Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[Guia] Hardware

Publicações recomendadas

Já agora deixo aqui um update ao que fiz. 

Mudei o HDD pelo SSD, coloquei o HDD dentro do caddy no lugar da CD-Drive, instalei o Windows 10 no SSD e formatei o HDD à posteriori. 

Tou contente com o que fiz tendo em vista que sou um noob em tudo o que é computador.

Obrigado ai à malta pelas respostas às minhas dúvidas 👍

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 minutos:

Já agora deixo aqui um update ao que fiz. 

Mudei o HDD pelo SSD, coloquei o HDD dentro do caddy no lugar da CD-Drive, instalei o Windows 10 no SSD e formatei o HDD à posteriori. 

Tou contente com o que fiz tendo em vista que sou um noob em tudo o que é computador.

Obrigado ai à malta pelas respostas às minhas dúvidas 👍

Boa sensação, não? Passei pelo mesmo praí em 1999 quando acrescentei uma RAM ao PC sem saber exatamente como o fazer (nem como era por dentro) 😁

Quando o ligo e vejo "160000KB OK" (não me lembro dos valores exatos) foi a loucura

Entretanto vem aqui o @Bazuka dizer que em 99 já os montava sozinho, quanto mais acrescentar RAMs

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

É isso @Mica tens razão. A 3060 é com 12GB. 

No outro dia mandei-te MP mas o negócio não se concretizou. Tenho a minha 1660ti armor reservada por 240€ e ando à procura de stock da 3060ti Gaming X Trio por 480€. São 60€ a mais do que uma Ventus mas prefiro, as reviews que tenho visto da placa são todas positivas ao contrário das Ventus 2x e 3x. Queixas de temperaturas (a minha caixa por si só já não tem muito airflow então com uma gpu quentinha ia ser bonito...), pasta térmica toda seca e muito ruidosas. 

Fico com placa para os próximos anos. Ainda estou a 1080p mas tenciono daqui a um ou dois anos no máximo dar upgrade para 1440p. Até para usufruir em condições da 3060ti. Ontem as Ventus, Zotac e TUF ficaram disponíveis mas quero mesmo a Trio. Nas 3070 há bastante stock pelo que vi, incluindo a Trio... Admito que fiquei tentado, mas são 100€ a mais e o upgrade penso que não justifica. Especialmente para quem não tem interesse em 4k. 

Compartilhar este post

Link para o post

Gaming X Trio é valor certo, encara os 60€ como uma taxa de descanso.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, Em 29/12/2020 at 15:01:

É o seguinte, tenho a motherboard B550-A Pro e a ram é G.Skill Ripjaws 3200MHz, quando vou à bios aparece current dram frequency 2133MHZ e ddr speed 2133MHz
Eu já estive a ver que tenho de alterar e isto é a minha bios (MSI click bios 5)
Onde diz DRAM frequency estava Auto e meti 3200 como está na imagem e obviamente correu mal, ecrã preto, tira gráfica, tira pilha da board, volta a montar tudo, tentei uma segunda vez pelo A-XMP profile 1 e aconteceu o mesmo.
Alguém sabe brincar com isto? Já estive a ver e supostamente é tudo compatível

cb76c431c700fe33f49beed770b6749e.png

17d1a9088a1c26fbd8d3e9170d7307b0.png

tens a ram nos canais certos? A board suporta essa frequencia (ya, supostamente até suporta muito mais)? O cpu da-se bem com essa frequencia (já vi que sim, eu tenho esse cpu, e corro a 3600 a ram sem problemas até agora, 3200 é dos mais compatíveis até). Eu penso que amd nao é para usar xmp, é outra coisa parecida, sem certeza.

vais ter que dar muito google nisso, experimenta sacar aqueles programas de testar as rams e isso, pode ser da ram. Essa board e cpu deviam estar a correr pacificamente com essa ram a 3200.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 34 minutos:

tens a ram nos canais certos? A board suporta essa frequencia (ya, supostamente até suporta muito mais)? O cpu da-se bem com essa frequencia (já vi que sim, eu tenho esse cpu, e corro a 3600 a ram sem problemas até agora, 3200 é dos mais compatíveis até). Eu penso que amd nao é para usar xmp, é outra coisa parecida, sem certeza.

vais ter que dar muito google nisso, experimenta sacar aqueles programas de testar as rams e isso, pode ser da ram. Essa board e cpu deviam estar a correr pacificamente com essa ram a 3200.

Já consegui resolver, tinha de atualizar a bios 😅 
Caraças a versão tinha saído 1 mês depois da que eu tinha

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 2 horas:

Já consegui resolver, tinha de atualizar a bios 😅 
Caraças a versão tinha saído 1 mês depois da que eu tinha

até admira o cpu correr nisso, supostamente não era compativel. Por isso é que nem falei na bios, pensei que ja tinhas feito isso ou ja vinha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, Em 30/12/2020 at 14:30:

Boa sensação, não? Passei pelo mesmo praí em 1999 quando acrescentei uma RAM ao PC sem saber exatamente como o fazer (nem como era por dentro) 😁

Quando o ligo e vejo "160000KB OK" (não me lembro dos valores exatos) foi a loucura

Entretanto vem aqui o @Bazuka dizer que em 99 já os montava sozinho, quanto mais acrescentar RAMs

Em 99 tinha 18 anos, já conduzia, já fumava e já ia às p*tas.

Por isso o dinheiro tinha que vir de algum lado, normalmente era de montar pc's comprava as peças nas lojas da terrinha, e montava o pc, batendo o chinelo pela cidade conseguia comprar um processador mais barato numa loja 3 contos, a board era mais barata noutra 5 contos, o disco era mais barato vindo de espanha onde tinha um contacto que mo enviava por menos de metade do custavam cá, etc etc etc, no fim ganahva 15 ou 20 contos em cada e o pessoal ficava com pc relativamente mais barato.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

ja chegou a minha 6800xt, devo montar no fds (tenho que mudar a fonte tambem, e é so de 650w a nova, já tou a medo). Mais prender cabos e assim, ainda demora um bocado, ainda nao me meti nisso.

Eu depois meto aqui fotos mas é enorme crl, enorme. e as caixas ainda mais enormes eram, pensei mesmo que nao ia caber.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 7 horas:

ja chegou a minha 6800xt, devo montar no fds (tenho que mudar a fonte tambem, e é so de 650w a nova, já tou a medo). Mais prender cabos e assim, ainda demora um bocado, ainda nao me meti nisso.

Eu depois meto aqui fotos mas é enorme crl, enorme. e as caixas ainda mais enormes eram, pensei mesmo que nao ia caber.

Tenho 500W e uma 5700XT. A tua gasta mais mas não é uma imensidão a mais. Diria que estás à vontade e mais à vontade que eu, de certeza.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 41 minutos:

Tenho 500W e uma 5700XT. A tua gasta mais mas não é uma imensidão a mais. Diria que estás à vontade e mais à vontade que eu, de certeza.

supostamente o sistema todo gasta ai uns 500W. Portanto não devia ter problemas, mas vale o que vale.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui à chip7 comprar um cabo de alimentação para o meu monitor. Anda, ja há alguns meses, com um problema. Cada vez que ajusto o monitor ou abano a mesa, começo a ouvir um barulho de interferência no cabo/ entrada do pc e o monitor desliga-se. Depois lá consigo fazer pressão ou ajustar o cabo e funciona. Mas pelo barulho que faz cheira-me que a qualquer momento avaria de vez. 

Expliquei o que acontecia ao funcionário e ele aconselhou-me a nem comprar o cabo, disse logo que pela explicação o problema é da fonte de alimentação do monitor. Foi comprado em Março de 2020 por isso ainda tem mais de um ano de garantia, mas enviar qualquer coisa para a PCDiga nesta altura é pedir para ficar sem monitor mais de dois meses.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de vidz, há 1 hora:

Fui à chip7 comprar um cabo de alimentação para o meu monitor. Anda, ja há alguns meses, com um problema. Cada vez que ajusto o monitor ou abano a mesa, começo a ouvir um barulho de interferência no cabo/ entrada do pc e o monitor desliga-se. Depois lá consigo fazer pressão ou ajustar o cabo e funciona. Mas pelo barulho que faz cheira-me que a qualquer momento avaria de vez. 

Expliquei o que acontecia ao funcionário e ele aconselhou-me a nem comprar o cabo, disse logo que pela explicação o problema é da fonte de alimentação do monitor. Foi comprado em Março de 2020 por isso ainda tem mais de um ano de garantia, mas enviar qualquer coisa para a PCDiga nesta altura é pedir para ficar sem monitor mais de dois meses.

mais de 2 meses não ficas, alias nao fica mais de 1
se for ativada a garantia têm 30 dias corridos para resolverem o problema...ao 31ª se ainda não estiver resolvido ou te dão um novo ou devolvem o dinheiro

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lordbifana, há 11 minutos:

mais de 2 meses não ficas, alias nao fica mais de 1
se for ativada a garantia têm 30 dias corridos para resolverem o problema...ao 31ª se ainda não estiver resolvido ou te dão um novo ou devolvem o dinheiro

comigo foi ao 29º para dizerem qeu nao encontraram nada. Ainda mandei um video depois do problema a acontecer, disseram para mandar para la outra vez, mas caguei e fiquei com o monitor, pelo menos conseguia usar. Entretanto deixou de fazer, ja deu outros problemas, mas pelo menos está em minha casa e posso usufruir. Ainda me ficaram com um cabo no meio dessa m*rda toda, e tive que la voltar para me darem um cabo deles que nem era novo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 1 hora:

comigo foi ao 29º para dizerem qeu nao encontraram nada. Ainda mandei um video depois do problema a acontecer, disseram para mandar para la outra vez, mas caguei e fiquei com o monitor, pelo menos conseguia usar. Entretanto deixou de fazer, ja deu outros problemas, mas pelo menos está em minha casa e posso usufruir. Ainda me ficaram com um cabo no meio dessa m*rda toda, e tive que la voltar para me darem um cabo deles que nem era novo.

agora sem certezas mas se o problema for o mesmo e mandares de volta para a garantia, o tempo começa a contar no dia em que ficou anteriormente portanto tinham 1 dia para resolver...not sure though neste ponto

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei por comprar a 3060Ti Ventus 3x OC. Queria a Trio mas não cabia na minha caixa por 0.5cm 😅

A 3x pelo que li é superior à 2x por causa das três ventoinhas, a nível de temperaturas. Só acho que faz um bocado de barulho quando está a ser bem puxada mas sinceramente não é algo que me preocupe, antes isso que temperaturas altas. 

Vamos ver como corre. Chega na Quarta em princípio.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso de ajuda urgente. O meu portátil fez uma atualização ontem e passado pouco tempo apareceu-me um erro e ficou o ecran azul. Ao fim de algumas horas apareceu a mensagem a dizer qq coisa do género para introduzir um boot disk e carregar numa tecla qualquer.

Acontece que o portatil não arranca. 

Fui ao portátil da minha mulher e criei uma unidade de recuperação numa PEN.

Através dessa pen consegui iniciar o PC, mas apareceram-me duas opções. Uma que recicla o PC e a outra que apaga os meus ficheiros, contas e todos os programas que não vinham de origem.

Escolhi a segunda opção, mas tenho receio de não conseguir recuperar os meus documentos mais importantes. 

Se avançar e o sistema remover todos os ficheiros, poderei depois recuperar, nem que sejam alguns? E como?

Há outra maneira de aceder aos documentos, fazer cópia de segurança e depois formatar o portatil?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de vidz, há 27 minutos:

https://www.nicehash.com/blog/post/the-most-profitable-mining-rig-in-2021

Não admira as 3060Ti terem passado de 450 para 580€ (o modelo mais barato). Está uma loucura isto.

E com o pessoal metido em casa por causa da pandemia pior fica. A Nvidia é que esfrega as mãos de contente e ainda se dá ao luxo de gozar com o freguês ao relançar modelos com arquitetura Pascal e 2060 com preço inflacionado.

Já para não falar dos portáteis, que prometem dar um salto qualitativo a vários níveis este ano, mas cujos preços também serão altamente revistos.

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto liguei para a PCDiga e a minha placa que foi encomendada e paga no dia 15, ainda nem está nas instalações deles. Estão à espera da encomenda ainda. Makes sense. Nem dão previsão de chegada, tanto posso esperar mais uma semana como mais dois meses. Muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Se alguém quiser uma 3060Ti Gaming X Trio pvp da PCDiga aka 484.90€ mande MP.

EDIT: A mesma gráfica na Globaldata está a 664.90€ btw.

Editado por vidz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de vidz, há 13 minutos:

Se alguém quiser uma 3060Ti Gaming X Trio pvp da PCDiga aka 484.90€ mande MP.

EDIT: A mesma gráfica na Globaldata está a 664.90€ btw.

tendo em conta que custam 650 700€no olx eu levo 10 s.f.f

😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de vidz, Em 22/01/2021 at 13:20:

Entretanto liguei para a PCDiga e a minha placa que foi encomendada e paga no dia 15, ainda nem está nas instalações deles. Estão à espera da encomenda ainda. Makes sense. Nem dão previsão de chegada, tanto posso esperar mais uma semana como mais dois meses. Muito bom.

normal dadas as circunstâncias. Quando encomendei o meu 5600x também não tinha previsão de chegada. A 6800xt chegou uma semana ou duas antes da previsão.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, por 50€ faziam upgrade de 9600K para 9700K? Acho que com a 3060Ti ia dar jeito os dois núcleos extra. Tenho sentido que o processador não acompanha a gráfica em jogos como Valorant e CSGO. 

Gostava de ir para um 5600x mas tinha que mudar a motherboard também, ainda ficava caro. Igual para a série 10 da Intel. Por isso realisticamente, se não quiser gastar muito dinheiro e a curto prazo, é entre o 9700K ou 9900K. 

Tenho possibilidade de comprar o 9700K por 200€. Contado que vendo o 9600K a 150€ era ''só'' acrescentar 50€. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de vidz, há 7 horas:

Malta, por 50€ faziam upgrade de 9600K para 9700K? Acho que com a 3060Ti ia dar jeito os dois núcleos extra. Tenho sentido que o processador não acompanha a gráfica em jogos como Valorant e CSGO. 

Gostava de ir para um 5600x mas tinha que mudar a motherboard também, ainda ficava caro. Igual para a série 10 da Intel. Por isso realisticamente, se não quiser gastar muito dinheiro e a curto prazo, é entre o 9700K ou 9900K. 

Tenho possibilidade de comprar o 9700K por 200€. Contado que vendo o 9600K a 150€ era ''só'' acrescentar 50€. 

O CSGO é um jogo que usa muito o processador, pelo que tenho lido, por isso faz todo o sentido o upgrade. 

Não te esqueças é de verificar se não precisas depois de investir numa fonte de alimentação e outra solução de arrefecimento, já que vais ter um CPU e uma GPU que produzem mais calor.

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...