Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

Tópico Oficial de Linux & Software open source

Publicações recomendadas

Mica, só uma questão. Se eu quiser instalar agora o Linux nativamente, meto o liveboot e na instalação meto a partição do windows em ''/'' e formato em ext4 e formato a que tem o linux instalada. Assim meto o SO na partição gigante e a de 15 gigas meto em NTFS para meter uns posters e isso.

Faz sentido?

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, uma de 15GB NTFS e o resto do disco como EXT4? Não te esqueças da partição swap, tho.

Compartilhar este post

Link para o post

A SWAP já está instalada, o SO também. Quero é formatar as partições que têm o Linux Mint e o W7.

A que tem o LM formato para ser NTFS;

A que tem o W7 formato para ser ext4 e para ser ''/''

Em princípio, assim funciona?

Compartilhar este post

Link para o post

A SWAP já está instalada, o SO também. Quero é formatar as partições que têm o Linux Mint e o W7.

A que tem o LM formato para ser NTFS;

A que tem o W7 formato para ser ext4 e para ser ''/''

Em princípio, assim funciona?

Sim :)

Neste portátil aconselha que sistema operativo?

Lubuntu, Linux mint ou o elementary OS?

Aguenta com o Mint e elementaryOS, mas o que teria melhor desempenho seria o Lubuntu 14.04 32 bits.

Compartilhar este post

Link para o post

A cena do Lubuntu é que não é só leve, é muito bonito! Instalas os programas que recomendei na página anterior e tens um SO excelente a gastar uns 200MB de RAM na pior das hipóteses, depois de arrancar.

Compartilhar este post

Link para o post

Instalei o lubuntu num pc velho que aqui tinha com 1gb de RAM e que já não era usado à uns anitos. Mas a unica resolução que me aparece é a 640*480 quando devia dar a 1280*800. Tentei fazer isto que está aqui: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2260082

mas na parte de modificar o grub, aparece uma lengenda cá em baixo que diz "^0 -gravar", ora eu escrevo isso e saiu do ficheiro e ele nunca grava a alteração.

Compartilhar este post

Link para o post

Instalei o lubuntu num pc velho que aqui tinha com 1gb de RAM e que já não era usado à uns anitos. Mas a unica resolução que me aparece é a 640*480 quando devia dar a 1280*800. Tentei fazer isto que está aqui: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2260082

mas na parte de modificar o grub, aparece uma lengenda cá em baixo que diz "^0 -gravar", ora eu escrevo isso e saiu do ficheiro e ele nunca grava a alteração.

:mrgreen:

Porque não é um zero mas sim um O. E se escreves um "O", então será que interpretaste bem o "^"? Isso significa Ctrl em liguagem informática ;)

Em alternativa podes fazer Ctrl+X, e depois dirá "Save modified buffer....3x9=27?" e aí digitas "Y".

btw não te esqueças do sudo, senão não consegues gravar.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Não, o sudo é para executar comandos no terminal, não te esqueças do sudo mas é para executar o nano.

sudo nano [o que pretendes editar]

Quando acabares de editar: Ctrl+O. (ou Ctrl+X e de seguida Y)

Compartilhar este post

Link para o post

Mica e se eu formatar a partição gigante e a definir como '/home', será que ela se vai complementar com a '/' e deixo de ter problemas de espaço?

Compartilhar este post

Link para o post

A home é para os dados de aplicações e para os teus documentos, normalmente é mais usada que a tmp, etc, var, entre outros que por norma colocam-se todos na / (há quem separe tudo, eu pessoalmente não acho necessário).

Portanto, se tens uma partição com ponto de montagem / podes criar outra com ponto de montagem /home. Os teus documentos e dados de aplicações <<em princípio>> vão automaticamente para lá. Como nunca experimentei...

Compartilhar este post

Link para o post

Espetaculo! Afinal isto nem 1gb de ram tem. Apenas 700mb mas mesmo assim roda bem. O SO consome cerca de 300-400Mb.

Avl8NkO.png

Compartilhar este post

Link para o post

Bem fixe, o Xubuntu também é bonitinho mas o Lubuntu, atendendo que é uma distribuição ainda mais "magra", não fica nada atrás. Desses derivados diretos do Ubuntu, só não gosto do Kubuntu.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, estive a ler umas coisinhas, empreendi e reinstalei o Mint.

a swap ficou com 3gbs, a root ficou com 12 gbs e a home ficou com 70 gibgs. E está a trabalhar que nem um charme. Eu sei que na pior das hipóteses vou tomar 50gbs mas duvido.

Mais logo posto as minhas impressões com o SO Linux Mint 17.1 Rebecca. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que vocês configuram a firewall? Limitam-se a activar?

Compartilhar este post

Link para o post

Linux Mint 17.1 Rebecca

Configuração:

Swap - 3gbs

Root - 12gbs

Home - 70gbs

Bem, vou dizer o que penso sobre este sistema operativo que até agora tem correspondido às minhas expectativas.

Primeiro tenho que detalhar o uso que dou ao meu pc e o porquê deste SO ser mais favorável que o Windows 7.

Uso o computador para navegar pela internet e para jogar FM12. Pouco mais. Desta feita, e tendo em conta os specs do meu pc que já caminham para arcaicos, decidi ir para Linux. Porquê? Como não tenho dinheiro para ou comprar um laptop novo ou para investir numa ram maior, o melhor é optimizar a forma como consumo os 3 gigas que tenho à disposição.

Em vez de gastar 1giga de ram num SO, porque não gastar metade disso, ou menos de metade até? Faz a diferença. Uma grande diferença.

Após instalar a Rebecca e actualizar o sistema e tudo o mais, que é bem fácil de se fazer, comecei a optimizar o display.

- As janelas têm o tema Air Oxigen

- O tema do desktop é o Diamond

A barra de tarefas oculta-se automaticamente por conveniência, não tenho necessidade de andar a pular de janela em janela daí que não preciso de a ter visível.

Display: 10/10 (http://i.imgur.com/cYG2iU5.jpg) Um wallpaper de NY, porque desta vez apetece-me ser hipster.

Quanto a aplicações, testei três até agora:

Skype = 4/10, é muito arcaico. Muito atrás do Windows, e acho que as conferências não funcionam bem.

PlayOnLinux = 10/10, muito fácil de configurar e ajuda a optimizar o jogo.

Wine = 10/10, vem no seguimento do programa acima e funciona tão bem ao ponto de o FM12 correr melhor em Wine do que no Windows.

Quanto a browser:

Chrome = 5/10, não nos dá a opção de não gravar o histórico. Só mesmo em incógnito mas não quero nada disso. Depois o youtube em fullscreen não funciona, isto é, não permite clicar nos botões das opções. E as fontes metem-me impressão aqui no fórum. Continua a ser muito rápido, ainda assim.

Firefox = 9/10, menos rápido que o Chrome mas faz os mesmos truques. E permite não guardar o histórico o que ajuda a não perder memória, que é uma questão que tenho que controlar. Não me causa impressão estar no fórum, as fontes são mais 'agradáveis' e o youtube funciona bem.

Ainda não vi filmes no Linux mas quero experimentar o vlc, quero experimentar o vlsub também, ver se é tão bom quanto o BSplayer. Espero que sim, legendas em inglês não devem ser um bicho de sete cabeças.

Overall: 10/10

Editado por Doce

Compartilhar este post

Link para o post

Para já, 8/10.

Positivo:

• Design muito bem pensado e muito bem conseguido;
  • É aquilo que se pede realmente a um Sistema Operativo: leve e funcional. É o mesmo que comer bem e barato;
  • Oferece a estabilidade da versão 14.04 do Ubuntu, que terá suporte até 2019. Ou seja, pelo menos até 2019 vão receber updates.

Negativo:

• Plank nem sempre aparece após o SO arrancar. Já é considerado oficialmente um bug e está no Launchpad; (atualizei para a versão 0.9 e para já está a dar bem, mas só a uso há um dia)
  • Algum software incluído de origem é, no geral, fraco. Falta o LibreOffice, Firefox e Synaptic Package Manager - o Midori é demasiado verde, o Scratch não é melhor que o Abiword sequer e o gestor de atualizações é demasiado simplista. Leitor de vídeo, música e cliente de email estão excluídos da lista, experimentei um pouco e acho que estão aqui três boas ferramentas (retiro, portanto, o que disse acerca do leitor de vídeo na página anterior);
  • Botões das janelas que vêm de origem nada acrescentam à produtividade, então onde anda o botão de minimizar? Sim eu sei que se pode resolver isso através do elementary tweaks mas é o mesmo que dizer que no Windows não falta um processador de texto decente porque podem instalar o Office.

Primeiro ponto negativo já pode ser retirado, saiu um update para o Plank e nunca mais voltou a acontecer esse problema.

Mantenho, contudo, a classificação em 8 de 0 a 10, a mesma que daria ao Windows 8.1. Gosto bastante dos dois. No universo Linux, para mim é empate técnico entre o Mint, Ubuntu e elementaryOS, confio mais nos primeiros dois mas acho o último o "the next big thing" se as continuarem assim.

Ando a instalar as mais recentes builds do Windows 10 numa máquina virtual e não estou a gostar muito do visual do Sistema Operativo, vamos ver como sairá a versão final mas pode bem significar o adeus definitivo ao Windows.

Doce, em relação ao VLC, tenho o VLSub a funcionar bem mas tive de sacar o VLC 2.2.0 em versão release candidate, a versão que está no software center é a 2.1 e o VLSub não funciona lá muito bem nessa.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela dica, Mica. smile.gif

Esqueci-me de referir sobre o aquecimento do laptop. No linux é muito difícil o pc sobreaquecer. Já experimentei rodar o FM e andar na net e mesmo assim é tranquilo. Muito bom!

E instalei umas fontes microsoft pelo terminal e depois com uma extensão do Chrome(voltei a render-me ao sacana) consegui definir o tipo de letra nos websites para verdana. Já não cansa tanto a vista, até porque são imensos anos a habituar os olhos a este tipo de letra graças ao fórum.

Editado por Doce

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso deixei-me do Chrome já há algum tempo, o Firefox é provavelmente o software mais "maduro" disponível para Linux (para além de ser o que tem o nome mais brutal eheh), também é verdade que já existe há uns 11/12 anos mas tem vindo a ser feito um grande trabalho desde então.

Quanto ao aquecimento, não noto diferenças. Em termos de gestão de energia, empate técnico. A duração é mais ou menos a mesma: 2h30 com a nVidia, 3h com a Intel. Já no Windows era +/- estes valores que tinha. Isto numa utilização normal do PC, ir ao cmpt, copiar uns ficheiros daqui para ali, programar, etc., claro que a jogar e a ver filmes são valores utópicos (para a minha máquina), mas descem uniformemente tanto no eOS como no Windows 8.1.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Quando perderem a pica de trabalhar numa distribuição Ubuntu/Debian, é horinha de passar para o mundo do Red Hat onde está uma das distros Linux mais fiáveis, o Fedora, e um fork seu muito brutal que já vai direitinho para o meu portátil antigo, o Korora!

Captura_de_ecr_21_04_2015_19_17_33.png

O modo de trabalhar não é igual ao do Debian, aqui não usam o apt-get para instalar programas, mas sim o yum (yum check-update para verificar updates e yum install x para instalar um programa, o yum update faz o update ao sistema).

Quando o instalar no meu velhinho Core 2 Duo e o configurar com os programas que mais uso, deixo aqui outro tutorial. Se bem que esta distro quase não precisa de extras, traz uma dock cheia de temas (este é um dos incluídos), imensos programas como o VLC, GIMP e LibreOffice, entre outros. O gestor de pacotes dá banhada ao Synaptic Package Manager e ainda mais banhada dá ao que vem incluído no Ubuntu/eOS.

Saquem o VMWare Player ou o VirtualBox e testem. Recomendo o Korora versão XFCE (a que está no print).

Compartilhar este post

Link para o post

O grupo do cmpt funciona neste skype. Demorou a aparecer mas lá surgiu. :D

Sendo assim: Skype = 6/10

Transmission = 10/10, tão fácil e tão leve. E tão rápido!

Kdenlive = 9/10, curti. Fácil de mexer e tinha as funcionalidades que precisava.

Compartilhar este post

Link para o post

Bluetooth... Ora aqui está uma funcionalidade de que tinha sido privado no Windows. Não havia forma de achar drivers nem para o blueetoth integrado nem para a pen que tenho inserida no laptop.

Ora como eu não tenho cartão de memória no tlmvl então... o meu lg cookie estava limitado a receber zero ficheiros, o que é chato porque às vezes curto sempre meter lá o puzzle bubble e outros jogos do género. E também um novo toque de despertador e isso. Adiante.

Meto a usb no pc e diz-me automaticamente que tinha um dispositivo de bluetooth ligado. Assim, tão fácil. A transferência de ficheiros para o telemóvel mais fácil foi e já tenho como remedir o meu telemóvel novamente.

Bluetooth = 10/10

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...