Sumudica by Night Publicado 28 Dezembro 2012 Luo Meizhen, que vive na província chinesa de Guangxi, poderá ter celebrado o seu 127º aniversário recentemente. Dizemos “poderá” porque não há confirmação oficial do feito, que acrescentaria pelo menos cinco anos ao antigo recorde de longevidade, que pertence à francesa Jeanne Calment.Meizhen terá nascido em 1885 – três anos antes de Eça de Queiroz publicar “Os Maias” e no ano em que Machado de Assis escreveu “Casa Velha” – apesar dos certificados de nascimento apenas terem começado a ser emitidos em 1945. De acordo com a imprensa, Luo vive com o seu único filho e diz que o segredo da sua longevidade é uma alimentação cuidada, a ausência de doenças – nunca levou uma injecção na sua vida – e os genes. É que esta região é conhecida pela longevidade dos seus cidadãos – 74 em 238 mil têm mais de 100 anos. Segundo a ChinAfrica, as pessoas desta região têm um sono adequado, comem sobretudo vegetais sem pesticidas que eles próprios plantaram – e pouca carne – e não gostam de fritos. O ar puro e ausência de poluição da região também ajuda ao grande número de centenários. A fama é tanta que Guangxi está a ser inundada por turistas à procura do segredo da eterna juventude. De acordo com a Sociedade Gerontológica da China, há registos de uma pessoa desta região que morreu em 1911. Segundo esta instituição, a pessoa teria 142 anos. Mas esta parte já será ficção, certo? Greensavers Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 28 Dezembro 2012 "Segundo a ChinAfrica, as pessoas desta região têm um sono adequado, comem sobretudo vegetais sem pesticidas que eles próprios plantaram – e pouca carne – e não gostam de fritos." Ora aí está. Btw, uma coisa que me fascina é que, à medida que vou aprendendo sobre história, vou vendo que há colhões de anos atrás já algumas pessoas viviam 80/90/100 anos. Um feito que é considerado extraordinário até hoje em dia. Compartilhar este post Link para o post
Alhos Moles Publicado 28 Dezembro 2012 Sim sim, ainda se foi mas é registar nos tomates do pai. Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 28 Dezembro 2012 Nota-se pela cara dela que encontrarão a eterna juventude. Deve curtir bué a vida que leva com 127 anos... Qualidade de vida x quantidade de vida. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 28 Dezembro 2012 Nota-se pela cara dela que encontrarão a eterna juventude. Deve curtir bué a vida que leva com 127 anos... Qualidade de vida x quantidade de vida. O que é que tem a cara da senhora? :o Até me parece muito boa para a idade que supostamente tem. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 28 Dezembro 2012 Pela foto eu dava-lhe mais 2 ou 3 anos...:-k Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 28 Dezembro 2012 Não sei, nunca conheci ninguém com 127 anos. Mas duvido que a malta q vai para lá tentar encontrar o segredo da juventude pense nesse tipo de "juventude"... Compartilhar este post Link para o post
danielgoncalvesdg Publicado 28 Dezembro 2012 Nunca casou :celebracao: Compartilhar este post Link para o post
Shabby Publicado 28 Dezembro 2012 "Segundo a ChinAfrica, as pessoas desta região têm um sono adequado, comem sobretudo vegetais sem pesticidas que eles próprios plantaram – e pouca carne – e não gostam de fritos." Ora aí está. Btw, uma coisa que me fascina é que, à medida que vou aprendendo sobre história, vou vendo que há colhões de anos atrás já algumas pessoas viviam 80/90/100 anos. Um feito que é considerado extraordinário até hoje em dia. És vegetariano? A título de curiosidade. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 28 Dezembro 2012 És vegetariano? A título de curiosidade. mp Não sei, nunca conheci ninguém com 127 anos. Mas duvido que a malta q vai para lá tentar encontrar o segredo da juventude pense nesse tipo de "juventude"... Ah, se estão a pensar que vão viver até aos 120 como meninas de 25 anos já não sei... Isso é ilusão delas então. :lol: Compartilhar este post Link para o post
Alhos Moles Publicado 28 Dezembro 2012 Nunca casou :celebracao:/> O pito deve estar cheio de teias de aranha. Compartilhar este post Link para o post
1906 Publicado 29 Dezembro 2012 Isso do comer pouca carne não é necessariamente bom. Vai depender do que eles definem por pouca carne... Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 29 Dezembro 2012 Uma alimentação saudável e um ambiente limpo não explicam tudo. Tendo em conta que este é um fenómeno relativamente comum a uma área geográfica, pode-se pensar se não haverá alguma coisa nos genes destas pessoas que as leve a viver mais do que normal. Eu acredito que sim. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 29 Dezembro 2012 (editado) Uma alimentação saudável e um ambiente limpo não explicam tudo. Tendo em conta que este é um fenómeno relativamente comum a uma área geográfica, pode-se pensar se não haverá alguma coisa nos genes destas pessoas que as leve a viver mais do que normal. Eu acredito que sim. Tudo não, mas explicam muita coisa. O Homem da metrópole está sujeito a N coisas absolutamente prejudiciais a vários níveis. Anyway, ela até pode dizer que tem 200 anos, não há forma precisa de saber. Editado 29 Dezembro 2012 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 29 Dezembro 2012 E o homem da metrópole também está sujeito aos avanços "bons" da ciência, nomeadamente da medicina. É ela por ela, se calhar até com vantagem para o homem da metrópole. Compartilhar este post Link para o post
LgD Publicado 29 Dezembro 2012 Senão há forma oficial de o comprovar I don't care! Não gostava de viver assim tanto tempo, ffs Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 29 Dezembro 2012 E o homem da metrópole também está sujeito aos avanços "bons" da ciência, nomeadamente da medicina. É ela por ela, se calhar até com vantagem para o homem da metrópole. Claro, e é o conhecimento desse Homem que, hoje em dia, faz com que tenhamos esta longevidade (não "esta" da senhora, "esta" da humanidade em geral). Mas lá está, uma coisa é quantidade de vida, outra é a qualidade. Provavelmente essa senhora não teve nem metade do conforto que o Homem metropolitano tem, a todos os níveis. É muito complicado comparar essas situações, porque podem depender de muita coisa. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 29 Dezembro 2012 O problema da medicina é que assenta quase exclusivamente no tratamento e não na prevenção. Pelo menos em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
Shabby Publicado 29 Dezembro 2012 "De acordo com a imprensa, Luo vive com o seu único filho e diz que o segredo da sua longevidade é uma alimentação cuidada, a ausência de doenças – nunca levou uma injecção na sua vida – e os genes. É que esta região é conhecida pela longevidade dos seus cidadãos – 74 em 238 mil têm mais de 100 anos." May the conspiracies begin! Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 29 Dezembro 2012 Alguém que ultrapassa os 100 anos de existência não o faz sem se sentir minimamente "confortável". A não ser que tenha vocação para mártir... Quero dizer com isto que isso da qualidade versus quantidade de vida é uma falsa questão. Fisiologicamente, esta senhora deve ter tido mais conforto que 90% da humanidade. Quanto ao resto, apenas podemos especular, mas, dada a sua longevidade, a probabilidade da sua vida ter sido mais do que satisfatória é bastante elevada. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 29 Dezembro 2012 Alguém que ultrapassa os 100 anos de existência não o faz sem se sentir minimamente "confortável". A não ser que tenha vocação para mártir... Quero dizer com isto que isso da qualidade versus quantidade de vida é uma falsa questão. Fisiologicamente, esta senhora deve ter tido mais conforto que 90% da humanidade. Quanto ao resto, apenas podemos especular, mas, dada a sua longevidade, a probabilidade da sua vida ter sido mais do que satisfatória é bastante elevada. Pronto, não sabia como o dizer portanto esperei que alguém dissesse por mim. O facto de ela provavelmente nunca ter tido uma Nintendo, nem ter jogado FM e mandado bitaites no frio não significa que teve uma vida pior que a nossa. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
1906 Publicado 29 Dezembro 2012 O problema da medicina é que assenta quase exclusivamente no tratamento e não na prevenção. Pelo menos em Portugal. Pá, não há maneira de obrigar as pessoas a comer melhor, a ter cuidados, a vacinar-se, etc. É muito difícil falar nessa vertente da prevenção, porque isso tem de partir das pessoas. E não há falta de informação, imo. Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 29 Dezembro 2012 Numa perspectiva holística do ser humano o "fisiologicamente" não é o mais importante. De facto, importa relativamente pouco a partir de certa idade... claro que é preciso ver caso a caso, mas suponho que na grande maioria de idosos com determinada longevidade e com a natural pluripatologia e a comorbilidade associada, o viver mais é meramente sobreviver depois dos 80 e tais, 90s. Por vezes até 70s. A qualidade de vida é um factor muito importante a ter em conta, quer em termos sociais quer em termos económicos. Quanto à falta de aposta na prevenção primária, e sua divulgação, não acho que seja assim tão fraca. Somos é um povo de brandos costumes, para o bem e para o mal, e estamo-nos bem a cagar para os 500 panfletos sobre tudo e mais alguma coisa q estão espalhados a pontapé em qualquer sala de espera de uma unidade de saúde Compartilhar este post Link para o post