Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[Guia] Hardware

Publicações recomendadas

Boas,

Criei este tópico para orientar o pessoal que pensa em comprar um computador portátil ou um fixo, e quer umas luzes sobre o hardware necessário para montar/comprar uma máquina que lhe dê para bastante tempo, sem que para isso tenha de gastar muito dinheiro. Chateia-me um pouco que Worten's, Fnac's e assim coloquem portáteis à venda com bons processadores e péssimas placas gráficas, iludindo os consumidores com os "2GB de memória dedicada" e afins, que são uma valente treta dado que, se não tens processador gráfico que puxe por esses 2GB, pouco te interessa se eles lá estão ou não. Exemplos disso são as Geforce 710M, 630M, a AMD HD7670M, etc. Para estas 1GB serviria na perfeição, arriscaria mesmo dizer que não puxam por mais de 512MB.

Eu tomo a iniciativa de postar uma configuração ideal a cada três meses, porém conto com a ajuda dos mais entendidos para fazer retificações e, como não poderia deixar de ser, quem pensa em comprar uma determinada peça de hardware e não saiba muito bem em que gama se coloca (baixa/média/alta), cá estou eu para o ajudar.

Para já deixo uma configuração ideal para este mês, por volta de junho edito este post para atualizar essa mesma configuração.

Guia dos consumidores - março 2013

PC Fixo:

Processador: Core i3 3320 3,3GHz [Cerca de 120€] -> Possui um excelente desempenho apesar de ser um i3, já é Ivy Bridge e tem uma ótima capacidade de overclocking. Na relação desempenho/preço é praticamente imbatível. Bate a maioria dos processadores AMD à venda e qualquer Core 2 Duo/Quad lançados no passado. Segundo alguns sites, o seu desempenho equivale a certos modelos i5 Sandy Bridge. Têm aqui um processador com performance mais do que suficiente para as tarefas do dia a dia e para jogar.

Motherboard: qualquer uma com PCIe 3.0, suporte para memórias DDR3 1600MHz, SATA3, USB3.0 e socket 1155, pessoalmente recomendo a ASUS P8Z77-V LX2 [Cerca de 100€] -> Na escolha da motherboard é importante que suporte as tecnologias mais recentes para não se tornar rapidamente obsoleta, e de preferência que seja de uma marca fidedigna. A ASUS que postei cumpre todos os requisitos, suporta Core i3/i5/i7 Ivy Bridge, PCI Express 3.0 (tem duas slots, ou seja podem utilizar duas placas gráficas dedicadas), SATA3, USB3.0 e aceita até um máximo de 32GB de memória RAM DDR3.

Fonte de Alimentação: de marca reconhecida com pelo menos 500W de potência [cerca de 70€] -> Qualquer coisa que venha da Corsair, OCZ, Cooler Master ou outra marca minimamente reconhecida deverá dar conta do recado. Convém trazer fichas de seis pinos para ligar às placas gráficas. Evitem a todo o custo fontes de alimentação genéricas mesmo que afirmem ter 600W ou 700W de potência. Só vos trará problemas no futuro.

RAM: Kingston, Corsair, OCZ, Patriot, Crucial ou G-SKILL, 8GB (2x4GB) DDR3 1600MHz [cerca de 60€] -> Embora 6GB sejam suficientes, a maioria das marcas opta por um kit de 2 memórias com 4GB cada, poupam um pouco ao não ter de comprar os módulos em separado. Convém serem da mesma marca e da mesma velocidade, pelo que um par de RAM's vendido em conjunto é o que recomendo

Disco: SSD 120GB SATA3 com suporte TRIM + Western Digital SATA3 7200RPM [os de 500GB custam cerca de 65€, portanto no total fica por cerca de 160€] ->O preço por Gigabyte dos discos rígidos continua a ser muito aliciante, e enquanto os SSD's não descem de preço, são ainda um excelente negócio. Pessoalmente recomendo a Western Digital, não há vida para eles no que a discos rígidos diz respeito. Usem o SSD para instalar o sistema operativo e aplicações de produtividade como o Office, e deixem os jogos no disco rígido.

Placa gráfica: AMD HD7790 ou Geforce 650Ti [cerca de 140€] -> Tanto uma como a outra são absolutamente extraordinárias na relação desempenho/preço, correm praticamente todos os jogos atuais com grafismo ao máximo e resolução Full HD (1920x1080). São ambas PCI Express 3.0 e suportam DirectX11.1, já incluído no Windows 8.

Torre: qualquer uma que tenha ventilação, espaço adequado (ATX) e portas USB3.0 na parte da frente. Recomendo as que albergam a fonte de alimentação na parte de baixo [por cerca de 40€ já se arranja umas caixas bem interessantes].

Drive DVD/Blu-Ray: fica ao vosso critério. Por cerca de 70€ arranjam uma drive de Blu-Ray SATA

Monitor: qualquer um, com pelo menos 21", resolução Full HD, tempo de resposta <4ms e contraste de 800:1 ou superior. Cerca de 110€

Colunas: ao vosso critério, mas recomendo um conjunto 5.1 da Logitech ou Creative [cerca de 80€]

Teclado e rato: deixo ao critério de cada um. Por cerca de 30€ já trazem para casa um teclado e um rato competentes.

Total: cerca de 950€, e ficam com uma máquina completa e capaz de lidar com os jogos e software que ainda estão para vir. O preço não incluí Sistema Operativo, o Windows 8 Pro está à venda por cerca de 190€ penso eu. Com o hardware mencionado, recomendo o Windows 7 ou o Windows 8 de 64bits. O Windows XP é para esquecer, admirar-me-ia até caso fosse aceite por todo este hardware. O Windows Vista suporta DirectX11, mas não suporta TRIM nem USB3.0, portanto não recomendo. O Windows 7 não suporta DirectX11.1 mas as diferenças para o DirectX11 original são residuais. Fora das soluções Windows, pessoalmente adoro o Ubuntu 12.04LTS, agora a Steam é compatível com este SO e tem alguns jogos interessantes, mas ainda está muito verde. De qualquer forma, é um SO gratuito e com enorme margem de progressão. Só suporta OpenGL, OpenCL e mais algumas bibliotecas, mas nada de DirectX.

Portátil:

Para quem pretende gastar menos de 700€:

Processador Core i5 Ivy Bridge

4GB RAM DDR3 1600MHz

Disco 5400RPM

Placa Gráfica nVIDIA 635M/AMD HD7670M

USB3.0, HDMI

Sugestão: http://www.worten.pt/store/p-asus-k55vj-sx1.html

---

Para quem pode gastar um pouco mais:

Processador Core i5 Ivy Brige (o Core i7 é superior, mas se o restante hardware não o acompanhar em termos de qualidade, pouca diferença sentirão)

6GB RAM DDR3 1600MHz

Disco de 7200RPM, ou em alternativa um SSD

Placa Gráfica nVIDIA 650M ou 730M. No caso da AMD, qualquer coisa igual ou acima da HD7770M

USB3.0, HDMI

As marcas, fica ao vosso critério. Até a Acer já provou ser competente nesta área, por isso desde que o portátil vos pareça robusto e com bons acabamentos, e claro desde que cumpra os requisitos supra mencionados, não deverão ter grandes problemas. Em relação ao Sistema Operativo não é preciso dizer nada, vêm todos com o Windows 8 de 64 bits.

Já agora, acho que este tópico só faria sentido se estivesse inamovível, mas se quiserem primeiro deixar andar cá por baixo para ver o grau de aceitação, compreendo perfeitamente.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Bom trabalho Mica. Foi exatamente este tipo de coisas que eu tentei saber quando procurei comprar um pc novo. :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

:handclap: . Um bom tópico para a malta que tem dúvidas sobre que PC comprar. Bom trabalho Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Boas! Sou muito noob nesta matéria , alguem pode dar uma opinião sobre o meu pc portátil ?

Caracteristicas : HP Pavilion dv6-2180ep / intel core i5-520M de 2.40GHz com

turbo boost até 2.93GHz / Disco rígido de 640 GB ( 5400RPM ) /

4096MB DDR3 SDRAM ( 2 DIMM ) / Placa nVidia GeForce GT 230M com1024 MB

DDR3 de memória gráfica dedicada / Windows 7 Home premium original 64 bits /

Ecrã panoramico BrightView LED de alta definição 15,6

Compartilhar este post

Link para o post

Boas! Sou muito noob nesta matéria , alguem pode dar uma opinião sobre o meu pc portátil ?

Caracteristicas : HP Pavilion dv6-2180ep / intel core i5-520M de 2.40GHz com

turbo boost até 2.93GHz / Disco rígido de 640 GB ( 5400RPM ) /

4096MB DDR3 SDRAM ( 2 DIMM ) / Placa nVidia GeForce GT 230M com1024 MB

DDR3 de memória gráfica dedicada / Windows 7 Home premium original 64 bits /

Ecrã panoramico BrightView LED de alta definição 15,6

Acho que ainda é muito cedo para te veres livre dele. Como é um portátil é mais complicado fazer upgrades, portanto se não estiver a dar grandes problemas eu diria que ainda é um portátil razoável nos dias de hoje.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ainda é muito cedo para te veres livre dele. Como é um portátil é mais complicado fazer upgrades, portanto se não estiver a dar grandes problemas eu diria que ainda é um portátil razoável nos dias de hoje.

Achas que tenho pc para continuar a jogar Fm por mais uns anos ? :mrgreen:

Muito obrigado pela tua opinião :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

FM? De certeza absoluta, a não ser que o jogo sofra uma grande revolução a nível de grafismo.

Compartilhar este post

Link para o post

FM? De certeza absoluta, a não ser que o jogo sofra uma grande revolução a nível de grafismo.

Obrigado Mica, só mais uma coisa , qual a componente mais fraca do meu pc ? Placa gráfica ?

Compartilhar este post

Link para o post

Mica e o meu?

Processador Intel i5 2430M

Velocidade do Processador 2.4 Ghz

Memória 4GB DDR3 1333

Armazenamento Discos Duros 640GB 5400rpm SATA

Ecran 15.6" HD LED

Placa Gráfica NVIDIA GeForce GT540M 1GB VRAM DDR3

Cor Prateado ( Aluminium Silver)

O que mudar? Pôr mais RAM?

Compartilhar este post

Link para o post

Mica e o meu?

O que mudar? Pôr mais RAM?

Esse PC está perfeitamente equilibrado, eu não mudaria nada. Sim, até podes por mais RAM para ele ficar com 6 ou 8GB, mas para quê? O restante hardware não acompanha essa evolução. Quando sair software que requer mais de 4GB de memória, das duas uma: ou são jogos e a gráfica não aguentará, ou é software de edição de imagem/vídeo e o processador já sentira algumas dificuldades. Posto isto, eu não mudaria nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Mica, só mais uma coisa , qual a componente mais fraca do meu pc ? Placa gráfica ?

Só vi agora o post. E sim, é a placa gráfica. Mas num cômputo geral até é uma máquina equilibrada. A 230M não estava para a sua altura como a 630M está para a altura atual, tenho um primo que em finais de 2009 comprou um PC com essa gráfica e conseguia jogar Dirt2 com um excelente grafismo. Duvido que a 630M corra jogos de 2012 com tudo no máximo, pelo menos os mais exigentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Este é o meu pc, igualzinho. Comprei para aí à 3 semanas :)

Estás satisfeito com ele? Parece ser uma boa máquina :)

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a pensar comprar 1 pc com finalidade basicamente de jogos.

Encontrei 2 que achei interessantes pelo facto de ambos serem bons embora um melhor que o outro e terem uma diferença de preços bastante razoável.

São apenas as caixas

Características:

- Processador Intel i7 3770 3.4Ghz Core Quad Skt1155 8Mb

- Cooler Intel Universal

- Motherboard Asus Skt1155 - P8Z77-V LX2 iZ77

- Memória 16GB (2x 8GB) DDR3 CL9

- Disco 1TB 7.200RPM SATAIII

- Disco SSD SATA 120Gb 2,5"

- DVD±R/RW 22x Dual Layer SATA

- Placa Gráfica GeForce PCI-E GTX660 Ti OC 2Gb GDDR5

- Suporte HDMI & DVI

- Placa de Rede Gigabit LAN

- Placa de Som Realtek ALC887 HD 8Channel

- Caixa Sharkoon T9 Value Red Edition

- Fonte LC Power 600W V2.2

Este ficaria por 1070€

E tenho este

Processador AMD OPTERON 2 X QUAD CORE = 8CORES

- Motherboard HP XW9400/Tyan S2915-E

- Memória 16GB (8x 2GB) DDR2 CL5

- Disco 500GB 7.200RPM SATAII

- Disco SAS 147GB 15.000RPM

- DVD±R/RW 22x Dual Layer SATA

- Placa Gráfica GeForce PCI-E GTX650 Ti 2Gb GDDR5

- Suporte HDMI & DVI

- Placa de Rede Gigabit LAN

- Placa de Som

- Caixa HP XW9400

- Fonte HP 800W 80+

Por 720€, nem sempre ter o melhor se justifica para ter uma boa performance em jogos tanto com um com com outro teria tanto que a gráfica é da mesma referência.

Tendo em conta este aspecto que acham que devo comprar?

Editado por Quillbeast

Compartilhar este post

Link para o post

O de baixo é esquisito. Memória DDR2 e um disco de 15000RPM? Wow, pensei que a tecnologia já não estava para aí virada...

São 350€ de diferença mas o de cima é bastante superior, principalmente a nível de processador. A sua gráfica, ao contrário da 650Ti, corre qualquer jogo em Full HD com as definições no máximo.

Compartilhar este post

Link para o post

O de baixo é esquisito. Memória DDR2 e um disco de 15000RPM? Wow, pensei que a tecnologia já não estava para aí virada...

São 350€ de diferença mas o de cima é bastante superior, principalmente a nível de processador. A sua gráfica, ao contrário da 650Ti, corre qualquer jogo em Full HD com as definições no máximo.

Vou ficar a pensar que aquilo é erro de caligrafia... ou então têm mto refugo lol

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ficar a pensar que aquilo é erro de caligrafia... ou então têm mto refugo lol

Se for, é um duplo erro. Lá diz DDR2 CL5, só uma memória DDR3 topo de topo consegue tão baixa latência (é sempre entre CL8 e CL12). Nem sei se existe sequer.

Compartilhar este post

Link para o post

Na relação desempenho/preço são algo equivalentes, mas os processadores da Intel são em quase todos os cenários superiores, portanto escolheria o de cima.

Não consegues obter informações detalhadas sobre a sua fonte de alimentação? Não conheço a marca.

Compartilhar este post

Link para o post

Hmm ok, aprovo a amperagem que oferece na saída de 12 volts. Sendo assim o 1º é claramente a minha escolha!

Compartilhar este post

Link para o post

Hmm ok, aprovo a amperagem que oferece na saída de 12 volts. Sendo assim o 1º é claramente a minha escolha!

E em relação ao preço 1070€ está de acordo com o conteúdo?

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-te à conversa!

Podes publicar um comentário agora e registar-te depois. Se tiveres uma conta, autentica-te agora para publicares o teu comentário de forma autenticada.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   O conteúdo anteriormente introduzido foi recuperado..   Limpar

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entre para seguir isso  

• Criar Novo...