Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Black Hawk

Sporting - Futebol (tópico prestes a fechar)

Publicações recomendadas

Mas o que é tu entendes por reestruturar em termos organizacionais e financeiros o clube?

Eu acho que nenhum clube português é bem organizado financeiramente, por exemplo. Todos eles são sorvedouros de dinheiro e sobrevivem como podem e infelizmente com a conveniência do estado.

O Sporting precisa de competência e resultados. O resto aparece por acréscimo. O Sporting para ser campeão não precisa de ter jogadores melhor que o Porto ou Benfica. A historia está fartinha de nos mostrar que melhores jogadores não é sinónimo proporcional de sucesso.

Ainda ontem estava a debater isto com um amigo no Bairro Alto. O Sporting antes via-se a rasca para ganhar os jogos contra os autocarros. Mas tivesse alguma equipa a audácia de jogar abertamente contra nós, as hipóteses de saírem derrotadas por 2 ou 3 de diferença subia exponencialmente.

Esta época não, jogam abertas, sem medo e de peito aberto. Ou seja, jogam no sistema ideal para outro qualquer Sporting de um passado (até recente) lhes rebentar o cagueiro.

Espaço entre linhas, espaço nas laterais, espaço no miolo.

Era o sonho de qualquer treinador do Sporting até há um par de anos atrás.

Isto é psicológico. E os jogadores precisam de perder o medo e recuperar a confiança. Dois ou três a correr adversários a 2 ou 3 golos, e os seguintes já não ousavam.

Ainda há dias vinham um papagaio a dizer que já não têm medo de jogar contra o Sporting, as pernas não tremem.

Porque nos pusemos a jeito. E só eles conseguem sair do buraco que cavaram.

E claro que não ajuda ter um presidente sem carisma, sem voz no balneário e sem poder dentro do clube.

A beleza do futebol é que de uma epoca para o outra o Sporting pode quase descer, como pode lutar na seguinte até ao final. A grandeza está lá, a qualidade idem aspas. Só falta alguém que os faça correr, nos bons e maus momentos. E quem diz correr, diz jogar futebol a serio.

A reestruturação financeira e organizacional, essa pode levar 5 ou 10 anos, a desportiva se for tudo bem pensado, pode mudar num ano. É preciso é ser tudo feito com vontade e competencia. Que acredito que o Bruno tenha.

Ps. Claro que Conselhos Leoninos e Stromps e p*ta que os pariu, iam todos com o crl a comer a sopa.

Por seres um sorvedouro de dinheiro e dependente do estado, não quer dizer que sejas equilibrado financeiramente. Reestruturar o clube em termos financeiros e organizacionais poderia dar um livro, se possível. A verdade é que o Sporting daria um belo "case study", e não tenho dúvida que haverão teses sobre isso, sinceramente. Eu penso que o Vaart seria a melhor pessoa para explicar os diversos passos que envolvem a estruturação de uma empresa. Eu até tenho ideia que ele já falou disso por aqui.

Eu concordo em parte contigo na parte desportiva. Até pode mudar tudo em 1 ano, embora ache dificil. Mas pode mudar em 1 ano, para depois desse ano, termos mais 5 anos de seca? A coisa tem que entrar no "sangue". Uma cultura de vitória não se faz em 1 ano. Faz-se em mais que isso.

Metes a carroça à frente dos bois em certas coisas. Por exemplo, tens 2 departamentos. Um influencia o outro. Um é competente. Outro é incompetente. O departamento competente é o que dá resultados, e portanto, é o mais importante e o mais necessário a curto - prazo. Mas esse departamento depende do departamento incompetente, e 20% dos resultados que obtém são influenciados pelos incompetentes. E esses 20% vão fazer que o resultados finais até sejam entre o razoável e o bom, mas se esse departamento tivesse sido competente, se calhar os resultados seriam entre o muito bom e o óptimo.

Porque estar a meter competência numa secção, quando não tens nem estás a criar suporte à volta? Até o podes fazer. E eu apoio que o faças. Mas que saibas depois montar o suporte à volta. Senão, de nada serve. Passam os anos até ao final de um projecto teu, e quem vier a seguir vai estar sem rumo, ou com um rumo que dá uma volta de 180º relativamente ao teu.

Editado por Jone Postiga

Compartilhar este post

Link para o post

Olha o que eu referi sobre o Rinaudo no primeiro golo, no tópico do jogo: o gajo do Rio Ave aparece de frente para os centrais sem qualquer oposição, do Rinaudo ou de qualquer outro. Falharam pelo menos dois jogadores, o Rinaudo porque estava ali a passear, e o médio interior direito que não fechou o lado direito do argentino. Nem sequer lá estava.

distancia1.jpg

distancia2.jpg

Já agora, genial como a dupla de centrais se comportou nesse lance: um sai de posição para ir fazer pressão, o outro sai de posição para acompanhar a desmarcação do avançado quando o resto da defesa não desceu, colocando-o em jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

?

Qual é a diferença?

A diferença foi que os resultados desportivos do Benfica dessa altura estavam mais perto dos do Sporting de agora. O Benfica tinha feito 6º e 4º e ficado nas duas vezes fora da UEFA.

Entre o Trap e o JJ o Benfica acho que nunca terminou abaixo do 3º lugar.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Por seres um sorvedouro de dinheiro e dependente do estado, não quer dizer que sejas equilibrado financeiramente. Reestruturar o clube em termos financeiros e organizacionais poderia dar um livro, se possível. A verdade é que o Sporting daria um belo "case study", e não tenho dúvida que haverão teses sobre isso, sinceramente. Eu penso que o Vaart seria a melhor pessoa para explicar os diversos passos que envolvem a estruturação de uma empresa. Eu até tenho ideia que ele já falou disso por aqui.

Eu concordo em parte contigo na parte desportiva. Até pode mudar tudo em 1 ano, embora ache dificil. Mas pode mudar em 1 ano, para depois desse ano, termos mais 5 anos de seca? A coisa tem que entrar no "sangue". Uma cultura de vitória não se faz em 1 ano. Faz-se em mais que isso.

Metes a carroça à frente dos bois em certas coisas. Por exemplo, tens 2 departamentos. Um influencia o outro. Um é competente. Outro é incompetente. O departamento competente é o que dá resultados, e portanto, é o mais importante e o mais necessário a curto - prazo. Mas esse departamento depende do departamento incompetente, e 20% dos resultados que obtém são influenciados pelos incompetentes. E esses 20% vão fazer que o resultados finais até sejam entre o razoável e o bom, mas se esse departamento tivesse sido competente, se calhar os resultados seriam entre o muito bom e o óptimo.

Porque estar a meter competência numa secção, quando não tens nem estás a criar suporte à volta? Até o podes fazer. E eu apoio que o faças. Mas que saibas depois montar o suporte à volta. Senão, de nada serve. Passam os anos até ao final de um projecto teu, e quem vier a seguir vai estar sem rumo, ou com um rumo que dá uma volta de 180º relativamente ao teu.

Eu percebo o que estás a dizer e nem seque estou a dizer o contrario.

Estou apenas a referir que colocar desportivamente o Sporting nos eixos só é necessário um corpo directivo competente, complementado por um corpo técnico competente. Os jogadores, gostem ou não já existem. 80% da matéria prima no plantel é boa. A péssima época não me molda a opinião como a muitos sócios e adeptos.

Agora esta primeira parte, consegue-se facilmente. ELEIÇÕES.

Metaforicamente falando, tornar o clube estável financeiramente é uma caminhada pela cova da moura ás 2h da manha e carregado de ouro. (quem me dera que fosse assim tão fácil)

E caminhada essa que pode nunca terminar.

Só não concordo que precisemos de 3/5/8 anos para poder "ombrear" com o Porto e Benfica.

Já o fizemos antes e num passado recente, o Benfica fá-lo agora.

É preciso é saber-se o que se está a fazer.

Não é certamente comprando 3 médios e iniciando a época com 1 PL.

Não é certamente emprestado um dos melhores centrais, outro que dava um suplente decente (e com muitos anos de clube), e despachar o unico gajo que pensava o jogo no plantel.

Numa forma mesmo muito simples, que é até se torna bela.

Tens jogadores > Época decente > PL, DC e DD fazem boa epoca > São vendidos > Compras PL, DC e DD.

E não

Tens jogadores > Época mediana > Quase ninguém se destaca > Vendes o teu unico DD e o teu unico 10 > Compras MAIS um MD, um MC e dois extremos.

É como uma casa, se te cai um pilar, não vais substituir o telhado ou a janela.

Compartilhar este post

Link para o post

E para varrer o clube são precisos 5 anos? :lol:

Bastam meses para tirar de lá aqueles montes de esterco e arrumar com os pastelões que vestem a nossa camisola. Criar uma equipa vencedora é outra coisa, obviamente. Mas temos de começar por algum lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens jogadores > Época decente > PL, DC e DD fazem boa epoca > São vendidos > Compras PL, DC e DD.

E não

Tens jogadores > Época mediana > Quase ninguém se destaca > Vendes o teu unico DD e o teu unico 10 > Compras MAIS um MD, um MC e dois extremos.

Eu acho que devia ser mais

Tens jogadores > Época decente > PL, DC e DD fazem boa época > São vendidos > Já tens 2 desses na equipa em altura de assumir a titularidade e compras o que falta (comprando, exemplificando, um PL e um DC para estarem pronto para daqui a uns anos assumirem a titularidade)

E, dado que é o Sporting, quando falo em comprar, a equipa B também conta.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

A diferença foi que os resultados desportivos do Benfica dessa altura estavam mais perto dos do Sporting de agora. O Benfica tinha feito 6º e 4º e ficado nas duas vezes fora da UEFA.

assim muito cruamente, e espero que percebas o que quero dizer com isto.

Entre o 2º e o ultimo há 1 coisa os une, não se ganha nada.

Não é a estrutura que faz com que um grande de portugal fique em 3 ou em 4, ou em 5 ou até em 6.

Alias, qualquer um destes lugares é próprio de uma estrutura fraca, para um grande.

E claro que não estou a falar de por exemplo o 3 lugar ficar a 2 pontos do primeiro, ou a 3 pontos claro.

Mas acho que dá para perceber o que quero dizer. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Tens jogadores > Época decente > PL, DC e DD fazem boa época > São vendidos > Já tens 2 desses na equipa em altura de assumir a titularidade e compras o que falta (comprando, exemplificando, um PL e um DC para estarem pronto para daqui a uns anos assumirem a titularidade)

O FC Porto faz isso.

Compartilhar este post

Link para o post

O FC Porto faz isso.

Ora nem mais :mrgreen:

Às vezes corre mal (ex: Falcao), outras vezes ainda torna a equipa melhor (ex. Paulo Assunção-Fernando)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Sim, porque as vezes quem se destaca até era o que gajo supostamente ainda nem ia assumir a titularidade.

O que eu digo é, não tornar o plantel deficitário é uma parte importante do processo continuo de sucesso/vitoria.

Raramente um plantel desequilibrado pode aspirar ao que quer que seja. E se ganhou algo pelo meu, a sorte teve um papel preponderante.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, porque as vezes quem se destaca até era o que gajo supostamente ainda nem ia assumir a titularidade.

O que eu digo é, não tornar o plantel deficitário é uma parte importante do processo continuo de sucesso/vitoria.

Raramente um plantel desequilibrado pode aspirar ao que quer que seja. E se ganhou algo pelo meu, a sorte teve um papel preponderante.

Sim, sim, eu nem quotei o resto porque concordo com tudo. Aliás, acho que o problema do mundo sportinguista é que o sportinguista (e o português... e às vezes até acho que o cidadão do mundo) no geral é uma pessoa burra e com Q.I. bastante baixo, por isso é que por vezes não se percebe as diferenças de opinião que vão nos fóruns como este, o ForumSCP e, decerto, há outros, com opiniões em facebooks e notícias de jornais. Para mim é simples, nos fóruns tendem a criar-se elites entre as pessoas com opiniões formadas e pessoas que conseguem ter inteligência para debater e aceitar as opiniões dos outros, o adepto comum não entra porque é logo achincalhado.

EDIT: E, sem querer parecer elitista, ainda bem! O que se lê nesses records, nessas bolas, nesses facebooks, etc., é de uma demência extrema!

Editado por CarlosGouveia

Compartilhar este post

Link para o post

A reestruturação seria de toda a estrutura do Sporting, quer em termos financeiros, quer em termos de ativos (leia-se jogadores). Para dotar o clube de melhores condições financeiras, uma solução (rápida e eficaz) seria a venda de alguns jogadores com mercado. Essa venda, iria implicar, obviamente, perda de qualidade no plantel. Porquê? Porque o dinheiro ganho com essas transferências seria canalizado, quase na sua totalidade, para as dívidas que o clube detém. Uma pequena parte, seria transferida para o budget de transferências. A perda de qualidade no plantel, tem como consequência, a perda da capacidade competitiva do clube, o que se traduz na ausência de títulos.

Isto num prisma muito redutor, mas creio que deu para entender o que quis dizer.

Quanto ao que tu falas (de manter um plantel competitivo, ao mesmo tempo que se procede à reestruturação). Não faço ideia do património do Sporting. Porém, se for vasto, pode-se optar pela venda de algum, para canalizar o dinheiro para o pagamento de dívidas. Depois há outras coisas que se podem fazer, por exemplo, baixar o salário de gestores/diretores e criar um sistema de prémios. Ou seja, para o departamento X há um salário de Y€ que poderá aumentar se for atingida uma determinada meta, imaginemos, no departamento de marketing seria, por exemplo, a venda de 300.000 camisolas. Os prémios aumentariam a motivação dos colaboradores, mas nem sempre seriam atingidos, contudo as pessoas iam esforçar-se imenso para os atingir, sendo o clube beneficiado em dois aspetos: a) pessoas motivadas; b) maior encaixe financeiro, que advinha das vendas e da poupança do dinheiro dos prémios. E, além disso, a venda de jogadores garante um income rápido, ao contrário de outras medidas, que só trazem benefícios a longo prazo. O problema é que o Sporting precisa de liquidez agora.

Isso tem sido feito há anos, os cRoquettes já devem ter delapidado uma boa parte desse património.

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

ng2BAF656A-9C16-4173-964C-4D30FBE39345.jpg?type=big

Não percam amanha mais uma capa de um lambuças que está no conselho leonino, de seu nome chamado Ângelo Correia, que afirma na capa do Record, 31 de dezembro de 2012, o seguinte:

«Eleições a curto prazo podem ser erro grave.»

VIVA OS LAMBUÇAS, VIVA A MEDIOCRIDADE!

Filhos da p*ta.

Compartilhar este post

Link para o post

ng2BAF656A-9C16-4173-964C-4D30FBE39345.jpg?type=big

Não percam amanha mais uma capa de um lambuças que está no conselho leonino, de seu nome chamado Ângelo Correia, que afirma na capa do Record, 31 de dezembro de 2012, o seguinte:

«Eleições a curto prazo podem ser erro grave.»

VIVA OS LAMBUÇAS, VIVA A MEDIOCRIDADE!

Filhos da p*ta.

Vá lá que jogou o Benfica, senão era a imagem principal.

Por falar nisso, sabiam que a equipa de comunicação do GL(Cunha Vaz e associados, creio) deixou de trabalhar para ele. E fizeram umas declarações fixes em que diziam que, no que dependesse deles, nenhum Bruno de Carvalho chegaria à presidência do Sporting. O costume.

Compartilhar este post

Link para o post

Vá lá que jogou o Benfica, senão era a imagem principal.

Por falar nisso, sabiam que a equipa de comunicação do GL(Cunha Vaz e associados, creio) deixou de trabalhar para ele. E fizeram umas declarações fixes em que diziam que, no que dependesse deles, nenhum Bruno de Carvalho chegaria à presidência do Sporting. O costume.

Vai ser capa amanha, quase de certeza...

Cunha Vaz e associados deixou de receber, bye bye. Onde se pode encontrar essas declarações? Enfim, tristeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Eles vão cair nem que seja à força

Editado por marte

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o que é que é um Bruno de Carvalho? Alguém que tenta valorizar os valores do clube, dando voz aos adeptos, apresentando projectos? Alguém competente!? É disso que têm medo?

Que cancro. Maligno.

Editado por Zacker

Compartilhar este post

Link para o post

Ias bem, mas paraste num ponto importante. Ausência de titulos implicaria poucas ou irrelevantes receitas em prémios, que implicaria a incapacidade do Sporting pagar as suas dividas. Era preciso uma gestão de topo para que o Sporting conseguisse sair da crise em que está em tão pouco tempo.

Sim, faltou-me isso. Mas, repara, neste momento, o Sporting poucos, ou nenhuns, títulos vence, portanto, nem coloquei a hipótese de vencerem algum durante ao período que eu chamei de reestruturação. Além disso, os prémios de vitória nas competições internas pouco, ou nada, valem em termos de income financeiro. Aliás, creio que essa entrada de capital seria, apenas, residual e pouco atenuaria a capacidade financeira do clube.

Claro que não. Mas tá tudo doido? Pegando no exemplo do teu clube, que convenhamos não tem uma estrutura propriamente ao nível do Porto (nem de perto, nem de longe), cavou a diferença de uma época para a outra, apenas num simples aspecto.TREINADOR.Nem mais, nem menos.Os jogadores eram os mesmos, os Vieiras e Rui Costas, já lá andavam. E ambos a comer pó. E a mamar 3º lugares e saídas precoces da Taça Uefa. Se achas (ou acham) que a estrutura do Benfica é competente, ou digna de exemplo, anda tudo um pouco iludido (ou pelo menos os que apoiam o Vieira). O buraco é maior que o do Sporting, atenuado pela diferença do treinador. Metam lá um Vitor Pereira ou Oceano, e depois digam-me onde vão parar. E vão ver os papagaios todos a sair do ninho.Uma estrutura competente e digna de registo, é uma estrutura onde se possa afirmar (com muita pena minha, como há no Porto, havendo também outras nuances) que qualquer treinador lá se arrisca a ser campeão. Há alguém doido o suficiente para dizer que qualquer treinador se arrisca a ser campeão no Benfica? E a pala disto tudo, o JJ ganha o que ganha ao fim do mês e vai resistindo e a tudo e a todos, e faz as experiências que quer, quando quer. É ele que os vai safando das falências técnicas, como aconteceu este ano. Agora eu não estou a dizer que o Sporting recupera financeiramente num ano. Longe disso, se nem o Porto o consegue fazer (ou até o Benfica) e têm tido encaixes interessantes, não ia ser o Sporting certamente. Agora tenho a certeza absoluta, que com uma equipa técnica bem pensada e acompanhada por um corpo directivo também ele bem pensado e com uma linha de pensamento Pró-Sporting, com os jogadores que temos, não dá para ir à LC, e pelo menos estar na luta até ao fim do campeonato? Ou ficar vá a 5/6 pontos do titulo? A nossa formação (e arrisco a dizer a de todos os outros clubes da Liga) vai ter de ser parte da salvação. No dia em que o martelo da justiça cair (se cair claro), os clubes vão ter que se agarrar ao que têm.

Não queiras comparar, certamente, a qualidade do plantel do Benfica, quando o Jesus iniciou a primeira época, com esta equipa do Sporting. Não querendo puxar a brasa à minha sardinha, mas há ali umas diferenças consideráveis. Coloco só as coisas neste prima, existe uma diferença abissal entre os centrais do Benfica nessa altura e os do Sporting atualmente, bem como existe uma grande diferença na frente de ataque, quanto mais não seja relativamente às opções que cada treinador tem disponíveis. O Sporting precisa de modificar algumas coisas no seio do plantel para que este seja, novamente, muito competitivo. Simultaneamente, preciso de emagrecer a folha salarial.

Quanto à gestão do Benfica, o clube não tinha tantos parasitas no seu interior como tem o Sporting. Além do vosso problema desportivo, existe um problema organizacional e financeiro. É preciso limpar o Sporting, de alto a baixo, e agilizar a estrutura do clube, isto a nível organizacional. Não é possível haver tantos grupos e grupinhos no seio de um só clube, é que essas pessoas "encravam" o funcionamento no Sporting, tornando a estrutura demasiado pesada e burocrática para funcionar convenientemente.

E acho redutor falares no Benfica como exemplo. Porque, sinceramente, o modelo de gestão está mal articulado e, por isso, a gestão do clube não é exemplo nenhum para ninguém. O Sporting tem uma coisa infinitamente superior ao Benfica, a formação. A aposta num modelo sustentado de aposta em jovens, com a entrada de jogadores estrangeiros ou nacionais, de boa qualidade, seria o modelo correto para o Sporting. De onde saiu Cristiano Ronaldo, Figo, Nani e outros, podem sair muitos mais, sendo que o Sporting, além de recuperar a sua mística, também terá a ganhar com a venda desses mesmos talentos. A longo prazo, essa aposta seria benéfica para as finanças do clube.

5 anos, Vaart? Isso é impossível. 1 ano chega e sobra, desde que as coisas sejam bem feitas.

1 ano para regularizar as finanças do Sporting? Só se chamares o Vítor Gaspar, com certeza. O problema desportivo pode ser resolvido no curto/médio prazo, mas os restantes problemas não são, assim, de tão fácil resolução. Porque, as questões organizacionais (a estrutura mal desenhada e extremamente pesada), não se eliminam de um dia para o outro. Bem como, os problemas financeiros não se resolvem de um ano para o outro. Não me queiras enganar e dizer que o Sporting paga o que deve, a tudo e todos, em apenas 1 ano. Nem em sonhos. O Benfica andou variadíssimos anos para sanar, em parte, os seus problemas financeiros.

É que, creio, o Sporting não é só o futebol, é o clube, também.

O Vaart referiu-se em 5 anos como "varrer" o clube de uma ponta à outra.Claro que no futebol, com uma boa equipa técnica e bons dirigentes a segurarem por trás, consegue-se a médio/longo prazo ter sucesso. Agora limpar o clube, seja desportivo como financeiro leva um bom tempo.

Obrigado, Leonino. No futebol, com algumas vendas (por exemplo, Elias e outros que andam por lá a passear) e contratações cirúrgicas, o Sporting pode ambicionar a títulos, isto claro, desde que não se esqueçam que existe um Porto fortíssimo, um Benfica razoavelmente forte e um Braga gerido de forma extremamente inteligente. Quanto a este último clube, gostava que estudassem a sua evolução, para verem como se faz um crescimento sustentado. É que eles começaram a construir a casa por baixo e não pelo telhado. Neste momento, têm um plantel forte, uma situação financeira estável, um presidente que é um bom líder e uma estrutura diretiva sólida.

Mas o que é tu entendes por reestruturar em termos organizacionais e financeiros o clube? Eu acho que nenhum clube português é bem organizado financeiramente, por exemplo. Todos eles são sorvedouros de dinheiro e sobrevivem como podem e infelizmente com a conveniência do estado.O Sporting precisa de competência e resultados. O resto aparece por acréscimo. O Sporting para ser campeão não precisa de ter jogadores melhor que o Porto ou Benfica. A historia está fartinha de nos mostrar que melhores jogadores não é sinónimo proporcional de sucesso. Ainda ontem estava a debater isto com um amigo no Bairro Alto. O Sporting antes via-se a rasca para ganhar os jogos contra os autocarros. Mas tivesse alguma equipa a audácia de jogar abertamente contra nós, as hipóteses de saírem derrotadas por 2 ou 3 de diferença subia exponencialmente.Esta época não, jogam abertas, sem medo e de peito aberto. Ou seja, jogam no sistema ideal para outro qualquer Sporting de um passado (até recente) lhes rebentar o cagueiro. Espaço entre linhas, espaço nas laterais, espaço no miolo.Era o sonho de qualquer treinador do Sporting até há um par de anos atrás. Isto é psicológico. E os jogadores precisam de perder o medo e recuperar a confiança. Dois ou três a correr adversários a 2 ou 3 golos, e os seguintes já não ousavam.Ainda há dias vinham um papagaio a dizer que já não têm medo de jogar contra o Sporting, as pernas não tremem.Porque nos pusemos a jeito. E só eles conseguem sair do buraco que cavaram.E claro que não ajuda ter um presidente sem carisma, sem voz no balneário e sem poder dentro do clube.A beleza do futebol é que de uma epoca para o outra o Sporting pode quase descer, como pode lutar na seguinte até ao final. A grandeza está lá, a qualidade idem aspas. Só falta alguém que os faça correr, nos bons e maus momentos. E quem diz correr, diz jogar futebol a serio.A reestruturação financeira e organizacional, essa pode levar 5 ou 10 anos, a desportiva se for tudo bem pensado, pode mudar num ano. É preciso é ser tudo feito com vontade e competencia. Que acredito que o Bruno tenha. Ps. Claro que Conselhos Leoninos e Stromps e p*ta que os pariu, iam todos com o crl a comer a sopa.

Por nenhum clube português ter boa organização financeira, quer dizer que o Sporting não deve ter? Fiasco, olha essa ambição. Quando um clube tem uma oportunidade de se reestruturar, mais vale que essa reestruturação seja bem feita, para que estes problemas não se venham a repetir no futuro.

A competência e os resultados, não chegam, se tudo o resto no seio de clube não funcionar de maneira correta e articulada. É que para os resultados aparecerem, além de um bom treinador, bons jogadores, é também preciso uma direção que segure as pontas e algum dinheiro para investir. Tu estás a partir da galinha para o ovo e não do ovo para a galinha. O sucesso desportivo é consequência de uma panóplia variadíssima de fatores.

Quanto ao problema da equipa do Sporting, a juntar a alguns problemas do plantel, existe, claramente, um problema psicológico, mas isso é a direção e o treinador (e agora o Jesualdo) que têm de analisar. Noutros clubes, vide o caso do Porto, havia jogadores com problemas psicológicos, o clube, pensando nas suas ambições levou-os a um psicólogo e eles transfiguraram-se. Um exemplo disto que acabei de dizer é o Mariano González.

E mais uma vez digo, vocês querem resultados para ontem, bem vos entendo, mas acho que não se pode perder uma oportunidade, de ouro, para mudar tudo de uma ponta à outra, para que no futuro, o clube tenha sucesso de forma regular. E isso só é possível com um crescimento sustentado. Claro que a impaciência dos adeptos não ajuda, mas creio que todos se iriam comprometer a ajudar o clube nesta reformulação que teria, como principal consequência, o alcance de sucesso.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o que é que é um Bruno de Carvalho? Alguém que tenta valorizar os valores do clube, dando vós aos adeptos, apresentando projectos? Alguém competente!? É disso que têm medo?

Que cancro. Maligno.

:cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebo o que estás a dizer e nem seque estou a dizer o contrario.

Estou apenas a referir que colocar desportivamente o Sporting nos eixos só é necessário um corpo directivo competente, complementado por um corpo técnico competente. Os jogadores, gostem ou não já existem. 80% da matéria prima no plantel é boa. A péssima época não me molda a opinião como a muitos sócios e adeptos.

Agora esta primeira parte, consegue-se facilmente. ELEIÇÕES.

Metaforicamente falando, tornar o clube estável financeiramente é uma caminhada pela cova da moura ás 2h da manha e carregado de ouro. (quem me dera que fosse assim tão fácil)

E caminhada essa que pode nunca terminar.

Só não concordo que precisemos de 3/5/8 anos para poder "ombrear" com o Porto e Benfica.

Já o fizemos antes e num passado recente, o Benfica fá-lo agora.

É preciso é saber-se o que se está a fazer.

Não é certamente comprando 3 médios e iniciando a época com 1 PL.

Não é certamente emprestado um dos melhores centrais, outro que dava um suplente decente (e com muitos anos de clube), e despachar o unico gajo que pensava o jogo no plantel.

E não

É como uma casa, se te cai um pilar, não vais substituir o telhado ou a janela.

Uma das maiores verdades que ouvi por aqui nos últimos tempos.

Mas gostava de saber quem é que para ti se incluem nos restantes 20% e não servem para o Sporting?

Editado por Rugido

Compartilhar este post

Link para o post

Houve aquele ano, salvo erro 2008, em que o Benfica terminou atrás do Guimarães (4º lugar nesse ano). Houve até depois aquela cena com o Porto de não ir à champions naquele ano por uma confusão qualquer e depois ia o Guimarães no lugar do Porto e tal, mas isso são outros quinhentos.

Editado por Badjoras

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...