Mica Publicado 17 Junho 2025 Citação de andre26, há 3 minutos: Eu acho que isso acontece em tudo o que é setor privado. Já o diretor de marketing quando tive em outsourcing na LM veio com a mesma história, que ia saltando a cada X anos para receber sempre mais. O ajustar salários à inflação vale de pouco se o salário médio (e mesmo o mínimo) em Portugal não tem subido na mesma proporção. Hoje em dias tu muito mais oferta de qualidade e facilmente encontras muito melhor do que 1400 brutos com 3 anos de experiência, isso não chega a 20k brutos, há muitas empresas que pagam isso para entry level. Isto pelo menos é o que vou vendo em Lisboa e no Porto e alguma oferta híbrida/remota decente no mercado português Acredito, eu como disse aceitei 1000 mas a realidade é que foi o que pedi (já achar que estava a esticar, porque pensei inicialmente em 900). Se pedisse 1300 podia não os ter, mas o efeito de ancoragem provavelmente levar-me-ia a receber 1200 ou assim. O problema do pessoal entry level (como eu era) é que é novato no mercado de trabalho, não tem tanta noção para andar atrás de ranges salariais e de ter algum poder de negociação. Por isso ou acaba com um salário muito abaixo da média do mercado ou atulhado de ajudas de custo (porque lá está, está a entrar no mercado de trabalho, qualquer € a mais parece uma excelente ideia). Compartilhar este post Link para o post
andre26 Publicado 17 Junho 2025 Eu percebo, eu estive em situações iguais. Só comecei a receber mesmo bem na terceira empresa, com 4 anos de experiência. O primeiro salto que dei foi para receber o mesmo valor líquido que antes mas sem ajudas de custo e com mais potencial de aprendizagem, que me ajudou imenso a progredir depois. A minha questão aqui em relação aos salários é não ir do 8 ao 80. Nem se entra a receber rios de dinheiro nem se entra, de forma geral, a receber mal para a realidade portuguesa. Mesmo não recebendo valores incríveis na segunda empresa estava quase com o mesmo ordenado bruto da minha mãe, professora há mais de uns 25 anos na altura e quase no sétimo escalão. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 17 Junho 2025 O meu primeiro salário foram 450€. O SMN eram 525, acho eu 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 17 Junho 2025 O que aprendi é que na área privilegiada que IT é, da minha experiência e da experiência das pessoas com quem vou falando, a pergunta que se tem de fazer é quanto vale em dinheiro a vossa paz de espírito e a vossa saúde mental. Irem receber mais 200 ou 300 euros para entrarem em burnout passado meia dúzia de meses não compensa. 4 Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 17 Junho 2025 Citação de HappyKing, há 20 minutos: O que aprendi é que na área privilegiada que IT é, da minha experiência e da experiência das pessoas com quem vou falando, a pergunta que se tem de fazer é quanto vale em dinheiro a vossa paz de espírito e a vossa saúde mental. Irem receber mais 200 ou 300 euros para entrarem em burnout passado meia dúzia de meses não compensa. O caminho inverso é completamente possível. Ires ganhar mais sem abdicar de saúde mental, é uma questão de saber escolher e ter um bocadinho de sorte. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 17 Junho 2025 Citação de migxstoper, há 10 minutos: O caminho inverso é completamente possível. Ires ganhar mais sem abdicar de saúde mental, é uma questão de saber escolher e ter um bocadinho de sorte. É possível. Já conheci, ainda assim, muitos casos onde as pessoas gostam do que fazem, sentem-se bem onde estão, são felizes no trabalho mas depois acenam de outro lado qualquer com uma nota roxa ou coisa parecida, eles mudam e passando uns meses estão todos rebentadinhos da cabeça. É uma área muito propícia a isso. É tudo para ontem, equipas constantemente subdimensionadas para a carga de trabalho que tem, pressões de chefias, etc. O meu ponto era nesse enquadramento: estavam a falar de receber abaixo de valor de mercado. O contexto em si do trabalho é para mim muito mais importante do que falar do salário de forma isolada. Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 17 Junho 2025 Citação de HappyKing, há 45 minutos: O que aprendi é que na área privilegiada que IT é, da minha experiência e da experiência das pessoas com quem vou falando, a pergunta que se tem de fazer é quanto vale em dinheiro a vossa paz de espírito e a vossa saúde mental. Irem receber mais 200 ou 300 euros para entrarem em burnout passado meia dúzia de meses não compensa. verdade quem está em consultoras, então.. Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 17 Junho 2025 Citação de HappyKing, há 30 minutos: É possível. Já conheci, ainda assim, muitos casos onde as pessoas gostam do que fazem, sentem-se bem onde estão, são felizes no trabalho mas depois acenam de outro lado qualquer com uma nota roxa ou coisa parecida, eles mudam e passando uns meses estão todos rebentadinhos da cabeça. É uma área muito propícia a isso. É tudo para ontem, equipas constantemente subdimensionadas para a carga de trabalho que tem, pressões de chefias, etc. O meu ponto era nesse enquadramento: estavam a falar de receber abaixo de valor de mercado. O contexto em si do trabalho é para mim muito mais importante do que falar do salário de forma isolada. Claro, estou só a dizer que o contrário é possível e que a pessoa não deve abdicar de progressão salarial por estar bem onde está. Com tempo e paciência, é fazível. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 17 Junho 2025 Citação de Eden Hazard, há 22 minutos: verdade quem está em consultoras, então.. Eu tou numa consultora e achei q ia ser bem pior. Acho que é mais a consultora ser um talho, ou ser uma verdadeira consultora. A minha empresa, no meu projeto apenas, mete 30 macacos num cliente tudo full remote e é um misto de cargos de 'chefia' deles e nossos. Tudo muito tranquilo por acaso, acho que me vou cansar porque não há grande evolução tecnológica para mim. Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 17 Junho 2025 Citação de Bashir, Agora: Eu tou numa consultora e achei q ia ser bem pior. Acho que é mais a consultora ser um talho, ou ser uma verdadeira consultora. A minha empresa, no meu projeto apenas, mete 30 macacos num cliente tudo full remote e é um misto de cargos de 'chefia' deles e nossos. Tudo muito tranquilo por acaso, acho que me vou cansar porque não há grande evolução tecnológica para mim. depende, ya Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 17 Junho 2025 Citação de Bashir, há 37 minutos: Eu tou numa consultora e achei q ia ser bem pior. Acho que é mais a consultora ser um talho, ou ser uma verdadeira consultora. A minha empresa, no meu projeto apenas, mete 30 macacos num cliente tudo full remote e é um misto de cargos de 'chefia' deles e nossos. Tudo muito tranquilo por acaso, acho que me vou cansar porque não há grande evolução tecnológica para mim. É isto. Também não tenho grande coisa a apontar, mas também sei que tive um sorte do caralho, que já tinha estado numa antes e deve ter sido das experiências mais miseráveis que tive. Preferia lavar pratos (não digo isto de forma diminutiva para quem o faz, digo isto porque já o fiz e preferia mil vezes voltar a faze-lo do que continuar nessa mesma consultora). Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 18 Junho 2025 (editado) Citação de Petar Musa, há 11 horas: O meu primeiro salário foram 450€. O SMN eram 525, acho eu Nem mencionei esses meses a receber debaixo da mesa, mas mesmo aí acho que foi acima do SMN, porque foi naquela altura em que o SMN ficou nos 490€ uma eternidade e o meu patrão (que era meu professor também) pagava-me 500€. Citação de HappyKing, há 11 horas: O que aprendi é que na área privilegiada que IT é, da minha experiência e da experiência das pessoas com quem vou falando, a pergunta que se tem de fazer é quanto vale em dinheiro a vossa paz de espírito e a vossa saúde mental. Irem receber mais 200 ou 300 euros para entrarem em burnout passado meia dúzia de meses não compensa. A mim aconteceu-me sempre o inverso, se calhar à exceção do primeiro para o segundo emprego. Nas mudanças seguintes foi sempre para ganhar mais, ter uma equipa melhor, e cada vez mais liberdade de horários. Para esta última estou em full remote com horário flexível e simplesmente já não me imagino a pegar no carro às 8:20 todos os dias para apanhar otários na estrada. Este é outro dos grandes privilégios desta área e algo que os juniores tem de ter em conta como potencial fator positivo. Editado 18 Junho 2025 por Mica 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 18 Junho 2025 Por falar em full remote, é cada vez mais uma miragem, não é? A malta que vejo à minha volta, super experiente, só consegue full remote se for para o estrangeiro ou através das ganad.. desculpa, consultoras e dizem que o benefício é o remote work. Não, benefício é termos um escritório com condições para lá irmos se quisermos. Trabalhar de casa em nada é um benefício da empresa. Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 18 Junho 2025 Citação de Petar Musa, há 1 hora: Por falar em full remote, é cada vez mais uma miragem, não é? A malta que vejo à minha volta, super experiente, só consegue full remote se for para o estrangeiro ou através das ganad.. desculpa, consultoras e dizem que o benefício é o remote work. Não, benefício é termos um escritório com condições para lá irmos se quisermos. Trabalhar de casa em nada é um benefício da empresa. Pois não, o benefício é teu. Tendo em conta que não é um direito adquirido, não deixa de ser um factor que a empresa pode usar. Tal como aqueles pacotes Flex, carro, seguro de saúde, etc. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 18 Junho 2025 Citação de Petar Musa, há 1 hora: Por falar em full remote, é cada vez mais uma miragem, não é? A malta que vejo à minha volta, super experiente, só consegue full remote se for para o estrangeiro ou através das ganad.. desculpa, consultoras e dizem que o benefício é o remote work. Não, benefício é termos um escritório com condições para lá irmos se quisermos. Trabalhar de casa em nada é um benefício da empresa. Eu no médio prazo vou morar para a Espanha (a Maria é espanhola e estamos a prazo por cá). O meu plano inicial era ir para Lérida, de onde ela é, porque ficava remoto ou ia na boa um dia por semana a Madrid ou Barcelona no AVE. Com o que tenho visto no último ano já reconsiderámos e estamos a ponderar seriamente ir para Barcelona mesma em vez de Lérida por causa do trabalho.. Acho que é mesmo uma coisa que vai continuar a exisitr, mas não é mais a normalidade como era em COVID e pos-COVID tipo 2023. Acho que nunca vamos voltar ao full presencial, mas o hibrido vai ser o que as empresas vão sempre exigir. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Junho 2025 Tenho conhecido várias empresas que estão a reverter políticas de trabalho remoto. A "forçar" o regresso dos trabalhadores aos escritórios. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 18 Junho 2025 Citação de HappyKing, há 13 minutos: Tenho conhecido várias empresas que estão a reverter políticas de trabalho remoto. A "forçar" o regresso dos trabalhadores aos escritórios. A da minha mulher meteu um política dura de híbrido. Eram full remote por isso, ninguém aparecia no escritório 😂 Citação de migxstoper, há 50 minutos: Pois não, o benefício é teu. Tendo em conta que não é um direito adquirido, não deixa de ser um factor que a empresa pode usar. Tal como aqueles pacotes Flex, carro, seguro de saúde, etc. Mas carros, seguros custam dinheiro à empresa. Eu estar em casa custa apenas aqueles 30€ impostos pelo governo Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 18 Junho 2025 Citação de Petar Musa, há 12 minutos: Mas carros, seguros custam dinheiro à empresa. Eu estar em casa custa apenas aqueles 30€ impostos pelo governo Certo, não deixa de ser um benefício por causa disso. Se é algo que não é obrigatório, a empresa disponibiliza e tu retiras algum benefício daí então é um benefício. Sendo que o remote work tem a parte de engraçada de que se for "full remote", pode ser encarado como algo prejudicial para quem prefere presencial. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 18 Junho 2025 Estrangeiro, amigos. Pode ser mais incerto (questão de sorte/projectos também), mas pelo menos não vos mandam 100% para o escritório, eheh. Vou ao da minha empresa 4 vezes ao ano, uma semanita de cada vez, e numa dessas vezes é para depois ir para o ski no final da semana. Zero razões de queixa. Viva a Internet! Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 18 Junho 2025 Eu penso que já o mencionei aqui, mas uma política que me obrigasse a ir ao escritório seria o suficiente para apresentar carta de despedimento e procurar outro emprego. A minha vida mudou para muito melhor não por causa do salário mas pelo tempo a mais que tenho para estar com o meu filho, a não ser que os full remote acabem de vez (o que duvido), vai haver sempre uma vaga para mim algures. Pode não ser a ganhar mais, mas haverá. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 18 Junho 2025 Estou simultaneamente em casa e no escritório da empresa. 1 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 18 Junho 2025 Citação de migxstoper, há 3 horas: Pois não, o benefício é teu. Tendo em conta que não é um direito adquirido, não deixa de ser um factor que a empresa pode usar. Tal como aqueles pacotes Flex, carro, seguro de saúde, etc. Beneficio do trabalhador? Maior produtividade (só esta então dava pano para mangas), menos encargos como comida (em IT é bem comum existirem), a não necessidade de terem escritórios para 1000 pessoas num centro duma cidade cara, todos os perks que dão tipo massagens e tretas do género. Agora se não existe um management ou uma estrutura que consiga aferir a diferença de produtividade entre estar em casa ou no escritório, se existem cargos que existem apenas para andar a ver quem tá sentado no lugar ou para andar com cara de ocupado em passo apressado pelo escritório, isso já são outros quinhentos. O facto de ter encargos que interessem ser faturados também é outra coisa. Agora dizer que o beneficio é só do trabalhador já me dá alguma comichão honestamente. Citação de Mica, há 1 hora: Eu penso que já o mencionei aqui, mas uma política que me obrigasse a ir ao escritório seria o suficiente para apresentar carta de despedimento e procurar outro emprego. A minha vida mudou para muito melhor não por causa do salário mas pelo tempo a mais que tenho para estar com o meu filho, a não ser que os full remote acabem de vez (o que duvido), vai haver sempre uma vaga para mim algures. Pode não ser a ganhar mais, mas haverá. Idem, prefiro mudar a minha vida e fazer algo que me permita não ter que ir para a parvoice de ser um operário no centro da cidade. 1 Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 18 Junho 2025 Estou novamente desempregado desde Fevereiro, e tenho mandado alguns currículos, embora poucos para o normal, porque tenho andado mais seletivo naquilo que procuro, e o que tenho reparado muito é nas ofertas de junior, em que neste momento pedem 2,3 ou até 4 anos de experiência. Isto para mim não cabe na cabeça de ninguém. Um gajo acabado de sair da faculdade, ou como eu que estive 1 ano "parado" a fazer outro trabalho, porque verdade seja dita, a comida é precisa pôr na mesa, não tem hipóteses nenhumas. E o que tenho ouvido muito nas entrevistas a que vou, para consultoras, é que têm muitas vagas para muita coisa, mas depois "não têm projetos". Tudo bem que eu também tenho "pouca" experiência relevante, estive 4 anos e uns meses sempre na mesma empresa, com tecnologia que para além de não se usar em mais lado nenhum ou ser um nicho, também não me permitiu evoluir muito, mas a oferta neste momento também não tem estado nada de especial. Ainda por cima estou meio de pé atrás com consultoras, porque não quero que me metam num cliente em cascos de rolha. Um dos motivos pelo qual saí do último trabalho em que estava era porque todos os dias ia de Almada a Sacavém de transportes, e levantar às 6h para só chegar a casa, com sorte, às 19h30, não é vida para ninguém e rapidamente fiquei completamente esgotado. E depois há a questão dos ordenados, quer dizer, eu estudei para ter uma formação superior, e vejo os ranges de salários para junior entre 900€-1200€, mas meus amigos, tenho um conhecido que entrou no mercadona para caixa a ganhar 1100€ brutos. Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 18 Junho 2025 Citação de Claudiojp, há 23 minutos: Estou novamente desempregado desde Fevereiro, e tenho mandado alguns currículos, embora poucos para o normal, porque tenho andado mais seletivo naquilo que procuro, e o que tenho reparado muito é nas ofertas de junior, em que neste momento pedem 2,3 ou até 4 anos de experiência. Isto para mim não cabe na cabeça de ninguém. Um gajo acabado de sair da faculdade, ou como eu que estive 1 ano "parado" a fazer outro trabalho, porque verdade seja dita, a comida é precisa pôr na mesa, não tem hipóteses nenhumas. E o que tenho ouvido muito nas entrevistas a que vou, para consultoras, é que têm muitas vagas para muita coisa, mas depois "não têm projetos". Tudo bem que eu também tenho "pouca" experiência relevante, estive 4 anos e uns meses sempre na mesma empresa, com tecnologia que para além de não se usar em mais lado nenhum ou ser um nicho, também não me permitiu evoluir muito, mas a oferta neste momento também não tem estado nada de especial. Ainda por cima estou meio de pé atrás com consultoras, porque não quero que me metam num cliente em cascos de rolha. Um dos motivos pelo qual saí do último trabalho em que estava era porque todos os dias ia de Almada a Sacavém de transportes, e levantar às 6h para só chegar a casa, com sorte, às 19h30, não é vida para ninguém e rapidamente fiquei completamente esgotado. E depois há a questão dos ordenados, quer dizer, eu estudei para ter uma formação superior, e vejo os ranges de salários para junior entre 900€-1200€, mas meus amigos, tenho um conhecido que entrou no mercadona para caixa a ganhar 1100€ brutos. não eras tu que tava desesperado ou era outro? rcoelho? Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 18 Junho 2025 Citação de Eden Hazard, há 17 minutos: não eras tu que tava desesperado ou era outro? rcoelho? Era o rcoelho sim. Mas eu também ando meio a bater mal, já o ano passado andava um pouco. Esta cena toda empresarial e de ter de me vender pá, não é nada a minha praia e sinceramente nem sei o que ando a fazer mal. Provavelmente não me sei vender, mas lá está, se soubesse tinha ido para comercial. Compartilhar este post Link para o post