Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Tópico da Programação

Publicações recomendadas

Citação de Mica, há 6 minutos:

Esqueci-me de mencionar no meio do meu rant, mas acredito que muitas vezes nem é isso, é mesmo alguma coisa que disseste a meio da entrevista, que na tua cabeça não foi nada de mal, mas que marcou a tua entrevista do lado deles e por isso riscaram-te. Muitas vezes nem sabes mas ao fim de 20 minutos de entrevista eles já tem 90% de certeza que não vai dar em nada por causa disso.

Imagina por exemplo dizeres que não gostas do ChatGPT porque parece que dá sempre as respostas da mesma forma e engana-se muito mas eles tem algo internamente que tira partido do ChatGPT 4 automaticamente (para coisas SEO por exemplo). Podes perfeitamente perder o lugar por fazer essa observação.

Ou então existe uma coisa que é mesmo importante e tu não mostraste domínio nisso. E com base na experiência deles é mais fácil contratar alguém com experiência nessa coisa mesmo que não sejam tão bons noutras.

E lembra-te, muitas vezes estás a competir com 5 pessoas pelo mesmo lugar, pelo que a probabilidade de não entrares é de 83%. Por este prisma, só atinges uma probabilidade de ser contratado superior a 50% ao fim de 4 entrevistas.

Quando fiz entrevistas, chegou a acontecer escolher a 2º pessoa na minha cabeça, e os 3 que vinham a seguir já seria para cumprir calendário 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 6 horas:

Mas não desisti e agora estou há 3 meses numa nova empresa com uma cultura incrível e direcionada para o funcionário, horários flexíveis, diretores incríveis (incluindo o CTO que é um boa onda), e um salário muito superior ao que tinha anteriormente. Por isso é olhar para a frente. Agora digo, ainda bem que não fui para a outra, podia ser boa, mas melhor que esta duvido.

👏👏

por falar em entrevistas... e esta epidemia da malta fazer entrevistas com o chatgpt? pqp, se ao menos o chatgpt ensinasse a serem discretos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 3 horas:

Esqueci-me de mencionar no meio do meu rant, mas acredito que muitas vezes nem é isso, é mesmo alguma coisa que disseste a meio da entrevista, que na tua cabeça não foi nada de mal, mas que marcou a tua entrevista do lado deles e por isso riscaram-te. Muitas vezes nem sabes mas ao fim de 20 minutos de entrevista eles já tem 90% de certeza que não vai dar em nada por causa disso.

Imagina por exemplo dizeres que não gostas do ChatGPT porque parece que dá sempre as respostas da mesma forma e engana-se muito mas eles tem algo internamente que tira partido do ChatGPT 4 automaticamente (para coisas SEO por exemplo). Podes perfeitamente perder o lugar por fazer essa observação.

Ou então existe uma coisa que é mesmo importante e tu não mostraste domínio nisso. E com base na experiência deles é mais fácil contratar alguém com experiência nessa coisa mesmo que não sejam tão bons noutras.

E lembra-te, muitas vezes estás a competir com 5 pessoas pelo mesmo lugar, pelo que a probabilidade de não entrares é de 83%. Por este prisma, só atinges uma probabilidade de ser contratado superior a 50% ao fim de 4 entrevistas.

Pois, também há isso.

Neste caso já vou em facilmente 50 entrevistas desde Fevereiro.
Muitas vezes consultoras, e a justificação muitas vezes é mesmo que o cliente vai querer alguém com mais experiência 😞

Citação de Su1, há 3 horas:

👏👏

por falar em entrevistas... e esta epidemia da malta fazer entrevistas com o chatgpt? pqp, se ao menos o chatgpt ensinasse a serem discretos

Como assim?
Têm o ChatGPT aberto a dar-lhes respostas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 13 horas:

Pois, também há isso.

Neste caso já vou em facilmente 50 entrevistas desde Fevereiro.
Muitas vezes consultoras, e a justificação muitas vezes é mesmo que o cliente vai querer alguém com mais experiência 😞

Como assim?
Têm o ChatGPT aberto a dar-lhes respostas?

Fds, digo-te uma coisa, gabo-te a resiliência. Eu ao fim de 5 entrevistas sentia-me esgotado pela preparação toda que tinha em cada uma, disse a mim mesmo que se não entrasse na empresa onde estou agora, deixava as entrevistas de lado pelo menos mais meio ano. Mas claro, eu estava "bem", tinha emprego e gostava dos meus colegas e do ambiente de trabalho, só achava o ordenado baixo para as minhas competências e estava um bocado cansado do commuting.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 5 horas:

Fds, digo-te uma coisa, gabo-te a resiliência. Eu ao fim de 5 entrevistas sentia-me esgotado pela preparação toda que tinha em cada uma, disse a mim mesmo que se não entrasse na empresa onde estou agora, deixava as entrevistas de lado pelo menos mais meio ano. Mas claro, eu estava "bem", tinha emprego e gostava dos meus colegas e do ambiente de trabalho, só achava o ordenado baixo para as minhas competências e estava um bocado cansado do commuting.

Começa a faltar a energia.

Este ano está a ser demasiado duro, há momentos em que é complicado ser positivo.

Mas não posso desistir, sei que é uma fase má e vai melhorar.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sem querer desmoralizar-te porque espero que encontres emprego em breve e que seja algo do teu agrado e que corra perfeitamente. 

Mas existe algo que a malta se esquece muito, tachos. As vezes nem é a questão de teres dito algo ou não ter corrido a 100% porque pode ter corrido e eles quererem-te mesmo mas as vezes aparece alguém com um tacho e essa pessoa passa a frente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 3 minutos:

Sem querer desmoralizar-te porque espero que encontres emprego em breve e que seja algo do teu agrado e que corra perfeitamente. 

Mas existe algo que a malta se esquece muito, tachos. As vezes nem é a questão de teres dito algo ou não ter corrido a 100% porque pode ter corrido e eles quererem-te mesmo mas as vezes aparece alguém com um tacho e essa pessoa passa a frente. 

Isso também.

E não esquecer que estamos a atravessar a maior crise de sempre em It.

Foram milhares de layoffs depois de na pandemia se ter andado a contratar como se não houvesse amanhã.

Teria de haver consequências eventualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

@rcoelho14 não posso ajudar-te muito porque os meus conhecimentos são mais de nicho, e a empresa para a qual trabalho, apesar de ter front-end devs, quer que eles sejam locais (Bélgica). Mas tenho a certeza que vai aparecer algo, ainda por cima se tens essa experiência toda. Não desistas!

(Se entretanto aparecer algo, aviso-te, claro.)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma atualização ao script.

Desta vez, a pedido popular, adicionei uma opção para mostrar imagens de animais.
Os animais disponíveis são cães, gatos, raposas, capivaras e patos.

É só mudar isto:

const quoteType = 'animals'

Eventualmente vou ter de procurar mais alternativas de imagens, e se calhar vou ter de procurar uma melhor forma de fazer isto, porque já tenho alguns milhares de linhas só de links de imagens.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 1 minuto:

Mais uma atualização ao script.

Desta vez, a pedido popular, adicionei uma opção para mostrar imagens de animais.
Os animais disponíveis são cães, gatos, raposas, capivaras e patos.

É só mudar isto:

const quoteType = 'animals'

Eventualmente vou ter de procurar mais alternativas de imagens, e se calhar vou ter de procurar uma melhor forma de fazer isto, porque já tenho alguns milhares de linhas só de links de imagens.

És grande ❤️

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de corrigir um problema, não tinha reparado que alguns links eram vídeos e não acho que faça sentido estar a carregar vídeos.
Imagens e gifs já chegam ahahah

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tu nem te apercebes mas o facto de andares a trabalhar nisso como mero passatempo vai permitir que memorizes certas cenas e acabes por conseguir responder a algumas questões em entrevistas que outrora não serias capaz. E sim, eu sei que o script é simples, mas é do treino que vem a retenção de conceitos.

Posso contar-te uma: no secundário dei Visual Basic e não gostava nada daquilo, cheguei mesmo a ter nega no primeiro teste, mas depois decidi fazer um relógio analógico que basicamente dizia quanto tempo faltava para a campainha tocar, e fiz uma select box para escolher o estilo do relógio (p.e. digital, com ponteiros a piscar) e idioma. Meti o .exe na rede da escola e para meu espanto houve mesmo quem usasse aquilo 😂 A parte interessante é que fiquei tão colado naquilo que estava sistematicamente a fazer melhorias, até um rodapé com mensagens random que estavam numa BD de access fiz. E sabes? Muitos componentes/funcionalidades que usei saíram nos testes seguintes e eu invariavelmente respondi corretamente à maioria delas.

Se desenvolveres o gosto pela coisa e arranjares algo para te divertir, nem que seja uma coisa tão básica como substituir posts, será sempre mais fácil chegares aonde queres.

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 14 minutos:

Tu nem te apercebes mas o facto de andares a trabalhar nisso como mero passatempo vai permitir que memorizes certas cenas e acabes por conseguir responder a algumas questões em entrevistas que outrora não serias capaz. E sim, eu sei que o script é simples, mas é do treino que vem a retenção de conceitos.

Posso contar-te uma: no secundário dei Visual Basic e não gostava nada daquilo, cheguei mesmo a ter nega no primeiro teste, mas depois decidi fazer um relógio analógico que basicamente dizia quanto tempo faltava para a campainha tocar, e fiz uma select box para escolher o estilo do relógio (p.e. digital, com ponteiros a piscar) e idioma. Meti o .exe na rede da escola e para meu espanto houve mesmo quem usasse aquilo 😂 A parte interessante é que fiquei tão colado naquilo que estava sistematicamente a fazer melhorias, até um rodapé com mensagens random que estavam numa BD de access fiz. E sabes? Muitos componentes/funcionalidades que usei saíram nos testes seguintes e eu invariavelmente respondi corretamente à maioria delas.

Se desenvolveres o gosto pela coisa e arranjares algo para te divertir, nem que seja uma coisa tão básica como substituir posts, será sempre mais fácil chegares aonde queres.

Como side note, quando me juntei à minha empresa (alguns devem saber que trabalho na Capgemini, mas na altura ainda não tinhamos sido comprados), o meu primeiro projecto foi uma cena só de treino, de fazer uma lista de coisas a fazer em react/redux. Até foi engraçado, mas como ainda não aparecia projecto a sério para um cliente depois disso, comecei a usar a mesma base para fazer o wordle de raiz, a acrescentar coisas como uma API para ir buscar o significado da palavra aleatória e não sei quê, só para o fun. Depois de quase 3 anos na empresa, foi quando aprendi mais 😂

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 16 horas:

Tens aqui uma API que te permite seleccionar uma categoria e te dá imagens random com um GET. 😃

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 8 horas:

Tens aqui uma API que te permite seleccionar uma categoria e te dá imagens random com um GET. 😃

Acabei de implementar meia dúzia de links daí no projeto.
Para ir buscar mais alguns animais além dos hard links que já tinha nessa categoria.

Compartilhar este post

Link para o post

alguém aqui sabe se há alguma API que tenha informações de livros (edições portuguesas)?

já vi a api da google e outra aqui gratis chamada openlibrary.org, mas não tem dados se meter lá um isbn de uma edição relativamente recente, geralmente tem mais edições brasileiras

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 16 horas:

alguém aqui sabe se há alguma API que tenha informações de livros (edições portuguesas)?

já vi a api da google e outra aqui gratis chamada openlibrary.org, mas não tem dados se meter lá um isbn de uma edição relativamente recente, geralmente tem mais edições brasileiras

A biblioteca nacional portuguesa tem uma!

https://opendata.bnportugal.gov.pt/

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 18 horas:

O Goodreads tem imensos livros portugueses https://www.goodreads.com/api

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 9 minutos:

O Goodreads tem imensos livros portugueses https://www.goodreads.com/api

As of December 8th 2020, Goodreads no longer issues new developer keys for our public developer API and plans to retire the current version of these tools. You can find more information here.

API

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 3 minutos:

As of December 8th 2020, Goodreads no longer issues new developer keys for our public developer API and plans to retire the current version of these tools. You can find more information here.

API

Sorry, não tinha visto

Compartilhar este post

Link para o post

Sou analista de dados/ business intelligence developer com 7 anos de exp. Alguém recomenda o datacamp? Quero aprender mais coisas de data engineering como databricks, snowflake, pyspark, etc. Vi que estao com uma promocao black friday mas queria entender se realmente vale a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...