo importante a seguir, mas reparem nas zonas de acçao antes tinha no maximo 15 % de acçao no ultimo terço, agora ja consegui 22%, a equipa ja troca mais a bola no meio campo adversario mantendo bastante posse de bola na mesma,rematando bastante a baliza, é isto mesmo que eu quero mas ainda falta alguns ajustes

Compartilhar este post

Link para o post

Nao é assim

-------------GR------------

DE-----DC-----DC------DD

---------MC-----MC---------

EX----MCO---MCO----EX

Sem avançados tal como no europeu

Compartilhar este post

Link para o post

Nao é assim

-------------GR------------

DE-----DC-----DC------DD

---------MC-----MC---------

EX----MCO---MCO----EX

Sem avançados tal como no europeu

nunca testei quando tiver outro jogo que de para rodal o plantel vou testar

Compartilhar este post

Link para o post

em 17 remates 5 irem à baliza não é de certeza bastantes remates à baliza, muito menos jogando contra o Bastia

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...