Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Black Hawk

Sporting - Futebol (tópico prestes a fechar)

Publicações recomendadas

Tal como o Rei Wilson, eu arriscava. E gostava muito de o ter no Sporting.

Por curiosidade, quais as únicas equipas que, em Paços, controlaram o Paços? E quando digo controlaram, digo em alguma parte do jogo. Não houve nenhuma equipa que dominou/controlou o Paços para a Liga Portuguesa durante o jogo inteiro. Apenas o Sporting teve mão na primeira parte e o Benfica a partir dos 30.

Não achas que o Sporting precisa de um treinador assim? Um dos nossos maiores problemas nos últimos anos é andarmos a perder 0-1 e a empatar 1-1 contra equipas da metade inferior da tabela.

É óbvio que depois podem entrar outros factores, como a pressão.

Acho. E não estou a dizer que não o queria, porque tenho olhos na cara para ver que o Paços está a fazer uma época espectacular. O meu receio é mesmo a pressão que existe no Sporting quando as coisas começam a correr mal (jogos menos conseguidos ou um empate/derrota com uma equipa mais fraca). Se ele vier, espero sinceramente que tenha estofo para aguentar isto tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Curioso, quando eu falei do AVB quando ele estava na Académica, ouvi os mesmos argumentos. Deixem este ir para o FCP também e depois chorem.

Ou então vem para cá, não aguenta a pressão e sai outro Domingos.

Compartilhar este post

Link para o post

Curioso, quando eu falei do AVB quando ele estava na Académica, ouvi os mesmos argumentos. Deixem este ir para o FCP também e depois chorem.

Exactamente.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que neste momento para a nossa carteira só vejo mesmo o Fonseca ou o Marco Silva.

Compartilhar este post

Link para o post

Só espero que o nosso presidente faça, que dê certo!

Mas farto de arriscar já estou eu farto desde o tempo de paulo sérgio,carvalhal,couceiro...

Daí só se aproveita o Carvalhal. E mesmo assim...

Compartilhar este post

Link para o post

Venha quem vier terá o meu apoio!

Daí só se aproveita o Carvalhal. E mesmo assim...

E nem considero os do último mandato porque a culpa também era do presidente.

Compartilhar este post

Link para o post

dá para se trocar o lugar da gamebox por um bilhete para outro sitio?

Compartilhar este post

Link para o post

Não comparem o ALB com o Fonseca.

Porquê?

btw, claro que é um risco.

Compartilhar este post

Link para o post

O Paulo Fonseca fez mais que o AVB quando andavam mais ou menos pelo mesmo sítio. E o AVB sempre teve os ensinamentos do mourinho :lol:

Como o Sporting era gerido se o AVB viesse para o Sporting se calhar até nem estava onde está! O melhor que um jovem treinador pode fazer é mesmo meter-se no FC Porto, nesta altura tem a melhor estrutura para fazer crescer um treinador.

Editado por ed_Boy

Compartilhar este post

Link para o post

Acham mesmo que é boa ideia contratar um gajo que tem 1 ano de 1ª liga como treinador? Não será muito cedo? Quero dizer, os objectivos do Paços são muito diferente dos nossos e eu acho que a pressão dos adeptos quando as coisas começam a correr mal são muito maiores deste lado.

É tão arriscado como meter a presidente um gajo sem qualquer experiência a gerir uma instituição da grandeza do Sporting.

O Sporting é uma equipa destruída, futebolisticamente falando. Ao contrário da ideia corrente, eu defendo que nesta fase não precisamos de um treinador autoritário, disciplinador ou que seja professor. O que é necessário é um homem que perceba de futebol. Que pegue num grupo de jogadores que tem qualidade e lhes faça entender como se devem comportar dentro de campo com uma bola de futebol; que construa uma equipa que saiba como jogar futebol; é isso que é preciso, e não um "durão" que saiba ser autoritário e metê-los na linha, mas depois eles não saibam o que fazer em campo para além de correr muito. Em Portugal, ao nosso alcance, só encontro uma opção e está na Capital do Móvel. Mas em Portugal de momento também só há duas opções, e uma delas aparentemente renovou com outro clube lisboeta.

Eu não digo que tenha de ser ele, deve é ser alguém que perceba de futebol. Ele percebe. Outros também. Esperemos que a opção tomada se enquadre nessa categoria.

PS: E já agora, diga-se que a equipa do Paços é sensivelmente a mesma que no ano passado, pelo menos do meio-campo para trás. Têm mais 24 pontos e menos 24 golos sofridos que no ano passado, e sem jogarem à defesa :lol:

Passaram da segunda pior defesa do campeonato para a terceira melhor, com os mesmos jogadores. Nada mau para um treinador estreante na Liga.

Compartilhar este post

Link para o post

A análise Paços vs. Estoril é simples. O Estoril tem bons valores individuais e não é incomum que equipas com bons valores individuais consigam bons campeonatos. O que eu quero é que o Marco Silva, com outros jogadores (pois eu acredito que o Estoril vai ser retalhado) consegue o mesmo; que ele se distinga de Manuéis Machados e companhias. O Paulo Fonseca já fez mais que qualquer Machado e com uma equipa que em condições normais estaria a lutar pela manutenção. E aqui nem comparo a qualidade exibicional das equipas, apenas os resultados.

O que eu disse é que é "virtualmente impossível" fazer melhor com o Paços do que ele fez. E não faço ideia do que faria com o Sporting, mas se conseguisse impor os mesmos princípios que no Paços, não duvido que andasse perto dos outros rivais. É que o Sporting, digam o que disserem, em teoria tem plantel para ganhar pelo menos 26 jogos do campeonato, e empatar 2 em Alvalade contra os rivais. O campeonato é uma prova de regularidade, onde nem sempre ganha quem tem mais qualidade.

Certo. Nadinha a acrescentar :)

Edit: Outra vez a história do 1º lugar não ser objectivo? Eu já dei para esse peditório... se acham que não temos equipa com dever de ganhar a tudo excepto FCP e SLB, na boa. Eu cá acho que teremos as condições necessárias para tal. Quer dizer, depois da pré-época e dos primeiros jogos oficiais, isso deve ficar claro (o sermos ou não candidatos). A gestão de plantel será sempre essencial, mas o facto de termos uma direcção digna de tal designação, é algo que me deixa confiante.

É ver, mas não acho impossível, embora concordo (e sempre concordei) que o título não deve ser o objectivo pré-definido, mas sim uma exigência futura, caso as coisas se proporcionem.

Editado por Zacker

Compartilhar este post

Link para o post

Quem bate com a cabeça nas paredes é quem faz análises superficiais. Experimenta analisar os contextos em que as coisas ocorreram.

O Couceiro é um treinador banal, e sempre o foi. As suas equipas nunca jogaram bem (não confundir "jogar bem" com "jogar bonito"). O Alverca em especial que o diga, porque foi com ele que desceram de divisão e nunca mais regressaram. No ano seguinte fez um campeonato razoável com o Setúbal, estava a meio da tabela quando saiu para o Porto, e liderava uma equipa que era conhecida pelos seus princípios defensivos, o vulgarmente conhecido "jogar na retranca".

O Carvalhal sim, fez bons trabalhos. O Leixões que foi à final da Taça era uma equipa bastante interessante, mas o tempo que se seguiu em Belém não fez nada de especial, tendo na última época ficado no último lugar que não dava despromoção. Em Braga foi despedido. E depois, finalmente, voltou a mostrar qualquer coisa, também no Setúbal, uma equipa que fez um bom campeonato. Posteriormente foi despedido do Marítimo.

O que importa aqui são os contextos. Não se pode contratar só pelo que se conquista, caso contrário nenhum jogador ou treinador chegava a equipas grandes. Na hora de se contratar, tem de se analisar o trabalho desenvolvido: a forma como se encara o futebol; a forma como se coloca a equipa a jogar; a mentalidade; a capacidade de suportar a pressão.

O Couceiro é um pobre coitado que nunca teve sucesso em lado algum por onde passou. Foi um fracasso como director desportivo, foi um treinador banal e chegou ao Porto num dos poucos erros de casting do Pinto da Costa, porque as suas equipas sempre estiveram ao seu nível, isto é, sempre foram pequenas e medrosas, e o Sporting dele também o era; as equipas do Carvalhal, e apesar de se notar qualidade de jogo nelas, nunca foram equipas que deslumbrassem por futebol ofensivo, por objectivos de dominar os jogos.

Nenhum deles é treinador de equipa grande.

Já o Jorge Jesus (e até podia dar os exemplos do Leiria do Mourinho ou da Académica do Villas-Boas, que se encaixam também no que vou dizer), por exemplo, que nunca ganhou nada até chegar ao Benfica, notava-se à distância que era treinador para outro nível. Nunca ganhou nada, mas as suas equipas jogavam à bola que se fartavam, eram organizadas e encaravam os adversários de frente, como qualquer Sporting, Benfica ou Porto devem fazer. E é isto que eu vejo no Paulo Fonseca. Ele não é só um treinador a fazer um bom trabalho; ele é um treinador a fazer um excelente trabalho, a jogar à grande, a encarar os adversários de frente sem medo, pegando na bola e discutindo o jogo; e o melhor de tudo é que o faz com um plantel repleto de jogadores banais e não precisa de jogar na retranca ou de abdicar do futebol ofensivo para sofrer poucos golos como faziam o Carvalhal ou o Couceiro.

Essa é a diferença. No estilo de jogo do Paulo Fonseca vê-se uma equipa grande a jogar à bola; no Couceiro e/ou no Carvalhal, não se via nada disso. E além disso, o Paços tem 53 pontos em 28 jogos. Sabes quando foi a última vez que alguma equipa que não os três grandes (e o Braga dos últimos anos) chegou à 28ª jornada com mais pontos que este Paços? O Boavista no ano do Jardel.

Lembro pois. O tempo do Peseiro foi aquele em que o Sporting ficou em branco em 11 dos 34 jogos do campeonato, não é? Ou seja, o Sporting, como equipa grande que é, nem um golo marcou em quase um terço dos jogos do campeonato. E ainda me dizem que não sabem como é que o Sporting não foi campeão nesse ano :lol:

O Sporting do Peseiro jogava bonito, é verdade, mas jogava mal para caraças. Era uma equipa inconsistente e miserável a defender. E além disso, atacava mal; muito, e isso permitia marcar golos, mas mal; e como atacava muito, sofria muitos golos. Era uma equipa desiquilibrada. Aliás, basta olhar para as estatísticas: 36 golos sofridos, à média de mais de 1 golo por jogo. Média pior que a do ano passado.

Já o do Boloni sim, era bem melhor. E no entanto não era uma equipa tão organizada como este Paços, mas esta até dou de barato. Não me esqueço é da desgraça que era o Sporting do mesmo Boloni antes de chegar o Jardel, e depois de o Jardel fazer birra. Uma equipa banal. Mas sim, com o Jardel o Sporting do Boloni até jogava bem.

Não deixa de ser curioso que para me rebateres a ideia de este Paços jogar melhor que qualquer Sporting num passado recente, só me tenhas conseguido dar dois exemplos, e um deles bem fácil de refutar. Diz muito do excelente trabalho do Paulo Fonseca.

Eu dou imenso valor ao que o Marco Silva está a fazer no Estoril. Só não dou tanto como ao Paulo Fonseca por motivos simples: este tem matéria-prima de menor qualidade; é o primeiro ano que está a treinar o Paços; é o primeiro ano em que está na Liga e mesmo assim está a lutar pela Champions; e o Paços, não dizendo que o Estoril joga à pequeno porque não é verdade, mas eles têm uma mentalidade superior na forma como encaram o jogo, o que se reflecte na tabela.

É que o Marco Silva tem ali um punhado de bons jogadores, alguns inclusivé para jogar a outro nível, e portanto um treinador competente pode fazer isto que ele está a fazer. Já o Paulo Fonseca tem dois ou três que podem jogar a outro nível mas a maioria está ali a dar o máximo que têm, não dão para mais. E a competência por si só já não chega para fazer o que este Paços está a fazer, é preciso mais do que isso.

Daí eu achar que o Marco Silva sim, precisa de mais uma época semelhante para ter certezas, de preferência com jogadores diferentes; o Paulo Fonseca depois disto com estes jogadores já me mostrou o que vale, é virtualmente impossível fazer melhor do que isto com o Paços de Ferreira. Dele só me falta saber se tem capacidade de suportar a pressão, mas isso só é possível testando-o num grande; mas já está há 11 jornadas em 3º lugar, sujeito à pressão da imprensa, a enfrentar equipas que jogam contra eles como se fossem um grande, e ainda lá está. E isso é bom sinal.

:prayer: :prayer:

Dos melhores posts que vi por aqui nos últimos tempos, subscrevo na íntegra.

Compartilhar este post

Link para o post

Puro <3

Tens razão no que dizes falta ao Marco Silva mostrar que com menos recursos consegue fazer o mesmo. Ainda assim acho que também seria uma opção a ter em conta, o Estoril joga bem e bom futebol, tem um plantel algo melhor que o Paços mas muito mais inexperiente. Tem alguns jogadores de qualidade mas também tem outros que à semelhança do Paços estão esmiuçados.

No Sporting ele ia encontrar menos recursos que no Porto ou Benfica e talvez tivesse algumas dificuldades nessas partidas, mas contra o resto do campeonato continuamos a ter melhor equipa que eles, e penso que não teria dificuldades. E penso que ele lida bem com a pressão, não digo isto por causa desta época. Quando entrou no Estoril, o Estoril estava à deriva e muito mal no campeonato, vinha com a pressão de ser mais um treinador ex-jogador que tinha conseguido um tacho sem mostrar nada e o que faz? Uma recuperação histórica que permitiu ao Estoril subir de divisão. Mais a pressão que a Traffic estava a submetê-lo e quem viu a entrevista na ABolatv sabe do que falo. Cada época que o Estoril tava na 2ª divisão representava perdas para a empresa. Ainda agora penso que este ano na 1ª divisão também estão a ter prejuizo, pelo menos foi o que deu a entender o responsavel.

Porém fico de pé atrás tanto no P. Fonseca e no Marco Silva numa coisa. Eles são bons a potenciar jogadores de meio da tabela com menos pressão. Mas como sabemos que serão bons a potenciar e evoluir os jovens?

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse campo eu tenho a certeza que se dariam bem. Há jogadores no Paços que não são sequer parecidos ao que eram antes desta época, por exemplo. O André Leão já era bom jogador, mas o Antunes já parece jogador de futebol, o Josué finalmente explodiu e o Luiz Carlos está feito um jogador muito interessante. Claramente dedo do treinador.

O meu único medo nele é como disse a pressão inerente a treinar um grande. É o facto de ter de apresentar resultados a curto-prazo, os assobios se não ganhar dois jogos seguidos que possam desconcentrar os jogadores, as intrigas que no Sporting pululam por todos os lados. Eu tenho é medo que ele possa não ter uma estrutura que o suporte.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse campo eu tenho a certeza que se dariam bem. Há jogadores no Paços que não são sequer parecidos ao que eram antes desta época, por exemplo. O André Leão já era bom jogador, mas o Antunes já parece jogador de futebol, o Josué finalmente explodiu e o Luiz Carlos está feito um jogador muito interessante. Claramente dedo do treinador.

O meu único medo nele é como disse a pressão inerente a treinar um grande. É o facto de ter de apresentar resultados a curto-prazo, os assobios se não ganhar dois jogos seguidos que possam desconcentrar os jogadores, as intrigas que no Sporting pululam por todos os lados. Eu tenho é medo que ele possa não ter uma estrutura que o suporte.

exactamente o que tenho vindo a dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu não nego isso, nem digo que isso não é um risco. O que eu penso é que esse risco existe com qualquer treinador, e nem é porque o treinador seja inexperiente, é mesmo porque o Sporting é um forno incinerador de treinadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Absolutamente tudo dito pelo Puro

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu não nego isso, nem digo que isso não é um risco. O que eu penso é que esse risco existe com qualquer treinador, e nem é porque o treinador seja inexperiente, é mesmo porque o Sporting é um forno incinerador de treinadores.

Sim, eu compreendo e também acho o mesmo. Mas também acho que os adeptos são capazes de ter menos paciência com um treinador menos experiente. Por exemplo, se tiveres cá o Bielsa e a equipa tiver uma quebra momentânea, os adeptos são capazes de pensar "oh é só um precalço. ele dá já a volta a isto" enquanto que com um Paulo Fonseca a mentalidade poderá ser que ele não vai ser capaz de fazer nada porque é inexperiente e não tem calibre para uma equipa como o Sporting.

Eu penso assim porque é o que de mais tenho ouvido desde o PB (tanto em relação a jogadores como a treinadores). Se bem que com o Bruno eu tenha esperanças que isso mude e que não se troque de treinador após meia época.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Eu continuo na minha.

Para agora, é demasiado arriscado seja o Marco seja o Fonseca.

A boa época a mim ainda me diz muito pouco. E mais uma vez, estou-me a cagar para onde é que eles vão se não vierem para cá.

Já paravam com esse disparate de inferioridade e cafuga. Irra.

Se viesse um deles, desejava a maior sorte. Mas é um enorme tiro no escuro, e nem sequer é de shotgun.

Editado por fiasco

Compartilhar este post

Link para o post

Eu continuo na minha.

Para agora, é demasiado arriscado seja o Marco seja o Fonseca.

A boa época a mim ainda me diz muito pouco. E mais uma vez, estou-me a cagar para onde é que eles vão se não vierem para cá.

Já paravam com esse disparate de inferioridade e cafuga. Irra.

Se viesse um deles, desejava a maior sorte. Mas é um enorme tiro no escuro, e nem sequer é de shotgun.

Nem o Fonseca? Em quem gostavas que se apostasse, então? Bielsa?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Nem o Fonseca? Em quem gostavas que se apostasse, então? Bielsa?

Não existem só esses 3 treinadores no mundo.

Já o disse anteriormente, haverão n treinadores adequados à posição. Mas não os conheço, porque não me pagam para os conhecer.

Espero que haja alguém na estrutura competente ao ponto de os encontrar.

Quero alguém experiente, com background em formação e se possivel excepcional Gestor de Recursos humanos. (não preciso de falar da componente futebolística, porque acho que está intrínseco à posição num clube com o Sporting)

Os treinadores para mim são como os jogadores, ou seja andorinhas. E uma andorinha, assim como uma época, não faz a primavera.

Nem para o negativo, nem para o positivo.

Repito, tenho muitas duvidas que qualquer um dos dois tivesse mão no balneário de um grande. Mas hey, confio na escolha do Bruno.

O que tem vindo a falhar ao Sporting é a componente directiva e a falta de exigência. (por outro lado, a exigência cega de uma franja de adeptos, também não é positiva)

Por isso, pode ser que com um projecto competente, qualquer um dos dois vingasse.

Editado por fiasco

Compartilhar este post

Link para o post
Jesualdo, o "Treinador da Formação"??

André Carreira de Figueiredo

Muitas vezes se tem associado o nome de Jesualdo Ferreira à formação, mas os factos são indesmentíveis, Jesualdo Ferreira nunca trabalhou nessa área, apenas passou pelas Selecções de Esperanças (Sub-20 e Sub-21) da Federação Portuguesa de Futebol, mas nunca lidou com atletas mais jovens. Portanto, resta saber se mesmo nunca tendo trabalhado na formação, se tem "track-record" de sucesso na integração de jovens jogadores portugueses (ou vindos das canteras dos Clubes por onde passou) nas equipas principais que orientou.

Futebol Clube do Porto (2006-10):

Diogo Valente com 21 anos chega ao FC Porto vindo do Boavista mas o extremo esquerdo Internacional Sub-21 com Jesualdo só joga 1 (um) jogo.

Ivo Pinto, sobe dos Juniores aos seniores mas o lateral direito Internacional Sub-19 (e Sub-16 e Sub-17 e eventualmente Sub-21) com Jesualdo só joga 1 (um) jogo.

Alex, Jesualdo chama-o dos Juniores aos seniores mas o avançado canhoto Internacional Sub-19 (e Sub-18 e eventualmente Sub-21) com Jesualdo só joga 1 (um) jogo.

Ricardo Dias, Jesualdo chama-o durante o seu 1º ano de Juniores mas o médio-centro Sub-18 (e Sub-17 e eventualmente Sub-19 e Sub-21) com Jesualdo só joga 1 (um) jogo.

Bernardo Tengarrinha, Jesualdo chama-o durante o seu 1º ano de sénior mas o médio (ou defesa) e futuro Internacional Sub-21 com Jesualdo só joga 1 (um) jogo.

André Castro, Campeão Nacional de Juniores contra uma geração fantástica de 1988 (e 89) do Sporting (Patrício, Carriço, Tiago Pinto, Adrien, Marco Matias, etc) mas sobe aos seniores e com Jesualdo só consegue jogar 2 jogos, isto apesar de ter sido Internacional em todos os escalões desde os Sub-17 aos Sub-23 pela FPF.

Josué Pesqueira, expoente máximo da geração de 1990 do FC Porto, sobe aos Seniores em 2009 e com Jesualdo só joga 2 jogos, isto apesar do médio ser Internacional em todos os escalões desde Sub-19 a Sub-21.

Yero, grande promessa Senegalense da formação Azul-e-Branca, sobe aos Seniores em 2009 e só joga 3 jogos com Jesualdo.

Hélder Barbosa, das maiores promessas portuguesas da última década, mas Jesualdo só mete o extremo de 19 anos a jogar em 4 ocasiões. O atleta foi internacional em todos os escalões de Sub-19 para cima, inclusive sendo Internacional A por Portugal.

Diogo Viana, o extremo esquerdo chega ao Porto na qualidade de um dos melhores atletas Sub-18 da cantera "Leonina", mas com Jesualdo o Internacional Sub-19 (e Sub-16, Sub-17, Sub-20 e Sub-21) só consegue fazer 4 jogos com a camisola do FC Porto.

Sérgio Oliveira, a jóia da coroa da geração de 1992 do FC Porto torna-se o mais jovem jogador a jogar pelos seniores dos azuis-e-brancos mas o médio defensivo Internacional Sub-18 (e Sub-17, Sub-19, Sub-20 e Sub-21) só consegue efectuar 4 partidas pelo FC Porto pela mão de Jesualdo.

Hugo Ventura, no final da época 2006/07 era visto na formação azul-e-branca como o equivalente (mas era ligeiramente inferior) a Rui Patrício e o "herdeiro" de Vítor Baía, mas o Internacional Sub-19 (eventualmente Sub-20 e Sub-21) com Jesualdo Ferreira só conseguiu fazer 4 jogos. Ironicamente, o mesmo Jesualdo Ferreira foi quem o foi buscar em Janeiro para vir para o Sporting mas apesar disso, o jogador só efectuou 3 jogos pelos "Leões", todos pela equipa B.

Rabiola, com 17 anos o promissor avançado do Vitória de Guimarães assinou pelo Porto, mas um pouco à imagem de Diogo Viana foi mais um jovem talento que o FC Porto de Jesualdo foi buscar a um rival mas depois nunca o desenvolveu. O Internacional Sub-19 (e eventualmente Sub-21) só assinou 5 jogos com a camisola do FC Porto.

Pelé, em 2008 com 19 anos chega ao Dragão vindo do Inter Milão, mas o Internacional Sub-21 e Sub-23 com Jesualdo não vai além de 6 jogos na equipa do FC Porto.

Nuno André Coelho, visto dentro da estrutura do FC Porto como um possível sucessor de Ricardo Carvalho, mas o Internacional Sub-20, Sub-21 e Sub-23 não conseguiu fazer mais do que 7 jogos no FC Porto de Jesualdo Ferreira.

Daniel Candeias, em 2007 sagrou-se campeão nacional de Juniores e era visto como uma das maiores promessas na formação azul-e-branca mas o Internacional Sub-19, Sub-20 e Sub-21 só fez 9 jogos com Jesualdo no FC Porto.

Vieirinha, em 4 épocas no FC Porto Jesualdo Ferreira limita o Internacional Sub-16, Sub-17, Sub-19, Sub-20, Sub-21, Sub-23 e Internacional A a apenas 10 jogos.

Orlando Sá, em 2009 o Porto de Jesualdo vai buscar ao Braga o promissor Ponta-de-lança de 21 anos, mas o Internacional Sub-21 e Internacional A com Jesualdo só consegue fazer 11 jogos no FC Porto.

No Sport Lisboa e Benfica apostou forte em José Moreira, mas Geraldo, Diogo Luís (Internacional Sub-21), Ricardo Esteves (Internacional Sub-20 e Sub-21), Bruno Aguiar (Internacional Sub-21), Rui Baião, Jorge Ribeiro (Internacional Sub-21 e Internacional A) e Pepa nunca foram aposta para o "Professor".

Eric Dier chega ao Sporting em 2003 e começa inicialmente a jogar como médio centro mas rapidamente é readaptado à posição de defesa central onde desde então sempre jogou quer em 2-3-1 no Futebol de VII ou em 4-3-3 no Futebol de XI, até... até que na época 2012/13 começa a jogar como Lateral Direito e Lateral Esquerdo no Sporting B (Oceano Cruz e José Dominguez) e como Médio de Contenção no Sporting A (Jesualdo Ferreira).

João Mário Eduardo, o melhor jogador do Sporting B até à presente data só assinou 1 jogo (12 minutos) pela equipa principal do Sporting. Não faria mais sentido JME a jogar como médio defensivo, recuar Eric Dier para central ao lado de Tiago Ilori e colocar Marcos Rojo a lateral esquerdo?

Porquê dar oportunidades a Fabrice Fokobo a central na equipa Principal quando evidencia tantas deficiências técnicas, sobretudo na recepção de bola? Jogador que comete faltas infantis (não consegue medir o tempo de entrada nos lances) e é muito limitado em termos de posicionamento, não pode jogar naquela posição, pelo menos não ao mais alto nível, pelo menos não por agora, é estar a insistir numa "não-solução" e a queimar um jogador que vai perder confiança se não tiver sucesso nos A.

Durante os 4 anos (2006-10) que esteve no FC Porto os 11 jogadores mais utilizados por Jesualdo Ferreira foram:

Bruno Alves, 24 anos de idade, com Jesualdo Ferreira finalmente tornou-se titular no FC Porto.

Raul Meireles, já estava no Clube e era quase titular indiscutível com 23 anos de idade.

Helton, já estava no Clube e com Jesualdo Ferreira tornou-se titular indiscutível com 28 anos de idade.

Lisandro Lopez, já estava no Clube e era quase titular indiscutível com 22 anos de idade.

Jorge Fucile, contratado em 2007 por 400.000 euros por Jesualdo Ferreira.

Lucho González, já estava no Clube e era titular indiscutível com 25 anos de idade.

Mariano González, contratado em 2008 por 3.25 milhões de euros por Jesualdo Ferreira.

Rolando, contratado em 2008 ao Belenenses por 950.000 euros por Jesualdo Ferreira.

Fernando, contratado em 2007 por 720.000 euros por Jesualdo Ferreira.

Ernesto Farias, contratado em 2007 por 4 milhões de euros por Jesualdo Ferreira.

Hulk, contratado em 2008, o valor de aquisição da totalidade do passe ficou por 19 milhões de euros por Jesualdo Ferreira.

11 jogadores, 6 deles contratações, apenas um produto da cantera (Bruno Alves) mas no qual só depositaram confiança aos 24 anos de idade.

Bom texto.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...