Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Tópico da Programação

Publicações recomendadas

Citação de Erwin, há 11 minutos:

Não só programadores, mas PM's também, por exemplo.

Os PMs era mais uma noção de tudo um pouco. Parece que ser baboso é critério para seguir o caminho de PM

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

@BrunoCardoso, podes perfeitamente vir a dar um frontend developer, portanto HTML e CSS pode muito bem ser o teu mundo. Por exemplo, apesar de ter conhecimentos básicos, eu acho que é complicado dominar CSS a fundo, sendo que é possível criar coisas fantásticas com CSS:

Agora, convém que tenhas noção que "programação" não tem muito que ver com HTML/CSS, mas sim com algoritmos, lógica, etc.

Front develop acho que é a área onde o meu perfil se enquadra melhor até ver. Esses dois, com JavaScript é os que vou e estou a estudar para os próximos tempos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Solero, há 5 horas:

O mundo seria um lugar melhor se todos os programadores soubessem o mínimo de SQL.

Ou como evitar ao máximo ter de recorrer à base de dados.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Solero, há 8 horas:

O mundo seria um lugar melhor se todos os programadores soubessem o mínimo de SQL.

Eu acho que só devia mexer em BD's quem soubesse da poda.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 3 horas:

Ou como evitar ao máximo ter de recorrer à base de dados.

Precisamente por isso.

Citação de Bashir, há 45 minutos:

Eu acho que só devia mexer em BD's quem soubesse da poda.

Depende muito do contexto da aplicação obviamente, mas qualquer programador (sobretudo Backend) precisa de fazer queries à BD no contexto de uma aplicação e saber usar SQL e principalmente como a BD está modelada pode ser a diferença entre um pedido demorar 100ms ou 10 segundos.

Editado por Solero
  • Concordo! 5

Compartilhar este post


Link para o post

A minha luta é quase sempre fazer refactoring para tirar queries dentro de loops.

Com os Redis desta vida os sites ficam mais rápidos e o pessoal pensa que não há problema nenhum em fazer um select num foreach gigante.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

Alguém que trabalhe em empresas de informática, usa o Sharepoint?
Se sim, que dicas podem dar para usar o Sharepoint numa empresa? Porque eu tento mexer naquilo e não acho anda intuitivo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Joaninha, há 1 hora:

Alguém que trabalhe em empresas de informática, usa o Sharepoint?
Se sim, que dicas podem dar para usar o Sharepoint numa empresa? Porque eu tento mexer naquilo e não acho anda intuitivo. 

Dicas para o Sharepoint? Não usar. Aquilo é horrível. Todos os dias sofro a procurar um simples ficheiro 

  • Like 4

Compartilhar este post


Link para o post

Na empresa anterior usavam. Nunca usei, preferia fingir que tinha os dedos partidos.

Compartilhar este post


Link para o post

Ia começar um curso de um ano e uns meses, com estágio, e aquilo não vai avançar. Porra.

Entretanto, vou estudar linguagem "R", que é a usada no futebol, juntamente com tableu, mas isso não é nenhuma linguagem.

@Gilberto Carlos ainda me vais levar para a Goalpoint contigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 18 minutos:

Ia começar um curso de um ano e uns meses, com estágio, e aquilo não vai avançar. Porra.

Entretanto, vou estudar linguagem "R", que é a usada no futebol, juntamente com tableu, mas isso não é nenhuma linguagem.

@Gilberto Carlos ainda me vais levar para a Goalpoint contigo.

R e Tableu têm muita saída nos dias de hoje. Tableu então, a malta do C level adora ver barrinhas no PC.

E eu não trabalho na Goalpoint 😄

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 1 minuto:

R e Tableu têm muita saída nos dias de hoje. Tableu então, a malta do C level adora ver barrinhas no PC.

E eu não trabalho na Goalpoint 😄

Um conhecido, que está no fulham a trabalhar como analista de dados, disse-me que não tirou nenhum curso, apenas começou a aprender a mexer em Tableu e R. Com os alguns anos que já tenho no futebol, confesso que com algum network, faz sentido ir por esse caminho, mesmo que eu tenha interesse em aprender outras linguas. Seria um 2 em 1. 

É pena que o curso não tenha avançado. Era top, ainda por cima com estágio, era meio caminho andado, na teoria.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 3 horas:

Ia começar um curso de um ano e uns meses, com estágio, e aquilo não vai avançar. Porra.

Entretanto, vou estudar linguagem "R", que é a usada no futebol, juntamente com tableu, mas isso não é nenhuma linguagem.

@Gilberto Carlos ainda me vais levar para a Goalpoint contigo.

Tableau e PowerBI são ferramentas que daqui a poucos anos vão ser standard na maioria das empresas. O trabalho de reporting e criação de dashboards simples justifica cada x menos pessoal especializado e vai passar a ser a forma da Malta fazer data discovery sem estar por dentro da cena. 

R é algo diferente, mais versátil, muito usado porque tens uma panóplia gigante de libraries que te permite manipular dados e correr/modelos estatísticos preditivos. É muito usado no meio académico e por malta de data science nos USA. No mercado europeu a malta de data science vira-se mais para Python. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de toze2, há 11 minutos:

Tableau e PowerBI são ferramentas que daqui a poucos anos vão ser standard na maioria das empresas. O trabalho de reporting e criação de dashboards simples justifica cada x menos pessoal especializado e vai passar a ser a forma da Malta fazer data discovery sem estar por dentro da cena. 

R é algo diferente, mais versátil, muito usado porque tens uma panóplia gigante de libraries que te permite manipular dados e correr/modelos estatísticos preditivos. É muito usado no meio académico e por malta de data science nos USA. No mercado europeu a malta de data science vira-se mais para Python. 

Obrigado pela dica.

Esse meu conhecido trabalha em R, vou ver se falo com mais alguns analistas de dados para ver com que linguagem trabalham.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de toze2, há 16 minutos:

Tableau e PowerBI são ferramentas que daqui a poucos anos vão ser standard na maioria das empresas. O trabalho de reporting e criação de dashboards simples justifica cada x menos pessoal especializado e vai passar a ser a forma da Malta fazer data discovery sem estar por dentro da cena. 

R é algo diferente, mais versátil, muito usado porque tens uma panóplia gigante de libraries que te permite manipular dados e correr/modelos estatísticos preditivos. É muito usado no meio académico e por malta de data science nos USA. No mercado europeu a malta de data science vira-se mais para Python. 

O PowerBI já é standard mas, do que tenho visto, o QlikSense anda a ganhar bastantes adeptos 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 1 hora:

O PowerBI já é standard mas, do que tenho visto, o QlikSense anda a ganhar bastantes adeptos 

AInda há empresas grandes que não usam nada... Vão à janela, analisam para que lado tá o vento e depois decidem 😂

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 9 horas:

Obrigado pela dica.

Esse meu conhecido trabalha em R, vou ver se falo com mais alguns analistas de dados para ver com que linguagem trabalham.

É assim, um analista per se, não vai fugir muito das ferramentas de reporting que falei. R, Python, Julia já é o que a malta de data science usa mais. Depois dependendo dos ecossistemas tens malta a fazer coisas giras com o databricks e pyspark por lá. 

Citação de Gilberto Carlos, há 9 horas:

O PowerBI já é standard mas, do que tenho visto, o QlikSense anda a ganhar bastantes adeptos 

Opa, no final do dia Microsoft é Microsoft. Vais ter algumas empresas que vão fugir à norma, vais ter malta que usa AWS que é menos comum no nosso mercado do que Azure que vai usar tableau ou algo parecido mas market share cá dentro acho que vai sempre pender para o PowerBI. Até porque a malta que respira Excel vai forçosamente começar a fazer a reciclagem para lá. 

E é a estratégia que se vê no mercado. Data democratization tá no menu das empresas, mais evoluídos estão a dar o passo agora, os menos vão demorar mais uns anos mas vai acontecer também. 

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

É basicamente isso. Estou no mundo da data já há vários anos, e não só considero que é a porta de entrada mais fácil em IT para alguém sem conhecimento prévio (via alguma ferramenta de Data Viz, como Power BI ou Tableau), como a sua utilização está a ser massificada. Uma dessas ferramentas e Python (que eu prefiro por ser mais versátil) ou R, e é meio caminho andado. SQL também ajuda. Mas um passo de cada vez.

Estive há umas semanas no Datathon organizado pela FPF, a minha equipa ganhou o desafio em que entrou. Eu, que apesar de ter formação em IT apenas há um ano comecei a aprender Python por mim mesmo (muito devagarinho) e nunca o apliquei profissionalmente, consegui fazer web scrapping sem grandes problemas e aliado às skills dos outros colegas de equipa foi o suficiente para fazermos algo bastante interessante. E pelo menos metade da minha equipa não vinha de IT. Para quem tem interesse na área ou está a pensar em alargar horizontes, este é o momento para ir explorando a área de Data, que está em explosão. E estes eventos abrem logo portas, claro. No futebol faz-se muito à base de connects, também. Caíram logo algumas mensagens interessantes no LinkedIn.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de doom_master, há 11 minutos:

É basicamente isso. Estou no mundo da data já há vários anos, e não só considero que é a porta de entrada mais fácil em IT para alguém sem conhecimento prévio (via alguma ferramenta de Data Viz, como Power BI ou Tableau), como a sua utilização está a ser massificada. Uma dessas ferramentas e Python (que eu prefiro por ser mais versátil) ou R, e é meio caminho andado. SQL também ajuda. Mas um passo de cada vez.

Estive há umas semanas no Datathon organizado pela FPF, a minha equipa ganhou o desafio em que entrou. Eu, que apesar de ter formação em IT apenas há um ano comecei a aprender Python por mim mesmo (muito devagarinho) e nunca o apliquei profissionalmente, consegui fazer web scrapping sem grandes problemas e aliado às skills dos outros colegas de equipa foi o suficiente para fazermos algo bastante interessante. E pelo menos metade da minha equipa não vinha de IT. Para quem tem interesse na área ou está a pensar em alargar horizontes, este é o momento para ir explorando a área de Data, que está em explosão. E estes eventos abrem logo portas, claro. No futebol faz-se muito à base de connects, também. Caíram logo algumas mensagens interessantes no LinkedIn.

É praticamente garantido que arranjas trabalho num clube lá fora. Em Portugal infelizmente (como no scouting), são poucos os clubes que apostam nisso. Pelo o que sei, Braga, Benfica e Sporting tem analistas de dados, o Porto desconheço. Um analista de dados não só serve para analisar um jogo de forma quantitativa, também é muito importante na contratação de jogadores e há clubes que olham para o big data como um elemento importante na hora de avaliar um jogador. O Sevilla organiza anualmente um evento sobre Big Data. Há um master só de Big Data aplicado ao futebol, em Espanha, mas também ainda se paga bem (entre 3-5k penso). Curiosamente, tive a ver os modulos, e a linguagem que aprendem lá é R e Python.

https://sportsdatacampus.com/master-em-big-data-aplicado-ao-futebol

 

Compartilhar este post


Link para o post

Já estive para me meter numa brincadeira dessas, mas sinceramente, para alguém que estudou IT, trabalha em data e já sabe uma boa fatia do programa, acho um investimento demasiado grande para o que me traria. Claro que é aí que se arranja uma boa parte dos connects, claro.

Uma das coisas que me deixa de pé atrás são as condições de trabalho dadas pelos clubes cá. Tive uma proposta para esse mesmo cargo para o Sporting há uns anos, pouco depois da altura em que o Varandas entrou. As condições eram horríveis. Com uns 3 anos de experiência, estavam a oferecer-me um estágio de um ano sem garantias de ficar depois disso, e a receber pouco mais de metade do que recebia no meu trabalho na altura. Não dava para aceitar, mesmo. Entretanto os clubes já começaram a perceber a real importância dos dados, acredito que as condições tenham melhorado, mas já a área em si explodiu e estou com condições a anos-luz de distância das que tinha na altura, duvido que alguma proposta por cá se equipare 😂

Compartilhar este post


Link para o post

Pó crl lá a Apple e os seus chips. Há poucas m*rda mais penosas do que instalar versões de python antigas nos m1. Duas instalações isoladas do homebrew (rosetta para o i386) e duas instalações separadas do pyenv (dependendo se a arch é arm ou i386) fizeram o truque, para além disto:

[email protected] pyenv install 3.6.15

https://github.com/pyenv/pyenv/issues/1669#issuecomment-729980692

Obrigado génio anónimo, valeram a pena as 5h perdidas para instalar uma versão de Python que vai entrar em EOL em dezembro. FML

Editado por Solero
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Tenho um mac como o teu há quase 1 ano e continuo a achar overrated para programação. Tenho tido mais facilidades com Windows + WSL, para não falar do Linux claro.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 2 horas:

Tenho um mac como o teu há quase 1 ano e continuo a achar overrated para programação. Tenho tido mais facilidades com Windows + WSL, para não falar do Linux claro.

As saudades que eu tenho do meu Windows + WSL.

Citação de Bashir, há 1 hora:

É um absurdo isso acontecer... Principalmente via homebrew.

Verdade, o M1 apresenta melhorias na performance, mas a trabalheira que me tem dado para correr certas cenas pqp. E ainda agora tive que compilar um provider para o terraform por causa da m*rda do chip também, estou quase a mandar o gajo para trás e pedir um Lenovo

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...