Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Tópico da Programação

Publicações recomendadas

Não sei se estou a abrir este tópico no sítio correcto, peço desculpa desde já se o estou a fazer no sítio errado.

Penso que era o Lewa que aprendeu a fazer programação de forma autónoma. E começou a trabalhar sem recurso a cursos e isso.

O intuito do tópico é pedir dicas, por onde devo começar, quais as melhores formas de aprender e depois como capitalizar esses conhecimentos.

Não, eu tirei o curso de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos. O trabalho que eu aprendi sozinho e desde miúdo foi Design Gráfico e que foi o que exerci mais na minha carreira nas IT.

Este tópico já existe - http://www.cmportugal.com/index.php?showtopic=152983

Oh Lewa, e não te tens conseguido safar no mercado de trabalho ? Isto por consequência do outro tópico das propinas, eu tb estou num curso virado para a área das IT e a palavra que corre é que há emprego ao pontapé, há é pouca malta com a devida formação na área.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Oh Lewa, e não te tens conseguido safar no mercado de trabalho ? Isto por consequência do outro tópico das propinas, eu tb estou num curso virado para a área das IT e a palavra que corre é que há emprego ao pontapé, há é pouca malta com a devida formação na área.

Tenho, sempre me safei bem o problema é que não tendo curso superior dificilmente ganhas mais de 700€ e já estou a ser amigo, o que se viveres fora de Lisboa simplesmente não vale a pena. Eu tive a sorte de entrar para uma empresa que tinha boas cunhas e comecei logo a trabalhar com grandes marcas e em grandes projectos o que me deu logo mais bagagem, por exemplo quando saiu a moda das compras colectivas e excepto a groupon e mais um ou outro todos os restantes sites me devem ter passado pelas mãos.

Mas em todas as empresas que trabalhei do sector foi sempre uma quase exploração (Cheguei a trabalhar 48h seguidas na mesma cadeira sem receber um tostão ou um obrigado, na primeira empresa que trabalhei quando tirava férias 95% do tempo estava a trabalhar até quando o meu avô morreu e eu estava de férias tive de avisar que não ia avançar nos projectos e mesmo assim ligaram-me no dia seguinte).

É um mercado sem regras e em Portugal tem-se muito a mania que os designers também têm que ser front-end developers e dar uns toques também no backend e vice-versa e depois a pessoa que faz isso tudo não evolui em área nenhuma e é sempre a mais desvalorizada da equipa porque é o tapa-buracos.

Cheguei a um ponto em que ir trabalhar para mim era como se levasse uma facada, perdi o interesse e o prazer na área e há um ano e poucos meses disse: "Olha não sei do que é que gosto nem sei fazer mais nada que não seja isto, mas sei que disto já não gosto". Foi-me dada passado poucos dias a oportunidade de gerir um refeitório escolar a 500m de casa (nunca tinha trabalhado a menos de 30km de casa) e até hoje cá estou a gosto do que faço, não recebo a categoria da função por enquanto (se recebesse era tranquilo) mas como tenho muito que aprender espero subir com o tempo embora seja dificil.

Estou um pouco no limbo na vida, não sei bem do que é que gosto e decidi este ano não ter projectos fora do trabalho, vou-me dedicar a ele e quando esse ano acabar espero ter a cabeça mais limpa.

Mas a culpa de eu não estudar também é minha não é toda do governo, eu cometi erros que hipotecaram o meu futuro e fui ingénuo ao ponto de achar que as coisas surgiriam naturalmente. Meti-me a jeito em certas alturas e outras fui simplesmente imaturo no trabalho, a culpa também é minha. Não considero no entanto que merecesse não ter a oportunidade de estudar, especialmente quando já vou fazer 24 anos e trabalho desde os 17/18.

Compartilhar este post

Link para o post

Compreendo a tua situação, realmente chega a ser revoltante mesmo. Obrigado pela paciência para esse post, não conhecia a tua história. Dá para ter uma ideia do mercado de trabalho tb, coisa que na faculdade ainda não tenho noção, é tudo muito teórico. Grande abraço e força aí :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se isto tem a ver com programação mas preciso de uma ajuda. É o seguinte:

Eu quero meter uma newsletter (aquela caixa onde nós metemos o nosso email) numa página que tenho. A página foi feita no Wordpress.

Ora, eu já procurei na net soluções e encontrei esta (http://clicknathan.com/web-design/tinyletter-wordpress-plugin/) explicação só que eu não percebo um crl do que está aqui.

Eu tenho o HTML da minha news mas quando meto no sitio que eu julgo ser indicado só me aparecem as letras tipo "Insira aqui o seu email" mas sem a caixinha.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Activaste o plugin? Colocaste a função no template onde queres que apareça?

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém com experiência em Laravel? E noutra nota, alguém já pôs o composer a funcionar no Yosemite?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Alguém com experiência em Laravel? E noutra nota, alguém já pôs o composer a funcionar no Yosemite?

Eu já, é a melhor framework que utilizei de php, still não gosto de frameworks, acabo sempre por achar que não fui eu que fiz o trabalho ou que não percebo nada daquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Também me pareceu. O desafio era usar Yii, Laravel ou Zend. Yii está fora de hipótese porque não conheço ninguem que saiba algo. Zend2 pareceu-me muito bom, mas penso que Laravel será mais fácil para eu me habituar, e outros 2 colegas também optaram pelo mesmo.

Estou é a ter problemas com o composer no mac :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também não gostava de frameworks, mas quando percebi o que se consegue fazer quando se domina, as frameworks aumentam a eficiência, e até a eficácia, dos programadores. Portanto, faz todo o sentido usar. Não vamos andar a reinventar a roda

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo um crl disto, não gozem comigo :mrgreen:

Quero criar um website para o projeto final de Programação. É suposto ser muito simples, utilizando apenas html, css, javascript e um mínimo de jquery.

igduec.jpg

Este vídeo é suposto aparecer assim que a página carrega. Depois, ao carregar no botão, a div do vídeo deve desaparecer e "dar lugar" à div da própria homepage, para ficar algo assim:

25qyt7o.jpg

A minha dúvida é a seguinte: com o javascript, que atributos tenho de alterar para o fazer? Visibility? Display?

Compartilhar este post

Link para o post

Não pesco muito disto, mas precisava de uma ajuda.

Um site, onde cada utilizador registado pode colocar/criar noticias/artigos/etc, muito basicamente e a titulo de exemplo como se o site de a bola/record/o jogo fosse alimentado apenas por utilizadores. Existe alguma plataforma que de para implementar como base? Ou será necessário criar algo do género ou adaptar?

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo um crl disto, não gozem comigo :mrgreen:

Quero criar um website para o projeto final de Programação. É suposto ser muito simples, utilizando apenas html, css, javascript e um mínimo de jquery.

Este vídeo é suposto aparecer assim que a página carrega. Depois, ao carregar no botão, a div do vídeo deve desaparecer e "dar lugar" à div da própria homepage, para ficar algo assim:

A minha dúvida é a seguinte: com o javascript, que atributos tenho de alterar para o fazer? Visibility? Display?

O que queres não é o vídeo a aparecer por cima do site já existente, tipo lightbox? Exemplo com um design péssimo: http://www.richosoft-support.co.uk/fortune/webpluslightboxonload.html

Não pesco muito disto, mas precisava de uma ajuda.

Um site, onde cada utilizador registado pode colocar/criar noticias/artigos/etc, muito basicamente e a titulo de exemplo como se o site de a bola/record/o jogo fosse alimentado apenas por utilizadores. Existe alguma plataforma que de para implementar como base? Ou será necessário criar algo do género ou adaptar?

Podes usar o wordpress, que é grátis, de costumização fácil e permite o registo de utilizadores e atribuição de roles a cada um (subscritor, editor, administrador).

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

O que queres não é o vídeo a aparecer por cima do site já existente, tipo lightbox? Exemplo com um design péssimo: http://www.richosoft-support.co.uk/fortune/webpluslightboxonload.html

Podes usar o wordpress, que é grátis, de costumização fácil e permite o registo de utilizadores e atribuição de roles a cada um (subscritor, editor, administrador).

Costumização, via plugins pelo que entendo?

É possivel a partir do wordpress então "criar" uma espécie de comunidade então com aquele ideal de ser o user (registado naquele site em especifico) a "alimentar" os artigos do site?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho 2 divs, uma com a homepage em si (id="fullbody") e outra só com o vídeo e o botão (id="introvideo). Quando a página carrega, quero que apareça só a do vídeo. Depois quando carrego no botão, quero que a div do vídeo se esconda e apareça a div da homepage. Ou seja, só quero ver uma de cada vez.

Isto não deveria de funcionar?

function MudarDiv() {

document.getElementById("fullbody").style.display: block;

document.getElementById("introvideo").style.display: none;

}

...

<button id="continue" onclick="MudarDiv()"> Continue to Homepage </button>

Editado por Inkie

Compartilhar este post

Link para o post

Costumização, via plugins pelo que entendo?

É possivel a partir do wordpress então "criar" uma espécie de comunidade então com aquele ideal de ser o user (registado naquele site em especifico) a "alimentar" os artigos do site?

Não é preciso plug-ins para criar posts. O utilizador (editor permite criar e gerir conteúdos) cria artigos e vai aparecendo na homepage (ou onde preferires). Pode-se fazer um blog free aqui: https://signup.wordpress.com/signup/pt/ (usando o url deles)

Tenho 2 divs, uma com a homepage em si e outra só com o vídeo e o botão. Quando a página carrega, quero que apareça só a do vídeo. Depois quando carrego no botão, quero que a div do vídeo se esconda e apareça a div da homepage. Ou seja, só quero ver uma de cada vez.

Elas podem existir as duas e nos estilos metes a div da home com display:none. Ao carregar a página, aparece essa tal com o vídeo e ao fechar fazes, com javascript:

document.getElementById( 'id-da-div-video' ).style.display = 'none';

document.getElementById( 'id-da-home' ).style.display = 'block';

Também podes fazer com jquery, se achares melhor.

EDIT: Se tiveres a página online, mostra aí

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

f*da-se, sou mesmo burro :lol: Já consegui, o problema é que estava a definir mal. Em vez de ter:

style.display = 'none';

Tinha:

style.display: none;
Editado por Inkie

Compartilhar este post

Link para o post

Misturaste css com javascript.

Mas as cenas mais óbvias são as que nos lixam mais vezes. Por isso é bom ter um editor de código porreiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu também não gostava de frameworks, mas quando percebi o que se consegue fazer quando se domina, as frameworks aumentam a eficiência, e até a eficácia, dos programadores. Portanto, faz todo o sentido usar. Não vamos andar a reinventar a roda

Ninguém disse o contrário.

Btw Inkie não forces CSS dentro de Javascript, adiciona antes uma classe, muito mais clean e mais eficiente.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Não é preciso plug-ins para criar posts. O utilizador (editor permite criar e gerir conteúdos) cria artigos e vai aparecendo na homepage (ou onde preferires). Pode-se fazer um blog free aqui: https://signup.wordpress.com/signup/pt/ (usando o url deles)

A questão é a ideia não é ter um blog de 3 ou 4 pessoas. A ideia é ter um site, onde os utilizadores se registam no site (qualquer pessoa, sem limites) e alimentam o próprio site (e não uma equipa de editores/jornalista como é por exemplo no record/abola). E depois dentro dos utilizadores ter categorias premium e cenas do genero

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, sim, é possível. Tens aqui um tutorial, até aos 34 segundos:

Como Contributor, qualquer pessoa pode criar posts mas não pode publicar. Um Author ou Admin tem de fazer uma revisão antes de publicar (o que é bem mais seguro).

Compartilhar este post

Link para o post

Malta tenho aqui um problema que preciso mesmo de resolver. Ora lá na escola já comecei a fazer a PAP desde o inicio do ano, utilizando php e vb. Além disto, na escola a versão do wamp server é a 2.0 enquando a que uso em casa é a 2.5 e descobri agora que algum código php ficou obsoleto devido à versão do php ser superior à 5.3. Depois de reparar nisto saquei logo da net a o wamp 2.0 para resolver o problema mas não consigo aceder às paginas web pelo meu browser mesmo tendo o wamp ligado.

Fica aqui uma imagem do problema:

m17gKHy.png

Agradecia imenso que alguém me conseguisse ajudar porque preciso de adiantar muita coisa em casa.

Obrigado desde já! compinchas.gif

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

icon_mrgreen.gif

Vou tentar ty

EDIT: Está na mesma :/ Eu não me recordo mas acho que é suposto aparecer mesmo 'server offline', o problema é que não carrega as páginas.

Afinal isto dá para abrir de outra maneira:

38nHrJ7.png

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...