lastdance Publicado 16 Novembro 2023 Citação de Bashir, Em 03/11/2023 at 00:34: Honestamente são as coisas q mais interessam. Mas percebo o sentimento. Eu acho que possa ser interessante aprender engª de software antes de começar a programar, mas tenho receio que para quem nunca programou, possa causar muita confusão como é que vão funcionar as coisas efetivamente e acabarem por ficar distraidos a pensar nisso. Odeio a comunidade de engª de software tho. Só lobby e investigação futil em 90% dos casos, parece um circlejerk, a baterem p*nhetaas uns aos outros em confs a*. Diria que mais de 50% nem programar sabe já, e uns só 10% devem saber programar em condições. Ya, puto é esse tipo de diagrama novo que inventaste e que já ha 50 para fazer o mesmo que vai ser util ao mundo, parabens. Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 3 Fevereiro 2024 Um pequeno desabafo - para uma área com tão pouco desemprego, é desencorajador estar desempregado e não conseguir encontrar nada. f*da-se. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 3 Fevereiro 2024 Citação de Unclouded, há 2 horas: Um pequeno desabafo - para uma área com tão pouco desemprego, é desencorajador estar desempregado e não conseguir encontrar nada. f*da-se. Que exp tens e em que tecnologias? Do que tenho ouvido dizer, está a ficar dificil para quem tem pouca experiência ou que vem de um background menos técnico. Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 3 Fevereiro 2024 Citação de Bashir, há 1 minuto: Que exp tens e em que tecnologias? Do que tenho ouvido dizer, está a ficar dificil para quem tem pouca experiência ou que vem de um background menos técnico. Estou a começar. Tirei Eng. Biomédica e especializei-me em Programação, fiz várias formações profissionais e certificações, mas não está nada fácil. Tive na Academy de uma empresa mas mal rebentou a cena da Farfetch fecharam as contratações e fui avisado de que só em Setembro é que iam reabrir. Está muito complicado. Exp - backend (Java, C#, Python), software e data. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 3 Fevereiro 2024 Citação de Unclouded, há 17 minutos: Estou a começar. Tirei Eng. Biomédica e especializei-me em Programação, fiz várias formações profissionais e certificações, mas não está nada fácil. Tive na Academy de uma empresa mas mal rebentou a cena da Farfetch fecharam as contratações e fui avisado de que só em Setembro é que iam reabrir. Está muito complicado. Exp - backend (Java, C#, Python), software e data. Pois, é precisamente nesses casos que tenho a ideia que a torneira fechou um bocado. Infelizmente não te consigo ajudar, mas algo vai surgir de certeza. 1 Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 3 Fevereiro 2024 Citação de Bashir, há 11 minutos: Pois, é precisamente nesses casos que tenho a ideia que a torneira fechou um bocado. Infelizmente não te consigo ajudar, mas algo vai surgir de certeza. Tem de surgir ahah. Já pensei emigrar e tudo, mas nem faço bem ideia de para onde. O que é estúpido é haver empresas, cá em Portugal, a quererem experiência para cargos de entry level. Mas experiência acima de 2/3 anos. Ámen. Opa, gracas à tal academy acabei a fazer formações boas. Pode ser que isso dê. Eu até para suporte estou disponível! Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 3 Fevereiro 2024 Citação de Unclouded, há 2 horas: Estou a começar. Tirei Eng. Biomédica e especializei-me em Programação, fiz várias formações profissionais e certificações, mas não está nada fácil. Tive na Academy de uma empresa mas mal rebentou a cena da Farfetch fecharam as contratações e fui avisado de que só em Setembro é que iam reabrir. Está muito complicado. Exp - backend (Java, C#, Python), software e data. Pois, o mercado começou a fechar bastante para essas áreas 😕 Mas os inicios dos anos são, normalmente, épocas de contratações, com certeza vais arranjar algo que te agrade 1 Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 3 Fevereiro 2024 Sendo 100% honesto - eu quero é programar. Tanto me faz que seja a fazer X ou Y. Queria era fazer aquilo que gosto. Pensar em como implementar uma cena e fazer. De momento estou a aproveitar a última formação que consegui obter (Fullstack React+Java Spring), mas o que preciso mesmo no imediato é de algo que comece a pagar as contas. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 3 Fevereiro 2024 Citação de Unclouded, há 23 minutos: Sendo 100% honesto - eu quero é programar. Tanto me faz que seja a fazer X ou Y. Queria era fazer aquilo que gosto. Pensar em como implementar uma cena e fazer. De momento estou a aproveitar a última formação que consegui obter (Fullstack React+Java Spring), mas o que preciso mesmo no imediato é de algo que comece a pagar as contas. Não tens consultoras à perna? Começa a contata-las (as minimamente decentes, nada de PrimeITs e afins). Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 3 Fevereiro 2024 Citação de Petar Musa, há 50 minutos: Não tens consultoras à perna? Começa a contata-las (as minimamente decentes, nada de PrimeITs e afins). Estive até agora na Deloitte. Esses só em Setembro. A Accenture ia contactar em Janeiro - até agora nada. Avanade diz que não preencho os requisitos para entry level mesmo pedindo eng. Biomédica para o cargo. Capgemini contactou-me no verão e nunca mais disseram nada. Estou a enviar CVs. Mas não está fácil por cá. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 3 Fevereiro 2024 Citação de Unclouded, há 8 minutos: Estive até agora na Deloitte. Esses só em Setembro. A Accenture ia contactar em Janeiro - até agora nada. Avanade diz que não preencho os requisitos para entry level mesmo pedindo eng. Biomédica para o cargo. Capgemini contactou-me no verão e nunca mais disseram nada. Estou a enviar CVs. Mas não está fácil por cá. Ou vais tudo nú para os screenings ou estás com muito azar 😄 És do Porto? Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 3 Fevereiro 2024 Citação de Petar Musa, Agora: Ou vais tudo nú para os screenings ou estás com muito azar 😄 És do Porto? Vila Real Opa, a questão é que está muito morto o mercado. Mesmo amigos meus que trabalham na área me dizem que tenho CV óptimo para trabalhar na área, mas que agora no início do ano costuma haver muita vaga. Vamos ver. A Deloitte foi azar, sempre me deram esperança, mas depois rebentou aquilo da Farfetch e pelos vistos fecharam a torneira a recrutamento. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 3 Fevereiro 2024 Citação de Unclouded, há 2 minutos: Vila Real Opa, a questão é que está muito morto o mercado. Mesmo amigos meus que trabalham na área me dizem que tenho CV óptimo para trabalhar na área, mas que agora no início do ano costuma haver muita vaga. Vamos ver. A Deloitte foi azar, sempre me deram esperança, mas depois rebentou aquilo da Farfetch e pelos vistos fecharam a torneira a recrutamento. A Deloitte é uma m*rda! Tenta com a Michael Page, Experis, PTC, KPMG ou KCSIT(esta ultima já ouvi coisas boas e más). Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 3 Fevereiro 2024 Citação de Petar Musa, há 4 minutos: A Deloitte é uma m*rda! Tenta com a Michael Page, Experis, PTC, KPMG ou KCSIT(esta ultima já ouvi coisas boas e más). A MichaelPage já andei a enviar também, mas nada. As outras não conhecia, excepto a KSCSIT que me recusou tudo. Mas também segundo um amigo meu que é gestor de carreiras o meu CV andava a ser chumbado pelas plataformas de ATS de 90% das empresas. Já compus isso e agora é ir vendo. Obrigado pelas sugestões! Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 3 Fevereiro 2024 Citação de Unclouded, há 16 minutos: A MichaelPage já andei a enviar também, mas nada. As outras não conhecia, excepto a KSCSIT que me recusou tudo. Mas também segundo um amigo meu que é gestor de carreiras o meu CV andava a ser chumbado pelas plataformas de ATS de 90% das empresas. Já compus isso e agora é ir vendo. Obrigado pelas sugestões! Se entretanto eu souber de alguma coisa, faço-te saber 1 Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 4 Fevereiro 2024 Citação de Unclouded, há 14 horas: Tem de surgir ahah. Já pensei emigrar e tudo, mas nem faço bem ideia de para onde. O que é estúpido é haver empresas, cá em Portugal, a quererem experiência para cargos de entry level. Mas experiência acima de 2/3 anos. Ámen. Opa, gracas à tal academy acabei a fazer formações boas. Pode ser que isso dê. Eu até para suporte estou disponível! Um clássico. Citação de Petar Musa, há 11 horas: Não tens consultoras à perna? Começa a contata-las (as minimamente decentes, nada de PrimeITs e afins). Também iria por aí, consultoras. O que interessa em IT é entrar no mercado, a partir daí está a coisa feita. Nem que seja entrar numa coisa piorzinha, será sempre temporário. Um CV com experiência vai sempre chamar bem mais a atenção. Presumo que agora as coisas andem mais complicadas, com todo o retrair do mercado lá fora, as consultoras, que são quem procura mais malta sem/com pouca experiência, possam estar mais de pé atrás com a possibilidade de conseguirem menos projectos. Digo eu, que já não estou nesse meio há uns tempos. Hoje em dia consultoria é um no thanks, para mim. Mas para começar, é quase impossível fugir à coisa. E como eu disse, o que importa é entrar, quase literalmente, seja em qual for, à falta de melhor. É claro que se houver opção de escolha ou alguma menos má te queira antes de chegar ao fundo do tacho melhor, mas o primeiro degrau será sempre um passo para chegar ao segundo. Citação de Unclouded, há 10 horas: A MichaelPage já andei a enviar também, mas nada. As outras não conhecia, excepto a KSCSIT que me recusou tudo. Mas também segundo um amigo meu que é gestor de carreiras o meu CV andava a ser chumbado pelas plataformas de ATS de 90% das empresas. Já compus isso e agora é ir vendo. Obrigado pelas sugestões! Quanto a isto: keywords, keywords, keywords. É veres o que pedem normalmente os job ads e espetar lá essas palavras chave. 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 4 Fevereiro 2024 (editado) Citação de Unclouded, há 13 horas: Estive até agora na Deloitte. Esses só em Setembro. A Accenture ia contactar em Janeiro - até agora nada. Avanade diz que não preencho os requisitos para entry level mesmo pedindo eng. Biomédica para o cargo. Capgemini contactou-me no verão e nunca mais disseram nada. Estou a enviar CVs. Mas não está fácil por cá. Se tiveres interesse em emigrar, a capgemini aposta muito na parte das biomédicas em Itália e França. Eu trabalho na capgemini, posso ver se existe um referral process Tambem aposta muito no UK mas com o Brexit acho dificil Editado 4 Fevereiro 2024 por Sandes. 1 Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 4 Fevereiro 2024 (editado) Citação de Sandes., há 2 horas: Se tiveres interesse em emigrar, a capgemini aposta muito na parte das biomédicas em Itália e França. Eu trabalho na capgemini, posso ver se existe um referral process Tambem aposta muito no UK mas com o Brexit acho dificil Se me puderes ver isso era ótimo! Eu emigrar emigro se não houver mesmo mais hipóteses. Mas se não encontrar nada dentro de 2/3 meses vai ter de ser. Mas primeiro claro que preferia algo em Portugal. Editado 4 Fevereiro 2024 por Unclouded Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 4 Fevereiro 2024 Citação de Unclouded, há 47 minutos: Se me puderes ver isso era ótimo! Eu emigrar emigro se não houver mesmo mais hipóteses. Mas se não encontrar nada dentro de 2/3 meses vai ter de ser. Mas primeiro claro que preferia algo em Portugal. Tambem fica um conselho: do que tenho visto nas life sciences, a (m*rda da) AI agora é tudo. É capaz de ser por estar numa subdivisão da capgemini que é mais focada nisso, mas agora é tudo AI. Mesmo vocacionado para descoberta de fármacos, assistentes genAI especializados para técnicos de laboratório, formulação de produtos...opah se conseguires um bom entendimento desse ramo, algumas bases de desenho e afinação de LLMs pode ajudar um bocado. Eu não tenho nada disso mas estou (felizmente ou não) enfiado num projeto com a BP há quase 2 anos que não usa AI em nada, ainda 1 Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 4 Fevereiro 2024 Citação de Sandes., há 39 minutos: Tambem fica um conselho: do que tenho visto nas life sciences, a (m*rda da) AI agora é tudo. É capaz de ser por estar numa subdivisão da capgemini que é mais focada nisso, mas agora é tudo AI. Mesmo vocacionado para descoberta de fármacos, assistentes genAI especializados para técnicos de laboratório, formulação de produtos...opah se conseguires um bom entendimento desse ramo, algumas bases de desenho e afinação de LLMs pode ajudar um bocado. Eu não tenho nada disso mas estou (felizmente ou não) enfiado num projeto com a BP há quase 2 anos que não usa AI em nada, ainda O meu projeto já foi assim. Tive de criar 2 modelos de DL capazes de detecção automática de landmarks em imagens de raio X e fazer diagnóstico automático. Portanto isso não seria problema. Claro que, depois na Deloitte, aprofundei mais para a vertente de software e back-end, mas não vejo mal nenhum em prosseguir nessa área. É como eu disse - quero é programar. XD Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 4 Fevereiro 2024 Citação de Unclouded, há 34 minutos: O meu projeto já foi assim. Tive de criar 2 modelos de DL capazes de detecção automática de landmarks em imagens de raio X e fazer diagnóstico automático. Portanto isso não seria problema. Claro que, depois na Deloitte, aprofundei mais para a vertente de software e back-end, mas não vejo mal nenhum em prosseguir nessa área. É como eu disse - quero é programar. XD Deves ter um perfil interessante então, manda o teu CV por MP se quiseres para eu passar lá dentro. Se quiseres esperar para eu ter a certeza que posso efectivamente dar referral também é tranquilo 1 Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 4 Fevereiro 2024 Citação de Sandes., há 1 minuto: Deves ter um perfil interessante então, manda o teu CV por MP se quiseres para eu passar lá dentro. Se quiseres esperar para eu ter a certeza que posso efectivamente dar referral também é tranquilo Envio já! Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 4 Fevereiro 2024 Citação de doom_master, há 12 horas: Um clássico. Isto. O problema é que estes ultimos 2~5 anos banalizou-se o que era um entry level. Tanto tinhas gente a sair da universidade capaz, que aprendeu fundamentos, que fez projetos com pès e cabeça, malta que estudou em casa ou bootcamps que aprenderam alguns pontos mais chave que os prepararam para começar e tiveste empresas que agarravam em qualquer macaco que aceitasse mudar-se para IT com a base de outro curso qualquer. Claro que neste momento há muita gente que está a pagar por isso, e no caso de entrada então é o mais flagrante. Ao mesmo tempo tens gente com 2~3 anos de experiência que não consegue trocar porque começaram a ganhar minimamente bem, tiveram numa função de macaco nesse tempo e evoluiu pouco ou nada para dar o próximo passo. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 4 Fevereiro 2024 Citação de Bashir, há 3 minutos: Isto. O problema é que estes ultimos 2~5 anos banalizou-se o que era um entry level. Tanto tinhas gente a sair da universidade capaz, que aprendeu fundamentos, que fez projetos com pès e cabeça, malta que estudou em casa ou bootcamps que aprenderam alguns pontos mais chave que os prepararam para começar e tiveste empresas que agarravam em qualquer macaco que aceitasse mudar-se para IT com a base de outro curso qualquer. Claro que neste momento há muita gente que está a pagar por isso, e no caso de entrada então é o mais flagrante. Ao mesmo tempo tens gente com 2~3 anos de experiência que não consegue trocar porque começaram a ganhar minimamente bem, tiveram numa função de macaco nesse tempo e evoluiu pouco ou nada para dar o próximo passo. 🙋♂️ 1 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 4 Fevereiro 2024 Citação de Sandes., há 3 minutos: 🙋♂️ Culpa tua tbh. Devemos sempre prioritizar o nosso desenvolvimento, especialmente nessa fase da carreira. Ninguém te vai pagar o dobro do teu salário atual para continuar a fazer CRUD's ou tarefas que estão cada vez mais a ser automatizadas. É uma m*rda porque é uma área que evolui bastante (especialmente vocês que referem as AI como intrumento de trabalho) e parando por vezes ficam num nivel inferior a alguém que está a entrar no mercado. Eu culpo-me a mim também, uns anos de experiência mais à frente, mas que devia ter evoluido mais. Compartilhar este post Link para o post