Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
htc

Bacalhaus destinados ao aquário do Museu de Ílhavo chegaram... congelados

Publicações recomendadas

Bacalhaus destinados ao aquário do Museu de Ílhavo chegaram... congelados

Os trinta bacalhaus que partiram esta segunda-feira da Noruega - para uma longa viagem, de avião e de transporte rodoviário -, saíram de Alesund, passaram por Oslo, aterraram em Lisboa e seguiram daqui por estrada até à cidade de Ílhavo, onde, por esta hora, já deviam estar a nadar, nos tanques de quarentena. Destinavam-se ao primeiro aquário de bacalhaus do país. Mas chegaram mortos.

A expectativa era grande, mas rapidamente passou a desilusão. Assim que se abriu a primeira caixa de transporte, já depois das 23h, a consternação tomou conta da equipa do Museu Marítimo de Ílhavo e da empresa ADN – que está a proceder à montagem do aquário com inauguração anunciada para breve na unidade museológica. Dentro das caixas, opacas, os peixes, com cerca de 30 centímetros e 1,5 quilos, em média, estavam completamente envoltos por blocos de gelo. “Só pode ter sido falta de cuidado da parte da carga no avião”, atirava um dos técnicos que acompanhou a operação, que devia ter culminado com a entrada dos bacalhaus nos tanques de água onde iriam ficar em quarentena até entrarem no aquário.

“Nunca aconteceu uma coisa destas. Transportamos peixes vindos da Indonésia, em viagens muito mais longas, e corre sempre tudo bem”, comentava Luís Câncio, biólogo da ADN. Resta, agora, apurar responsabilidades pela morte dos peixes, embora esta noite, no museu, toda a gente apostasse que a falha ocorreu a grande altitude, entre Oslo e Lisboa. “Os animais vivos têm de ser transportados em porões climatizados. Estes bacalhaus de certeza que vieram no porão de baixo e foram sujeitos a uns 50.º negativos”, atirava Luís Correia, da empresa Flying Sharks.

Uma coisa é certa: estes peixes que eram aguardados com grande expectativa já não vão povoar o futuro aquário de bacalhaus – com inauguração marcada para dia 16. Fica a promessa da Câmara de Ílhavo de fazer tudo para evitar que este revés adie os planos de abrir aquele novo equipamento ao público ainda no decorrer deste mês. “É uma desilusão, mas faremos de tudo para trazer novos bacalhaus o quanto antes”, assegurou Fernando Caçoilo, vereador da autarquia, que acompanhava a operação.

O aquário de bacalhaus foi construído no âmbito da ampliação do Museu Marítimo de Ílhavo – um investimento de 2,8 milhões de euros, financiado pelo Programa Operacional da Região Centro em 85%. O aquário, especificamente, resulta de uma parceria com o Museu Marítimo de Alesund, na Noruega. A inauguração do tanque de bacalhaus, animais que os portugueses estão habituados a ver no prato mas raramente conseguem ver com vida, deverá encerrar o programa da comemoração dos 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo.

publico.pt

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O que vale é que está a chegar o Natal, lá por Ílhavo já há quem não precise de ir às compras para a consoada :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

têm já bacalhau mais que suficiente para a consoada e ainda se queixam?...enfim, pobres e mal agradecidos é o que é...não que eu aprecie bacalhau....bem, mais a sério, agora aproveitem e dêem a uma instituição qualquer, ou várias, para quem não tiver o que comer no Natal...

Compartilhar este post

Link para o post

Têm noção que o bacalhau vivo, ou acabado de morrer, não está como no supermercado, aberto e salgado, pronto a cozinhar, certo? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Têm noção que o bacalhau vivo, ou acabado de morrer, não está como no supermercado, aberto e salgado, pronto a cozinhar, certo? :mrgreen:/>

não precisa de estar salgado para se comer, há quem coma bacalhau fresco..como outros peixes

Compartilhar este post

Link para o post

não precisa de estar salgado para se comer, há quem coma bacalhau fresco..como outros peixes

É verdade, mas não tem o mesmo sabor, ao que sei. Acho que praticamente não tem sabor, mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade, mas não tem o mesmo sabor, ao que sei. Acho que praticamente não tem sabor, mesmo.

eu nao gosto dele salgado..carpaccio de bacalhau é que é top (acho que não é salgado) :p

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também não sou o maior fã de bacalhau, na verdade. Só disse aquilo porque o bacalhau da consoada é, normalmente, cozido e costuma fazer-se com bacalhau salgado. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, têm noção que estes pobres bacalhaus sucumbiram devido às baixíssimas temperaturas que se fizeram sentir ao longo da viagem, sem qualquer método de preservação, logo os tecidos estão completamente danificados, tonando o bacalhau impróprio para consumo...

Compartilhar este post

Link para o post

Devem ter vindo no autocarro onde ando todas as sextas. Se a viagem não fosse só de 45 minutos também eu chegava ao destino congelado...

Compartilhar este post

Link para o post

Quem precisa de carpaccios e cenas estranhas com nomes pipis quando se pode mamar um granda bacalhau à bras, à zé do pipo, à lagareiro... :p

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto muito de bacalhau mas Bacalhau à Brás >>>>

Compartilhar este post

Link para o post

Bacalhau à Brás, à Zé do pipo e Bacalhau com natas! :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Bacalhau no prato dos outros. :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Esta remessa de bacalhau congelado vem muito a calhar, dada a altura... hmmm....

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um saber parecido com pescada, já experimentei.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...