Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Tópico da Programação

Publicações recomendadas

Citação de Plagio o Original, há 34 minutos:

o que gosto no linux é muito simples: consigo fazer tudo à velocidade do pensamento. Quero ir pro slack? um shortcut e vou pra um workspace só com o slack. Quero ir pro browser, terminal, etc? um shortcut e to lá

não tenho de perder tempo a ver todas as janelas que tenho abertas com 3 dedos de swipe pra cima, procurar a janela que quero, levar o rato até à janela e clicar com o clique esquerdo pra abrir a janela

é a mesma coisa com o vim. as pessoas que gozam na verdade mostram a ignorancia. consigo fazer as coisas muito mais rápido que se tiver num ide em que tivesse de usar o rato pra navegar no ficheiro, copiar e colar o que seja. estou em qualquer parte da codebase à velocidade de pensamento. Quero ir pro serviço x? não tenho de andar a procurar na lista de serviços todos qual o que quero, carregar com o mouse e abrir no vs code. Faço um shortcut, escrevo as primeiras letras do nome do serviço, to lá. Abrir ficheiros de 50mbs e navegar no conteudo? tbm dá

é por isso que tenho colegas que ficam parvos que mesmo sendo try hards e tentem dar tudo nos sprints, acabam a ficar 10/15/20 story points atrás de mim no final do sprint, sem me esforçar tanto quanto o que faço no dia à dia. Mas se lhes disser pra usar VIM dizem que isso é pra nerds

isto explica tanta coisa

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 hora:

Um dos meus objetivos para este ano é acabar com todos os Linux Server da empresa. Ficam só os do AKS porque são "meus"

A empresa não quer fazer uma equipa especializada em Linux, terceirizar saía pior que o soneto, então mais vale acabar com tudo por motivos de segurança.

VS Code ❤️

E com luz amarela!

olha onde eu trabalhava, quando eu bazei e eles decidiram mudar os servidores todos para linux. La para 2027 deve estar tudo migrado

Eu usava containers em linux tho, nao sou contra o linux, só acho que dá muito trabalho desnecessário na maior parte das vezes.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 14 minutos:

olha onde eu trabalhava, quando eu bazei e eles decidiram mudar os servidores todos para linux. La para 2027 deve estar tudo migrado

Eu usava containers em linux tho, nao sou contra o linux, só acho que dá muito trabalho desnecessário na maior parte das vezes.

Sempre fui um PC guy, mas se pudesse acho que ficava só com Mac. O problema é que os Mac são miseráveis para jogar, e eu tenho tudo no Steam.

Isto é, são miseráveis se não quiseres gastar 3000€+ num, coisa que dispenso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 6 horas:

VS Code ❤️

Isto. Opá, usar vim para criarem um shortcut para ir para o ficheiro x é mesmo try hard. Eu faço isso no vscode. Não uso sidebar, não uso o terminal integrado, não uso tabs. Simplesmente uso o shortcut que já existe e escrevo por exemplo 'mhcc' e vou parar ao my-home-carousel-component. Não tenho dúvidas que quem consegue dominar o vim consiga ser mais produtivo, longe de mim achar o contrário. Mas o que não falta é gente que muda, se mete em trabalhos, para depois usar tudo o q já existe no vscode. E meus ricos plugins ❤️

Citação de Mica, há 4 horas:

Sempre fui um PC guy, mas se pudesse acho que ficava só com Mac. O problema é que os Mac são miseráveis para jogar, e eu tenho tudo no Steam.

Yup, felizmente no trabalho deram-me um mac. zero config praticamente que precisei de fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Também há quem faça commits pelo gui e eu faço literalmente tudo pela cli, incluindo resolver conflitos no merge. Mas isso é porque já são uns 15 anos a usar git cli, imagino que quem começou com emacs ou vim perca produtividade no vscode

Eu sinto que perco produtividade é a usar jetbrains, os autocompletes que faz não compensam o tempo que demora a carregar

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Também há quem faça commits pelo gui e eu faço literalmente tudo pela cli, incluindo resolver conflitos no merge. Mas isso é porque já são uns 15 anos a usar git cli, imagino que quem começou com emacs ou vim perca produtividade no vscode

Eu sinto que perco produtividade é a usar jetbrains, os autocompletes que faz não compensam o tempo que demora a carregar

Nunca me entendi com isso :7_sweat_smile:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 8 horas:

o mais fácil é duo boot acho eu. Metes o Windows só para jogar, isso com ssd é rapido o reboot, apesar de ser sempre chato. Eu deixei de usar linux porque não consegui meter o fm a dar com o wine na altura

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 3 horas:

Aqui na empresa é tudo intelliJ. os que não usam o git por lá é porque usam o git kraken. Por acaso sinto um bocado que é uma cultura elitista e sinto que olham para mim com o iTerm + vscode como um inferior quando na verdade é o contrário (não a nivel de qualidade de programador, mas consigo ser mais produtivo).

Compartilhar este post

Link para o post

Discutir essas pintelhices mete-me impressão, francamente. É só pedantismo, mas existe mesmo muito neste mundo de IT. A malta é mesmo chata

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 9 horas:

o mais fácil é duo boot acho eu. Metes o Windows só para jogar, isso com ssd é rapido o reboot, apesar de ser sempre chato. Eu deixei de usar linux porque não consegui meter o fm a dar com o wine na altura

Se há coisa que onde o Linux está porreiro agora é no gaming. Consigo jogar FH5 (jogo da Microsoft), GTA V e mais uma carrada de jogos sem problema nenhum.

Citação de Sandes., há 2 horas:

Discutir essas pintelhices mete-me impressão, francamente. É só pedantismo, mas existe mesmo muito neste mundo de IT. A malta é mesmo chata

Man, tu és o GOAT dos chatos e vens para aqui queixar-te? 😄

• Haha 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 5 minutos:

Man, tu és o GOAT dos chatos e vens para aqui queixar-te? 😄

Por isso é que também sou mais ou menos da vossa espécie

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 41 minutos:

O @Plagio o Original programa no Vim, socorro.

Conheci um Dev que a unica coisa que não fazia no Vim era aceder a websites.

De resto, fazia tudo, tudo ali. O gajo é uma máquina, talvez o melhor Dev que conheci

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 58 minutos:

De resto, fazia tudo, tudo ali. O gajo é uma máquina, talvez o melhor Dev que conheci

Eu conheci um que aos 53 anos passou de vim para neovim, isto porque entrou um rapaz com uns 25 anos que também só programava com neovim. O homem ficou encantado e a sentir que tinha perdido anos de vida.

Não faço ideia se é neovim que o Plágio usa, eu pessoalmente dispenso ambos para programar porque a curva de aprendizagem é grande, e, mesmo parecendo que não pelo tempo que passo aqui, tenho uma vida.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 5 horas:

Eu até entendo a panca, mas é preciso muita carolice para não usar um editor mais recente. E hey, estamos em 2025, não há problema nenhum em usar um rato.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 18 minutos:

Eu até entendo a panca, mas é preciso muita carolice para não usar um editor mais recente. E hey, estamos em 2025, não há problema nenhum em usar um rato.

Ele agora deve usar rato para mexer no Excel. É diretor num dos unicórnios de Portugal 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 4 horas:

Eu conheci um que aos 53 anos passou de vim para neovim, isto porque entrou um rapaz com uns 25 anos que também só programava com neovim. O homem ficou encantado e a sentir que tinha perdido anos de vida.

Não faço ideia se é neovim que o Plágio usa, eu pessoalmente dispenso ambos para programar porque a curva de aprendizagem é grande, e, mesmo parecendo que não pelo tempo que passo aqui, tenho uma vida.

passei um total de 0 horas extra a aprender vim, aprendi no trabalho. sempre que apanhava algum problema / alguma coisa que podia fazer mais rapido, optimizava na hora a forma de trabalhar

sim, é neovim

Citação de Ghelthon, há 25 minutos:

deves ter escrito esse post enquando esperavas que o vs code carregasse um ficheiro do monorepo gigante da tua empresa. já acabou de indexar as referencias todas?

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 43 minutos:

Se calhar é como está habituado. Tal como há muita gente a commitar pelo gui e não percebe porque raio haveremos de perder tempo a resolver conflitos na CLI, mas com alguns até apostava o livrete do carro em como sou muito mais rápido na CLI do que eles numa interface toda bonita.

Eu sei tipo 10% dos comandos em vim, mas umas das coisas que sei fazer é find replace e é facilmente mais rápido do que num vs code.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 19 minutos:

deves ter escrito esse post enquando esperavas que o vs code carregasse um ficheiro do monorepo gigante da tua empresa. já acabou de indexar as referencias todas?

A maioria do meu código é feita no browser, só uso o VS Code para scripts maiores. Não uso Git. Beijos.

Editado por Ghelthon
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 4 minutos:

Se calhar é como está habituado. Tal como há muita gente a commitar pelo gui e não percebe porque raio haveremos de perder tempo a resolver conflitos na CLI, mas com alguns até apostava o livrete do carro em como sou muito mais rápido na CLI do que eles numa interface toda bonita.

Eu sei tipo 10% dos comandos em vim, mas umas das coisas que sei fazer é find replace e é facilmente mais rápido do que num vs code.

Eu tenho uma extensão para isso. 😁

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 7 minutos:

A maioria do meu código é feita no browser, só uso o VS Code para scripts maiores. Não uso Git. Beijos.

fogo, se é para isso mais vale programar no notepad++

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, Agora:

fogo, se é para isso mais vale programar no notepad++

Estudasses.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tou tranquilo com quem usa Y ou X. Detesto é que me tentem convencer porque apenas usam porque o Theo ou o Primeagen dizem que é fixe. No emprego passado tinha um colega que programava numa m*rda qualquer parecida ao dreamweaver e o gajo despachava trabalho que nem era bom.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Dass, programar em vim. Deus me livre!

Aqui uso Borland e VS Code (obrigados pela empresa) para os nossos softwares. VIM é daqueles templos que toquei uma ou duas vezes, e pronto. Deixar estar quietinho lá no canto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...